Quanto espaço deve ter a partição do Mac os x?

Meje

Power Member
Comprei ontem o meu Macbook 2.0 branco e quando ia fazer as partições deparei-me com uma dúvida.

Na internet encontro a informação que o Tiger precisa no minimo de 3 GB de disco e o meu Macbook tem 17 GB de espaço ocupado. De onde surgem os restantes 14 GB?

Eu estava a pensar fazer 3 partições, talvez 25 GB Tiger, 25 GB Win XP e 25 GB para outras coisas (um joguito ou outro, mp3, etc...).

Mas se calhar o numero de aplicações que irei instalar no Tiger não justifica os 25 GB, por outro lado aqueles 17 GB que já vêm ocupados deixam-me muito intrigado... Alguém me sabe explicar o que é.

Ainda sou mtoooooooooo noob e ando agora a dar os primeiros passinhos no mundo Mac.
 
Meje,

Nada como fazer um search :).

Podes sempre efectuar uma reinstalação do Tiger (eu fiz no meu MBP) e escolher apenas as opções mínimas. Não está muito visível, mas é possível reduzir bastante o tamanho da instalação.

PT
 
Meje,

Nada como fazer um search :).

Podes sempre efectuar uma reinstalação do Tiger (eu fiz no meu MBP) e escolher apenas as opções mínimas. Não está muito visível, mas é possível reduzir bastante o tamanho da instalação.

PT

Mas eu fiz search, aqui no fórum, andava agora pelo google a tentar encontrar alguma coisa. É que um windows user está habituado a ir ao explorador e ver os tamanhos das coisas, não sei se o Tiger tem alguma aplicação desse tipo.

Como utilizador Mac de poucas horas, terei alguma dificuldade em fazer essas escolhas agora. Se calhar vou deixar a partição do windows e do tiger com 22 GB por agora, quando já dominar isto melhor posso refazer tudo como achar conveniente. De qualquer forma obrigado pelo conselho.
 
Não à nada como um reinstal do OS X quando se compra um Mac.

Escolhes as tretas que queres instaladar, instalas o X11 (que creio que não vem predefenido) e poupas bastante espaço!
 
Não conheço esse programa, mas deduzo que só liberte as línguas não usadas, contudo ainda existem montes de drives de impressoras que nunca irás usar que estão a ocupar espaço desnecessariamente.

São as tais coisas que com um reinstal vão ao ar.
 
Não conheço esse programa, mas deduzo que só liberte as línguas não usadas, contudo ainda existem montes de drives de impressoras que nunca irás usar que estão a ocupar espaço desnecessariamente.

São as tais coisas que com um reinstal vão ao ar.

liberta as 30000 linguagens que todos os programas tem que nos (portugueses) não necessitamos.
alias, cada um escolhe as que quizer que não sejam removidas.

tal como foi dito, poupa-se muito espaço.. é dos primeiros programas a correr quando formato o mac..
 
Isso não tem lógica, se formatas o Mac podes escolher que linguagens queres que ele te instale, para que correr depois esse software?

liberta o espaço de todas as linguagens de todos os programas.
quando o formatas, depois instalas mais isto mais aquilo..e todos esses programas tem montes de linguagens que nao fazem falta nenhuma..

alias, acho que as linguagens que se escolhem quando se instala o OS X são apenas referentes mesmo ao OS e não a todas as aplicações. digo isto tendo em conta o espaço que é libertado quando se corre esse programa. não acredito que o Meje tenha ficado com 2.3 GB provenientes de programas instalados pós instalação do OS X.

mas nada como experimentares, e veres quanto espaço ganhaste..
 
Realmente, apesar de ao reinstalar o OS X e tirar todas as línguas desnecessárias, este programa ainda consegue ir buscar mais umas coisas, ganhei 1.2Gb.

Pensava que ele tirava as línguas (ficheiros) que são opcionais ao instalar o OS X.

My bad.:)
 
Realmente, apesar de ao reinstalar o OS X e tirar todas as línguas desnecessárias, este programa ainda consegue ir buscar mais umas coisas, ganhei 1.2Gb.

Pensava que ele tirava as línguas (ficheiros) que são opcionais ao instalar o OS X.

My bad.:)

Tranquilo =) assim fica comprovado que é de facto um bom programa..eheh
 
oi pessoal :hello:
só uma perguntinha: ao apagar as linguagens (ker seja ao fazer um reinstall do os, ou através deste programa que sugeriram) não estamos a apagar o suporte das linguagens dos browsers, ou estamos? isto é, se retirarmos, por exemplo, o japones ou o mandarim, depois conseguimos visualizar páginas nessas línguas?
sorry se for uma pergunta mt parva :wvsore:
 
oi pessoal :hello:
só uma perguntinha: ao apagar as linguagens (ker seja ao fazer um reinstall do os, ou através deste programa que sugeriram) não estamos a apagar o suporte das linguagens dos browsers, ou estamos? isto é, se retirarmos, por exemplo, o japones ou o mandarim, depois conseguimos visualizar páginas nessas línguas?
sorry se for uma pergunta mt parva :wvsore:

pois..estas deculpado(a).:lol:
as linguagens removidas tem a ver com as linguagens disponiveis nos menus e afins dos aplicativos.
nenhum browser tem como papel interpretar, do ponto de vista linguistico, o conteúdo a enviar para o cliente..
 
Back
Topo