Quanto ganha programador de Java?

Status
Fechado a novas mensagens.
acima de 1000 e uns pós liquidos ??? :\ Conheço muito boa gente, ex-colegas de universidade que começaram a ganhar bem menos.

Mas numa cena concordo contigo, o mercado é cada vez mais competitivo, estamos com uma geração que não precisa estudar informática porque simplesmente já faz parte da vida deles. E com as ferramentas que agora tem disponíveis, qualquer um dentro de 2 ou 3 anos consegue fazer aplicações e portais...
 
qualquer um dentro de 2 ou 3 anos consegue fazer aplicações e portais...
hum... actualmente """""qualquer um""""" (com muitas aspas...) consegue 'moldar' aplicações e portais. Criar uma aplicação de raíz é que não é para todos.

estamos com uma geração que não precisa estudar informática porque simplesmente já faz parte da vida deles
Pois, mas isso só por si não implica que essa geração saiba programar (que é o que se está a tratar aqui). Quando nasci já havia televisão; cresci a ver e a operar com essa tecnologia, mas não sei construir televisões nem conheço os interstícios da tecnologia, e quando se avaria tem de ir à oficina.
 
Última edição:
acima de 1000 e uns pós liquidos ??? :\ Conheço muito boa gente, ex-colegas de universidade que começaram a ganhar bem menos.

Mas numa cena concordo contigo, o mercado é cada vez mais competitivo...

Sim é mais competitivo. Cada vez há mais licenciados... e os postos de emprego não aumentam na mesma proporção.

Muitos vão para informática a dizer "quero ser engenheiro informático porque ouvi dizer que se ganha bem e se tem emprego", passam o curso a dizer que programar é uma seca, estão lá 6 anos para tirar um curso de 3 e acabam com média de 11 ou 12.
Depois ficam muito desiludidos porque não conseguem ganhar o salario que lhes tinham "prometido".

Eu pelo menos gosto de pensar assim: que para quem gosta daquilo que faz e se empenha e consegue ser bom, há sempre uma vaga de emprego decente à espera.
 
Sim é mais competitivo. Cada vez há mais licenciados... e os postos de emprego não aumentam na mesma proporção.

Muitos vão para informática a dizer "quero ser engenheiro informático porque ouvi dizer que se ganha bem e se tem emprego", passam o curso a dizer que programar é uma seca, estão lá 6 anos para tirar um curso de 3 e acabam com média de 11 ou 12.
Depois ficam muito desiludidos porque não conseguem ganhar o salario que lhes tinham "prometido".

Eu pelo menos gosto de pensar assim: que para quem gosta daquilo que faz e se empenha e consegue ser bom, há sempre uma vaga de emprego decente à espera.

apoiado a 200%

Eu sempre gostei de informática, quando acabei o 9º ano fui logo ver os cursos.. vi o Tecnologico de Inf e lá fui eu.. estou agora a fazer o 12º sem reprovar 1 unico ano.. e neste curso descobri mesmo o que queria ser.. não é andar a montar pc's.. que isso já eu o sabia fazer antes.. não é andar a configurar redes.. mas sim programar.. adoro programar.. para mim é um desafio ter ali um problema e arranjar maneira de o solucionar...

E estou a pensar ir para LEI, para uminho, e licenciar-me e depois vou para outro país, em principio... só espero é conseguir isto tudo :) mas também quem tira sempre acima de 15 nos testes de Bases de programação.. há de conseguir o resto... tem é que haver esforço!

Quanto ao salario de um programador depende muito dos factores que já te disseram.. até podes não ser licenciado e ganhares mais do que um.. tudo depende da experiencia que tens...

Agora para arranjar trabalho, é obvio que preferem os licenciados aos não licenciados.. lol
 
Quem disse aqui que um Engenheiro Informático é o que recebe melhor, deveria ter especificado um pouco a área...

O programador está no final da cadeia alimentar da Engenharia Informática. No topo andam os Consultores, Engenheiros de Software e afins.

Em engenharia de software ganha-se, mas ganha-se bem. Mas também é bom que saibas o que estás a fazer, pois o teu trabalho é suposto poupar semanas de trabalho a quem o for implementar.

Não pensem em fazer cursos pelo que se ganha, mas sim pelo que gostam de fazer. Incompetentes já há muitos no nosso país, e a formação de um incompetente começa mesmo por só olharem a dinheiro.

