1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qualidade de sinal netcabo

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por Panasorbe, 28 de Outubro de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 2230)

1. Boas,

Sou novo neste forum e um rockie em muitos assuntos, por isso juntei-me a este fórum para melhor compreender certos detalhes de informática.

Aderi à pouco tempo ao servico netcabo 1 mb e tou com muitas dúvidas em relação à força de sinal que tenho cá em casa. Já instalei um aplificador de sinal com bi-direccionalidade da televés e mesmo assim quando faço testes de sinal os resultados ficam aquém daquilo que deveria ter ( na ordem dos 300-400 kbps)

Na página do meu modem tenho os seguintes dados de sinal que pedia a alguém que me os explicasse se são bons ou maus:

RF Parameters

Downstream
    FrequencyPower 13 dBmV
    Signal to Noise Ratio 37 dB
    Modulation QAM256

Upstream
    FrequencyPower 36 dBmV
    Upstream Data Rate 2560 Ksym/sec
    Modulation QAM16

Os gajos da tvcabo estiveram cá em casa e disseram que tinha excesso de sinal e que os valores de power no downstream tinha que se situar entre os -15 e os +15 dBmV. No caso do upstream entre os 35 e 55 dBmV.

É verdade? o que axam do sinal?

Obrigado pela ajuda

Última edição: 28 de Outubro de 2007
  2. bgcngm

bgcngm Power Member

Sim, o que eles te disseram é verdade.

Com esse valores tens obviamente excesso de sinal. Porque é que meteste um amplificador de sinal? Tens problemas de sinal nas televisões? Já experimentaste tirar o amplificador e ver com que valores de TX e RX ficas no modem?

3. tenho um amplificador de sinal pq a distribuição de cabo na minha casa faz-se de maneira um bocado diferente: todas as tomadas das várias divisões da casa vão dar a uma caixa onde depois tive que colocar um spliter para distribuir o sinal. Para não perder qualidade, coloquei um amplificador pq tinha que dividir o sinal por 5 divisões e iria perder sinal.

Podes explicar como é que sabes que tenho excesso de sinal? o que faz o excesso de sinal? devo retirar o amplificador?

obrigado

4. bgcngm

bgcngm Power Member

Tens excesso de sinal porque segundo os parâmetros que viste no teu modem tens 13 dBmV no downstream power.

No entanto diz-me uma coisa... tens tido problemas com a internet? Cai-te a ligação? Ou é pelo facto de só conseguires fazer download na ordem dos 300-400 kbps, como disseste?

O ideal era teres 0 dBmV para downstream e 45 dBmV para upstream. Se quiseres experimenta sem o amplificador de sinal e vê quais são os valores que obténs.

5. Não tenho tido problemas com a internet nem a ligação tem caido. Apenas achei que com um amplificador de sinal o sinal ficaria mais forte.

Já retirei o amplificador e os novos valores são os seguintes:

RF Parameters

Downstream
    FrequencyPower -3 dBmV
    Signal to Noise Ratio 35 dB
    Modulation QAM256

Upstream
    FrequencyPower 39 dBmV
    Upstream Data Rate 2560 Ksym/sec
    Modulation QAM16

Agora tenho o valor mais aproximado daquele que me tinhas dito. Axas que assim está melhor?

Pelo menos pelos testes parece que sim:

Última edição: 28 de Outubro de 2007
  6. jpsfs

jpsfs Power Member

Está bastante melhor. :)

Perdeste um pouco de SNR (2bB) mas em compensação o Power baixou para um valor central entre -15 e 15dBmV

Acho que asim tens isso ao máximo que podias ter.

Cumpz jpsfs

7. bgcngm

bgcngm Power Member

Pois, assim está melhor... Agora se achas que deves meter o amplificador para "melhorar" o sinal para as televisões mete-o depois do modem. ;)

8. pois, foi o que fiz. Coloquei um spliter antes do amplificador onde ligo o modem e dapois para a restante casa passa o sinal pelo amplificador.

Muito obrigado pela ajuda ;)

9. Akil3x

Akil3x Power Member

Como é que conseguem ver esses valores???
    :)

10. bgcngm

bgcngm Power Member

Acedendo à página de diagnóstico do cable modem, que é tipicamente no IP 192.168.100.1.

11. Akil3x

Akil3x Power Member

Partilhar esta Página