1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Quanto mais fsb pior...?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Phantom, 3 de Dezembro de 2006. (Respostas: 18; Visualizações: 1111)

1. Phantom

Phantom Power Member

Não consigo perceber isto. Tenho um pentium4 a 3,4 com uma p5gd1pro e umas memorias ddr 400 kingstom (2Gb) com uma asus 6800gt. O que não percebo é porque é que quando faço oc de 3,4 para 3,7Mhz parece que o resultado no 3dMark05 piora. Os testes são corridos sempre nas mesmas condições. Um exemplo: com tudo normal faço 4400 por exemplo. Se ponho a 3,7 e a grafica de 350/1000 para 430/1150 faço 3600 no 3dMark05. Os jogos ficam mais rápidos a jogar, no entanto a classificação no 3dmark piora. (O sistema está sempre estável, tenho wc com o processador a nunca ir além dos 38graus em full e a grafica dos 48). Alguma dica para explicar isto?

2. WindWalker

WindWalker Power Member

Porque ele baixa a frequência das memórias de forma a que não limitem o overclock.

Com o cpu-z (www.cpuid.com) podes ver que o divisor (no separador memory) está a 5:4, enquanto que a 3.4 fica a 1:1

Ou seja, o cpu a 3,7 vai sofrer com a falta de largura de banda das memórias. Podes experimentar forçar DDR400 na BIOS, mas as memórias a 217MHz (1:1) podem ficar instáveis.

3. Phantom

Phantom Power Member

Nesse separador (no cpu-z) as memorias estão a fsb:dram 1:1 com a frequência a 217.5MHz. Aguentam-se bem, estáveis. Nop. Não é isso.

4. WindWalker

WindWalker Power Member

Será que ele muda as latências das memórias a 217MHz? Alguma coisa tem que ficar diferente.

Tens a opção AGP/PCI Lock a 66/33?

5. Phantom

Phantom Power Member

Onde se vê isso?

6. WindWalker

WindWalker Power Member

7. Phantom

Phantom Power Member

Na bios tenho tudo o resto em auto. Não encontrei o agp a 66/33, mas deve tar em automatico como o resto.

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Enganei-me

PCI Express Frequency => 100MHz

PCI Frequency => 33.33MHz

9. Phantom

Phantom Power Member

Já pus a 100/33.33. Estava em automático. Não altera a pontuação no 3dmark. Algo mais tá a falhar....aceitam-se mais sugestões....

10. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Não sei se tens as voltagens aumentadas do cpu e das memorias... Se não experimenta aumentar um pouco as voltagens porque pode acontecer as mems e o cpu precisarem de mais voltagem para funcionarem bem a essa velocidade e estarem a comprometer os resultados...

No entanto não se pode subir muito, porque vai provocar aquecimento nos componentes e isso tb prejudica a performance... Mas como tens WC experimenta um pequeno aumento de vcore e/ou aumento de voltagem das mems se a board o permitir...

11. Phantom

Phantom Power Member

A board permite subir a voltagem quase até aos 2 volts. Neste momento está a 1,4 mas os testes dizem que o sistema está estável, não sei se será necessário subir mais. Achas?

12. Figuinhas

Figuinhas Power Member

Um dia destes tenho de experimentar a jogar com o 3dmark:o

Corre mas é testes de jeito. Se notas os jogos mais rápidos, é porque não está nada a falhar.

Um prime nisso e verás a diferença.

13. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Pois se os testes falam que está certo, tv não seja necessário... Mesmo assim para tirar as duvidas eu experimentava... Com atenção às temperaturas não se deve perder nada e ficas a saber com certeza se tinha alguma influencia ou não...

Foi só uma opinião já que ainda não tinham referido nada em relação à temperatura...

14. WindWalker

WindWalker Power Member

Que temperaturas tem isso com WC?

Corre este programa durante 2h evê se reporta erros.

Por acaso sabes se o CPU faz 3,7GHz estáveis?

15. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

O prime apenas lhe permite testar a estabilidade e não lhe diz se o sistema está mais rápido ou não... Pelo menos pelo que conheço do Prime... Sou franco e digo que nem conheço muito mas acho que a função principal é a estabilidade...

16. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

E segundo o que conheço o 3Dmark é mais especifico para testar as graficas e não os CPUs... Para isso experimenta o PCMark2005 e vê quais os resultados...

17. Phantom

Phantom Power Member

Vou então experimentar o que dizem em relação á estabilidade. Lá vai o orthos...daqui a 2 horas dou noticias

18. Phantom

Phantom Power Member

Acabei de correr o orthos durante 2 horas e tudo estável. O pcmark05 passou com 4000 de pontuação com o ambiente de trabalho normal aberto, nada de arranque selectivo. Quanto a temperaturas, o processador no máximo a 38 graus, normal a meio dos testes a 36, com as 3 ventoinhas do rad360 a 30%. Se as puser a 100% a temperatura baixa para os 30 á vontade. Como faz muito barulho e 38 em full n é muito mantive a 30% as ventoinhas.
    A coisa mantem-se. Não vejo melhoras por subir o fsb, pelos testes antes parece que desço o fsb. Algo me está a escapar e n sei o k....

19. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

testa a 3.5Ghz e a 3.6Ghz só pa ver a diferença...

Partilhar esta Página