Se gostas da coisa e até dá lucro, melhor ainda. Agora escolher uma área porque dá dinheiro..., certamente que vão acabar como muitos colegas meus que quiseram EngInformática porque gostam de jogos e sabem trabalhar no word...
 
fui eu k falei que um prof meu tinha dito k ng ganhava mais que um eng. informático. Claro que há sempre que ganhe mais. Um jogador de futebol n sabe fazer mais nada k dar um pontape na bola, e ganha milhões, pq dp vem a publicidade e mais isto e mais aquilo.

Eu acabei o 12 com uma média de 14, tive 14 no exame de mat e nas disciplinas de programação tirei, 19,16,18 e tive que ir para uma privada pq n consequi entrar na publica, quando ha gajos que so marram teem medias de 18 e vao para informática e n percebem nada daquilo. Já programo desde os 12 anos, adoro aquilo que faço, e claro que estou numa turma prai de 100 gajos e mt deles nem sabem programar nada, e o que sabem é pascal e c. o que já n é mau. Eu ja tenho uma empresa de desenvolvimento de software à medida. Estou no curso pq gosto e claro que ganhar bem ajuda. mas tb n é o principal para mim.
 
Na verdade a pergunta pode ser muito relativa, como já foi discutido aqui... Mas também como já disseram, um programador de Java, ou até um Engenheiro de Informática comum, ganha um tanto por aquilo que faz e que sabe fazer, com competência claro.

Espero um dia vir a concretizar o que quero ser (Engenheiro de Informática), e importar-me mais no que irei gostar de fazer, com competência, como já referi...

E também não fazer como muitos, que só porque sabem andar na net e trabalhar com uma simples aplicação, querem logo a ser Engenheiros de Informática.

Cumprimentos.
 
boinazul, como é que é possível que com 14 de média e 14 no exame nacional não consegues entrar para nenhuma faculdade em Engenharia Informática? O fizeste mal a tua candidatura (só uma opção à campeão) ou então algo de muito estranho aconteceu, porque em 6 opções não entrar em nenhuma e com essas notas..., é obra.

Quanto ao trabalhar por freelancer..., mas o objectivo é mesmo não haver grande controlo, pedem o que querem, só lhes paga quem quer também ;)

Não há controlo, mas também não há garantias.
 
boinazul, como é que é possível que com 14 de média e 14 no exame nacional não consegues entrar para nenhuma faculdade em Engenharia Informática? O fizeste mal a tua candidatura (só uma opção à campeão) ou então algo de muito estranho aconteceu, porque em 6 opções não entrar em nenhuma e com essas notas..., é obra.

Quanto ao trabalhar por freelancer..., mas o objectivo é mesmo não haver grande controlo, pedem o que querem, só lhes paga quem quer também ;)

Não há controlo, mas também não há garantias.

Porque concori na 2 fase, e ja n havia vagas em lado nenhum. Claro que so pus feup e Isep e UMinho.
 
Bom a discussão vai longa! ...
Quanto ganha um programador de JAVA? ... bom a isso não te posso responder, mas se quiseres ter uma ideia de quanto ganha um engenheiro informático a trabalhar na SUN MYCROSYSTEMS ( A inventora do JAVA ) ai posso dizer-te que a pessoa em questão não me disse quanto ganhava mas, sei que tem regalias do tipo: ter 13 mil contos disponíveis para comprar um carro À escolha com seguro e outros encargos de oficina pagos + cartão GALP FROTA com plafon ilimitado para atestar quando quiser.
Só por ai é possível ver que o ordenado deve ser bastante bom mas, para isso, é necessario que sejas muito bom a programar para chegares a esse patamar!
 
Bom a discussão vai longa! ...
Quanto ganha um programador de JAVA? ... bom a isso não te posso responder, mas se quiseres ter uma ideia de quanto ganha um engenheiro informático a trabalhar na SUN MYCROSYSTEMS ( A inventora do JAVA ) ai posso dizer-te que a pessoa em questão não me disse quanto ganhava mas, sei que tem regalias do tipo: ter 13 mil contos disponíveis para comprar um carro À escolha com seguro e outros encargos de oficina pagos + cartão GALP FROTA com plafon ilimitado para atestar quando quiser.
Só por ai é possível ver que o ordenado deve ser bastante bom mas, para isso, é necessario que sejas muito bom a programar para chegares a esse patamar!


Para estares a esse nivel tens de ter uma experiencia ... bom ... lol. Além de que de qualquer forma não estou a ver isso acontecer (em Ptuga), sem ser num cargo de director ou afins de um departamento ... Conhecço pessoas a trabalhar na sun,cá, em que ordenado anda á volta dos 1500 / 2000 €, em que as regalias são carro de empresa (corsas, puntos e afins) e certificações pagas ... mais do que isso ...
 
Quem disse aqui que um Engenheiro Informático é o que recebe melhor, deveria ter especificado um pouco a área...

O programador está no final da cadeia alimentar da Engenharia Informática. No topo andam os Consultores, Engenheiros de Software e afins.

Em engenharia de software ganha-se, mas ganha-se bem. Mas também é bom que saibas o que estás a fazer, pois o teu trabalho é suposto poupar semanas de trabalho a quem o for implementar.

Não pensem em fazer cursos pelo que se ganha, mas sim pelo que gostam de fazer. Incompetentes já há muitos no nosso país, e a formação de um incompetente começa mesmo por só olharem a dinheiro.

Se gostas da coisa e até dá lucro, melhor ainda. Agora escolher uma área porque dá dinheiro..., certamente que vão acabar como muitos colegas meus que quiseram EngInformática porque gostam de jogos e sabem trabalhar no word...

Aí estás tu amigo Heckel, a fazer valer a tua imagem de marca. Frontalidade e sem papas na língua. Olha, queria só que me esclarecesses um ponto: na tua opinião o que é a Engenharia do Software? É que já tenho ouvido cada calinada sobre este ponto que até assusta. Gostava então de ouvir a tua ideia sobre o assunto.

Vá, cumps
 
fui eu k falei que um prof meu tinha dito k ng ganhava mais que um eng. informático. Claro que há sempre que ganhe mais. Um jogador de futebol n sabe fazer mais nada k dar um pontape na bola, e ganha milhões, pq dp vem a publicidade e mais isto e mais aquilo.

Eu acabei o 12 com uma média de 14, tive 14 no exame de mat e nas disciplinas de programação tirei, 19,16,18 e tive que ir para uma privada pq n consequi entrar na publica, quando ha gajos que so marram teem medias de 18 e vao para informática e n percebem nada daquilo. Já programo desde os 12 anos, adoro aquilo que faço, e claro que estou numa turma prai de 100 gajos e mt deles nem sabem programar nada, e o que sabem é pascal e c. o que já n é mau. Eu ja tenho uma empresa de desenvolvimento de software à medida. Estou no curso pq gosto e claro que ganhar bem ajuda. mas tb n é o principal para mim.

Bem, como o Heckel já disse, algo correu muito mal na tua candidatura. Mas olha, vais tentar transferencia ao fim do primeiro ano ou ficas onde estás?

O pior de quem quer ser eng Informático é sempre a Mat A. É por isso que foi para o 1.º agrupamento. Estou já no 11.ºano e passei com 18 a Mat A. Para já, tive 19,1 no primeiro teste. Bem, acho que assim vou já com uma margem de segurança enorme para me candidatar a qualquer curso de eng Informática (em principio será FEUP, depois UMinho, a seguir UAveiro, IST e Ubi, que está a 300 metros de minha casa...lol).

Vá, cumps
 
Bem, como o Heckel já disse, algo correu muito mal na tua candidatura. Mas olha, vais tentar transferencia ao fim do primeiro ano ou ficas onde estás?

O pior de quem quer ser eng Informático é sempre a Mat A. É por isso que foi para o 1.º agrupamento. Estou já no 11.ºano e passei com 18 a Mat A. Para já, tive 19,1 no primeiro teste. Bem, acho que assim vou já com uma margem de segurança enorme para me candidatar a qualquer curso de eng Informática (em principio será FEUP, depois UMinho, a seguir UAveiro, IST e Ubi, que está a 300 metros de minha casa...lol).

Vá, cumps

como disse, nada correu mal com a candidatura, apenas concorri na 2 fase de candidatura. e devido ao facto de os exames de mat este ano serem mt faceis, as vagas foram quase todas preenchidas na primeira fase. Para ter uma ideia, so havia 5 vagas na feup e 0 no Isep, eu entrei na UBI como opção. mas sou do porto, e fui para a privada Fernando Pessoa. Em principio vou ficar na UFP pq as condiçoes sao mt melhores que Isep e equivalentes a feup que tive a oportuniade de visitar.
 
Sim é mais competitivo. Cada vez há mais licenciados... e os postos de emprego não aumentam na mesma proporção.

Muitos vão para informática a dizer "quero ser engenheiro informático porque ouvi dizer que se ganha bem e se tem emprego", passam o curso a dizer que programar é uma seca, estão lá 6 anos para tirar um curso de 3 e acabam com média de 11 ou 12.
Depois ficam muito desiludidos porque não conseguem ganhar o salario que lhes tinham "prometido".

