1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Quanto pedir (€€€) pela venda de uma foto ?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por razorportugal, 17 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 98; Visualizações: 10746)

1. boas

tenho uma duvida a qual gostava que me dessem uma ajudinha.
    hoje uma agencia de publicidade de turismo entrou em contacto comigo, para comprarem uma das minhas fotos ... mas acontece que é a 1ª vez que alguem quer comprar uma foto e não faço a minima ideia de quanto irei pedir.

alguem faz noção do valor de uma foto para efeitos de turismo ?

2. speedofthesea

speedofthesea Power Member

Podes mostrar a foto em questão?
    Talvez uns 25€, mas n tou mt dentro do assunto
    e depende da foto

3. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

Depende da foto, depende do comprador, depende do objectivo ... depende de tanta coisa.

Já vi fotos tiradas por malta em aeroportos e a serem vendidas por 2500€ e malta a vender para agencias por 50€...

4. pelo contacto que tenho tido por email com a agencia, sei que a foto será para uso impresso no tamanho a4 em uma brochura a nivel nacional ou e talvez tambem internacional. apenas sei o nome e site da agencia:
    BBDO Portugal
    http://www.bbdo.pt/home.html

a foto é paisagem natual tirada nos Açores, uma foto normal apenas trabalhada em photoshop

5. smash"

smash" What is folding?

Com a bbdo já te podes esticar um bocado, normalmente uma foto comprada em sites estilo Corbis, que seja RM, custam por volta de 120 euros 220 depende.

Como vão comprar a ti directamente acho que podes pedir mais.

6. não conhecia o Corbis, é essa a media de valores das fotos lá (120 euros 220)?

7. zedmamed

zedmamed Power Member

o que eu fazia era perguntar quanto tão dispostos a oferecer, imaginemos que ofereciam 250€, normalmente a tendencia de quem oferece é oferecer por baixo, mas ficas com uma ideia, depois pegas no valor de 250€ e tentas negociar para os 270/300€ por ex...n sei se me fiz entender mto bem...

Cumps...

8. okey já falei com a BBDO Portugal
    compram-me a foto pelo preço de 300 euros !
    e eu a pensar em não levar nada pela foto!!

obrigado aqui pelas dicas, ajudou a negociar o valor.

quando a foto for lançada colocarei aqui para todos verem.

abraço

9. druyda

druyda Power Member

8|

Vou começar a tirar fotos. Tenho é de arranjar uma SLR!

10. smash"

smash" What is folding?

Não depende da foto, era so para te dizer que uma boa foto passa dos 100 euros na boa.

Parabéns pela venda :D

11. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

Errado... é preciso é tirar fotos.

A que mencionei acima do aeroporto foi tirada com uma simples compacta...

É preciso é tirar fotos pois a máquina não te vai tirar a foto por ti seja slr de 5k € ou compacta de 100€!

12. adolfo dias

adolfo dias Power Member

já agr e a titulo de curiosidade como é que vais fazer negócio?
    recibos verdes, dinheiro na mão...?

13. 100% correcto
    eu uso neste momento uma fujifilm s9600 não slr, mas na foto em causa usei uma compacta da sony.
    aqui pelo que me parece foi o local onde a foto foi tirada, o ambiente e o efeito photoshop, assim que eles me pagarem como disse colocarei aqui a foto.

14. eles viram a foto no flickr

ainda nao sei bem, eles vão enviar-me amanha a proposta via e-mail, o dinheiro vai ser depositado por transferencia bancaria, agora o recibo logo se vê, para mim não é o mais importante.

15. é pah já me tenho questionado sobre isso, em 1º lugar é sempre bom usar uma marca de agua nas fotos, para que não sejam usadas indevidamente, em 2º lugar podes sempre licenciar as fotos pela creative commons, é mais uma proforma em sentido moral, claro que não impede de as tuas fotos serem usadas indevidamente ...
    o unico metodo + finavel e seguro é mesmo a marca de agua.

16. Warlord

Warlord [email protected] Member

ve la bem as condicoes da venda da foto, nao vas ficar sem direitos sobre a mesma (se e k isso e possivel).

17. adolfo dias

adolfo dias Power Member

depois deixa algum feedback.
    n me importava de tentar vender algumas fotos a revistas/jornais, mas tenho érias duvidas que me dêm assim o dinheiro para a mão.
    devem exigir algo como prova de que pagaram a foto, n só para discriminarem como despesas como para evitar que lá cheguem depois a dizer que n pagaram nada

18. sim falamos nisso, ou factura ou recibo verde, ou outro metodo, deram-me à escolha.
    eu tenho que analisar bem isso, pois factura nao posso passar porque nao tenho empresa, recibo verde tambem nao dá porque não estou colectado, eles disseram-me para não me preocupar muito com isso que depois dava-se a volta.
    espero receber amanha a proposta email. depois deixo aqui feedback, até mesmo se um dia esta situação acontecer convosco.

19. _Spider_

_Spider_ Power Member

a bbdo é uma das maiores agencias de publicidade em portugal nunca iam roubar uma foto (até porque quem vai pagar é o cliente e se o fizessem quem processavas era o cliente e não directamente a agencia e eles ficavam queimados com o cliente :P... :P e para publicidade os preços são todos inflacionados... (há que aproveitar:P)

Última edição: 17 de Fevereiro de 2009
  20. Warlord

Warlord [email protected] Member

sim e a remax, a maior agencia de imobiliario jamais iria roubar uma foto de um user ca do forum :P

Partilhar esta Página