1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

Quantas partições em 80 Gb?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por goliath_2k, 30 de Novembro de 2002. (Respostas: 5; Visualizações: 686)

1. goliath_2k

goliath_2k Power Member

Oi pessoal, gostava que me ajudassem no seguinte:

Já falei no tópico Master ou Slave, gostaria agora que me dessem uma opinião de quantas partições deveria fazer num disco de 80 Gb. A minha ideia era a seguinte:

No disco de 13Gb antigo que tenho instalar o Linux
    No Disco de 80Gb fazer 8 Partições de 10Gb cada e instalar o Windows 98SE (para jogos mais antigos) numa e o Windows XP Pro noutra.

ou,

No disco de 13Gb antigo que tenho instalar o Linux
    No Disco de 80Gb fazer 6 Partições (2 de 20 Gb e as outras 4 de 10 Gb) e instalar o Windows 98SE e o Windows XP Pro nas de 20 Gb.

Alguma outra sugestão/alteração?

Obrigado

2. kazuza

kazuza Power Member

Apenas 4 partições...

A primeira em FAT32 para swapfile de todos os sistemas (800MB a princípio serão suficientes...) e boot

A segunda também em FAT 32 para o 98. Tamanho suficiente...

A terceira em NTFS para o XP (Sê GENEROSO! ~30GB)

A quarta (o resto) para guardares documentos, ficheiros e backups...

Existe sempre a possibilidade de partilhar programas entre vários sistemas operativos M$, mas eu geralmente prefiro instalar cada SO com os seus próprios aplicativos, e como disco não te falta...

3. NunoJose

NunoJose Power Member

Essa de ter uma partiçao em fat32 só pro swap file sendo o winXP é mesmo relevante?

Nota se +performace com isso?
    pq? já agora

THX

4. kazuza

kazuza Power Member

É, porque é um sistema de ficheiros compatível com todos os SO's que tens para instalar...
    Em termos de performance, mesmo melhor era se tivesses outro disco de igual rapidez noutro canal IDE com a cache "lá dentro"...
    Aí sim, notava-se grande aumento de performance.Assim, simplesmente está tudo mais organizado, não há problemas em caso de swap's variáveis (a verdadeira predefinição do Windowze :D ), está tudo muito mais "arrumadinho, estável e organizado.
    Não tens partições com "slack space" a jogar ao "bucha-estica" ! ;)

5. bassman

bassman Power Member

inform kazuza

Li na mensagem, para utilizar um minimo de 30 gb para o win xp!!!

No meu caso tenho um disco de 60,

4 gb / winxp
    2 gb /win 98
    12 gb /programas
    27 gb /diversos(musica filmes, programas temporarios,....)
    10 gb / parti;ao pessoal
    6 gb /linux

funciona tudo bem!!! e sem problemas.

nao percebo qual a utilidade no meu caso de uma parti;ao para o boot, e dos tais 30 gb para o win xp

boas!!!!!!!

6. kazuza

kazuza Power Member

Esse espaço para o XP vai-se esgotar rapidamente!...

Partilhar esta Página