quantas lans posso por na minha case

porra pensava ke o modders chamavam lans as ventoinhas...
mas pronto eu reeformulo a frase...
quantas ventoinhas e que posso ter na minha caixa
 
porra pensava ke o modders chamavam lans as ventoinhas...
mas pronto eu reeformulo a frase...
quantas ventoinhas e que posso ter na minha caixa


LOL, Fans e não Lans :lol:
Não sei qual é a tua caixa, por isso não te posso dar uma resposta em concrecto ;)
 
Última edição:
Boas,
Eu no meu tenho 2 à frente(80mm), 2 em cima(80mm), 1 atrás(120mm).

Acho que se queres ter um computador mais fresco deves mudar o cooler, em vez de meteres essas ventoinhas todas!

Se puderes meter Water-Cooling, é o ideal!
 
podes ligas as que tu quiseres, desde que a fonte aguente :D praticamente todas as fans ja trazem uma molex deste tipo:

rc022_rb.jpg
 
quero por tres, duas laterais e uma atras, porke minha caixa e pequena... so uma coisa meto as laterais com sucçao e a de tras como extraçao? rsp
 
Existem dois tipos de ligação:

- ficha de 3 pinos pequena, liga-se à motherboard e pode-se controlar através de software se a board suportar;
- ficha molex de 4 pinos, liga-se à fonte de alimentação, podes ligar várias umas às outras.

Olha para a imagem que o Swat postou para distinguires as fichas.

Quanto ao airflow, normalmente é o seguinte:

- entrada de ar: frente e lateral
- saida de ar: traseira e topo

O ideal é teres a mesma quantidade de ar a entrar e a sair, mas se não for possivel opta por maior saida de ar.
 
Lembra-te sempre da velha máxima de que o ar quente sobe. É que às vezes ventoínhas mal colocadas têm o efeito contrário ao desejado.
 
Provavelmente o melhor é pores as que tens com ar a entrar em baixo e as com o ar a sair em cima.

Entrar:
2 na parte da frente da caixa.
1 de lado, mas perto do sitio dos discos.


Sair:
2 em cima ao pé da fonte de alimentação.
1 atrás por baixo da fonte de alimentação.

Este é um fluxo de ar.
O ar frio entra á frente e em baixo, refresca os discos, o cpu, e a fonte de alimentação.


Suponho q outro será:
Pões uma linha de fans na base de lado mesmo de frente para a base da motherboard.
Estas são a entrar ar.


E depois cobres o topo com fans a tirar o ar de lá de dentro.

Se estiver bem planeado a divisão de espaço as fans têm mesmo colunas imaginárias de vento criando uma forma bastante útil de fluxo de ar.

Claro q tens de levar a forma do teu processador em conta com o fluxo de ar.
Se tiveres um quadrado com uma parede de metal dentro de uma coluna isto não vai ajudar ás temps do cpu.

Se tiveres as láminas mm de frente podes meter uma ventoinha á frente e outra atrás e tens um fluxo fixe.

Claro q podes calcular o máximo de fans simplesmente medindo ás áreas utilizáveis da tua caixa e dividindo pelas das fans q pensas utilizar.
 
Back
Topo