[Media Player] Qualidade Blu-ray 4K (HDR) em formato digital

Desculpem lá mas cada macaco no seu galho.

Um PC até pode ter updates de codecs e afins, mas dizer que é melhor do que um leitor dedicado, para leitura de blu-rays não o é, pelo menos em qualidade de imagem e para quem não saiba existe sim diferença no formato digital.
O topo de qualidade e que serve de referência para comparação de imagem de um leitor blu-ray são os leitores da OPPO, não é nenhum PC.

Um smartphone também recebe updates e não vejo os fotógrafos profissionais a usarem smartphone em vez de uma máquina fotográfica.

Agora se disserem que o PC é mais versátil e tem uma grande variedade de funções que substitui vários equipamentos em um só, com uma qualidade boa, poupando dinheiro e espaço? Sim aí sou de acordo e aconselho.

A OPPO é sim referência (e cara) tipo acima de 500€ (produto premium) mas não faz nada que um HTPC não faça. E com mercado de streaming a descolar, já anunciou que vai sair de cena.

Algum do fine tuning num HTPC vai desde plugins alternativos, metadata full rgb, filtros, shaders, vsync, AA, algoritmos de scaling (chroma upscale, downscale de imagem, upscale de imagem, refinamento de upscale) rendering... e muito mais (não disse nem metade das coisas
 
Desculpem lá mas cada macaco no seu galho.

Um PC até pode ter updates de codecs e afins, mas dizer que é melhor do que um leitor dedicado, para leitura de blu-rays não o é, pelo menos em qualidade de imagem e para quem não saiba existe sim diferença no formato digital.
O topo de qualidade e que serve de referência para comparação de imagem de um leitor blu-ray são os leitores da OPPO, não é nenhum PC.

Um smartphone também recebe updates e não vejo os fotógrafos profissionais a usarem smartphone em vez de uma máquina fotográfica.

Agora se disserem que o PC é mais versátil e tem uma grande variedade de funções que substitui vários equipamentos em um só, com uma qualidade boa, poupando dinheiro e espaço? Sim aí sou de acordo e aconselho.

estás redondamente enganado um leitor dedicado está sempre limitado a um standart e a dada altura não evolui mais e tens de comprar outro ao contrario do pc, não é preciso ser nenhum expert para saber isso...
 
estás redondamente enganado um leitor dedicado está sempre limitado a um standart e a dada altura não evolui mais e tens de comprar outro ao contrario do pc, não é preciso ser nenhum expert para saber isso...
Então porque é que os fotógrafos profissionais não usam um smartphone em vez de uma maquina fotografica?
Também não é preciso ser expert para saber que os leitores blu-rays tem ligação á net e recebem updates da marca.
Os pc também ficam limitados e chegasse a um ponto que terás que mudar o processador e a matherbord e pelo que gastas o melhor é comprar um novo.
 
Então porque é que os fotógrafos profissionais não usam um smartphone em vez de uma maquina fotografica?
Também não é preciso ser expert para saber que os leitores blu-rays tem ligação á net e recebem updates da marca.
Os pc também ficam limitados e chegasse a um ponto que terás que mudar o processador e a matherbord e pelo que gastas o melhor é comprar um novo.

estás a querer comparar coisas que não tem nada haver umas com as outras para justificar que tens razão , boa sorte nisso...
 
Última edição:
Quanto dinheiro gastas para um PC com leitor blu-ray 4K e capaz de correr conteúdo H265 (HEVC)?

O software poder melhorar o funcionamento mas um hardware dedicado feito exclusivamente para uma função é superior.
Um chip de uma maquina fotografica foi produzido exclusivamente para fotografia, também podem filmar mas não substitui um chip de uma maquina de filmar e vice versa.
Um PC também dá para jogos como uma consola tipo Xbox ou playstation mas quanto custa uma consola e quanto custa um PC dedicado para jogos equivalentes aos das consolas?

Por 150€ comprasse um leitor blu-ray 4K e quanto custa um PC com leitor blu-ray 4K e com um processador capaz de correr H265 (HEVC) em 4K?

Logicamente que quem já tenha um PC capaz e não se importa de o colocar na sala junto da TV é desnecessário gastar 150€ num leitor blu-ray 4K, agora entre comprar um PC ou HTPC todo equipado e capaz correr blu-rays 4K ou um leitor de blu-ray 4K de mesa, só para ver filmes,
logicamente aconselho o leitor blu-ray 4K de mesa.

