Quanto ganha um tecnico de informatica?

Status
Fechado a novas mensagens.
Eu enquanto empresário coloco um anúncio a pedir 1 programador web. Entre os muitos candidatos há um que tem um curso de nível 3 (equivalente 12º ano) e outros com 12º ano, outros com licenciatura e bacharelato. Tudo isso. Muito provavelmente ficarei com o que tem o curso profissional, pois além da teoria tem a prática. E todos os cursos profissionais têm prática em contexto de trabalho. Nem todas as licenciaturas o têm. Hoje em dia as empresas querem pessoas qualificadas com prática.


O que dizes é uma generalização que não deves fazer e vou dar-te um exemplo.

Por casualidade, fui juri convidado da apresentação do trabalho final de um curso de Técnicos de Medição e Orçamentistas duma escola profissional, equivalente ao 12.º ano, nível 3. Para meu espanto, o trabalho destes alunos consistiu em pouco mais do que fazer uma maquete (pq um professor era bom em trabalhos oficionais) ou fazer uma modulação 3D (pq um outro professor gostava do ArchiCAD). Ao tema central do curso (Medição e Orçamentação), dedicaram, cada um, um parágrafo repleto de erros que na área em questão podem significar perdas de milhares e milhares de euros.

O estranho foi que nenhum dos juris residentes teceu qualquer tipo de crítica nesse sentido! A ideia com que saí dessa escola profissional foi que preferia mil vezes um recém-licenciado que sabe o que são áreas e volumes, domina perfeitamente a matemática e que consigo treinar em pouco mais de um mês, do que um daqueles alunos que andou naquilo um ou dois anos e afinal o que sabem fazer é coisinhas bonitas em madeira. Prática muitas vezes eles têm, mas não no que devem...
 
Aceito quem vá para um curso superior pela, dita, paixão, mas não é maioria.

Um grande problema, em termos de mercado é que várias empresas estabelecem a necessidade do canudo, não devido às qualificações que esperam de licenciados mas, sim, basicamente para travar a enchente de pedidos que iriam receber, pois as empresas não pedem só um licenciado numa certa area da Informática, pedem, e cito "Licenciado em Informática", nada mais e só depois é que dizem "Que saiba isto, aquilo e aquilo, com 3/5 anos de experiencia em X areas e com as seguintes especialidades X, Y e Z".

Lembrem-se que não estamos a falar de cursos como direito, historia, arquitectura, engenharia civil, mecânica e afins, estamos a falar de área de especificações mais abrangente que existe, talvez até mais do que medicina e derivados.

Para um técnico de informática ganhar bem em Portugal tem que ser mais polivalente que um Licenciado, tem que ter anos de experiência (preparem-se para passarem os primeiros 9 meses da vossa vida profissional a receber amendoins, isto se sequer vos aceitarem com estagiários) e tem que estudar o mercado que o abrange e ir sempre evoluindo.

A titulo de exemplo conheço um técnico que, desde que arranjou emprego, que tem estudado o mercado de trabalho e operado conforme o mesmo, penso que, em 4 anos, irá mudar duas vezes de emprego, sempre a olhar para o futuro, a estudar o que lhe falta saber e a tratar de adquirir esses conhecimentos.

Sim, apenas com um curso tecnológico´ogico de nível III vão ganhar mal pois pessoas como vés há-os aos pontapés, agora pessoas que não se contentam e trabalham para melhorar a sua qualidade de vida, não há muitos, perguntem a uma técnico que se queixa do que ganha se ele já pensou em tirar certificações ou, até tirar um minor em horário pós-laboral e depois não estranhem se a resposta for "Para que? Não me quero dar ao trabalho, o que eu ganho serve".


Tocaste noutro ponto muito interessante, grande culpa do estado do mercado de trabalho para os técnicos é deles próprios e de quem os forma, eu próprio conheci futuros técnicos aos quais não lhes confiava o meu P3 450 que tenho aqui a um canto, são pessoas que não tinham estofo para o Geral e foram para o tecnologico, não estou a brincar, literalmente é assim que todas as pessoas dos cursos tecnológicos são conhecidas, como o lixo que não é inteligente ou trabalhador o suficiente para tentar ir para uma universidade.

No meu 12º ano sabem quantos passaram? 3, e com notas votadas senão os 3 eram recambiados!
E isto numa escola, que, por norma, é considerada uma das melhores na área de cursos profissionais.

Até, no meu curso IV, curso esse que só vai quem quer mesmo, em 10 saíram de lá 3, eram até, para serem 4, mas um baldou-se, por completo, ao curso e nem sequer apareceu para o estagio, por isso, sim, o buraco em que os tecnicos informáticos portugueses se meteram foi furado por eles!

Razão pela qual estou a tratar de ser um nível IV com MCSE + CCNA + Certificação de conhecimentos de Inglês pela Oxford antes de, sequer começar e enviar cartas com o meu CV a tudo quanto tenha, ou não, um lugar para mim.
 
Última edição:
Acorda para a vida, já devias ter reparado na situação há muito tempo... Se achas que esses engenheiros com 1 ou 2 anos de experiência não são melhores que tu, se calhar devias investir em ti e procurares classificações, nem que para isso tenhas que recorrer a um empréstimo...

Boas,

Atenção, eu não estou contra os eng!!!
O que eu digo é que em alguns casos como no meu, há técnicos que bastante experiência e competentes que já estão na área há uns anitos, e chega um eng que acabou o curso e que não tem experiência nenhuma pratica, tem conhecimentos teóricos, mas muitas das vezes não sabe aplica-los, e entra logo com um salário mais alto, só por ser ENG!!!

Agora, também sei que um eng tem que ganhar mais do que um técnico, mas não devia ser logo mal acabe o seu cursinho, ao fim de 2 anitos tudo bem!! agora no inicio!!
Mas isso já estou a ver que é mais aqui na empresa que trabalho que tem esta politica, os eng são sempre os privilegiados, podem não perceber nada mas são os melhores!!
Só para informar que ando a tentar tirar um curso pós-laboral, mas digo já que é muito difícil, e quem tem família então ainda mais complicado se torna!
Trabalhar e no final do dia ir estudar e chegar a casa por volta das 0:15h, não é pera doçe!! mas só la anda que quer.
 
Tenho é pena de como a maioria dos Técnicos portugueses são extremamente conformistas, também, confesso, já o ser-se técnico é conformar-se com o estatuto mais baixo da área, neste caso, Informática, como 80% dos Enfermeiros, Analises Clínicas e afins que, começaram por querer ser Doutores mas lá tiveram que se conformar com outra área.

Devo confessar, modéstia à parte, e os técnicos informáticos que me perdoem, que estou um bocadinho apreensivo em relação aos possíveis "colegas" que possa vir a ter, é que na minha antiga escola que, supostamente, era uma das melhores na area, 90% do pessoal era povo, perdoem-me a expressão, burro e estúpido que nem uma porta, cujo ideal de futuro é, e agora vou, obviamente, exagerar, ou até não, ter um emprego para brincar com computadores e viver à base da segurança social e afins, ok, eu acho que acabei de descrever algumas pessoas, e até que tentei exagerar...

Parte disso foi a razão de querer, mesmo, ir para a universidade, ir para um escalão social, digamos, superior, e até que foi o caso, verdade seja dita.

Bem, em relação ao tópico, e com mais um pouco de buscas em termos de ofertas de emprego, opiniões e afins, acho que é seguro dizer que um técnico informático de nível III ganha 450 euros mensais, e duvido que sequer, sejam líquidos.

Para se ganhar mais, em relação ao nível de vida do pais em questão, é ir para Espanha, não há melhor solução, inúmeros são os relatos de pessoal a lá viver com um MCSA ou um CCNA e a debitar 1500 euros, claro que, em Espanha é o mesmo que ganhar, em Portugal, uns.... 1000 euros? O que, claro, acaba por ser o dobro num pais que oferece uma qualidade de vida superior.

Eu é que nem morto, não tenho nada contra os Espanhóis, simplesmente abomino a língua, a sério, eu até prefiro Mandarim ao Espanhol/Castelhano/whatever, a língua, não sei explicar, toca-me aqui dentro num lugar que, enfim.
 
não estará muito boa gente com uma opinião de "amigos" e sem experiência própria.

tirei um curso profissional de informática, estou há meio ano a trabalhar no ramo técnico (reparação geral de computadores/impressoras etc), e ainda sou um zé nabiça.

chegam-me casos de malta que vem procurar preços para uma geforce 9000-xptozona e quer na hora ou que têm problemas de timings de brotherclockings e sisterclockings porque o cooler não está com RPM suficiente como se fossem os donos da verdade e que gostam imenso de ver técnicos engasgados e dão palmadinhas nas costas deles próprios a pensar "ai o meu pipi, eu sei mais que um técnico!".

não me digam que o engenheiro tb não anda às aranhas nos primeiros meses de trabalho que isso é mentira. nem digam que sabem mais mas são menos técnicos, ou vice versa para os técnicos de informática, que têm muita técnica mas sabem menos.

não estou a pensar ir para a universidade para já. porquê? porque actualmente uma família modesta não pode ter 2 filhos na universidade. estou a pensar tirar uma licenciatura mais tarde pelos meus meios mas não porque me faz sentir valorizado. porque infelizmente por todo o lado (portugal ou fora, porque não é só neste país) toda a gente respeita o engº de reparação sanitária, mas essa mesma gente goza com o canalizador.

para todos aqueles que se congratulam por saber mais que um técnico de informática, um grande xicoração, conseguiram impressionar-me


:berlusca:
 
Última edição:
O teu exemplo é mais focado ao sector terciário, aqui falou-se mais dedicado à área de produção, desenvolvimento e/ou gestão, a área de apoio técnico em termos públicos como é o teu caso é muito diferente, como o é para todos os técnicos que ofereçam suporte, em qualquer que seja a área, que é muito dependente do factor humano e da sorte, em si.

Confesso que não me vejo nessa área pois tenho uma extrema fraca tolerância à ignorância e acho que seria capaz de me atirar ao pescoço do primeiro tipo que me aparecesse à frente com um monitor molhado porque, e cito, "ah e tal estava muito quente, por isso dei-lhe com um balde de agua"...

E isso de não se ter meios financeiros, sem ofensa, é mais perguiça do que outra coisa qualquer, o ordenado mais baixo que exista, para quem ainda mora em casa dos mais, ergo, sem encargos que não os pessoais, pode financiar um minor numa faculdade publica em regime trabalhador-estudante, e agora até temos o programa "Novas Oportunidades" e, até também, te podes candidatar a uma bolsa de estudos.

Oportunidades e condições respectivas não faltam.
 
Vocês dão-me uma trabalheira :P

Quem quiser continuar com a discussão Técnicos vs Engenheiros, pode continuar no novo tópico ;) Neste tópico limitem-se ao tema da thread, sff :)

Bem, já tinha dado o aviso na thread e insistem.

Lamento, mas enquanto não souberem respeitar os avisos dados e o tema das threads lá terei de ir fechando tópicos com um potencial para discussão bastante bom. Tenho pena, mas é o resultado do vosso tipo de participação.

:iconlock:
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo