Qualidade da NOWO em Almada ?

Pelo que leio, a qualidade do serviço net+tv+voz da NOWO depende da zona em que se tem o serviço.

Pergunto a quem é cliente NOWO na zona de ALMADA, como são as coisas em termos de estabilidade e velocidade ? E já agora, é ftth ou cabo nesta zona ? Partilhem... obrigado.
 
A NOWO foi comprada pela vodafone e o objectivo deles é migrar os clientes para vodafone:

Fonte: https://www.jornaldenegocios.pt/emp...a-a-vodafone-nao-tera-custos-para-os-clientes

A rede de fibra tem velocidades simétricas até 1 Gb , a rede HFC tem um upload muito baixo mas vale a pena pelo fator preço.
Que eu saiba a rede na margem sul é HFC e ainda vem do tempo da cabovisão, a velocidade máxima são 250 Mb de download (nos dias bons)
 
Eu tenho HFC 250MB com o router Compal V2 no Feijó desde 2017 e não tenho razão de queixa. Sempre funcionou tudo muito bem (inclusive dias inteiros em aulas online durante a pandemia) com exceção de alguns dias entre outubro e novembro passado, mas desde à cerca de 2/3 semanas que funciona tudo muito bem outra vez.
 
Para dar o meu próprio feedback, agora que já tenho a NOWO a funcionar: confirmo a experiência acima descrita na mesma zona, tudo a andar bem sem problemas nem limitações, até ver sem quebras de serviço, TV OK, net com velocidade contratada sem diminuições perceptíveis, quer em testes tipo speednet quer no mundo real (downloads, torrents), todos os dias e a qualquer hora.

Como eu próprio já referi baseado no que tenho lido, o pessoal com experiências mais negativas (quebras, velocidade abaixo do contratado a certas horas) basicamente tem o azar de apanhar com o serviço em zonas más, onde há deficiências de infraestrutura/falta de manutenção da mesma. Compensa sempre obter informação de outros utilizadores sobre a área onde se quer instalar, antes de contratar.

Resumindo: recomendo, para ter essencialmente o mesmo serviço que as outras operadoras por um preço bem mais razoável no contexto do nível de vida nacional. 👍
 
Boas, vou tentar obter alguma resposta aqui @sergiobivar e @FcPf, desculpem pela quantidade de questões. Obrigado desde já.

Como está o vosso serviço agora?
É HFC?
É Remote PHY (RPHY)?
O prédio em questão não tem PDO da NOWO, como instalaram o vosso serviço?
Estão satisfeitos com o vosso serviço?
Conhecem mais alguém com o serviço e qual a sua satisfação?

Muito obrigado
 
Boas, vou tentar obter alguma resposta aqui @sergiobivar e @FcPf, desculpem pela quantidade de questões. Obrigado desde já.

Como está o vosso serviço agora?
É HFC?
É Remote PHY (RPHY)?
O prédio em questão não tem PDO da NOWO, como instalaram o vosso serviço?
Estão satisfeitos com o vosso serviço?
Conhecem mais alguém com o serviço e qual a sua satisfação?

Muito obrigado
Desculpa só responder às tuas questões agora mas aqui vai.

Como está o vosso serviço agora?
Continua a funcionar muito bem.

É HFC?
Sim.

É Remote PHY (RPHY)?
Acho que em outubro de 2022 recebi um SMS a dizer que as infraestruturas da NOWO tinham sido atualizadas na minha zona para remote PHY. A verdade é que não notei diferença nenhuma no serviço. Cheguei a entrar em contacto com a NOWO a questionar se o meu router (Compal V2) é compatível com esta tecnologia e disseram que sim. Resumindo: Antes da atualização funcionava bem e continuou igual.

O prédio em questão não tem PDO da NOWO, como instalaram o vosso serviço?
Não percebi a tua pergunta, a minha instalação é feita por cabo coaxial até ao modem, o cabo vem de uma caixa que se situa numa zona comum do prédio.

Estão satisfeitos com o vosso serviço?
Sim, tenho uma TV na sala com a box android da NOWO, e uma Xiaomi stick em cada um dos quartos em que vejo tv através da APP NOWO TV e funciona tudo bem. Tenho um extensor de sinal da TP link só para as TVs dos quartos porque as sticks apanham mal o sinal, mas os telemóveis cá de casa apanham bem o sinal wifi do router pela casa toda.

Conhecem mais alguém com o serviço e qual a sua satisfação?
Conheci alguém que teve NOWO na zona do Seixal e falava mal do serviço, a experiência dele era completamente diferente da minha.

Espero ter ajudado.
 
Muito obrigado pela tua resposta :)

É Remote PHY (RPHY)?
Acho que em outubro de 2022 recebi um SMS a dizer que as infraestruturas da NOWO tinham sido atualizadas na minha zona para remote PHY. A verdade é que não notei diferença nenhuma no serviço. Cheguei a entrar em contacto com a NOWO a questionar se o meu router (Compal V2) é compatível com esta tecnologia e disseram que sim. Resumindo: Antes da atualização funcionava bem e continuou igual.
Através do apoio ao cliente confirmaram-me que era RPHY, mas as velocidades são as mesmas. Continuo sem entender a real tarefa desta nova temática.

O prédio em questão não tem PDO da NOWO, como instalaram o vosso serviço?
Não percebi a tua pergunta, a minha instalação é feita por cabo coaxial até ao modem, o cabo vem de uma caixa que se situa numa zona comum do prédio.
Essa caixa na zona comum do prédio é o PDO. Como este prédio não tem a tal caixa da NOWO, não sei como é que o vão fazer, já que não utilizam os das outras operadoras.

Estão satisfeitos com o vosso serviço?
Sim, tenho uma TV na sala com a box android da NOWO, e uma Xiaomi stick em cada um dos quartos em que vejo tv através da APP NOWO TV e funciona tudo bem. Tenho um extensor de sinal da TP link só para as TVs dos quartos porque as sticks apanham mal o sinal, mas os telemóveis cá de casa apanham bem o sinal wifi do router pela casa toda.
Boa, é mesmo isto que estou a pensar fazer. Assim já tenho outra testemunha do mesmo hehe. Só uma questão, consegues ver em simultâneo em quantos dispositivos?

Conhecem mais alguém com o serviço e qual a sua satisfação?
Conheci alguém que teve NOWO na zona do Seixal e falava mal do serviço, a experiência dele era completamente diferente da minha.
É disto que tenho um pouco receio, pois também já ouvi dizer o mesmo dessa zona.
 
Essa caixa na zona comum do prédio é o PDO. Como este prédio não tem a tal caixa da NOWO, não sei como é que o vão fazer, já que não utilizam os das outras operadoras.
Estás a fazer uma confusão muito grande a nível de tecnologias.
Vou tentar ajudar!

1:
Se falas em suposto PDO isso será fibra. Se tiveres então essa fibra, a mesma é servida/derivada de uma caixa chamada PDO/PLC, etc... É por aí que vem o "drop" de fibra até casa do cliente, a chamada "Fiber To The Home", também conhecido como "FTTH" (Fibra até casa). Todas as operadoras tem o seu, ou seja, se pudesses aderir podias ter 4 PDOs, um para cada operadora, ou tal como acontece comigo, ser fibra alugada da DSTelecom e ter as 4 operadoras num só PDO e na altura da instalação, cada operador tem o seu "espaço".
Ou seja só podes aderir á operadora que tiver aí o seu PDO instalado, ou em alguns casos de partilha de fibra entre VDF & NOS em que um PDO chega também.

Existem outras tecnologias como o HFC (que é fibra ate uma caixa de rua/prédio e depois cobre até casa/apartamento do cliente), neste caso penso que só a NOS e NOWO ainda instalam e apenas em zonas onde não têm FTTH.

E por fim ainda o velhinho ADSL (só cobre desde a central até casa do cliente. E já não devem instalar espero... em que pertencia na maior parte á MEO)

2:
Quanto á qualidade.
Se for FTTH então tens a qualidade 99% garantida, pois tens uma fibra dedicada para ti, ou seja terás sempre a velocidade ou televisão, etc garantidos.

Se for HFC então aí depende de cada zona, mas normalmente também podem garantir a velocidade e qualidade contratada (mas também pode ser uma zona congestionada, seja por muitos utilizadores ou má manutenção e aí obviamente que a qualidade vai baixar e muito)

Se for ADSL então aí infelizmente não há muito a fazer e a sua manutenção é quase nula ou nenhuma e não garantem nenhuma velocidade ou qualidade. (A não ser por milagre que estejas muito perto de uma central) Mas sejamos sinceros, já nem a MEO quer instalar isso, a não ser obviamente que não tenha outra opção e o dinheiro para eles é sempre bem-vindo... Nestes casos até uma banda larga 4G ou até 5G, será melhor, na maioria dos casos.

Espero ajudar! Abraço. CUMPS
 
Da última vez que estive com Nowo estavam a reduzir a velocidade ao fim de cerca de 2,0/2,5 TB feitos no espaço de um mês, para 10 megas. Mas isto foi HFC.

Não creio que tenha alterado significativamente com RPHY, mas em fibra ótica deles admito que possa ser diferente. De qualquer forma tem em nota isto se fores fazer mais que esse débito.

Ah, e prepara-te para em rede cabo teres entre 50 e 70% da velocidade às horas de ponta.
 
Aqui não tenho horas de ponta, acho que sou o único gajo da rua com nowo. Qdo meti nowo tiveram que fazer uma puxada pela rua toda até chegar aqui PQ não havia mais ninguém.
 
No geral, nunca recomendaria a ninguem aderir a um serviço hfc havendo algum operador a oferecer ftth na morada. Mesmo que seja uma zona boa em hfc, nada garante que isso não mude de um dia para o próximo. E mesmo que a velocidade seja boa num teste de velocidade, há sempre normalmente algum tipo de traffic shaping aplicado a certo tipo de trafego. Já em ftth é velocidade garantida o dia todo, todas as horas do dia, independentemente da zona.
 
No geral, nunca recomendaria a ninguem aderir a um serviço hfc havendo algum operador a oferecer ftth na morada. Mesmo que seja uma zona boa em hfc, nada garante que isso não mude de um dia para o próximo. E mesmo que a velocidade seja boa num teste de velocidade, há sempre normalmente algum tipo de traffic shaping aplicado a certo tipo de trafego. Já em ftth é velocidade garantida o dia todo, todas as horas do dia, independentemente da zona.

x2. E se já assim é para certas zonas na NOS (cada vez menos, 70% da rede deles já é em fibra de acordo com o relatório de contas do 2º trimestre 2023), mais ainda o é na Nowo, que tem uma rede HFC com falta de manutenção a um nível bastante superior ao da NOS. Longe vão os tempos em que a Nowo estar em Palmela era garantia do que quer que seja de um bom serviço.
 
Back
Topo