Quando estiver 'steam powered' em Linux eu vou...

Quando estiver 'steam powered' eu vou...

  • ... comprar uma placa gráfica nova!

    Votes: 8 19,0%
  • ... instalar Ubuntu...

    Votes: 16 38,1%
  • ... instalar o Windows....

    Votes: 3 7,1%
  • ... migrar para open Solaris...

    Votes: 0 0,0%
  • ... aprender a tweakar o kernel...

    Votes: 0 0,0%
  • ... portar ou fazer script maléfico para outra distro...

    Votes: 1 2,4%
  • ... migrar para Debian...

    Votes: 2 4,8%
  • ... migrar para a PSN...

    Votes: 0 0,0%
  • ... mostrar indiferença...

    Votes: 15 35,7%

  • Total voters
    42
  • Votação encerrada .
O Bumblebee já funciona de uma maneira bastante simples, tão simples como no Windows, falta é melhorar as coisas a nível de desempenho.



Os drivers Intel e NVidia em Linux estão a par das versões Windows, falta a ATI, mas já não é surpresa.



MATE, Cinnamon, RazorQT.

Não consigo pôr o Optimus a funcionar no meu portátil. E acredita que já escavei bem fundo pelo problema. E não funciona de uma maneira tão simples quanto no Windows. Tens que definir que programas correr com a gráfica Nvidia usando o comando optirun. Ou seja não é algo determinado pelo software como no Optimus.

Se os drivers Intel e Nvidia em Linux funcionam tão bem como em Windows porque é que a nível de desempenho ainda precisam de melhorias.

MATE - beco sem saída. Um fork do Gnome 2, que por si deixou de ser desenvolvido.
Cinnamon - Dependente de Gnome.
RazorQT - não sei o suficiente sobre este, mas sendo baseado em Qt deve ser mais uma alternativa a KDE que a Gnome.
 
Assim que o Dota 2 e o TF2 também forem portados, desinstalo o Windows e instalo o Ubuntu e espero que na minha vida pessoal, não precise nunca mais de Windows, pois basicamente apenas tenho Windows por causa da Steam.
 
Engraçado como todos nós PC gamers criticamos os ports da consola e agora está tudo a considerar ir para um novo SO para jogar... Ports.
Keep Dreaming, o Linux nunca substituirá o Windows como SO para jogos. Isto é fogo de vista, tanta coisa que tinham de fazer que até assusta. Só quem não pesca nada disto é que pode sequer acho isso uma hipótese viável a curto/médio prazo. Mas o mundo vive de rumores e especulações, mesmo que não tenham o mínimo cabimento eh eh
 
Não consigo pôr o Optimus a funcionar no meu portátil. E acredita que já escavei bem fundo pelo problema. E não funciona de uma maneira tão simples quanto no Windows. Tens que definir que programas correr com a gráfica Nvidia usando o comando optirun. Ou seja não é algo determinado pelo software como no Optimus.

Não há nada tão simples que acrescentar 'optirun' ao comando ou ao atalho da tua aplicação. No Windows a detecção automática de aplicações nem sempre funciona correctamente, tem que se especificar também.

Se os drivers Intel e Nvidia em Linux funcionam tão bem como em Windows porque é que a nível de desempenho ainda precisam de melhorias.

Podes fornecer mais dados concretos?

MATE - beco sem saída. Um fork do Gnome 2, que por si deixou de ser desenvolvido.
Cinnamon - Dependente de Gnome.
RazorQT - não sei o suficiente sobre este, mas sendo baseado em Qt deve ser mais uma alternativa a KDE que a Gnome.

Sim é uma alternativa ao KDE, mas não deixa de ser um DE. Também existe o Xfce e o LXDE. Ou então, tens sempre os Window Manager.
 
Engraçado como todos nós PC gamers criticamos os ports da consola e agora está tudo a considerar ir para um novo SO para jogar... Ports.
Keep Dreaming, o Linux nunca substituirá o Windows como SO para jogos. Isto é fogo de vista, tanta coisa que tinham de fazer que até assusta. Só quem não pesca nada disto é que pode sequer acho isso uma hipótese viável a curto/médio prazo. Mas o mundo vive de rumores e especulações, mesmo que não tenham o mínimo cabimento eh eh

Não há nenhuma razão técnica para o que funciona em windows não funcione em linux, é apenas uma questão de interesses e de onde para o $$, porque se os drivers gráficos para linux estivessem tão desenvolvidos como estão para windows, e suportassem openGL da mesma maneira que suportam directX (ou a microsoft fizesse directX para linux :P), já não dizias isso. As consolas correm hardware todo personalizado, e os drivers são fechados e proprietários, ou seja uma consola é completamente diferente do PC, por isso é que os ports pc-consolas quando são feitos à pressa dão treta. O que não acontece com Windows/Linux, o hardware é o mesmo.
 
Engraçado como todos nós PC gamers criticamos os ports da consola e agora está tudo a considerar ir para um novo SO para jogar... Ports.
Keep Dreaming, o Linux nunca substituirá o Windows como SO para jogos. Isto é fogo de vista, tanta coisa que tinham de fazer que até assusta. Só quem não pesca nada disto é que pode sequer acho isso uma hipótese viável a curto/médio prazo. Mas o mundo vive de rumores e especulações, mesmo que não tenham o mínimo cabimento eh eh

Com um post desses tu é que não pareces pescar nada disto. Um port de consola para PC não tem nada haver com um port de Windows para Linux ou Mac, uma coisa é portar código entre arquitecturas completamente distintas (*****, ARM, etc para x86) outra coisa é portar código entre diferentes sistemas operativos dentro da mesma arquitectura.

Se utilizares tecnologias e bibliotecas cross-platform, como OpenGL e SDL, o teu port torna-se relativamente simples e não tens tantas diferenças de performance como terias com um port de consolas. Agora se utilizares tecnologias exclusivas a um certo sistema operativo, como DirectX e .NET, aí não há dúvidas que terás de reescrever grande parte do teu software.

Eu lembro-me que há uns anos atrás estive a experimentar o UT2004 nativamente em Linux e obtinha performance superior do que no Windows, por isso, gaming em Linux não é um caso perdido. Tu é que vives de especulações e fogo de vista.
 
Engraçado como todos nós PC gamers criticamos os ports da consola e agora está tudo a considerar ir para um novo SO para jogar... Ports.
Keep Dreaming, o Linux nunca substituirá o Windows como SO para jogos. Isto é fogo de vista, tanta coisa que tinham de fazer que até assusta. Só quem não pesca nada disto é que pode sequer acho isso uma hipótese viável a curto/médio prazo. Mas o mundo vive de rumores e especulações, mesmo que não tenham o mínimo cabimento eh eh

Nas consolas usam-se OS proprietários e os jogos têm qualidade e correm em máquinas que não podem evoluir o seu hardware.
Para mais não precisam de hardware de topo a cada x anos para ter jogos que podem fazer frente aos de pc.
Agora imagina optimizarem uma distro linux para um pc do mais básico que existe, com suporte de drivers e libs mais trabalhadas e dedicadas.

Nunca digas nunca, quando menos esperas tens uma surpresa... lol

Eu pessoalmente, pouco me arrefece ou aquece, desprezo o pc como plataforma de jogos, nunca me consegui adaptar a jogar em teclados e como muitos jogos não aceitavam gamepads.
Nunca usei windows profissionalmente, e em casa muito menos.
Uso ubunto, com wine para jogar apenas Homeworld Cataclism/Homeworld 2 com os mods, Sins of the solar sun e starcraft.
Toda a minha biblioteca de jogos está em jogos ps/psone/ps2/ps3/psp/psv e psn.
Tenho tambem consolas de outras marcas nintendo, gp2x, sega e alguns jogos.

Para mim se aderisse ao steam do linux seria para adquirir os jogos que acima referi e talvez o O.R.B. para poder jogar online.
Tudo o resto tenho nas consolas com novidades, exclusivos e actualmente toda a originalidade.
 
Última edição:
Entre portar da consola DIrectx para PC Directx, e PC Directx para Linux OpenGL, digam-me lá o quanto diferente é em termos de "problemas" como estavam a referir. Se o Linux tivesse suporte Directx, tudo bem, o argumento era válido. Agora a complexidade de um port DirectX para OpenGL não tem sequer comparação. Senão o MAC e o Linux não tinham 1 em cada 10 jogos que saiem, não?

E o suporte nativo a OpenGL, para já parece miragem. Exceptuando um ou outro caso pontual, ninguém vai desenvolver um jogo com DirectX e depois desenvolver o mesmo jogo em OpenGL para uma plataforma que actualmente até é considerada quase obsoleta para jogos multiplataforma (PC).
 
Entre portar da consola DIrectx para PC Directx, e PC Directx para Linux OpenGL, digam-me lá o quanto diferente é em termos de "problemas" como estavam a referir. Se o Linux tivesse suporte Directx, tudo bem, o argumento era válido. Agora a complexidade de um port DirectX para OpenGL não tem sequer comparação. Senão o MAC e o Linux não tinham 1 em cada 10 jogos que saiem, não?

E o suporte nativo a OpenGL, para já parece miragem. Exceptuando um ou outro caso pontual, ninguém vai desenvolver um jogo com DirectX e depois desenvolver o mesmo jogo em OpenGL para uma plataforma que actualmente até é considerada quase obsoleta para jogos multiplataforma (PC).

A PS3 é OpenGL e os developers de jogos continuam a fazer ports para ela.
 
Mais facil, começam logo a desenvolver em opengl, assunto resolvido.
O problema será a xbox ser directx penso eu, se fosse opengl tambem decerto que os developers não tinham problemas em usar os engines em opengl.

Cumps..
 
Vou rezar para que a Blizzard faça a mesma coisa e começar a tentar decidir-me entre Debian, Ubuntu ou Mint. (partindo do principio que a steam não tenha quaisquer problemas nas restantes debian based (/native) distros). A gráfica nova depende apenas dos preços e performance das 650 ou 660ti ... e de terminar a tese ... -.-
 
Back
Topo