Qualidade de cabos USB C e possíveis problemas e avarias

Gustavo.Almeida

Power Member
Recentemente comecei a usar um Nokia 8 e usa USB C para carregamento.

Até agora usava telemóveis com micro USB, sendo que tenho carregador em casa, no trabalho, no carro e o powerbank, tudo preparado para micro USB.

Querendo fazer a transição estive a ver a hipótese de comprar cabos ou adaptadores e deparei-me com este artigo:

https://www.laptopmag.com/articles/how-to-find-safe-usb-type-c-cables

Já tem mais de 2 anos mas refere possibilidade de avarias com um uso de cabos de fraca qualidade.

Entretanto comprei 4 adaptadores da Anker para poder usar os cabos micro USB acrescentando o adaptador para USB C.

A minha pergunta para quem tem telemóveis com USB C é se isto é pacífico e se posso comprar cabos USB C à vontade ou se é preciso algum cuidado especial, pois não quero comprometer nem as velocidades de carregamento e muito menos causar alguma avaria num dos equipamentos envolvidos.

Posso usar estes adaptadores com qq cabo ou convém usar só os de marca? E quanto a cabos novos, há algum cuidado especial ao comprar?
 
Recentemente comecei a usar um Nokia 8 e usa USB C para carregamento.

Até agora usava telemóveis com micro USB, sendo que tenho carregador em casa, no trabalho, no carro e o powerbank, tudo preparado para micro USB.

Querendo fazer a transição estive a ver a hipótese de comprar cabos ou adaptadores e deparei-me com este artigo:

https://www.laptopmag.com/articles/how-to-find-safe-usb-type-c-cables

Já tem mais de 2 anos mas refere possibilidade de avarias com um uso de cabos de fraca qualidade.

Entretanto comprei 4 adaptadores da Anker para poder usar os cabos micro USB acrescentando o adaptador para USB C.

A minha pergunta para quem tem telemóveis com USB C é se isto é pacífico e se posso comprar cabos USB C à vontade ou se é preciso algum cuidado especial, pois não quero comprometer nem as velocidades de carregamento e muito menos causar alguma avaria num dos equipamentos envolvidos.

Posso usar estes adaptadores com qq cabo ou convém usar só os de marca? E quanto a cabos novos, há algum cuidado especial ao comprar?
Esses adaptadores não têm qq problema.. Mas convém usares os cabos USB C e tudo q aí advém .. Vais ganhar na velocidade de carregamento (de longe) .. Eu cá compro tudo da ugreen.. Abraço.
 
Esses adaptadores não têm qq problema.. Mas convém usares os cabos USB C e tudo q aí advém .. Vais ganhar na velocidade de carregamento (de longe) .. Eu cá compro tudo da ugreen.. Abraço.
Concordo em pleno, quero qualidade e carregamento rápido, ainda mais agora com QC3. Por acaso andava há algum tempo para comprar cabos mas andava a adiar porque ia mudar de telemóvel.

Mandei vir 2 da ugreen, daqueles que podes ligar a micro usb ou colocar o adaptador USB C (que vem junto e não consegues separar).

Muito obrigado pela dica. :)
 
Naturalmente a qualidade dos cabos é importante.
Assim como dos carregadores (de casa, de carro).

Usb tipo C é o futuro em relação ao mini Usb mas ao inicio custa algum dinheiro fazer a troca dos cabos e carregadores, é um facto.
 
Naturalmente a qualidade dos cabos é importante.
Assim como dos carregadores (de casa, de carro).

Usb tipo C é o futuro em relação ao mini Usb mas ao inicio custa algum dinheiro fazer a troca dos cabos e carregadores, é um facto.
Verdade. Até hoje nunca tinha lido nada tão preocupante como aquele artigo que mostro aí e não quis arriscar.

Os meus carregadores são de qualidade, um é do Moto G 4 Plus (QC2), os restantes e powerbank variam entre Anker, Blitzwolf e marcas desse género, o do carro é Aukey e suporta QC3.

Nos cabos não estou mal servido mas queria mais um par, fica resolvido agora.
 
Acabo de me estrear num equipamento com USB-C e não queria colocar de lado uma powerbank e um roidmi 2S, ambos da Xiaomi.

Com os cabos micro USB mnormais e os adaptadores para USB-C não há problema nenhum, além da velocidade de carregamento, naturalmente?
 
Mas a powerbank não permite ligar qualquer cabo usb?

Tens é de comprar um bom cabo USB-C, coisa que também vou ter de fazer para poder usar um carregador no carro e a powerbank.

Exemplo:
https://pt.*****.com/chargers-cable...MIu4mfwZCq3AIVxrHtCh1dGANEEAQYASABEgKKPfD_BwE

Não sei se será curto demais e acabe por não ser flexível o suficiente.
 
Mas a powerbank não permite ligar qualquer cabo usb?

Tens é de comprar um bom cabo USB-C, coisa que também vou ter de fazer para poder usar um carregador no carro e a powerbank.

Exemplo:
https://pt.*****.com/chargers-cable...MIu4mfwZCq3AIVxrHtCh1dGANEEAQYASABEgKKPfD_BwE

Não sei se será curto demais e acabe por não ser flexível o suficiente.

A powerbank tem USB e um cabo micro USB. A ideia passa por usar tudo com um adaptador para USB C.
 
Back
Topo