Quanto ganha programador de Java?

Status
Fechado a novas mensagens.
"Em portugal não há quem ganhe mais do que os engenheiros de informática, a não ser os politicos"

não vou comentar... é triste... ou melhor não vou comentar nenhuma tristeza dita (escrita) anteriormente.


Quem ganha mais, quem ganha menos... horas de trabalho, horas extra, férias, stress...
Engº Infor... :lol:, deixa-me rir.... ao fim de dez anos estão corcundas, cansados, olhos esbugalhados... porra não não é vida para mim...
Engº Civil...:lol: 4 anos a aprender calhaus... portanto é um responsavel de obra com camisas da lacoste.... porra não não é vida para mim...

Engº de coisas... :lol:... não...

Cirugião, passar a vida dentro de uma bata a limpar a maravilha que o organismo faz...
advogado, passar a vida a ouvir os problemas dos outros, não obrigado

todas estas profissões não têm horário... e a mulher, e os filhos... para quê!??!? não compensa...

quem ganha mais... tudo depende de um factor... se es um profissional competente na empresa certa a trabalhar para o patrão certo... so...

Mas isto não existe....


Hãããã~então o que é para ti trabalhar e ganhar bem? euromilhoes não:004:

Queria saber como se chamam os cursos para programadores?


Que tal Mcc/cc (programacao)
Lei/Lesi (programacao)
Ltsi (programacao)
Miecom (programaçao/hardware 50/50)
Eeic. (+hardware/-programacao)

Todos uminho com grandes doses de programação... é só escolher...
Para outras universidades outro user que te ajude, pq tá fora do meu ambito.

P.S. Espero que nenhum user q ande nestes cursos fique chateado com as minhas classificações dos atributos dos cursos.
 
Última edição pelo moderador:
Nenhum engenheiro ganha grande coisa (e em engenheiro estou a incluir electrotécnicos, informáticos, programadores, mecânicos, o que vocês quiserem). É claro que ganha bem mais que a média nacional mas ninguém fica rico ou algo que se pareça a ser um engenheiro (ou seja a fazer engenharia, aplicar tecnologia)

Se querem ganhar mais como engenheiros tem que ser absurdamente bons no que fazem (salientar o absurdamente) ou fazer algo absurdamente específico (salientar o absurdamente).

Ou então deixam de ser Engenheiros no sentido de quem faz trabalho de engenharia e passam a ser outra coisa qualquer que só uma pessoa com formação em Engenharia pode fazer mas que não é Engenharia (como ser comercial de determinados produtos por exemplo). Aí sim podem ganhar melhor.

Ora sim senhor, um post com pés e cabeça! (ou não fosse um electricista! :P )

Já pensaram na classe médica (trabalhar no hospital e depois ter uma clinica)? Já pensaram nos navegadores aereos? já pensaram nos gestores de topo?
Há toda ela uma serie de profissões que ganham bem! Olhem o caso do Paulo Macedo da DGCI.....quanto ganhava ele?

É dificil quantificar quanto ganha um programador, porque depende de muita coisa, agora uma coisa é certa, menos de 800€ não ganha ;)
 
olha, mais um da fctuc-dei. Já fizeste sist distribuidos? int sistemas está em grande parte relacionada com sd nao? estou tentado a meterme nessa cadeira juntamente com estagio po prox ano, logo verei. tou com medo é q me meta com 1 grupo q n trabalhe e depois me lixe, infelizmente existe muito essa mentalidade nas universidades.
Boas,
claro que não é fácil mas depende de muita coisa, do tipo de estágio que vais fazer e o tempo que este te tira, o número de cadeiras que vais ter, o grupo com quem ficas, a tua vontade/capacidade de trabalho e organização etc. De qualquer maneira é claro que é possível.

Suponho que o estágio não te tire todo o tempo e assumindo que tens apenas IS penso que deves tentar, desde que vás trabalhando e não deixes para o final (uma vez que vais ter muito menos tempo).

O primeiro trabalho é bastante acessível, faz-se bem, já o segundo é mais complicado fundamentalmente pela utilização de uma série de tecnologias etc com que podes não estar familiarizado, logo acabas por perder metade do tempo a descobrir como funcionam (ou porque não funcionam :P). No meu caso o principal problema foi o trabalho apanhar a semana da latada, fazendo com que só começasse o projecto depois desta :confused:
Quanto ao 3o ainda não te posso dizer grande coisa porque eu e o meu colega mal começámos :x

Com isto quero dizer que é uma cadeira importante e interessante, se quiseres mesmo fazer vai em frente, certamente não és o único TE a tentar, o ideal é arranjares alguém com quem gostes de trabalhar para fazer os projectos e começar a faze-los mal estes sejam disponibilizados :P
 
"Em portugal não há quem ganhe mais do que os engenheiros de informática, a não ser os politicos"

não vou comentar... é triste... ou melhor não vou comentar nenhuma tristeza dita (escrita) anteriormente.


Quem ganha mais, quem ganha menos... horas de trabalho, horas extra, férias, stress...
Engº Infor... :lol:, deixa-me rir.... ao fim de dez anos estão corcundas, cansados, olhos esbugalhados... porra não não é vida para mim...
Engº Civil...:lol: 4 anos a aprender calhaus... portanto é um responsavel de obra com camisas da lacoste.... porra não não é vida para mim...

Engº de coisas... :lol:... não...

Cirugião, passar a vida dentro de uma bata a limpar a maravilha que o organismo faz...
advogado, passar a vida a ouvir os problemas dos outros, não obrigado

todas estas profissões não têm horário... e a mulher, e os filhos... para quê!??!? não compensa...

quem ganha mais... tudo depende de um factor... se es um profissional competente na empresa certa a trabalhar para o patrão certo... so...

Mas isto não existe....

O objectivo do teu post era seguir a linha dos posts tristes que mencionaste? Se sim, então conseguiste...
 
"Em portugal não há quem ganhe mais do que os engenheiros de informática, a não ser os politicos"

não vou comentar... é triste... ou melhor não vou comentar nenhuma tristeza dita (escrita) anteriormente.


Quem ganha mais, quem ganha menos... horas de trabalho, horas extra, férias, stress...
Engº Infor... :lol:, deixa-me rir.... ao fim de dez anos estão corcundas, cansados, olhos esbugalhados... porra não não é vida para mim...
Engº Civil...:lol: 4 anos a aprender calhaus... portanto é um responsavel de obra com camisas da lacoste.... porra não não é vida para mim...

Engº de coisas... :lol:... não...

Cirugião, passar a vida dentro de uma bata a limpar a maravilha que o organismo faz...
advogado, passar a vida a ouvir os problemas dos outros, não obrigado

todas estas profissões não têm horário... e a mulher, e os filhos... para quê!??!? não compensa...

quem ganha mais... tudo depende de um factor... se es um profissional competente na empresa certa a trabalhar para o patrão certo... so...

Mas isto não existe....

Sem ofensa, se puderes diz-nos o que esperas fazer da vida...se é que esperas fazer alguma coisa.

Mulher?Filhos? Bem vindo ao século XXI

Cumps
 
Se eu entrar na TAP como opt (oficial pilot) ja ganho 3000 por mes por isso em Cpt o ordenado deve subir para 4000, 5000

Isso são uns trocos comparado com alguns tipos de cargos.

Mas o que importa aqui salientar é que o importante é gostar daquilo que se faz, independentemente se há profissões que sejam melhores ou piores remuneradas.

Já diz o ditado: "quem corre por gosto não cansa".
 
Então boa sorte lá na TAP...
Sem querer ferir susceptibilidades, acho uma piada a esta gente que diz que os pilotos da TAP e os Engenheiros Electrotécnicos ganham mais que os Engenheiros de Informática... Se ganham, ainda bem para eles... O problema é que assim fazem com que a thread caia no offtopic e demonstram alguma falta de maturidade.
"Ai eu vou ser isto e fazer aquilo e vou ganhar mais que tu"... Digo-vos já, há muitas alternadeiras e passadores de droga mafiosos a ganhar mais que alguns pilotos da TAP e Engenheiros Electrotécnicos... E não vêem essas pessoas aqui a trocar galhardetes sobre as suas profissões de sonho...
Espero não ter ofendido ninguém, é so a minha opinião e como já foi referido anteriormente, não têm que concordar com ela, mas pelo menos tentar respeitá-la...
Estou a tirar o Curso Tecnológico de Engenharia Informática e estou muito satisfeito... Tenho médio de 14,4(podia ser muito melhor, tenho média de 10,5 a Matemática por não ter cunha num Colégio semi-privado de padres infestado de corrupção, devido à falta de opções na minha área de residência), mas desde que dê para entrar na Faculdade e tirar um ordenado satisfatório no fim do Curso, já vejo alguns dos meus objectivos cumpridos, a fazer o que gosto...
Cumps
 
Se eu entrar na TAP como opt (oficial pilot) ja ganho 3000 por mes por isso em Cpt o ordenado deve subir para 4000, 5000
(off-topic)
Pois mas para teres o Cpt (Capitão) tens de passar pela força área, e depois de lá entrares tens de concorrer às vagas para piloto, ou és realmente bom e consegues ou tens grandes cunhas, e ai sim é que podes dizer que é Capitão, mas depois a força aerea só te deixa sair ao fim de 10 anos de serviços como piloto(pelo menos era assim) se não forem mais. Por isso vai lá tirar o curso o de piloto, porque Capitão na TAP só daqui a muitos anos.
(/fim de off topic)



Voltando ao tópico, 800€ em média, mas tenho amigos que depois do estágio ficaram a ganhar 700 euros limpos no Porto e a recibos verdes. Tudo depende se és realmente bom ou não, se és realmente muito bom vais ter um professor da universidade que vai deitar-te a mão, leia-se meter uma cunha por ti, ou convidar-te para dar aulas e fazer investigação e vais ter n empresas atrás de ti e vais ganhar a cima da média. Se fores bom, vais ter algumas empresas atrás de ti e o mais certo é ficares na empresa do estagio e vais ganhar um pouquinho acima da média. Se fores normal, olha vais andar na dança dos CV e tanto podes ganhar o que se ganha na média ou podes ganhar abaixo da média.
 
Se eu entrar na TAP como opt (oficial pilot) ja ganho 3000 por mes por isso em Cpt o ordenado deve subir para 4000, 5000

Ouve lá, então e os tipos da GOOGLE-PLEX, que milhões para distribuir pelos empregados? Tenta lá imaginar quanto é que não ganha um engenheiro informático na GOOGLE? Fora todas as regalias que têm como extras.

(Anda voa muito que ainda bates com a cabeça num poste alto a dizer: "ordenado de engenheiro informático").

Mas chega de tanta presunção nesta thread.


Boas pessoal
Alguém me sabe dizer quanto ganha aproximadamente em média um programador de Java?

Só por curiosidade minha e de um amigo meu...

O que é realmente importante referir aqui é quanto ganha um programador: bem, isso depende desde logo da universidade que escolheres. As universidades portuguesas de top (tipo FEUP, UMinho, UAveiro) são as que oferecem melhores propostas de estágio e melhores condições para ingressares numa universidade estrangeira (num ERASMUS ou para fazer mestrado, doutoramento, etc.). Depois, depende muito da tua capacidade pessoal de estares constantemente a actualizares-te e o quanto gostas realmente de informática (atenção, informática não é estar o dia todo no CS nem no PHOTOSHOP). Nesta área tens de ter realmente amor áquilo que fazes. Tens de te dedicar a 110% e ter sempre a consciência que só com trabalho árduo é que se lá vai.

Mas assim falando em números, para um recém-licenciado em Eng Informática, se tiver sido um aluno com média de 13/14 (aluno médio), se começar a ganhar 800€ por mês está a ganhar razoável.

Mas uma coisa é certa, nunca ninguém ganhará muito se for para um curso a pensar quanto vai ganhar ao fim dos 3/5 anos da licenciatura. Aqueles que ganham melhor são aqueles que amam aquilo que fazem.

Vá, cumps
 
Bemmmm, eu ia chorando de tanto rir depois de ver algumas barbaridades aqui escritas.

Para quem já acabou o curso e tem nos ombros alguma experiência profissional sabe bem como funciona o mercado nacional actualmente.

Para os menos "desafortunados" fiquem a saber que "tachos" já há muito tempo que acabaram, para ser mais preciso por volta de 1998, ano em que IT em portugal era sinónimo de boa vida (conta bancária também), actualmente, e como já foi dito aqui, existem muitas pessoas que não sabem muito bem o que querem da vida no fim do 12º ano e decidem ir para um curso de informática porque pensam que se ganha bem, o que não acontece.

O que o nosso mercado tem para nos oferecer actualmente são ordenados medianos, nada de especial excepto para cargos de gestão de projectos, ou então para chefes de equipas de programação, entre outros, programadores própriamente ditos não ganham nada de especial a não ser que sejam especializados em algo único em que poucas pessoas no País sejam capazes de cumprir com alguns requisitos para projectos de grande envergadura, não me parece que Java seja uma linguagem que exista pouca oferta de mão de obra, qualquer CV hoje em dia tem de contar quase como standart ter presente J2EE.

Se querem um conselho sigam aquilo que realmente gostam, eu já estou no mercado há algum tempo, e vi muitos casos de pessoas com sérias dificuldades a executar a seu trabalho, e a irem trabalhar todos os dias por obrigação, só para poderem ganhar mais uns trocos.

Apesar de não me poder queixar muito do meu ordenado, não deixa de ser triste ver que por vezes os cargos e os ordenados são ditados por o nivel de escolariedade ou pela instituição em que nos formámos, no entanto que já trabalha sabe bem que há muitos mestres e doutores profundamente incompetentes, mas isto é uma realidade a que ninguém pode fugir, e o que realmente interessa no final do dia não é se ganhaste muito dinheiro, mas sim se fizeste o teu trabalho com gosto, eu estive num local os últimos 3 anos onde saia todos os dias com um sorrizo na cara, simplesmente porque um dia de trabalho me pareciam minutos, e não invejo pessoas que no final do mês tinham mais 1000 ou 1500€ no bolso, porque a eles custava-lhes a passar o dia, a mim não :007:

Moral da história, não sigam alguma carreira só pelo dinheiro, sigam algo que gostam pois facilmente se tornarão bons naquilo que fazem, e o dinheiro vem depois por acréscimo.
 
Bemmmm, eu ia chorando de tanto rir depois de ver algumas barbaridades aqui escritas.

Para quem já acabou o curso e tem nos ombros alguma experiência profissional sabe bem como funciona o mercado nacional actualmente.

Para os menos "desafortunados" fiquem a saber que "tachos" já há muito tempo que acabaram, para ser mais preciso por volta de 1998, ano em que IT em portugal era sinónimo de boa vida (conta bancária também), actualmente, e como já foi dito aqui, existem muitas pessoas que não sabem muito bem o que querem da vida no fim do 12º ano e decidem ir para um curso de informática porque pensam que se ganha bem, o que não acontece.

O que o nosso mercado tem para nos oferecer actualmente são ordenados medianos, nada de especial excepto para cargos de gestão de projectos, ou então para chefes de equipas de programação, entre outros, programadores própriamente ditos não ganham nada de especial a não ser que sejam especializados em algo único em que poucas pessoas no País sejam capazes de cumprir com alguns requisitos para projectos de grande envergadura, não me parece que Java seja uma linguagem que exista pouca oferta de mão de obra, qualquer CV hoje em dia tem de contar quase como standart ter presente J2EE.

Se querem um conselho sigam aquilo que realmente gostam, eu já estou no mercado há algum tempo, e vi muitos casos de pessoas com sérias dificuldades a executar a seu trabalho, e a irem trabalhar todos os dias por obrigação, só para poderem ganhar mais uns trocos.

Apesar de não me poder queixar muito do meu ordenado, não deixa de ser triste ver que por vezes os cargos e os ordenados são ditados por o nivel de escolariedade ou pela instituição em que nos formámos, no entanto que já trabalha sabe bem que há muitos mestres e doutores profundamente incompetentes, mas isto é uma realidade a que ninguém pode fugir, e o que realmente interessa no final do dia não é se ganhaste muito dinheiro, mas sim se fizeste o teu trabalho com gosto, eu estive num local os últimos 3 anos onde saia todos os dias com um sorrizo na cara, simplesmente porque um dia de trabalho me pareciam minutos, e não invejo pessoas que no final do mês tinham mais 1000 ou 1500€ no bolso, porque a eles custava-lhes a passar o dia, a mim não :007:

Moral da história, não sigam alguma carreira só pelo dinheiro, sigam algo que gostam pois facilmente se tornarão bons naquilo que fazem, e o dinheiro vem depois por acréscimo.

Seria espectacular se ganhassemos em proporção aquilo que gostamos de fazer. Mas tu sabes que há sempre aqueles patrões que só pensam em explorar os empregados sem lhes importar se as pessoas estão felizes ou não.

Portanto, adorando eu Matemática (enquanto que para muitos fazer um problema de álgebra ou outra área da Matemática é uma seca descomunal, para mim fazer 20 sabe-me a pouco e fico sempre com vontade de fazer mais) e amando programação (para mim é lazer estar fechado com um computador e um editor de código até altas horas da madrugada), pelo tua óptica, não terei qualquer dificuldade?

Espero bem que não, até porque é mesmo isto que eu quero da vida e não me importa o trabalho que terei pela frente, porque faço esse trabalho com todo o prazer deste Mundo.

Vá, cumps
 
apesar da capacidade de uma pessoa nao medir-se em canudos, mas sim com aquilo que realmente sabe fazer, esse é um dos motivos pelo qual recomendo sempre tirarem um curso superior. Acontece tambem muitas vezes as pessoas andarem a fazer o mesmo trabalho de pessoas licenciadas e receberem bem menos.

Só um pequeno aparte, conhecia uma pessoa que trabalhava na TMN, e ofereceram-se a pagar-lhe o curso para poderem promovê-lo.

Infelizmente faleceu até lá, senão até era capaz de ser um bom mentor para mim...
 
Só um pequeno aparte, conhecia uma pessoa que trabalhava na TMN, e ofereceram-se a pagar-lhe o curso para poderem promovê-lo.

Infelizmente faleceu até lá, senão até era capaz de ser um bom mentor para mim...

Sim de facto a TMN tem optimas politicas de formação, tenho 2 colegas de curso que lá trabalhavam (e ainda trabalham) e ambos tiveram sempre as propinas pagas (cerca de 270€ mensais), e actualmente um deles está a ter formação MySQL na prisma, também pago pela TMN, se a isso acrescentarmos carros, prémios entre outras coisas, sim têm optimas regalias, melhores que as minhas :005:

Mas lá está, um está lá desde 1999 e outro desde 1998, a meu ver entraram na altura certa. :rolleyes:
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo