Qualidade sinal analógico

drkdfndr

Portugal@Home Member
Pessoal,
Tenho uma TV que só sintoniza analógico, e tenho e placas de TV que digital não descodificam DVB-C só DVB-T. E nesse caso só sintonizando a oferta analógica da NOS.
É da minha instalação a qualidade é mesmo muito má?
Não me lembro de a qualidade ser tão má há uns 6-7 anos atrás quando usava analógico ainda.

Nem me refiro só a resolução da imagem, mas notam-se sombras como se estive-se mal sintonizado, por exemplo o símbolo da FOX tem uma sombra, mas isso acontece nas TVs todas no analógico.
É defeito da NOS? Será da minha instalação?
Estou para testar ligar diretamente a TV ao ONT, para ver se será disso.
 
Não é defeito. Analógico está feito apenas e só para as antigas TV CRT. Compra uma TV antiga e a imagem já te parecerá excelente.

Ou então pede um descodificador digital à NOS. Há muitos clientes que têm esse aluguer oferecido
 
Não preciso de um descodificador digital. Acho a qualidade do analógico mesmo má.
Tenho um LCD que não descodifica sinais digitais, e quando o tinha ligado a uma antena, antes de ser cliente NOS, não me lembro da qualidade ser tão má.
 
Pessoal,
Tenho uma TV que só sintoniza analógico, e tenho e placas de TV que digital não descodificam DVB-C só DVB-T. E nesse caso só sintonizando a oferta analógica da NOS.
É da minha instalação a qualidade é mesmo muito má?
Não me lembro de a qualidade ser tão má há uns 6-7 anos atrás quando usava analógico ainda.

Nem me refiro só a resolução da imagem, mas notam-se sombras como se estive-se mal sintonizado, por exemplo o símbolo da FOX tem uma sombra, mas isso acontece nas TVs todas no analógico.
É defeito da NOS? Será da minha instalação?
Estou para testar ligar diretamente a TV ao ONT, para ver se será disso.

Esquece os canais analógicos - qualquer dia os operadores vão desligar de vez os canais analógicos pois ocupam muito espaço no espectro RF (cerca de 8 a 10 vezes mais que os canais digitais) e querem dar lugar para as redes moveis 5G que em breve vão arrancar

Arranja uma box DVB-C - essas box são relativamente baratas (possivelmente até o operador te oferece uma) e assim consegues descodificares os canais digitais DVB-C da NOS (130 TVs + 21 radios)
 
Esquece os canais analógicos - qualquer dia os operadores vão desligar de vez os canais analógicos pois ocupam muito espaço no espectro RF (cerca de 8 a 10 vezes mais que os canais digitais) e querem dar lugar para as redes moveis 5G que em breve vão arrancar

Arranja uma box DVB-C - essas box são relativamente baratas (possivelmente até o operador te oferece uma) e assim consegues descodificares os canais digitais DVB-C da NOS (130 TVs + 21 radios)
Certo, eu sei da oferta dvb-c aberta, não era bem a isso que eu queria chegar.
Eu queria perceber se a má qualidade é algum problema de instalação, ou o sinal é fornecido assim pela NOS. Não estou preocupado com o futuro do analógico.
Muitos dos canais no analógico têm sombras na imagem, parece quase desfocada, é absurdamente má a qualidade. Não estou muito convencido que seja do sintonizador da TV, como acontece em mais do que uma TV.
 
Eu queria perceber se a má qualidade é algum problema de instalação, ou o sinal é fornecido assim pela NOS.
Lá está, é um problema de quase todas as TVs da era digital. Tive isso durante anos. Só passei a ter boa imagem no dia em que a NOS pôs os canais DVB-C.

Toda a gente tem esse problema a sério @drkdfndr
 
Até pensava que a NOS já tinha desactivado todos os analogicos.

Mete um descodificador DVB-C ou troca por TV com sintonizador DVB-C ha muitas TVs que tem isso e baratas, e a qualidade ai é a melhor dos 3 operadores.
 
(...)ocupam muito espaço no espectro RF (cerca de 8 a 10 vezes mais que os canais digitais) e querem dar lugar para as redes moveis 5G que em breve vão arrancar
Sabes o porquê de os operadores terem de libertar essas frequências? Percebo que tenham melhor uso no 5G, mas sendo a rede RF isolada na minha casa, eu não transmito para ninguém, pensei que não ocupasse as bandas disponível "no ar".
Ou seja, como é que o sinal RF que circula na rede de minha casa, ou dos meus vizinhos, pode interferir com o sinal do 4G ou 5G?
 
Sabes o porquê de os operadores terem de libertar essas frequências? Percebo que tenham melhor uso no 5G, mas sendo a rede RF isolada na minha casa, eu não transmito para ninguém, pensei que não ocupasse as bandas disponível "no ar".
Ou seja, como é que o sinal RF que circula na rede de minha casa, ou dos meus vizinhos, pode interferir com o sinal do 4G ou 5G?

Em clima disseste que ias tentar ligar a TV diretamente à saída RF do ONT - não faças isso.
Não a ligues a TV ou box DVB-C direitamente ao ONT pois o sinal á saída do ONT tem cerca de 80 dBuV (está amplificado em cerca de 20dB precisamente para garantir uma distribuição eficiente pela rede coaxial) - se quiseres ligar uma TV ou box directamente ao RF do ONT tens que primeiro atenuar o sinal (coloca um attenuator de 10 dB - se não tiveres atenuador passa-o por 2 splitters ou TAP) caso contrario os canais (sobretudo os analógicos) vão ficar saturados com esses fantasmas que descreveste

Como tens FTTH devias ter bom sinal CATV pois a fibra (ao contrario do HFC) é imune a interferências exteriores

Eu tenho NOS FTTH em casa da minha mãe, MEO na casa do meu irmão e Vodafone em minha casa e posso dizer que a NOS é o operador que tem a melhor qualidade de imagem (tanto nos canais digitais como nos analógicos)
Na NOS (e Nowo) a tecnologia principal de TV é o sinal CATV que vem por RF (ao contrario dos outros operadores onde o RF é simplesmente um add-on secundário (RF overlay) para as TVs secundarias) pois para eles (MEO e VDF) a tecnologia usada na TV principal é o IPTV) - na Vodafone, por exemplo já fiquei vários dias (quase uma semana) sem RF - na NOS seria muito mais prejudicial o cliente ficar tanto tempo sem RF

Respondendo à tua questão, sim apesar de a fibra ser completamente imune a interferências exteriores e além disso o sinal CATV vem multiplexado no sinal ótico 1550nm (só depois no ONT é que é convertido em sinal elétrico coaxial usando um oscilador passivo) - apesar disso o operador usa exatamente o mesmo espectro no HFC (pois o headend é comum) logo como no HFC o sinal RF está sujeito a interferências exteriores (especialmente se viveres perto de uma das antenas da rede móvel ou TDT) - se não tiveres bons conectores (uniões, TAPs, splitters, etc) se o sinal das antenas 5G e até TDT for muito forte vais ter problemas se tiveres portadoras com as mesmas frequências do teu serviço RF - por essa razão é que os operadores vão ter que mover todas as portadoras acima dos 700 MHz (a MEO, VDF e Nowo já o fez - a NOS ainda não o fez - a portadora principal da NOS continua nos 714MHz)
 
Para não abrir outro tópico aproveito este..

Tenho problemas no sinal analógico que chega ao quarto.

Já troquei de tv, fui á loja da NOS e aluguei um descodificador deles, mas mesmo assim continua tudo na mesma, há canais com sinal bom, outros que é impossível ver.

Quando tive Nowo, nunca tive este problema. Acham que devia chamar um técnico ou é tempo perdido?

Obrigado
 
Para não abrir outro tópico aproveito este..

Tenho problemas no sinal analógico que chega ao quarto.

Já troquei de tv, fui á loja da NOS e aluguei um descodificador deles, mas mesmo assim continua tudo na mesma, há canais com sinal bom, outros que é impossível ver.

Quando tive Nowo, nunca tive este problema. Acham que devia chamar um técnico ou é tempo perdido?

Obrigado
A primeira coisa que devias ter feito, era chamar técnico. A NOS não cobra por isso, e tinhas pelo menos uma tentativa de resolução
 
Para não abrir outro tópico aproveito este..

Tenho problemas no sinal analógico que chega ao quarto.

Já troquei de tv, fui á loja da NOS e aluguei um descodificador deles, mas mesmo assim continua tudo na mesma, há canais com sinal bom, outros que é impossível ver.

Quando tive Nowo, nunca tive este problema. Acham que devia chamar um técnico ou é tempo perdido?

Obrigado
Mas, o descodificador deles é digital.
Estás a dizer que tens degradação no sinal digital?
 
Back
Topo