1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Quando vos roubam o trabalho...O que fazer?

Discussão em 'Design e Multimédia' iniciada por 3dhouse, 13 de Maio de 2009. (Respostas: 33; Visualizações: 2135)

  1. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Desde à uns meses que fazia uma revista, quando peguei na revista ela estava mesmo perto da falência, contudo, e como o projecto me parecia ambicioso decidi fazer o redesign, dando-lhe um ar mais fresco, mais moderno etc sem cobrar um único euro porque também eram "amigos".
    Acontece que a designer que estava lá antes ficou em segundo plano e eu é que levava os "louros" do trabalho. Acontece que agora me conseguiu mandar embora e está a maquetar a revista com o meu design e tirou o meu nome dos créditos.
    O que fazem para proteger os vossos interesses e o vosso trabalho?
     
  2. Mitch

    Mitch Banido

    para proteger interesses e trabalho, não se trabalha para amigos, muito menos a custo zero.
     
  3. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Não cobrei o novo design, mas cobrava a maquetação.
     
  4. diablo_sx

    diablo_sx Power Member

    Pode ser que sirva de exemplo, mas isso tem nome (abre olhos), amigo é a nossa barriga e quando não doí.
     
  5. Beowulf_pt

    Beowulf_pt Power Member

    Depende do tipo de contrato. Em casos em que o contrato especifica que todo o trabalho produzido é propriedade da empresa, não há muito a fazer. Eles podem fazer o que quiserem com ele, com ou sem créditos. Apesar de tudo, seria de bom gosto manter referências nos créditos, especialmente se a quantidade de trabalho em uso ainda fôr muito considerável.

    Nos casos em que não há contrato a coisa pode ser mais complexa e já não estou informado sobre até onde se pode ir.
     
  6. Ask0t

    Ask0t Power Member

    Não sei até que ponto é relevante ou possivel, mas se tiveres o projecto feito por ti em tua posse sempre podes arranjar maneira de provar que o projecto é teu e os lucros merecidos, e sempre que um projecto é feito deve se designar com uma encriptação (penso que seja este o termo) de direitos de autor.
     
  7. h9nrik

    h9nrik Power Member

    Asssinaste algum contracto? Se nao, penso que nao ha nada a fazer. Falo pelo que tenho lido pela net e nao por estar dentro de direito.
     
    Última edição: 14 de Maio de 2009
  8. Freeza

    Freeza Power Member

    nem mais... e se tens um contracto, a nao ser que diga lá que a propriedade intelectual é tua, todo o trabalho feito é propriedade da empresa e eles so te dão crédito se quizerem. Não ha nada a fazer, move on.
     
  9. RedHeart

    RedHeart Power Member

    Contrato, pessoal. O que o 3dhouse tem, ou deveria ter, é um contrato ;)

    3dhouse, não estou muito dentro do assunto que colocas, embora eu mesmo já me tenha colocado esta questão (não por já me ter acontecido mas por algum receio que alguma vez venha a acontecer).
    Pelo pouco que sei, tens de fazer prova de que o trabalho é mesmo teu.
     
  10. h9nrik

    h9nrik Power Member


    Se ele ofereceu os servicos de graca sem fazer um contrato a proteger os direitos nao ha grande coisa a fazer.
     
  11. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Boas,

    Não tinha contrato, trabalhava como freelancer e pagavam-me à página pela maquetação. Na altura e como a revista estava mal financeiramente e eram "amigos" não me importei de cobrar nada pelo novo design.
     
  12. michael c

    michael c Power Member

    São coisas que acontecem. Compreendo a tua parte. Mas isto são coisas em que temos de pensar quando oferecemos o design de uma revista que tem periodicidade contínua. O design de uma revista tem de ser sempre pago exactamente por estas questões. O que me "partia o coração" era pegarem num design feito por mim e depois alterarem/adaptarem aquilo de tal forma que ficasse muito mau.:p Se não for esse o caso, enfim, tem paciência. Mas se fossem realmente teus amigos manteriam os créditos do design no teu nome na revista.

    Por outro lado, pensa ao contrário. Se eles fizerem pequenas alterações ao design e "estragarem" com isso de certa forma o que tu tinhas feito, queres mesmo que o teu nome apareça nos créditos? Eu não arriscava a ter o meu nome num projecto de design pelo qual já não sou responsável e no qual já não posso intervir...

    Cada peça de design é como se fosse um filho para mim. Se deixo de poder tomar conta dele prefiro dá-lo para adopção e já não ter nada a ver com o assunto a não ser ter feito nascer. No que ele se torna depois já não é comigo.:D Acho que percebeste onde quero chegar.:p
     
  13. stblink

    stblink Power Member

    Como já foi mencionado... cuidado com trabalhos com "amigos", sejam eles quais forem.

    Querem trabalhar para mostrar o vosso trabalho ou "captar" o cliente ou mesmo para um amigo?

    Abram o Word, escrevam uma declaração qualquer em que protegem os vossos direitos como autor e o "amigo" que a assine... mencionem em detalhes o vosso trabalho e se ele for mesmo amigo assina, se for um "amigo" manda-te dar uma volta mas ficas a saber que "daqui já não mama".

    Se for um do estilo "então mas o pessoal é amigo não precisamos disso" é mandá-lo pastar :P
     
  14. h9nrik

    h9nrik Power Member

    Sim, mas devias ter te prevenido na mesma. Mas o mal e que nao te ensinam isso na escola.

    http://www.freelanceswitch.com/clients/what-should-be-included-in-a-design-contract/
    http://www.freelanceswitch.com/clients/setting-your-boundaries…freelance-style/

    Esse site e excelente e aprendes muito com ele.



    Se nao tiveres tempo para andar a ler,

    Money Matters: Kristen talks about contracts and their importancecheck out her own contract.

    Money Matters/Legalese: Kristen goes into more detail about contracts, answering some questions and comments about contracts, and we go off on perhaps the most content-filled tangent ever. Kristen’s contract can be downloaded from our site.
     
  15. Cartman

    Cartman Power Member

    Se essas pessoas eram tuas "amigas", então se calhar o melhor que podes fazer é denunciar a toda a gente que vocês conhecem o que aconteceu. Talvez assim essas "pessoas" mudem de ideias.
     
  16. h9nrik

    h9nrik Power Member

    Elas nao fizeram nada de mal, provavelmente ele no inicio do projecto nem pediu para que o nome dele ficasse la e se agora quer ja vai um pouco tarde.(podes confirmar isto 3dhouse?).

    Alem disso nao foram os amigos que tiraram o nome, foi o designer. Apartir do momento que isto acontece a unica coisa que os amigos podem fazer e expulsar o designer(se tiverem autoridade) o que acho extremo.


    No entanto, nao sei se e possivel fazer isto, mas faz um contrato agora com os teus amigos, sendo a vez deles de retribuir o favor, um contracto aonde apenas pedes que o teu nome faca parte dos creditos pelo layout original da revista. Assim o designer era obrigado a colocar o teu nome.
     
  17. drawzerRB

    drawzerRB Banido

    Resumindo o que foi dito acima: Se não assinaste um contrato que proteja os teus interesses como autor (direitos de autor, propriedade industrial, propriedade intelectual bla bla bla) nesta situação não ha muito que possas fazer a não ser ainda teres os ficheiros iniciais e originais com o teu nome ou alguma marca d'agua no trabalho que possas chapar na cara de alguem
     
  18. paulojreis

    paulojreis Power Member

    Tens forma de provar que o trabalho foi realizado por ti? Se sim, o direito de autor pertence-te a ti. "By default", o direito de autor é do criador.

    Se consegues provar q é uma criação tua, tens direitos. Mesmo q até tivesses assinado contrato a dar os direitos à revista, podes sempre "reivindicar a respectiva paternidade e assegurar a sua genuinidade e integridade...".
     
  19. Freddy_T

    Freddy_T Suspenso

    Não querendo fazer publicidade existe uma entidade a AND - Associação Nacional de Designers, que oferece apoio juridico a sócios nestas situações. Mas neste caso nada à a fazer, não há contacto nem registo de marca.
     
  20. h9nrik

    h9nrik Power Member

    Ele pode provar que a criacao e dele. Nao pode é assegurar o nome dele no trabalho.
     

Partilhar esta Página