Eu pelo menos gosto de pensar assim: que para quem gosta daquilo que faz e se empenha e consegue ser bom, há sempre uma vaga de emprego decente à espera.

Opinião sensata. Importa acima de tudo ser bom e ter gosto naquilo que se faz. De nada adianta pagarem bem se vamos odiar aquilo que fazemos profissionalmente. Gostar daquilo que se faz é meio caminho para se ser bom. A outra metade depende maioritáriamente de esforço, trabalho e dedicação.

Como foi dito há muitas pessoas que andam a tirar curso superior por andar. Arrastam o curso, fazem o minimo que podem e depois esperam ter emprego fácil e bem remunerado quando acabam...mas em que mundo vivem essas pessoas? Acordem. O mercado é competitivo e só quem for bom e dedicado terá o prazer de poder exercer a sua àrea de formação. Os outros, os que tiram o curso por esforço e com pouca dedicação , fazendo sempre o minimo possivel, estarão sempre relegados para funções secundárias que vão odiar na mesma porque não gostam de fazer nada, ou então vão estar dependentes de uma boa cunha para se enfiarem num buraco qualquer.

Independentemente de pretenderem ser programadores, gestores ou astronautas, todos terão de gostar e dedicar-se àquilo que fazem para poder atingir patamares de remuneração elevados. E, como foi dito, para os realmente bons e dedicados há sempre lugar no mercado de trabalho.

Cumps a todos
 
Última edição:
Olha, queria só que me esclarecesses um ponto: na tua opinião o que é a Engenharia do Software?

Boas!

Para mim Engenharia de Software? De facto não posso falar muito sobre o assunto, o pouco que conheço deve-se às cadeiras que tive na faculdade e à experiência dos meus professores, no entanto a ideia que tenho quanto a isso é mesmo o desenho prévio de um software, isto é, pensar no projecto todo, esquematizar o mesmo pensando nas dependências e subpartes do mesmo de forma a quando for entregue aos programadores já seja só fazer a implementação do estruturado.

Existem muitas formas de fazer esse desenho, hoje em dia o UML é a linguagem da moda..., mas verdade seja dita, após um projecto ser BEM planeado em UML, o programador só tem de bater código, não precisa de pensar muito porque já houve quem o fizesse por ele ;)

Posso ter acabado de fazer um post disparatado, no entanto esta é a ideia que tenho de Engenharia de Software, bem que podia ir à wikipedia e ler primeiro para evitar algumas calinadas :P
 
Na exame Informatica do mes passado estão os ordenados medios em PT para a área das TI no ano de 2006.

Programador - Experiencia 2-5 anos:
Lisboa: 21000
Porto: 17000

Experiencia 5-10 anos:
Lisboa: 26000
Porto: 21800

Valores de ordenado anuais claro.

Depois tem tb Programados analista, administração de sistemas, administrador base dados, gestor redes e comunicações, arquitectura soluçoes, system manager, director informatica.
Quem quizer mais informação que compre a revista.

Eu actualmente tou no 4º ano de Eng. Informatica a tirar mestrado em Eng. Software e Sistemas de Informação. Modelo Bolonha.
Espero demorar talvez mais 2 anos para acabar o curso.
Media de Lei ate agora 13.1 e faltam-me 6 cadeiras para acabar Lei, mas ja tenho este semestre 4 cadeiras de Mestrado.
O curso é mesmo muito puxado. É preciso saber de tudo um pouco. Programar por programar não é nada. Dominar muito bem uma linguagem não é nada. O importante é perceber os mecanismos de funcionamento e claro perder horas e horas em projectos.

Por exemplo na cadeira de Integração de Sistemas (talvez a cadeira mais difcil de todo o curso) tive que despender 61h so no segundo projecto. Somos 3 a fazer o projecto o que deu um total de mais de 180h no esforço dos 3. E tivemos somente 3 semanas para o fazer porque ao longo do semestre são 4 projectos para fazer á cadeira.
Claro que a somar a esta cadeira tenho mais 5 (todas com outros projectos, fichas e testes), apesar de ja ter desistido de uma porque simplesmente Integração de sistemas vale por 2 ou 3 cadeiras das "normais".

Por isso ja tão a ver. É preciso é esforço e dedicação. Os genios do 12º podem chegar e espalhar-se, tal como os mediocres do 12º podem ir fazendo a coisa direitinha.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo