Quando utilizo sudo na consola dá me uma especie de erro!!

JTorres

Power Member
Boas,
estava aqui agora a tentar controlar a velocidade das ventoinhas por este guia ubuntu. mas para guardar o ficheiro na pasta que no guia indicava precisava de aceder como root, ou coisa do genero.

E lá consegui guardar o ficheiro depois de mudar as premissoes.:)

Mas agora quando coloco sudo na consola da me erro eu coisa do genero.

servidor@servidor:~$ sudo sensors
sudo: /etc/sudoers is owned by uid 1000, should be 0
servidor@servidor:~$
Porque é que diz isto? será que fiz asneira??:(
 
Experimenta fazer reboot ao PC, no Grub entrar em recovery mode e escrever:
Código:
chown -hR root:root /etc
se der um erro faz só
Código:
chown -hR root:root /etc/sudoers
. Arranca o pc em modo normal, vai ao terminal e tenta fazer alguma coisa como sudo. Se não der essa coisa de "sudoers ..." tens parte do problema resolvido, posta a confirmação para fazermos o resto.
 
Experimenta fazer reboot ao PC, no Grub entrar em recovery mode e escrever:
Código:
chown -hR root:root /etc
se der um erro faz só
Código:
chown -hR root:root /etc/sudoers
. Arranca o pc em modo normal, vai ao terminal e tenta fazer alguma coisa como sudo. Se não der essa coisa de "sudoers ..." tens parte do problema resolvido, posta a confirmação para fazermos o resto.

Como é que faço reboot? Já esprimentei na consola reboot, mas diz que necessita de ter privilégios de root.

O que é o Grub?

Desde ja obrigado pela ajuda:)
 
mas ó slack_guy, já reparaste qual é o problema em que ele tá metido? Não consegue utilizar o sudo, e tu dizes para ele fazer sudo /sbin/reboot? ;)

Curiosamente, se quisesses usar o su, também não conseguias, visto ele estar "desligado" (ou algo equivalente) no Ubuntu. Way to go, Ubuntu. :)
 
Qual acham que é a melhor solução para resolver isto?

Já tentei fazer a cópia do ficheiro /etc/sudoers de um outro pc com ubuntu, mas o problema é que para alterar o ficheiro é preciso ter permissão e é nas permissoes que está o problema.

Será que a solução é formatar tudo e instalar tudo novamente? É que o pc tem uns problemas. Por vezes termina a secção sozinho.... fecha o firefox sozinho...... e por vezes dalhe na telha e bloqueia.

Estes problemas nao seram provocados pelo aquecimento do hardware?
É que deu me na telha para fazer uma pequena caixa para colocar o hardware necessário (fonte alimentaçao, disco e motherboard), ou seja, para fazer um pequeno servidor:002:. As temperaturas que apresenta com a comando "sensors" sao: +- 45º e 35º (tem 2 sensores).
 
E memorias não????
A instabilidade não é normal. Talvez fosse melhor re-instalares tudo depois de verificares se não é do hardware. A essas temps não deveria ser tão drástica a instabilidade mas também não sei como tens isso.
 
Eu já tive este problema e resolvi da seguinte maneira (volto a explicar desde o principio):

1. Ligar o PC. Este não precisa de privilégios administrativos, só precisa de um dedo. Se o PC estiver ligado e não conseguires reiniciar tens que desligar forçadamente.

2. No boot-loader arrancar em "recovery mode". Se o Ubuntu for o teu único sistema instalado hás de reparar que quando ligas o PC ele fica durante uns poucos segundos parado numa coisa que diz "GRUB 'qualquer coisa'". Aqui fazes "ESC" e vais ter a um menu. Se tiveres o Windows instalado além do Ubuntu vais parar a este menu obrigatoriamente no arranque do PC. Escolher a opção identificada como "(...) recovery mode"

3. Executar os comandos de mudar a propriedade das pastas. Em Ubuntu o papel do root está um bocado menosprezado mas de qualquer maneira ele não deixa de ser extremamente importante e por motivos da construção de um sistema operativo GNU/Linux é necessário que algumas pastas sejam do root e não de outro utilizador. Para isto fazer (quando já se está em recovery mode) (NÃO USAR "SUDO" NOS COMANDOS):
Código:
chown -hR root:root /etc/sudoers
Isto deve resolver parte do problema (pelo menos a maior parte, se bem que o resto se tenha que completar com o método que eu já descrevi cá na TZ neste post.

Cumpz
 
Back
Topo