Quantas partições em 80 Gb?

goliath_2k

Power Member
Oi pessoal, gostava que me ajudassem no seguinte:

Já falei no tópico Master ou Slave, gostaria agora que me dessem uma opinião de quantas partições deveria fazer num disco de 80 Gb. A minha ideia era a seguinte:

No disco de 13Gb antigo que tenho instalar o Linux
No Disco de 80Gb fazer 8 Partições de 10Gb cada e instalar o Windows 98SE (para jogos mais antigos) numa e o Windows XP Pro noutra.

ou,

No disco de 13Gb antigo que tenho instalar o Linux
No Disco de 80Gb fazer 6 Partições (2 de 20 Gb e as outras 4 de 10 Gb) e instalar o Windows 98SE e o Windows XP Pro nas de 20 Gb.

Alguma outra sugestão/alteração?

Obrigado
 
Apenas 4 partições...

A primeira em FAT32 para swapfile de todos os sistemas (800MB a princípio serão suficientes...) e boot

A segunda também em FAT 32 para o 98. Tamanho suficiente...

A terceira em NTFS para o XP (Sê GENEROSO! ~30GB)

A quarta (o resto) para guardares documentos, ficheiros e backups...

Existe sempre a possibilidade de partilhar programas entre vários sistemas operativos M$, mas eu geralmente prefiro instalar cada SO com os seus próprios aplicativos, e como disco não te falta...
 
É, porque é um sistema de ficheiros compatível com todos os SO's que tens para instalar...
Em termos de performance, mesmo melhor era se tivesses outro disco de igual rapidez noutro canal IDE com a cache "lá dentro"...
Aí sim, notava-se grande aumento de performance.Assim, simplesmente está tudo mais organizado, não há problemas em caso de swap's variáveis (a verdadeira predefinição do Windowze :D ), está tudo muito mais "arrumadinho, estável e organizado.
Não tens partições com "slack space" a jogar ao "bucha-estica" ! ;)
 
inform kazuza

Li na mensagem, para utilizar um minimo de 30 gb para o win xp!!!

No meu caso tenho um disco de 60,

4 gb / winxp
2 gb /win 98
12 gb /programas
27 gb /diversos(musica filmes, programas temporarios,....)
10 gb / parti;ao pessoal
6 gb /linux

funciona tudo bem!!! e sem problemas.

nao percebo qual a utilidade no meu caso de uma parti;ao para o boot, e dos tais 30 gb para o win xp

boas!!!!!!!
 
Back
Topo