1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Quanto anos mais acreditam que o Java aguente?

Discussão em 'Programação' iniciada por elkii, 24 de Outubro de 2018. (Respostas: 16; Visualizações: 765)

1. Estou curiosidade para saber a vossa opinião.
    O que eu vejo é o Python a ganhar cada mais adoção, alguns dos motivos:
    • muitas universidades deixaram de dar programação orientada a objetos em Java e dão agora Python
    • Python é muitos menos verboso que Java
    • Python possui bibliotecas de qualidade para tudo e mais alguma coisa
    A verdade é que Java mesmo sendo inferior não esta a morrer com a rapidez que seria de esperar. Qual o motivo? Acho que a única vantagem do Java é que as aplicações Android se escrevem nessa linguagem.

2. bashir

bashir Power Member

O motivo é que não se reescrevem aplicações enormes só porque sim, ou porque há um ganho de X por usar outra tecnologia, porque ninguém quer pagar 2x pelo mesmo serviço.
    Além disso tens o facto de não conseguires ter pessoal qualificado nas novas tecnologias que vão aparecendo. ya, python tá ai, mas até quando? É que é Java, Ruby, C#, PHP, JS etc etc. Se vais tentar acompanhar, boa sorte.

3. lenric

lenric Power Member

Acredito que mais depressa arreie Ruby do que Java.

4. bashir

bashir Power Member

Ruby já está a morrer lentamente à bastante tempo, mas enquanto houver muita coisa feita em ruby vai-se manter aí.

5. Lucien

Lucien What is folding?

Também eu, e detesto Java. Mas mais depressa pego nisso que Python porque empregos Java não faltam.

6. filipedaniel

filipedaniel Power Member

JAVA é inferior a Python? Em quê? Podes não gostar mas dai a ser inferior vai um passo de gigante. Era bom se não se falasse só porque se ouve opiniões.

7. Eu digo que Java é inferior porque consigo pensar em muitas coisas que o Python faz melhor. Se uma linguagem faz muitas coisas melhor que outra naturalmente que essa linguage é superior, não? A unica coisa a favor do Java é ja se usa ha muitos anos e atingiu um certo nivel de utilização que basicamente a condenou à eternidade. Um pouco como COBOL, a linguagem pode ser antiga e haver melhores mas há tanto código escrito que será sempre preciso alguém para o manter.

8. XRS

XRS Power Member

Conforme indicado não creio que o JAVA desapareça tão deperessa quanto isso.
    Existem vários fatores que que sustentam a minha opinião:
    - Grandes plataformas em base no Java (Por exemplo a programação nativa Android)
    - Grande plataformas web empresariais (Muitas das grandes aplicações web de grandes empresas funcionam em java, que não tencionam gastar milhares e milhares de euros em reescrever noutra linguagem).

Quanto ao Python fazer melhor que Java é relativo. É importante saber que o fazer melhor está diretamente relacionado com os conhecimentos que tem cada developer. Coisas otimizadas é algo que muitos não sabem fazer (eu inclusive às vezes).

9. kronozord

kronozord Power Member

- Tens dados para suportar esta afirmação ou é um feeling?

Ai isso é :)

Assim como o java.

Esse ser inferior é a tua opinião e para a qual nao apresentantes qualquer fundamento.

O java não vai morrer rapidamente, porque existem milhares de aplicaçõe$$$ que estão construídas com essa linguagem que nao vao ser deitados fora porque algumas pessoas acham que a linguagem A é melhor que a linguagem B.
    Existem e continuaram a existir e aplicações greenfield a usar java, tanto enterprise como startups.
    Ia dizer que o Android é a cereja em cima do bolo mas na verdade é mais uma camada desse mesmo bolo, uma camada gigante.

O java está bem vivo e recomenda-se e vai ficar vivo durante muitos e bons anos.
    Apesar de tudo no IT mover-se muito depressa arriscaria um bitaite em que nem daqui a 20 anos esta lingugem ficará fora do top 3 das linguages mais utilizadas do mundo.

Última edição: 25 de Outubro de 2018
  10. lenric

lenric Power Member

Vai depender do quanto Data Science vai crescer e se Python/R irá acompanhar proporcionalmente esse putativo crescimento.

11. HarryZontal

HarryZontal Power Member

Mesmo que o Java estivesse condenado (o que eu nao acredito). Ha tanta coisa feita em java que ainda ha trabalho para mais 10/20 anos só para manter o que ja existe.

E pessoalmente acho que um developer só é developer durante 30 anos no maximo e depois ou vai para gestao ou muda de area abruptamente, n dá pra ser dev aos 55... portanto acho que nao nos temos de preocupar com o Java, se tiver pra morrer nao vai ser problema para quem trabalha actualmente em Java.

Eu tou mais preocupado com o que vai ser de mim quando tiver 45/50 anos e haver resmas de developers a quererem passar a ser managers e afins mas obviamente n podem ser todos managers...

12. cconst

cconst Power Member

pois... Acho que nessa altura me vou dedicar à agricultura...

13. O Java nao esta condenado. A quantidade de sistemas feitos em Java e neste momento tao grande que vai haver trabalho para os nossos netos. O que sim vai acontecer e que o Java tal como o conhecemos vai (e esta) a evoluir. Desde o Java 7 que ja podemos usar closures, por exemplo.
    Dizer que o Python e superior ao Java e um bocado como dizer que a chave de fendas e melhor que a chave Phillips... E dizerem que o Python e mais "moderno" que o Java é outra piada, ja que o Python e mais antigo que o Java :)
    Por alguma razao sistemas grandes e complexos sao escritos em Java: e uma linguagem que simplesmente nao deixa os programadores cometerem certos erros, como erros causados por tipos e gestao de memoria. Isto faz que, independentemente do nivel do programador, este possa contribuir para os projectos. Nem sempre podemos contratar os miticos 10x developers, portanto uma linguagem que grande parte dos profissionais conhece e que os protege de certos erros torna o desenvolvimento mais rapido e, mais importante, poupa dinheiro as empresas!

O Java nao vai morrer, tal como o Python nao vai morrer, ou o Lisp, ou o C. A programacao nao evolui tao rapidamente como se pensa... Todos estes conceitos "fixes" das linguagens "fixes" (closures, higher order functions, tail recursion, etc) foram todos inventados nos anos 50 e 60.... Pensem bem nisso...

E ja agora, ainda existe emprego no COBOL!

Em vez de se preocuparem com se a linguagem X ou Y tem futuro, preocupem-se com aprender a programar. As tecnologias mudam rapidamente, mas os fundamentos nao!

14. Tens razão no que dizes.

Um pouco off-topic mas tenho curiosidade em saber como achas que alguém melhor aprende a programar.

15. A melhor maneira de aprender a programar é simplesmente programar. Escolhe um problema que queiras resolver e estuda o problema: em que consiste, como e que o poderias resolver, casos limite, etc. Finalmente, dada a natureza do problema, escolhe uma linguagem de programacao que seja adequada: Se queres fazer um site, secalhar nao vais usar C, por exemplo.

A medida que vais descrevendo o teu problema com a linguagem de programacao que escolheste, vais encontrar certas dificuldades. Procura como e que outros resolveram essas questoes: muitas vezes existem design patterns que as vao resolver facilmente.

Na minha opiniao o mais importante e mesmo programar e levar os projectos ate ao fim, independentemente de achares que podem ser melhorados ou nao. Faz, acaba, reve e aponta o que achas que podias ter feito melhor e segue para outra.

Leva tempo, mas sinceramente nao acho que existam formulas magicas...

Partilhar esta Página