Quando foi a 1º vez que usaste GNU/Linux?

Primeiro contacto foi para aí em 1998 com a compra do nº1 da revista Linux Actual que vinha um cd com Debian.
Instalei e desinstalei varias vezes pensando que só assim conseguia ter ambientes graficos diferentes e conseguir fazer funcionar a 100% o X-window. Tão verdinho que estava na altura, mas tambem havia muito pouco onde ler e não tinha net na altura. Após varias revistas e muitas experiencias, o que ficou mais tempo instalado foi o Corel Linux pois vinha o office incluido da Corel. Ao fim de uns meses e com problemas com configuração de perifericos apaguei tudo.
Em 2005 comecei a ter ADSL e voltou o bichinho de instalar linux. A distro de eleição foi Debian pela sua filosofia.
 
aqui foi em 2005 com o ubuntu 6.04.. nao achei muita piada...

voltei agora, em 2009 porque tinha que arranjar solução para a lentidão do portatil da senhora, e como ela trabalhava com um Mac na empresa, o salto foi mais facil para o Mint 6 Felicia...

Para mim fui experimentando umas distros e fiquei pelo ubuntu 9.04 que é donde escrevo agora...

abraço
 
Por volta de 2002 experimentei o Red Hat. Fiquei um bocado aborrecido que aquilo passava a vida a crashar no meu pc.

Depois disso já usei várias vezes Gentoo e actualmente uso Ubuntu.

Não é que não goste do Gentoo, mas não tenho tempo para as configurações/compilações necessárias para ter o sistema actual.
Quem quiser aprender a (e tiver tempo para) mexer em Linux, é Gentoo all the way.
 
Comecei com ele, quando o dei no secundário, praí em 2002-2003. Era uma versão do Red Hat, agora não me lembro do número em si.

Depois, mais recentemente, fui mexendo no Ubuntu e Fedora.
 
A minha primeira vez foi com uma distro qualquer do mandriva em 2004 , na altura não tinha acesso a net , nem percebia muito bem daquilo , apenas instalei porque era a distro usada na minha faculdade...

Ando neste momento a brincar com um Debian , embora ja tenha passado por Arch e ubuntu...
 
foi para ai a uns meses atras no pc do meu irmao xD , nao tinha curiosidade de ver como era o linux , mas ha uns meses vi por acaso , pois o meu irmao tem no pc :)
 
Utilizei o Linux pela primeira vez há alguns dias, na sua distribuição (espero não estar a cometer um erro) Ubuntu 9.04 64 bit.

Começo por dizer que o entusiasmo era grande. O processo de instalação agradou-me bastante, embora tenha tido algumas dificuldades no processo de particionamento e instalação do S.O. em dual boot.

Tudo instalado no PC de testes e que serve somente para armazenamento de ficheiros, decidi instalar o Ubuntu no portátil. Processo de instalação sem dificuldades, mas o que era suposto ser um dual boot deixou de o ser (azelhice minha). Gostei bastante do aspecto gráfico, das ferramentas, da rapidez de boot. E principalmente de já ter o som a funcionar bem como a placa wireless. Muito simples de usar.

Até que pretendi alterar a resolução do ecrã. Faltavam as drivers da placa gráfica. Fiz o download das drivers adequadas mas mais uma vez por azelhice não fui capaz de as instalar. Deixei para mais tarde. Decidi procurar uns tutoriais. Entretanto decidi experimentar suspender. Mas não consegui voltar a ver o desktop sem ter que carregar no botão de power e ligar novamente.

Mais tarde deu-me na cabeça para ver as opções "add/remove programs". Havia uma opção para fazer updates. Cerca de 180 MB de updates efectuados com sucesso. Pedido para reiniciar e completar os updates. A partir daí nunca mais vi o desktop.

Resumindo e concluindo, o meu conhecimento deste S.O. é quase nulo, fruto dos hábitos aos sistemas Windows. Mas penso que isso não justifica o meu desânimo em continuar a usar o Linux. É necessária uma boa vontade muito grande para utilizar este S.O. Fica instalado no PC que só serve de armazenamento e à espera de toda a minha boa vontade.
 
a primeira vez que entrei em contacto com linux foi na fac, onde usavam o fedora... tentei instalar no meu portatil mais foi uma dor de cabeça... mais tarde voltei a carga com o ubuntu 8.04 lts e assim ficou na minha maquina durante uns tempos... mas a jogatana falou mais tarde e lá foi com as ortigas...

agora tive no portatil o mint, ubuntu 9.04 e suse... devido a falta de jeito e paciencia não consegui configurar uma partilha de rede e acabei por meter o xp no portatil...

agora tou a instalar o suse numa maquina virtual no desktop para ir explorando a coisa...
 
Eu comecei a usar no princípio deste ano e ainda estou a explorar como ainda hei-de estar muito tempo. Mas continuo com dual-boot, não vá numa urgência qualquer precisar de algo que ainda não saiba fazer no Ubuntu...

cUMPs
 
A primeira vez que exprimentei Linux foi em 2006. Na minha escola havia uns PCs que tinham o Windows XP e o Caixa Mágica 8 em dual-boot. Ora um dia decidi ir lá ver o Caixa Mágica, e achei aquilo espetacular, mas com falta de conhecimento inicialmente fazia uma confusão dos diabos (iniciei com KDE). Nesse mesmo ano tentei instalar a CM10 (já mais avançada) também em KDE no meu ex-PC (Intel P4 1.7Ghz, 512 MB memória, NVIDIA Geforce MX4000) por uns cds q vinham na Exame Informática e voilá! Segui á risca o passo-a-passo e fiquei com dual-boot Windows XP e CM. A partir daí foi só explorar e descobrir, e quanto mais descobria mais ficava surpreso. Mais recentemente em finais de 2008 veio aqui o Insys com o CM11 e achei que aquilo dava pouco suporte ao utilizador, nunca gostei tanto como outras distros por ser um pouco mais dificil de utilizar, acho (baseada em Mandriva). Até que decidi exprimentar outras distros em Live-CD (já com o Vista aqui) - Fedora 5 (muito boa e fiável), Knoppix (nunca mais porque nunca me detectou o touchpad) e Ubuntu 8.04 Live (espectáculo!). Desde então ando a rondar o Linux e quando tiver net cá em casa... mudo de armas e bagagens para o Fedora 11 ou Ubuntu 9.04 (tou mais inclinado para o ubuntu) e se apanhar net através do wireless, espectáculo.


Ainda acerca deste assunto, tenho de fazer uma actualização e uma pequena correcção.

Eu assim que o meu Insys Gameforce HD chegou, veio com +- 20 mins de bateria, e com o Linux CM12 (2007!!). Afinal de contas tive a investigar no sistema, e akilo tinha uma qualquer versão de GNOME mais antiga, que nãéo tão intuitiva como a que saiu agora ha pouco tempo, e então fui ver a mais recente versão do Mandriva (onde o CM foi buscar a base) e decidi mudar para esta mais recente, claro que em 64 bits. Depois de ter visto como trabalha o Mandriva, decidi que nunca mais vou para o Caixa ámgica, não gostei simplesmente. Agora tou a descarregar o Mandriva 2009.1 Spring, e acho que vou gostar muito! (veãrso Powerpack)

Só uma dúvida, tendo a Mandriva 2009.1 Spring Powerpack instalada, imaginem que sai a 2010.0 da Mandriva - ele actualiza a pedido para essa nova versão, actualiza automaticamente ou temos de ser nós a actualizar?

Aparte esta dúvida, vou-me ficar agora pelo Mandriva - Ubuntu não gosto tanto como a Mandriva que agora descobri, pelo simples facto que é simples... demais. E gosto de uma coisa mesmo muito completa! :D

De qualquer forma, abandonei oficialmente os grilhões da Microsoft (enquanto nao instalo tou com CM12) e se precisar de uma aplicação Windows para o linux... o WINE está lá!

Proud Windows to Linux switcher!
 
Foi com um Live CD, de Ubuntu 8.10. Na altura não fazia ideia o que era isso :lol:

Para mim as vantagens são:

  • Distribuição gratuíta;
  • Vem com software;
  • Muito mais leve que o Windows;
  • Mais intuitivo que o Windows;
  • Tem duas áreas de trabalho.
Desvantagens:

  • Pouco suporte para aplicações (sem recorrer ao Wine);
  • Não tem os mesmos tipos de letra que o Windows;
  • Muito poucos drivers.
Mas se arranjar um PC velho, vai logo o Ubuntu para lá.
 
Foi com um Live CD, de Ubuntu 8.10. Na altura não fazia ideia o que era isso Desvantagens:

  • 1- Pouco suporte para aplicações (sem recorrer ao Wine);
  • 2- Não tem os mesmos tipos de letra que o Windows;
  • 3- Muito poucos drivers.
Mas se arranjar um PC velho, vai logo o Ubuntu para lá.


1- Acho que o linux já tem muito programinha por aí para todas as áreas e melhor que tudo gratis. Mesmo que não consiga utilizar algum vai com um wine ou cedega.

2- Pode-los instalar com uma simples linha de codigo na consola.

3- Relativo, o ubuntu reconheceu as drives todas dos pcs do my system. Mas desde que reconheça os modems e placas wireless é o mais importante, o resto vai-se buscar a net.
 
foi em dezembro de 2003, com redhat 9, uma semana depois mudei para slackware. desde entao tenho usado sempre slackware no meu pc principal.

ainda andei pelos lados de gentoo durante 1 ano e a conclusão a que cheguei é que era demasiado instavel., actualmente uso também freebsd.
 
A primeira vez que testei um sistema un*x foi há tanto tempo que nem me lembro do ano nem da versão...

Difícil de instalar num amiga... Mas lá consegui ter um X que na altura era muito simplezeco a correr no meu A1200 com freeBSD...

FreeBsd ... txi ... boas aventuras na altura... lol ... versão m68k.

Mais tarde lá mandei vir o RedHAT m68k... ainda tenho prali os cds 5.2 acho.
Bem... foi daquelas aventuras que uma pessoa aprende bem, instalações a picareta. hehehe.

No PC já usei de tudo, desde RedHat, Mandrake, SuSE(quando ainda não pesava), SME Server (bonzeco pra um server e morrer como tal), LIVE CDs como o KNOPPIX que sempre desenrascam.

O Gentoo é muito bom para aprender, na minha opinião, mas como tudo, há muitas distribuições GNU/Linux pra todos os gostos. Agora ando pelo Ubuntu ou Debian.

É como tudo ... dá bons e maus momentos.
 
Linux

Ainda acerca deste assunto, tenho de fazer uma actualização e uma pequena correcção.

Eu assim que o meu Insys Gameforce HD chegou, veio com +- 20 mins de bateria, e com o Linux CM12 (2007!!). Afinal de contas tive a investigar no sistema, e akilo tinha uma qualquer versão de GNOME mais antiga, que nãéo tão intuitiva como a que saiu agora ha pouco tempo, e então fui ver a mais recente versão do Mandriva (onde o CM foi buscar a base) e decidi mudar para esta mais recente, claro que em 64 bits. Depois de ter visto como trabalha o Mandriva, decidi que nunca mais vou para o Caixa ámgica, não gostei simplesmente. Agora tou a descarregar o Mandriva 2009.1 Spring, e acho que vou gostar muito! (veãrso Powerpack)

Só uma dúvida, tendo a Mandriva 2009.1 Spring Powerpack instalada, imaginem que sai a 2010.0 da Mandriva - ele actualiza a pedido para essa nova versão, actualiza automaticamente ou temos de ser nós a actualizar?

Aparte esta dúvida, vou-me ficar agora pelo Mandriva - Ubuntu não gosto tanto como a Mandriva que agora descobri, pelo simples facto que é simples... demais. E gosto de uma coisa mesmo muito completa! :D

De qualquer forma, abandonei oficialmente os grilhões da Microsoft (enquanto nao instalo tou com CM12) e se precisar de uma aplicação Windows para o linux... o WINE está lá!

Proud Windows to Linux switcher!

lol o meu Insys Gameforce tambem veio com linux cm12 na altura andava no 6º ano lool nao que passou muito tempo(tou no 7º) e ainda n sabia muito de linux então meti windows dps é que comecei a ver e a mexer em linux e foi com um live cd do ubuntu 9.04 que começei a usar até instalar definitivamente.Agora uso Ubuntu 9.04 no laptop .E no de casa que vou montar acho que vou meter fedora 10 mas n tenho bem acerteza. ;)
 
A primeira vez que toquei no Linux era um autêntico puto, praí em 99/2000. A minha mãe tinha comprado um PC por uma pechincha(ainda cá o tenho :D) mas foi por esse preço porque trazia uma ver~soa de Linux, e se não me engano era RedHat, agora a versão não faço ideia(mas ainda tenho o CD)

O que eu gostava naquilo eram os jogos e pouco mais. Cheguei a usar um programa de escrita, estilo Word do Win, e dei-me bem. Mas como tinha praí uns 10 anos não liguei àquilo muito mais, só agora é que voltei à carga com uma versão do Ubuntu e estou a adorar :D

Loool eu toquei com 12 anos e ainda tenho 12 e continuo a adorar é simplesmente lindo !!!:001:
 
Tive o primeiro contacto com um Ubuntu mas não durou muito tempo. Rapidamente instalava e desinstalava. Talvez por necessidade de uns quantos jogos :D

Mas agora com a Faculdade e com a necessidade de trabalhar com Fedora vou meter no fixo enquanto o portátil não fica pronto :)
 
Experiência fugaz com o SuSE e Red Hat 7.2 em 2001, depois Fedora Core 3 em 2004 e, desde aí, o Linux é o meu sistema operativo principal (tendo usado, em diferentes contextos e alturas, distribuições Fedora, Ubuntu, Easy Peasy e Mint).
 
Back
Topo