[Media Player] Qualidade Blu-ray 4K (HDR) em formato digital

Primeiro dizes:
"Cada macaco no seu galho". Como leitor de Blu Ray prefiro um Sony UBP-X700.
Depois dizes:
Afinal de contas, eu cheguei à conclusão que o PC é suficiente para a minha a utilização por isso não tenho nem consola nem leitor bluray.
Então estas-te a contra-dizer.
A Xbox é mais para jogar do que um PC e a Xbox também é mais um leitor de filmes do que um PC.
 
Primeiro dizes:

Depois dizes:

Então estas-te a contra-dizer.
A Xbox é mais para jogar do que um PC e a Xbox também é mais um leitor de filmes do que um PC.

Não, porque tiraste essas frases do contexto. O que eu disse foi:
Ok, então parece que tenho de dar a mão à palmatória os gajos da CNET concordam com as vossas análises. Mas Convém investir num comando próprio.

A nível do som gostava de saber se a xbox está ao nível dos melhores blurays (ainda vou ver isso)...


https://www.cnet.com/news/4k-blu-ray-player-shootout-xbox-one-s-vs-samsung-vs-sony-vs-oppo/

Eu não disse que acreditava em duas ideias contraditórias. Eu abandonei uma crença a favor de outra. Mudei de opinião.

Mudei de opinião, mas é preciso dizer que os gajos consideram os menus da xbox um pesadelo para quem assiste muitos blurays e a xbox não é um leitor rápido e não tem Dolby Vision. Podem dizer que vai ter, mas ainda não tem.

Além de que, também não deve ter o melhor som para filmes. Hi resolution audio tem, por exemplo?
 
Última edição:
A X-box penso que já permite transmissão por bitstream deixando a função do processamento para o receiver.



Além de que, também não deve ter o melhor som para filmes. Hi resolution audio tem, por exemplo?


Tal como foi dito, a xbox permite que seja o teu receiver a fazer o trabalho todo.

Tens mesmo a opção: "Let my receiver decode audio"

Portanto faz o passthrough da informacao do disco bluray directamente para o receiver.

Ja testados por mim

Atmos
Dts:X
Dts HD Master
Dolby True HD

e muitos mais...
 
Tenho Netflix e tenho os TVCine, mas a escolha é algo limitada, pois caso queira ver filmes recentes, não sei onde ver. Existe algum serviço pago acessível em que possa ver filmes recentes com legendas PT-PT e com qualidade decente?

Sim, existe. Chama-se iTunes.

Praticamente todos os blockbusters, exceto os da Disney, que saem em Portugal ficam disponíveis no iTunes com legendas PT-PT em 4K HDR ou Dolby Vision, dependendo do estúdio.

Cada filme pode ser adquirido, com preços a variar entre os 5,99€ e os 16,99€, sendo que os mais recentes custam ser 11,99€ ou 16,99€. Note-se que alguns filmes trazem extras, como os discos.

Há também casos de filmes exclusivos em formato digital. Por exemplo, o clássico Silence of the Lambs (Silêncio dos Inocentes) não está disponível em lugar nenhum do mundo, que eu saiba, em blu-ray 4K e está no iTunes em 4K Dolby Vision + extras, por 9,99€...

Além do mais, é considerado unânime que os filmes 4K do iTunes são os que apresentam melhor qualidade de todos os serviços de streaming.

Eu só descobri este mundo há um mês ou pouco mais, sempre fui defensor e consumidor de blu-rays e recentemente de blu-rays 4K, mas a escassez de filmes publicados no nosso país, escassez de filmes com legendas em PT-PT e preços exorbitantes praticados cá fizeram-me mudar de malas e bagagens para streaming de qualidade. Fiz um investimento inicial de sensivelmente 200 euros numa AppleTV 4K mas o que se poupa no preço dos filmes compensa. Aliás alerto que por vezes ao vermos preços tão baixos começa a surgir uma tentação para comprar à balda, fica o meu alerta!
 
Tal como foi dito, a xbox permite que seja o teu receiver a fazer o trabalho todo.

Tens mesmo a opção: "Let my receiver decode audio"

Portanto faz o passthrough da informacao do disco bluray directamente para o receiver.

Ja testados por mim

Atmos
Dts:X
Dts HD Master
Dolby True HD

e muitos mais...

Ontem finalmente consegui ver um filme 4k hdr no meu PC - as tartarugas Ninja (2016) com a Megan Fox. Usei o MPC com os plugins certos e desactivei o dual monitor - tinha falta de largura de banda (tenho duas tvs 4k hdr). Era esse o problema.

Nem te passa pela cabeça a quantidade de opções video playback que tens no PC.

Na parte áudio, tenho uma o placa de som ASUS ESSENCE STX II. Podia ter uma melhor ainda, mas esta já não é má.

Conclusão: Leitor de Blu ray? XBOX? Totalmente inúteis para mim, o PC supera ambos.

O comando da xbox é porreiro. Comprei um. :)
 
Caso interesse a alguém


É um excelente vídeo mas atenção que a AppleTV 4K recebeu uma atualização de software em fevereiro salvo erro, que trouxe a opção match refresh rate e match dynamic range. Basicamente permite o envio do sinal em 24fps e em SDR, HDR ou Dolby Vision, consoante a fonte do filme. Anteriormente a box convertia tudo para 60fps e Dolby Vision, se a TV o suportasse, ou HDR, e descascaram nas reviews por isso (com toda razão!).

Sobre mensalidades, eu não vejo a Apple TV 4K como uma alternativa ao Netflix, mas sim um complemento substituto de um leitor de blu ray... por exemplo, nao sei se é do conhecimento geral, mas os filmes comprados em HD no iTunes são automatica e gratuitamente atualizados para 4K HDR ou Dolby Vision, o que é excelente, acabou-se o repurchase sempre que vêm novos formatos...

Eu estou muito satisfeito, acho que se nota
 
Ontem finalmente consegui ver um filme 4k hdr no meu PC - as tartarugas Ninja (2016) com a Megan Fox. Usei o MPC com os plugins certos e desactivei o dual monitor - tinha falta de largura de banda (tenho duas tvs 4k hdr). Era esse o problema.

Nem te passa pela cabeça a quantidade de opções video playback que tens no PC.

Na parte áudio, tenho uma o placa de som ASUS ESSENCE STX II. Podia ter uma melhor ainda, mas esta já não é má.

Conclusão: Leitor de Blu ray? XBOX? Totalmente inúteis para mim, o PC supera ambos.

O comando da xbox é porreiro. Comprei um. :)

Desde quando é que o PC supera um leitor Bluray 4K dedicado, se o PC nem leitor BR tiver? Vamos por isto em pratos limpos: não há nada melhor actualmente que um filme em Bluray 4K (gravado em 4K ou resoluções superiores e masterizado em 4K) e de preferência com Dolby Vision, como de resto o Vincent comprova em comparações directas entre HDR10 vs Dolby Vision.

O PC até pode superar ambos, sim, se tiveres um leitor bluray 4K/HDR/DV dedicado para reproduzir discos bluray... no próprio PC. Essa afirmação que fizeste é simplesmente disparatada. É como alguém chegar aqui e dizer “Comboios? Barcos? Totalmente inúteis para mim, o avião supera ambos.”

Quanto ao MPC, descobriste-o agora? Uma dica (que não sei se vais aceitar, mas pelo menos sugiro-te a pesquisar), se vais usar o MPC, usa juntamente com ele o madVR (software de renderização). Assim conseguirás reproduzir de forma adequada as diferentes tonalidades de cor, sem color banding e com o tone mapping aplicado de forma correcta.
 
O PC permite opções que um leitor standalone de Bluray não permite. Mas com estas resoluções também duvido que seja assim tão relevante, permitirá mais fine-tuning que o leitor/TV...
Como sabem o disco bluray em si é só um suporte, tem um ficheiro lá dentro...
 
Os exemplos mais úteis que conheço são para melhorar a qualidade de imagem em resoluções inferiores e imagens interlaçadas e low frame rate.
Por exemplo o madvr faz upscale da informação que está comprimida. Por exemplo e salvo erro porque falo de memória, o chroma channel que é maltratado nas fontes analógicas e mesmo no mpeg (chroma subsampling), faz uma interpolação simples e nota-se muito nos vermelhos sobre preto por exemplo.
Há plugins também para suavizar a imagem interpolando frames, como as TV.
E o desinterlace num PC pode ser muito mais avançado e transformar uma fonte 50i em 50p com frames progressivas que parecem magia e sem "dentes de rato" como até acontece por vezes nas melhores TV.

Agora isto tudo no bluray 4k não estou a ver o que é o PC pode adicionar à imagem, mas para quem gostar de mexer nas opções elas estão lá enquanto numa TV ou leitor são mais limitadas por muitas opções que existam e são de "função fixa" digamos.
 
Star Wars: The Last Jedi vai seguramente para o lugar das piores releases de sempre a nível 4K/HDR. Terrível. Simplesmente terrível.

Imagem cheia de grão à anos 80, HDR muito fraco, pretos fraquíssimos sem qualquer profundidade e contraste geral fraquinho com pouca dinâmica de cores. Tipo, o espaço é cinzento? Wtf.

Nunca esperei por algo tão mau. O The Force Awakens bate este por 1000 a 0 em termos de qualidade de imagem.
Já me poupaste uns trocos.
 
@blaster_00 Quando falaste em "fine tuning" eu pensei "exactamente". N coisas que dá para ajustar, a gamma na fonte, o scan, tens acesso à metadata RGB full, filtros etc...

Se levantares a questão: "Será que consigo fazer isto aqui?" e a seguir fores pesquisar como fazer, o PC quase de certeza que tem uma ferramenta para o que tu queres.
 
Desculpem lá mas cada macaco no seu galho.

Um PC até pode ter updates de codecs e afins, mas dizer que é melhor do que um leitor dedicado, para leitura de blu-rays não o é, pelo menos em qualidade de imagem e para quem não saiba existe sim diferença no formato digital.
O topo de qualidade e que serve de referência para comparação de imagem de um leitor blu-ray são os leitores da OPPO, não é nenhum PC.

Um smartphone também recebe updates e não vejo os fotógrafos profissionais a usarem smartphone em vez de uma máquina fotográfica.

Agora se disserem que o PC é mais versátil e tem uma grande variedade de funções que substitui vários equipamentos em um só, com uma qualidade boa, poupando dinheiro e espaço? Sim aí sou de acordo e aconselho.
 
A questão dos leitores era muito mais importante na era do analógico. Com o digital quaisquer que sejam os truques que a OPPO implementou nos seus leitores é possível, em teoria, replicar bit por bit num PC. Deixo a ressalva da teoria não vá o leitor da OPPO ter um processamento/chip dedicado que, ainda, não é possível replicar em tempo real num PC.
 
Back
Topo