Com o mesmo dinheiro do PC mudei 3 gerações (DVD, blu-ray e blu-ray 4K).
 
homem podes continuar a ai a dar os argumentos que quiseres as respostas estão mais que dadas, e já se sabe qual é que leva a vantagem, quanto a custos e idealismos cada um sabe de si...
 
homem podes continuar a ai a dar os argumentos que quiseres as respostas estão mais que dadas, e já se sabe qual é que leva a vantagem, quanto a custos e idealismos cada um sabe de si...
E tu podes continuar aí a dizer que o PC é melhor que está mais que provado que o leitor Blu-ray é superior.
Já o disse e volto a dizer, leitor de referencia e serve para comparação de analise para quialidade de imagem são os leitores da OPPO, não é nenhum PC.

Leste o que escrevi?
Então diz-me quanto gastas num PC capaz?

Também já tive um HTPC na altura dos DVDs, mas depois quando saíram os blu-rays me apercebi que em nada o HTPC que tinha dava para fazer upgrade.
Afinal aproveitava um componente a caixa do HTPC.
 
A questão é que para teres uma qualidade de imagem por PC semelhante ou superior a um leitor dedicado só perdendo muito tempo em configurações com o madvr e lav filters.

E, para tirares o máximo dos filtros irás necessitar de hardware média ou alta gama. Mais coolers silenciosos, material bonito e pequeno... Não fica barato.

E depois é preciso cuidado com updates, não vás deitar o trabalho todo ao lixo.

Para quem gosta e tem tempo é espectacular, de resto não sei se vale a pena, falando apenas na melhor qualidade de imagem.

Mas depois é também preciso ver se irás notar as melhorias de um blu-ray 4k/1080p via OPPO vs. Remux 4k/1080p com madvr vs. simples mpc-hc, usando a mesma TV e à mesma distância.


A Xbox One é silenciosa? A PS3 Slim é impossível ser usada como leitor filmes blu-ray. Parece que a qualquer momento levanta voo.
 
Ninguém está a pôr isso em causa. O leitor standalone como solução "chave na mão" é muito mais cómodo que um PC para a maioria das pessoas e situações.

A comparação com a fotografia é uma boa comparação para explicar o contrário do que se passa com o leitor vs PC. No leitor vs PC estamos sempre no domínio digital (0/1) enquanto na máquina fotográfica temos o analógico que é a luz e o chip que converte essa luz captada pelas ópticas (analógico) numa imagem digital (0/1). Não tem comparação possível as ópticas e chip de captação de imagem de uma DSLR com uma de telemóvel. O resto, o software e processamento digital é indiferente. O software e funções fixas em hardware de tratamento de imagem dos telemóveis até deve ser bem mais complexo que o das DSLR para tentar compensar a falta de qualidade das ópticas e do chip de captação de imagem.

A partir do momento que a informação é digital pouco importa por onde passa, não é suposto sofrer alterações indesejadas. Tanto que a informação acaba num cartão que é basicamente igual entre DSLR e um telemóvel sem influenciar a qualidade.

A questão do audio por exemplo, como tens um AV receiver o audio que sai do oppo é em bitstream para o receiver. À partida é 100% igual o bitstream vindo do Oppo como do leitor de bluray mais barato que encontrares.
 
Uma questão se alguém souber:

Liguei um cabo óptico toslink da placa de som do PC a uma soundbar. Escolhi spdif nas drivers mas não passa som. Devo ligar mais alguma coisa que me esteja a escapar?
 
Última edição:
Star Wars: The Last Jedi vai seguramente para o lugar das piores releases de sempre a nível 4K/HDR. Terrível. Simplesmente terrível.

Imagem cheia de grão à anos 80, HDR muito fraco, pretos fraquíssimos sem qualquer profundidade e contraste geral fraquinho com pouca dinâmica de cores. Tipo, o espaço é cinzento? Wtf.

Nunca esperei por algo tão mau. O The Force Awakens bate este por 1000 a 0 em termos de qualidade de imagem.

Vi ontem o last Jedi. Não achei mau. Gostei da atmosfera do filme e tem alguns bons efeitos, até. Falas do preto do espaço não ser pitch black, como o das barras pretas? Acho que foi completamente intencional, foi uma questão de escolha na direcção artistica

Grão não tem nenhum, 0. Nalgumas cenas meteram um filtro de ruido tipo fita VHS. Mas falamos de uma coisa ligeira intencional, não é aquele grão da Netfix.

Vi o filme em 4k HDR10
 
Vi ontem o last Jedi. Não achei mau. Gostei da atmosfera do filme e tem alguns bons efeitos, até. Falas do preto do espaço não ser pitch black, como o das barras pretas? Acho que foi completamente intencional, foi uma questão de escolha na direcção artistica

Grão não tem nenhum, 0. Nalgumas cenas meteram um filtro de ruido tipo fita VHS. Mas falamos de uma coisa ligeira intencional, não é aquele grão da Netfix.

Vi o filme em 4k HDR10
Não vimos então o mesmo filme eu achei pessoalmente o mais fraco 4k hdr que alguma vez vi.
A histroria ate achei interessante agora efeitos e som 0.
Quanto ao grão intencional ou não, fica muito mal na minha opinião ao ponto de o ultimo em 1080p ter melhor aspecto que este.
 
Não vimos então o mesmo filme eu achei pessoalmente o mais fraco 4k hdr que alguma vez vi.
A histroria ate achei interessante agora efeitos e som 0.
Quanto ao grão intencional ou não, fica muito mal na minha opinião ao ponto de o ultimo em 1080p ter melhor aspecto que este.

O last jedi que eu vi, na minha B7 65" não tinha grão.

Era um Blu Ray remux 4k hdr10. Tinha um bitrate de 49 mbps e encoding H265. O que eu vi numa ou noutra cena foi um filtro subtil, tipo as antigas cassetes VHS.

O filme em si tem a mesma qualidade de vídeo que outros blu rays têm. Se não gostam da direcção artística do realizador são outros 500...
 
O ficheiro de video tem 45mbps de bitrate e já vi filmes com mais ou menos o mesmo e com muito melhor efeitos nomeadamente o Valerian. Não acho o grão subtil e só tenho 55 não acredito que fique melhor em 65.
Todos tem comentado que os efeitos do hdr são impercepectiveis a vista de outros que tenho visto imagino que seja da direcção artistica mas ainda assim não compreendo as opções tomadas.
 
O ficheiro de video tem 45mbps de bitrate e já vi filmes com mais ou menos o mesmo e com muito melhor efeitos nomeadamente o Valerian. Não acho o grão subtil e só tenho 55 não acredito que fique melhor em 65.
Todos tem comentado que os efeitos do hdr são impercepectiveis a vista de outros que tenho visto imagino que seja da direcção artistica mas ainda assim não compreendo as opções tomadas.

O ficheiro que tenho até marca 51 mbps (fui ver). Numa oled o hdr é mais "subtil" porque o alcance dinâmico em sdr já é praticamente perfeito. Então, quando mudas para HDR a admiração diminui.Quanto ao resto, é Star Wars, é um filme com público alvo. Pessoas que vão ver o filme independentemente do que qualquer um de nós diga - "May the Force be with you".
 
O ficheiro que tenho até marca 51 mbps (fui ver). Numa oled o hdr é mais "subtil" porque o alcance dinâmico em sdr já é praticamente perfeito. Então, quando mudas para HDR a admiração diminui.Quanto ao resto, é Star Wars, é um filme com público alvo. Pessoas que vão ver o filme independentemente do que qualquer um de nós diga - "May the Force be with you".
Tens razão que a diferença não é tao grande nas oled mas ainda assim notasse muito bem o hdr em todos os filmes que vi até hoje menos nesse.
Os 51 mbps do ficheiro que tens deve ser com a trilha de som porque o stream de video untouched tem apenas 45 mbps
 
isso pode depender das opções dos teus codecs... eu uso os do shark http://shark007.net/advanced.html
Têm la uma opção pra fazer o passthrough dos codecs HD.

Fui nabo nesta questão. Mais vale usar a HDMI ARC. A TV tem, e a Soundbar também, de modo que fico melhor servido usando o chip audio da gráfica que é uma Nvidia, no caso.

Se a tv tiver hdmi arc, e passar som 5.1, é tranquilo. Ela vai reproduzir o som de todos os equipamentos que lhe ligares. HDMI é muito melhor que s/pdif...

Em todo caso, só preciso de dolby digital 5.1 e DTS audio, que é o máximo desta soundbar.

O problema, é o Windows 10. Força tudo para Dolby Atmos (5.1.2). Ou seja, tenho de ir às definições, "dizer" que faltam os mono speakers (.2) e "pedir" para o SO repartir essa informação pelos outros canais disponíveis.

No fundo, é um downmix de 5.1.2 para 5.1.

Mas estou satisfeito. Nota-se bastante bass e com o melhoramento do normalizador de volume, dá um som alto e limpo.
 
Última edição:
Malta, pegando novamente neste tema do streaming.
A minha mensagem desta vez vai para a HBO Max.


Recentemente saiu uma analise ao DUNE onde comparam a versão que está no HBO Max com o do disco 4K.
Detalhes podem ser consultados aqui.


Como se comprova, a definição é perdida no formato digital. É altamente recomendado que se veja a partir de uma fonte fisica.
Infelizmente, para este caso em especifico, ainda não encontrei uma release do Dune 4K que possue legendas em PT-PT.

dune-2021-dr-liet-kynes-1920.jpg

Dune (2021) HBO Max 4k/Dolby Vision stream

Dune-Dr-Liet-Kynes-4k-still-lighter-1920x798.jpg

Dune (2021) 4k Blu-ray still (notice more definition in Dr Liet Kynes’ eyes compared to the 4k stream)
 
Back
Topo