Quanto ganha programador de Java?

Status
Fechado a novas mensagens.
Se eu entrar na TAP como opt (oficial pilot) ja ganho 3000 por mes por isso em Cpt o ordenado deve subir para 4000, 5000

Um Engenheiro Informático se passar o tempo fora do país que passa um piloto da TAP, se despender tantas horas em trabalho (e se calhar nem precisam de ser assim tantas) como despende um piloto da TAP em voos, pausas entre voos... etc... com 1/2 anos de experiência chega a esses valores de capitão (nota bem o tempo de experiência). É só uma questão de se encher de coragem e ir para fora... é claro que isto depende de alguns factores. Eu não quero entrar em guerras, aquilo que eu prentedo realçar é que se um Engº Informático quiser fazer o esforço físico e psicológico que um piloto da TAP faz... esses valores não são nada de extraordinário.
 
Bemmmm, eu ia chorando de tanto rir depois de ver algumas barbaridades aqui escritas.

Para quem já acabou o curso e tem nos ombros alguma experiência profissional sabe bem como funciona o mercado nacional actualmente.

Para os menos "desafortunados" fiquem a saber que "tachos" já há muito tempo que acabaram, para ser mais preciso por volta de 1998, ano em que IT em portugal era sinónimo de boa vida (conta bancária também), actualmente, e como já foi dito aqui, existem muitas pessoas que não sabem muito bem o que querem da vida no fim do 12º ano e decidem ir para um curso de informática porque pensam que se ganha bem, o que não acontece.

O que o nosso mercado tem para nos oferecer actualmente são ordenados medianos, nada de especial excepto para cargos de gestão de projectos, ou então para chefes de equipas de programação, entre outros, programadores própriamente ditos não ganham nada de especial a não ser que sejam especializados em algo único em que poucas pessoas no País sejam capazes de cumprir com alguns requisitos para projectos de grande envergadura, não me parece que Java seja uma linguagem que exista pouca oferta de mão de obra, qualquer CV hoje em dia tem de contar quase como standart ter presente J2EE.

Se querem um conselho sigam aquilo que realmente gostam, eu já estou no mercado há algum tempo, e vi muitos casos de pessoas com sérias dificuldades a executar a seu trabalho, e a irem trabalhar todos os dias por obrigação, só para poderem ganhar mais uns trocos.

Apesar de não me poder queixar muito do meu ordenado, não deixa de ser triste ver que por vezes os cargos e os ordenados são ditados por o nivel de escolariedade ou pela instituição em que nos formámos, no entanto que já trabalha sabe bem que há muitos mestres e doutores profundamente incompetentes, mas isto é uma realidade a que ninguém pode fugir, e o que realmente interessa no final do dia não é se ganhaste muito dinheiro, mas sim se fizeste o teu trabalho com gosto, eu estive num local os últimos 3 anos onde saia todos os dias com um sorrizo na cara, simplesmente porque um dia de trabalho me pareciam minutos, e não invejo pessoas que no final do mês tinham mais 1000 ou 1500€ no bolso, porque a eles custava-lhes a passar o dia, a mim não :007:

Moral da história, não sigam alguma carreira só pelo dinheiro, sigam algo que gostam pois facilmente se tornarão bons naquilo que fazem, e o dinheiro vem depois por acréscimo.

Apoiado a 100%


Quanto às "formações", não se esqueçam que a maior parte é financiada pela União europeia... as empresas não pagam tusto...
 
Eu estou a tirar eng. de informática na UFP. Tenho um prof que disse na aula simplesmente isto: (claro que podem concordar ou discordar)

"Em portugal não há quem ganhe mais do que os engenheiros de informática, a não ser os politicos"

Por isso, se fores engenheiro, podes vir a ganhar mt mais que 1000€. Eu sei que vi uma tabela, já não me lembro onde, mas penso que um programador sénior pode tirar por mês a volta dos 2000€. Claro que isto depende de X factores.


Isso não é verdade, eu tenho 8 anos de experiência (em Oracle, C e um bocadinho de J2EE) e ganho na área do Porto +-1500€ mês. Em Lisboa e em algumas empresas podes tirar perto de 2000€ limpos.
Não te enganes a pensar que informática é para ficar rico.
 
Pessoal,

Acho esse tema muito bom, eu, por exemplo, estou a fim de ir morar em Portugal e gostaria de saber quanto ganha um Analista/Programador Java.

Moro em Recife-Pernambuco-Brasil. Sou formado em Analise de Sistemas e Pos-Graduado em Hengenharia de Software. Trabalho com J2EE há cinco anos. Sou certificado SCJP e SCWCD. Hoje em dia, estou trabalhando com Struts, Hibernate, Ajax, JSP-JSTL e Oracle. Ganho R$3.500,00

O que eu gostaria de ver é algo do tipo:

Java

Programador Junior R$1.200 a R$2.100
Programador Pleno R$2.100 a R$3.500
Programador Sênior R$3.500 a R$4.500
[FONT=&quot]Líder Técnico, mais de R$4.500.[/FONT]
[FONT=&quot]Obs: Esse valor é em Recife. São Paulo e Rio de Janeiro, estes valores tem um acréscimo de +-20% A partir do P.Pleno.

Será que alguém pode fazer uma estimativa dessa????[/FONT]
 
Pessoal,

Acho esse tema muito bom, eu, por exemplo, estou a fim de ir morar em Portugal e gostaria de saber quanto ganha um Analista/Programador Java.

Moro em Recife-Pernambuco-Brasil. Sou formado em Analise de Sistemas e Pos-Graduado em Hengenharia de Software. Trabalho com J2EE há cinco anos. Sou certificado SCJP e SCWCD. Hoje em dia, estou trabalhando com Struts, Hibernate, Ajax, JSP-JSTL e Oracle. Ganho R$3.500,00

O que eu gostaria de ver é algo do tipo:

Java

Programador Junior R$1.200 a R$2.100
Programador Pleno R$2.100 a R$3.500
Programador Sênior R$3.500 a R$4.500
[FONT=&quot]Líder Técnico, mais de R$4.500.[/FONT]
[FONT=&quot]Obs: Esse valor é em Recife. São Paulo e Rio de Janeiro, estes valores tem um acréscimo de +-20% A partir do P.Pleno.

Será que alguém pode fazer uma estimativa dessa????[/FONT]

Tudo bem que o Google até é uma ferramenta bastante vulgar... mas é para quem lê o teu post assim como para ti. Como tal, aconselhava-te a passares os valores de Reais para Euros...
 
Pessoal,

Acho esse tema muito bom, eu, por exemplo, estou a fim de ir morar em Portugal e gostaria de saber quanto ganha um Analista/Programador Java.

Moro em Recife-Pernambuco-Brasil. Sou formado em Analise de Sistemas e Pos-Graduado em Hengenharia de Software. Trabalho com J2EE há cinco anos. Sou certificado SCJP e SCWCD. Hoje em dia, estou trabalhando com Struts, Hibernate, Ajax, JSP-JSTL e Oracle. Ganho R$3.500,00

O que eu gostaria de ver é algo do tipo:

Java

Programador Junior R$1.200 a R$2.100
Programador Pleno R$2.100 a R$3.500
Programador Sênior R$3.500 a R$4.500
[FONT=&quot]Líder Técnico, mais de R$4.500.[/FONT]
[FONT=&quot]Obs: Esse valor é em Recife. São Paulo e Rio de Janeiro, estes valores tem um acréscimo de +-20% A partir do P.Pleno.[/FONT]

[FONT=&quot]Será que alguém pode fazer uma estimativa dessa????[/FONT]

Qualquer coisa acima de programador Junior provavelmente terias de fazer equivalências num universidade Portuguesa ou ter experiência comprovada de preferência numa firma multinacional que consegui-se passar referências tuas para Portugal, mas há sempre excepções e oportunidades, eu estou a dar um cenário ideal.

Tendo em conta que apresentas o ordenado de Programador senior e Lider técnico como 4500 reais que são cerca de 1700€, creio que se cumprires os requisitos e conseguires emprego deverás conseguir valores superiores em Portugal.

O problemas mesmo é apanhares uma vaga para trabalho desse nível. :)

No entanto as certificação java que tens são algo a favor, visto haver actualmente alguma oferta para .net e afins, umas certificações MS então caiam que nem ginjas.
 
Última edição:
Pessoal,
Vamos por partes... Realmente, quem começou essa post, se deu mal. Porque vocês tão fazendo questão de complicar as coisas.

Para Baía, minha intenção não é saber os valores em euros dos salários no Brasil e sim saber como é o plano de salário em Portugal. Se fosse pra saber o salário do Brasil em euros, não teria perguntando :)

ParaTerrible_One, Trabalho hoje em uma empresa chamada ITAUTEC, creio que você já deva ter ouvido falar. E uma pergunta: porque teria de fazer complemento nas faculdades daí se as universidades brasileiras são as melhores do mundo em se tratando de ciência da computação. E caso você não saiba, qualquer diploma, carta de referência ou certificação pode ser autenticado no consulado português para ter validade em Portugal.



Sem mais,
Edney




Qualquer coisa acima de programador Junior provavelmente terias de fazer equivalências num universidade Portuguesa ou ter experiência comprovada de preferência numa firma multinacional que consegui-se passar referências tuas para Portugal, mas há sempre excepções e oportunidades, eu estou a dar um cenário ideal.

Tendo em conta que apresentas o ordenado de Programador senior e Lider técnico como 4500 reais que são cerca de 1700€, creio que se cumprires os requisitos e conseguires emprego deverás conseguir valores superiores em Portugal.

O problemas mesmo é apanhares uma vaga para trabalho desse nível. :)

No entanto as certificação java que tens são algo a favor, visto haver actualmente alguma oferta para .net e afins, umas certificações MS então caiam que nem ginjas.
 
Ninguém poe em causa as faculdades ou o ensino brasileiro (que na minha área que é engenharia electrotécnica ou eléctrica como vocês chamam é estupendo) mas as coisas tem formalidades e um bilhete de identidade português não é brasileiro, uma carta de condução da união europeia não é brasileira, um título de registo de propriedade ... bal bla bla e etc...

Agora se existem acordos em Portugal e o Brasil com base nos laços especiais que unem os nossos países ainda melhor e a coisa fica mais simples.
 
edneyfs

Não sou eu que posso por em causa a credibilidade das faculdades e instituições de educação Brasileiras, apesar de não falar com conhecimento de causa, sei pela realidade internacional que o Brasil tem muitos bons profissionais e dá cartas no mundo informático de sw, vê-se pelos resultados das imagines cups (passo a publicidade) e outros eventos, que existem optimos informáticos no Brasil logo provavelmente bons sistemas de ensino.

E também não meto em causa que exista uma equivalência directa dada pela embaixada ou outro organismo qualquer.

O problema é mesmo a forma de trabalhar e pensar das empresas portuguesas, e é regra pelo que conheço pedir equivalências de pelo menos um ano de frequência escolar para os cursos em causa, eu trabalhei o ano passado num empresa (para vos colocar dentro da dimensão, era a PTsi) que tinha alguns Brasileiros pelo menos no meu piso e nos 2 adjacentes, e em conversa com os que eu tinha melhores relações, todos tinham passado pelo mesmo processo, frequência num curso português para terem credênciação numa Faculdade Portuguesa, não digo que seja absolutamente necessário, mas ajuda.

Dai ter dito que era um cenário ideal, tudo pode acontecer, depende sempre da oportunidade que apanhas e de outro grande número de factores. :)

Algo que tens a favor (e conta muito) é a tua certificação Java, pois é um titulo internacional que ninguém te pode tirar, e conta logo à partida a teu favor.

Mas parando o offtopic, se vieres para cá boa sorte, quem trabalha por gosto não cansa, e ainda que com dificuldades iniciais certamente acabarás por te adaptar e ter uma recompensa do teu trabalho. :001:
 
Pessoal,

Acho esse tema muito bom, eu, por exemplo, estou a fim de ir morar em Portugal e gostaria de saber quanto ganha um Analista/Programador Java.

Moro em Recife-Pernambuco-Brasil. Sou formado em Analise de Sistemas e Pos-Graduado em Hengenharia de Software. Trabalho com J2EE há cinco anos. Sou certificado SCJP e SCWCD. Hoje em dia, estou trabalhando com Struts, Hibernate, Ajax, JSP-JSTL e Oracle. Ganho R$3.500,00

O que eu gostaria de ver é algo do tipo:

Java

Programador Junior R$1.200 a R$2.100
Programador Pleno R$2.100 a R$3.500
Programador Sênior R$3.500 a R$4.500
[FONT=&quot]Líder Técnico, mais de R$4.500.[/FONT]
[FONT=&quot]Obs: Esse valor é em Recife. São Paulo e Rio de Janeiro, estes valores tem um acréscimo de +-20% A partir do P.Pleno.

Será que alguém pode fazer uma estimativa dessa????[/FONT]

Penso que terás um melhor nível de vida aí no Brasil que aqui em Portugal.

Em Portugal és capaz de ganhar mais mas as coisas estão bastante caras, é uma questão de fazeres contas e ver se compensa.
 
Post Original de boinazul
Eu estou a tirar eng. de informática na UFP. Tenho um prof que disse na aula simplesmente isto: (claro que podem concordar ou discordar)

"Em portugal não há quem ganhe mais do que os engenheiros de informática, a não ser os politicos"


Olá olha realmente n sei onde tiraste essa! Olha que o teu prof. tb n sabe nada.
Então e um Gestor? Um bom Gestor ou Economista ganha mto mais que um Eng. Informático.
Até com o 12º Ano se Fores um bom Vendedor Ganhas mais que um Eng. Informático.
Bem Research 1st , than talk.
 
Bemmmm, eu ia chorando de tanto rir depois de ver algumas barbaridades aqui escritas.

Para quem já acabou o curso e tem nos ombros alguma experiência profissional sabe bem como funciona o mercado nacional actualmente.

Para os menos "desafortunados" fiquem a saber que "tachos" já há muito tempo que acabaram, para ser mais preciso por volta de 1998, ano em que IT em portugal era sinónimo de boa vida (conta bancária também), actualmente, e como já foi dito aqui, existem muitas pessoas que não sabem muito bem o que querem da vida no fim do 12º ano e decidem ir para um curso de informática porque pensam que se ganha bem, o que não acontece.

O que o nosso mercado tem para nos oferecer actualmente são ordenados medianos, nada de especial excepto para cargos de gestão de projectos, ou então para chefes de equipas de programação, entre outros, programadores própriamente ditos não ganham nada de especial a não ser que sejam especializados em algo único em que poucas pessoas no País sejam capazes de cumprir com alguns requisitos para projectos de grande envergadura, não me parece que Java seja uma linguagem que exista pouca oferta de mão de obra, qualquer CV hoje em dia tem de contar quase como standart ter presente J2EE.

Se querem um conselho sigam aquilo que realmente gostam, eu já estou no mercado há algum tempo, e vi muitos casos de pessoas com sérias dificuldades a executar a seu trabalho, e a irem trabalhar todos os dias por obrigação, só para poderem ganhar mais uns trocos.

Apesar de não me poder queixar muito do meu ordenado, não deixa de ser triste ver que por vezes os cargos e os ordenados são ditados por o nivel de escolariedade ou pela instituição em que nos formámos, no entanto que já trabalha sabe bem que há muitos mestres e doutores profundamente incompetentes, mas isto é uma realidade a que ninguém pode fugir, e o que realmente interessa no final do dia não é se ganhaste muito dinheiro, mas sim se fizeste o teu trabalho com gosto, eu estive num local os últimos 3 anos onde saia todos os dias com um sorrizo na cara, simplesmente porque um dia de trabalho me pareciam minutos, e não invejo pessoas que no final do mês tinham mais 1000 ou 1500€ no bolso, porque a eles custava-lhes a passar o dia, a mim não :007:

Moral da história, não sigam alguma carreira só pelo dinheiro, sigam algo que gostam pois facilmente se tornarão bons naquilo que fazem, e o dinheiro vem depois por acréscimo.

Olá , Opá sinceramente concordo contigo!
Agora tb é a questão se aquilo que gostas de fazer se o vais fazer. Na maior parte das vezes, não!
Pois olha eu gosto muito de história , ia fazer alguma coisa com a licenciatura se o tirasse?
Muito provavelmente não.
Portanto só me resta virar para a área de Informática.
E como quem diz História , diz lingua, Direito (talvez), Sociologia!
Há uma planópia de sectores que está em crise e a morrer em Portugal!
Se me pusessem no canal história a fazer documentários sobre história Militar , de certeza que ia adorar, mas n vai ser possivel.

Portanto tens razão , mas isso nem sempre acontecesse.
 
Vou deixar aqui alguns comentarios, desculpem nao ler a thread toda mas sao apenas algumas cenas que o meu ponto de vista me obriga a dizer...

Que barbaridade :joker:

Quem ganha mais são os que chegam a cargos Administrativos de grande responsabilidade, qualquer que tenha sido a sua formação académica.

PS: Já agora, se fizeres uma pequena pesquisa por sites de emprego internacionais, reparas que no estrangeiro, um simples programador com 2/3 anos de experiência ganha no mínimo 5000€

Que barbaridade digo eu do teu "Post Scriptum"! 5000€? Deves estar a falar das notinhas do Monopoly (ou de objectos da class Nota).

Um simples programador, por muito espectacular e dificil que possa parecer o seu trabalho (sim, eu sei que voces que programam tem que dar muitas voltas ate' chegar ao objectivo, e a auto-recompensa da programacao e' um "sou mesmo bom"), ganha bem menos, MUITO BEM MENOS.. basta dar o exemplo da porrada de programadores indianos, cheios de qualidade (comecem a prestar atencao a quem escreve todos aqueles tutoriais) e dispostos a ganharem bem menos do que qualquer programador na europa.. reparem na facilidade que e' mandar parte dum projecto de software pela internet para um programador indiano ou chinoca, pagar-lhe metade do preco que se paga em Portugal (que la' e' tipo "uau") e ainda ter um produto de topo, para alem de ter o trabalhador satisfeito.. E isto sem falar dos nossos colegas brasileiros, tal como o edneyfs, que normalmente nestas areas sao extremamente competentes..
Caiam na real, estamos em tempos bem diferentes e o mercado das tecnologias e' GLOBAL: a programacao pura e bruta esta muito batida e sera' apenas uma questao de tempo ate' os patroes comecarem a topar a coisa..

Boas!

Para mim Engenharia de Software? De facto não posso falar muito sobre o assunto, o pouco que conheço deve-se às cadeiras que tive na faculdade e à experiência dos meus professores, no entanto a ideia que tenho quanto a isso é mesmo o desenho prévio de um software, isto é, pensar no projecto todo, esquematizar o mesmo pensando nas dependências e subpartes do mesmo de forma a quando for entregue aos programadores já seja só fazer a implementação do estruturado.

Existem muitas formas de fazer esse desenho, hoje em dia o UML é a linguagem da moda..., mas verdade seja dita, após um projecto ser BEM planeado em UML, o programador só tem de bater código, não precisa de pensar muito porque já houve quem o fizesse por ele ;)

Posso ter acabado de fazer um post disparatado, no entanto esta é a ideia que tenho de Engenharia de Software, bem que podia ir à wikipedia e ler primeiro para evitar algumas calinadas :P

Concordo e nao concordo.. concordo com grande parte daquilo que disseste excepto essencialmente a parte do UML.. um projecto pode ser muito bem planeado e nao ter uma pinga de UML.. tambem nao consiste so' em esquematizar e pensar em dependencias e subpartes (whatever), consiste tambem em procedimentos para garantir a qualidade, metodos para testar o software, etc., enfim, tudo depende da abordagem e do projecto em si.. eu diria que o UML e' uma ferramenta para descrever o projecto, nao os procedimentos em si..

Olá , Opá sinceramente concordo contigo!
Agora tb é a questão se aquilo que gostas de fazer se o vais fazer. Na maior parte das vezes, não!
Pois olha eu gosto muito de história , ia fazer alguma coisa com a licenciatura se o tirasse?
Muito provavelmente não.
Portanto só me resta virar para a área de Informática.
E como quem diz História , diz lingua, Direito (talvez), Sociologia!
Há uma planópia de sectores que está em crise e a morrer em Portugal!
Se me pusessem no canal história a fazer documentários sobre história Militar , de certeza que ia adorar, mas n vai ser possivel.

Portanto tens razão , mas isso nem sempre acontecesse.

Nao vou comentar o post todo, mas uma (se nao for a maior) das coisas que as empresas estrangeiras se queixam dos portugueses e' que somos um povo pouco empreendedor, muito naquela, a antitese dos nossos antepassados descobridores, e eu nao posso deixar de concordar (eu sei que tambem sou assim).. pah se queres tirar historia e em Portugal a coisa esta tramada, tens pelo menos mais 24 paises para onde ir, todos eles na Uniao Europeia. Tens ainda os paises de lingua lusofona, que normalmente tem acordos que facilitam muito as coisas.. Finalmente, tens o resto do mundo, States e Canadas, etc.. Eu sei que e' lixado, mas um gajo ve por exemplo o povo Polaco (eu sei que sou muito chegado a esse povo), que sao povos que se mexem sem medo de nada, pah, mas a pergunta e': quais sao os vossos sonhos? Principalmente, em termos profissionais? Arranjarem um tacho por Portugal para ganhar uns trocos, ou arriscarem-se no mundo de modo a conseguirem-se realizar profissionalmente e financeiramente? Olhem para os brasileiros, os ucranianos, os chineses, os angolanos, etc.. e depois tirem eng. informatica so' para arranjar um tachito em Portugal.....

Ai achas? Então deves poder dizer-me :)
Desnecessário foi o teu post que não disse nada de produtivo.

Abraços:001:

Concordo sim senhora! Naquele momento, nao havia mais nada a discutir, exceptuando a pergunta que o rapaz queria saber! A utilidade do post de resposta foi por isso de 0...
 
Eu vejo aqui valores...... que nem digo nada,.....

ou o pessoal não sabe do que fala, ou então atira valores altos para as pessoas pensarem "ahh sim senhor se ele está a dizer estes valores deve ser a realidade de conhece e vive todos os dias"...

Ao fim de 2 anos estar a ganhar mais de 1750€ (assumo que seja bruto claro, pois a ser liquido seria prai 2100€ brutos) ou é para quem é mesmo mto mto bom e já não é propriamente programador, ou para quem andou a fazer projectos e andou a saltar de empresa (é mais facil ir sempre subindo o ordenado assim), ou a quem tem boas cunhas.
Claro que para isto tudo é preciso ter mta sorte principalmente com timmings porque mtas vezes boas propostas surgem a meio de projectos (e nem toda gente gosta de ser "mercenário" para ir apenas e somente na direcção do dinheiro).
 
Eu vejo aqui valores...... que nem digo nada,.....

ou o pessoal não sabe do que fala, ou então atira valores altos para as pessoas pensarem "ahh sim senhor se ele está a dizer estes valores deve ser a realidade de conhece e vive todos os dias"...

Ao fim de 2 anos estar a ganhar mais de 1750€ (assumo que seja bruto claro, pois a ser liquido seria prai 2100€ brutos) ou é para quem é mesmo mto mto bom e já não é propriamente programador, ou para quem andou a fazer projectos e andou a saltar de empresa (é mais facil ir sempre subindo o ordenado assim), ou a quem tem boas cunhas.
Claro que para isto tudo é preciso ter mta sorte principalmente com timmings porque mtas vezes boas propostas surgem a meio de projectos (e nem toda gente gosta de ser "mercenário" para ir apenas e somente na direcção do dinheiro).

Bem eu já não digo nada, desde um prof da faculdade que disse que nng ganha mais que um eng. Informático.

Hello e um Médico, deve ganhar uns trocos , não, comparado com um eng. Informático!
Rapazes a Informática tá toda a ir para a India, China, Brazil!

Get real!
 
Última edição:
Volto a dizer, quanto mais exclusiva a área em que se especializam mais ganham, se forem versáteis melhor ainda. Se forem para áreas que exigem conhecimentos do negócio melhor ainda (ex. SAP/Siebel/etc). Escolham bem o primeiro emprego, escolham ainda melhor o segundo, bater tecla em Java é o início de uma carreira, não o fim.
 
A minha tirada em relação a este assunto é muito simples: quanto ganha um jogador de futebol?

Associar um valor monetário à proeficiência com uma linguagem de programação não faz qualquer sentido.
Na minha óptica é como perguntar quanto ganha um jogador de futebol que calçe chuteiras da Nike.
 
Última edição:
Acho que já lí o suficiente...

antes de mais queria esclarecer um ponto fundamental,

Ser licenciado em Engenharia de Sistemas e/ou equivalente nada garante que seja um programador de alguma qualidade, sabendo que quanto muito nas cadeiras de Licenciatura fala-se em algoritmos e Fluxogramas estruturado de dados e 95% da malta o que quer é ter uma boa nota e não quer saber em perceber!. (Sei do que falo).

Digo isto tudo para quê, para dizer, por exemplo que NÃO SOU LICENCIADO, e estou no topo da minha Categoria (carreira?) sendo a minha Categoria Analista programador, já muitos estagiários (Licenciados) passaram pelo meu departamento e pouco know-how tinham em programação e derivados.

Em relação à pergunta inicial -> "Programador Java" existem linguagens mais complexas que outras e linguagens mais na moda que outras, e é esse o verdadeiro indicador do ordenado de um Programador, as tendencias e o facto de as acompanhar.

É logico que qulquer pessoa que pense lógica, mesmo não tendo contacto com a linguagem depressa se adapta, pois no fim o que interessa é a base.


Mais posso indicar que um programador ganha mais por Projecto e/ou por tarefa individual do que em Ordenado, pois subentende-se que ordenado é estar vinculado a uma entidade e por Projecto ser um Freelancer. O problema em ser Freelancer é conseguir garantir o ganha-pão mensalmente, pois os projectos não abundam e em Portugal não existe a tradição de "encomendar" a Freelancers.
Mas uma das grandes vantagens desta aldeia global em que vivemos, é que existem sites onde podemos oferecer o nosso trabalho e quiça ganhar alguns projectos em sites do tipo ->
http://www.rentacoder.com/
http://www.getacoder.com


Finalmente, o ordenado, aqui vão os possiveis cenarios:
-Programador com conhecimentos de Java, com 1 ano de experiencia ganharia pouco mais de 800€
-Programador com conhecimentos de Java, com 5 anos de experiencia ganharia pouco mais de 1300€
-Programador com conhecimentos de Java, vb, php, .net, sql, postgres,informix... com 5 anos de experiencia ganharia mais de 2300€

Fica aqui a minha opinião :)


P.S. Foi preciso esperar bastante para colocar o meu primeiro post :D
 
Eu estou a tirar a licensiatura em engenharia informática no IST, gosto muito de programar, por vezes até choro quando consigo por um programa a funcionar! Ou seja, gosto mesmo disto! Mas estou com alguma dificuldade em escolher uma área para me especializar. Uma das áreas que mais me fascina é a da segurança, criação de algoritmos de cifragem de dados, existe algum futuro aceitável em Portugal nesta área ou devo contentar-me em ser um comum programador que bate código quando lhe manda? Quando falo em futuro aceitável, referimo a oportunindade de emprego e boa renumeração.
 
(para mim é lazer estar fechado com um computador e um editor de código até altas horas da madrugada)
Já fiz muitas directas a escrever código :rolleyes:. Para mim, é quando sou mais produtivo: sem sol no céu, com um dia inteiro em cima, e alguma (ou muita...) cafeína na circulação. E conheço mais pessoal assim. Alguns também juntam uma boa dose de nicotina a isso tudo... O cocktail perfeito!:cool:

Acho que já está mais que dito que não é fácil de quantificar o ordenado de um programador, especialmente numa linguagem específica como Java.
Conheço muita gente que quando me perguntam "Ah, e o que é que estás a estudar?", e eu respondo "Engenharia Informática" dizem algo do género, "Ah, pois, computadores é uma área que dá dinheiro". Isto é algo que me irrita profundamente. Há tantas carreiras que dão dinheiro... Conforme já foi dito milhões de vezes nesta thread, o que interessa é a qualidade (um pouco de sorte também ajuda) de quem trabalha e conforme se sobe nessa carreira.

Também me passo quando vejo aquele pessoal que gosta de jogos, sabe navegar na web e mudar o tipo de letra no Word, vir cá parar e chegar ao terceiro ano sem conseguir escrever um programinha simples. E quando ficam assustados com as palavras apontador ou lambda. Aquele pessoal que só quer é passar. E acabam por conseguí-lo sem perceber nada de nada. Felizmente, agora com Bolonha, alguns profs passaram a ser muito mais exigentes, o que ajuda a "separar o trigo do joio". Nota-se logo quando começam logo a dizer que este prof ou aquele é um filho da (...) porque no exame ou no projecto é preciso fazer isto ou aquilo...
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo