Quanto ganha um tecnico de informatica?

Status
Fechado a novas mensagens.
O meu namorado não tem o secundário completo. É técnico de informática, ganha 800 euros + a gasolina é paga (galp frota), e tem seguro de saúde da empresa.
Nada mau, mas ele já tem muitos anos de experiência e já é efectivo há mto tempo.
Depende da experiência, do curriculo e da empresa que é.

p.s: Ah, a empresa dá formação, cursos, etc, mas de nada valem cá fora. Fazem isso para os empregados porem em prática dentro da empresa e não fora.

isso é mesmo muito bom !!

eu estou neste momento no 11º do Tecnologico de Informática.
 
A vida está difícil para todos!!
Eu no meu caso n sou técnico de informática mas sim de electrónica e já trabalho há uns anitos (15 ANOS!!!!!) e no final do mes só vejo 850€ líquidos!!!:( E tenho família e despesas (casa, carro, ...) para pagar no final do mes.
E acontece que na empresa que estou, entra um eng sem experiência nenhuma e começa logo a a ganhar mais do que eu!!:lol:
É a vida do mexilão!!!
 
Eu posso dizer que comecei por ganhar 100 contos à uns largos anos atrás e neste momento vou em 3 vezes mais. Tudo depende da vossa dedicação, empenho e qualidade de código.

Também não tenho o 12º, nem curso universitário. Tenho é um curso técnico que me durou 1 ano.
 
A vida está difícil para todos!!
Eu no meu caso n sou técnico de informática mas sim de electrónica e já trabalho há uns anitos (15 ANOS!!!!!) e no final do mes só vejo 850€ líquidos!!!:( E tenho família e despesas (casa, carro, ...) para pagar no final do mes.
E acontece que na empresa que estou, entra um eng sem experiência nenhuma e começa logo a a ganhar mais do que eu!!:lol:
É a vida do mexilão!!!

Investe 5 anos numa faculdade e logo passas a ganhar o mesmo o mais:)
 
pois, mas essa pessoa k entra logo a ganhar mais do k tu esteve 3-5 anos sem ganhar 1€ e ainda teve de ir pagando propinas.

mas claro isso nao ker dizer k sejam mais competentes k tu, apenas investiram um tempo (e neoronios) da sua vida sem obter retorno imediado, e de certa forma justo k esse esforco seja recompensado mais tarde (se o merecerem claro).
 
pois, mas essa pessoa k entra logo a ganhar mais do k tu esteve 3-5 anos sem ganhar 1€ e ainda teve de ir pagando propinas.

mas claro isso nao ker dizer k sejam mais competentes k tu, apenas investiram um tempo (e neoronios) da sua vida sem obter retorno imediado, e de certa forma justo k esse esforco seja recompensado mais tarde (se o merecerem claro).

Extremamente debativel.

Há cursos superiores e há cursos superiores.
Especialmente na área de informática em que passas 5 anos a dar N áreas da mesma quando um tipo especializado numa só supera-te em termos de conhecimentos e experiência, mas, ai está, em Portugal o que conta é o canudo e não os teus conhecimentos per se.
 
deduzo k nao contratem um eng. informatico para efectuar o mm trabalho de um tecnico... se o fazem sao estupidos, pois estao a perder dinheiro...

digamos k tens uma empresa k monta redes c/ routers cisco, precisas de alguem para efectuar a instalacao em clientes, contratas um eng. informatico ou um tecnico com 1 certificacao cisco?

agora se precisas de alguem k planeie/coordene toda a infraestrutura de rede, ker a nivel fisico ker a nivel logico, ai talvez ja te compense optar pelo eng. informatico (apesar de um tecnico com meia duzia de certificacoes faca o mm (ou melhor) trabalho).

td depende do k keres ;)

5 anos a dar N areas da capacidade intelectual para lidar com diferentes tipos de desafios, a especializacao numa area da para um tipo de desafio especifico... ambos teem vantagens e desvantagens... por alguma razao tds as grandes empresas contratam eng. informaticos para determinadas tarefas e tecnicos para outras.
 
Eu acho 160 contos pouco.
Eu pelo menos acho um salário decente acima de 230 contos.
É por isso que queria ser gestor de empresas ou economista. Sabem se para essas profissões é obrigatoriamente ter faculdade?
 
Por acaso o que eu vejo é pessoal a contactar Eng Informáticos porque é mais bonito para, no final, esperarem dele o mesmo que um técnico, mas lá está, É Eng. sabe mais...
 
Voces vao para os cursos porque se ganha bem ou porque gostam?

Senao vou pa traficante, pois ganho muito melhor! Vai pa gestor da PT (80k €/mes)... Isso é relativo..depende da empresa em que estas, dos teus conhecimentos e de como te adaptas as situações..
É claro que se fores administrar a rede da empresa do "papa" podes pedir 300contos quando no maximo fazes trabalho de helpdesk :P
 
As pessoas vão para cursos superiores porque:

- Não estão para entrar no mundo de trabalho tão cedo;
- Querem ser reconhecidos como Engenheiros em termos sociais;
- Querem ganhar o que um Engenheiro supostamente ganha;

Isto de ir para um curso por ser paixão e afins é uma hipocrisia, tira-se um curso superior para se ganhar bem ou, em Portugal, para sequer ter-se um emprego que possibilite um futuro, por mais reduzida seja a qualidade de vida que esse futuro ofereça.

E, por acaso, com um curso profissional de treta ganha-se 1500 euros limpos... em Espanha.
 
Ontopic, sff. Debates sobre ordenados empregos e afins são para o geral, aqui deveria-se discutir a situação dos técnicos de informática.
 
Tanta coisa dita.

Há cursos e cursos. E não digam que os Licenciados são uns coitadinhos. A grande maioria dos cursos de Licenciatura que existem são uma valente porcaria. E depois vêm cá para fora e não arranjam nada. Podera, não há mercado à espera deles.

Agora quanto ao que cada um deve ou não ganhar, isso tem a ver com as suas capacidade, e não com o curso em si. Senão vejamos esta situação:

Eu enquanto empresário coloco um anúncio a pedir 1 programador web. Entre os muitos candidatos há um que tem um curso de nível 3 (equivalente 12º ano) e outros com 12º ano, outros com licenciatura e bacharelato. Tudo isso. Muito provavelmente ficarei com o que tem o curso profissional, pois além da teoria tem a prática. E todos os cursos profissionais têm prática em contexto de trabalho. Nem todas as licenciaturas o têm. Hoje em dia as empresas querem pessoas qualificadas com prática.

Cada caso é um caso. E se a pessoa que tem nível 3 está mais apta, então venha ela.

Agora não digo que não se deva investir na formação. É óbvio que temos que investir nela. Eu pessoalmente em breve irei tirar um certificação.

Alguém perguntar se as pessoas tiravam cursos por gostarem deles ou ganharem mais. A resposta é simples: o ideal seria tirar cursos que gostassemos, mas depois há a questão do quanto as profissões que daí podessem advir nos proporcionariam.

Eu tirei um curso que gostei. E vou investir ainda mais na área. Mas nem todos nos podemos dar ao luxo de ter o que queremos. Alguns têm o que podem ter.
 
As pessoas vão para cursos superiores porque:

- Não estão para entrar no mundo de trabalho tão cedo;
- Querem ser reconhecidos como Engenheiros em termos sociais;
- Querem ganhar o que um Engenheiro supostamente ganha;

Isto de ir para um curso por ser paixão e afins é uma hipocrisia, tira-se um curso superior para se ganhar bem ou, em Portugal, para sequer ter-se um emprego que possibilite um futuro, por mais reduzida seja a qualidade de vida que esse futuro ofereça.

E, por acaso, com um curso profissional de treta ganha-se 1500 euros limpos... em Espanha.


Eu fui para um curso superior porque gosto da minha área (Engenharia Informática) e porque sonho um dia talvez seguir uma espécie de investigação em Inteligência Artificial. Logicamente que não iria ficar-me pelo 12º ou algo do género. Nunca na vida em 5 anos a trabalhar conseguiria adquirir os conhecimentos que adquiro a estudar numa escola do ensino superior. Iria um técnico de informática ou alguém com um desses cursos que mencionaram anteriormente ser capaz de ter os conhecimentos necessários sem que estudem numa faculdade?

Grande parte dessas pessoas nem Matemática A do 12º ano conseguiram fazer ou se fizeram viram-se muito à rasca. Eu tenho dias na faculdade em que chego a ter 4 aulas de 3 Matemáticas diferentes e algumas muito mais difíceis que a do 12º ano.

Na faculdade tem-se um ritmo de aprendizagem muito maior que no secundário, o que se dava num ano, dá-se agora em meio semestre e quem quiser que estude. E percebe-se tudo muito bem e ganha-se uma maneira de raciocinar completamente diferente.

Um engenheiro não tem apenas o canudo a mais!

Cumps
 
Eu fui para um curso superior porque gosto da minha área (Engenharia Informática) e porque sonho um dia talvez seguir uma espécie de investigação em Inteligência Artificial. Logicamente que não iria ficar-me pelo 12º ou algo do género. Nunca na vida em 5 anos a trabalhar conseguiria adquirir os conhecimentos que adquiro a estudar numa escola do ensino superior. Iria um técnico de informática ou alguém com um desses cursos que mencionaram anteriormente ser capaz de ter os conhecimentos necessários sem que estudem numa faculdade?

Grande parte dessas pessoas nem Matemática A do 12º ano conseguiram fazer ou se fizeram viram-se muito à rasca. Eu tenho dias na faculdade em que chego a ter 4 aulas de 3 Matemáticas diferentes e algumas muito mais difíceis que a do 12º ano.

Na faculdade tem-se um ritmo de aprendizagem muito maior que no secundário, o que se dava num ano, dá-se agora em meio semestre e quem quiser que estude. E percebe-se tudo muito bem e ganha-se uma maneira de raciocinar completamente diferente.

Um engenheiro não tem apenas o canudo a mais!

Cumps

Bem verdade.
No secundário, nesses cursos, dá-se Matemática B em vez de Matemática A. O que numa área como esta, é absolutamente estúpido.
E não venham com a conversa da "prática". O raciocínio, não conta?
 
Eu enquanto empresário coloco um anúncio a pedir 1 programador web. Entre os muitos candidatos há um que tem um curso de nível 3 (equivalente 12º ano) e outros com 12º ano, outros com licenciatura e bacharelato. Tudo isso. Muito provavelmente ficarei com o que tem o curso profissional, pois além da teoria tem a prática. E todos os cursos profissionais têm prática em contexto de trabalho. Nem todas as licenciaturas o têm. Hoje em dia as empresas querem pessoas qualificadas com prática.

Posso-te dizer que a licenciatura que estou a tirar tem todos os semestres 1 mes só para parte prática, terminam as aulas todas e ficamos só a trabalhar num projecto. No ultimo semestre dos 3 anos tem ainda estágio e a taxa de empregabilidade no meu curso pelo ISEP é 100%. Aliás, ainda sobram muitas ofertas. Mesmo os que acabam com pior média têm emprego, mas claro que poderão não ter a mesma sorte que os outros. Opcionalmente podemos ainda tirar um mestrado que é o que tenciono fazer.

Cumps
 
Posso-te dizer que a licenciatura que estou a tirar tem todos os semestres 1 mes só para parte prática, terminam as aulas todas e ficamos só a trabalhar num projecto. No ultimo semestre dos 3 anos tem ainda estágio e a taxa de empregabilidade no meu curso pelo ISEP é 100%. Aliás, ainda sobram muitas ofertas. Mesmo os que acabam com pior média têm emprego, mas claro que poderão não ter a mesma sorte que os outros. Opcionalmente podemos ainda tirar um mestrado que é o que tenciono fazer.

Cumps

Mesmo com uma vertente prática bastante grande, ninguém fica "pronto" para desempenhar uma qualquer função decentemente, logo após a Universidade.

Agora é obvio que alguém que tirou um curso superior (pelo menos um decente :D ) tem muito mais "ginastica" mental que alguém que se ficou por um curso profissional, o que é que isto significa? Que se aprende bem mais rapidamente e que existe uma mais fácil adaptação a novas situações e desafios.

São necessários tecnicos e são necessários engenheiros, para mim não faz sentido nenhum comparar os dois, são duas coisas diferentes.
 
Posso-te dizer que a licenciatura que estou a tirar tem todos os semestres 1 mes só para parte prática, terminam as aulas todas e ficamos só a trabalhar num projecto. No ultimo semestre dos 3 anos tem ainda estágio e a taxa de empregabilidade no meu curso pelo ISEP é 100%. Aliás, ainda sobram muitas ofertas. Mesmo os que acabam com pior média têm emprego, mas claro que poderão não ter a mesma sorte que os outros. Opcionalmente podemos ainda tirar um mestrado que é o que tenciono fazer.

Cumps

Não digo que não. Também não mencionei que as licenciaturas não tinham prática. Mencionei, isso sim, que nem todas têm. E nessa situação, seria preferível alguém com formação profissional, pois têm a prática.
 
A vida está difícil para todos!!
Eu no meu caso n sou técnico de informática mas sim de electrónica e já trabalho há uns anitos (15 ANOS!!!!!) e no final do mes só vejo 850€ líquidos!!!:( E tenho família e despesas (casa, carro, ...) para pagar no final do mes.
E acontece que na empresa que estou, entra um eng sem experiência nenhuma e começa logo a a ganhar mais do que eu!!:lol:
É a vida do mexilão!!!

Acorda para a vida, já devias ter reparado na situação há muito tempo... Se achas que esses engenheiros com 1 ou 2 anos de experiência não são melhores que tu, se calhar devias investir em ti e procurares classificações, nem que para isso tenhas que recorrer a um empréstimo...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo