Quanto pedir (€€€) pela venda de uma foto ?

Um conselho que ouvi uma vez é que a primiera coisa que deves fazer é enviar uma factura à empresa de X.XX euros especificando que diz respeito à utilização da imagem Y da qual és o proprietário, na publicação Z. Carta registada com aviso de recepção e depois aguardas o resultado. Pode não dar em nada mas é sempre melhor opção do que partir logo para uma queixa-crime.
 
Que ganda cena...

Bem mas se tiveres um advogado conhecido pedes para mandar uma carta pipi a perguntar o que se passou com aquela foto de ter sido publicada sem aviso do dono... a empresa ao ver que a carta que vem de um advogado pelo menos deve responder agora podem é aproveitar-se de o facto de os processos demorarem muito tempo a serem processados.
 
Pois, só que consultar um advogado provavelmente ficaria-me mais caro do que vale qualquer foto minha...

Diz-me lá o que é que custa deslocares-te a um advogado, conhecido ou não, para pedir uma ajuda ? Olha que eu conheço quem dê, nem que seja opiniões rápidas ( isenças de pagamento, se é isso que te custa ) para saberes o que fazer.


Um conselho que ouvi uma vez é que a primiera coisa que deves fazer é enviar uma factura à empresa de X.XX euros especificando que diz respeito à utilização da imagem Y da qual és o proprietário, na publicação Z. Carta registada com aviso de recepção e depois aguardas o resultado. Pode não dar em nada mas é sempre melhor opção do que partir logo para uma queixa-crime.

Been there, done that. Nunca responderam.

O que é que fizeste?

Enviei a carta registada com aviso de recepção.
Nunca responderam, nunca estive para me chatear.
 
É o normal. Embora se possa ter sorte em contactá-los para chegar a um acordo (e no mínimo serve como demonstração de boa fé, para mais tarde poder ser usado em tribunal a nosso favor), o mais comum é qualquer empresa só fazer seja o que for depois de contactada por um advogado (e isso normalmente já custa dinheiro).
Ainda esta semana, embora noutras áreas, assisti a duas conversas, uma delas directamente com uma advogada, em que as recomendações eram fazer um contacto inicial para acordo, mas que mesmo esse contacto já deveria ser feito através de um advogado.

A sorte deles é a lentidão da justiça e o facto de a maioria das pessoas não poder suportar as despesas judiciais durante tanto tempo.
 
mais que n fosse apresentavas a história no "nós por cá", "24horas", "o crime", "tardes da julia" ou algo do genero. era queimar os gajos até onde desse

Ao que parece a Sic é das que usa as imagens sem dizer chavo a ninguem, portanto não me parece que estejam interessados em divulgar estas situações..
 
mais que n fosse apresentavas a história no "nós por cá", "24horas", "o crime", "tardes da julia" ou algo do genero. era queimar os gajos até onde desse

Eu também acho... Se mandaste a carta registada e não te disseram absolutamente nada, tenta mandar a história para o "Nós por cá", por exemplo. Vai dar muito mais visibilidade ao caso e até pode ser que eles decidam pagar-te pela foto só para não ficarem com a imagem manchada (isto no melhor dos cenários, claro está).

Não perdes nada em tentar.
 
A sorte deles é a lentidão da justiça e o facto de a maioria das pessoas não poder suportar as despesas judiciais durante tanto tempo.

Pois.

mais que n fosse apresentavas a história no "nós por cá", "24horas", "o crime", "tardes da julia" ou algo do genero. era queimar os gajos até onde desse

lol
Por acaso não me lembrei de tal coisa. Verdade é que também deixei de pensar em fazer o que quer que fosse pela situação. Mas hey, ainda vou a tempo. :)

Eu também acho... Se mandaste a carta registada e não te disseram absolutamente nada, tenta mandar a história para o "Nós por cá", por exemplo. Vai dar muito mais visibilidade ao caso e até pode ser que eles decidam pagar-te pela foto só para não ficarem com a imagem manchada (isto no melhor dos cenários, claro está).

Não perdes nada em tentar.

De facto, não. Ou será que perco ?

Ainda ontem olhei para a revista exame informática, esta semana tem um suplemento de empresas de sucesso ( algo deste género ) e fiquei com uma raiva a crescer dentro de mim quando li lá " Remax ".

A imagem não será manchada, quando muito ouve-se um consenso do género " eles fazem o que querem ", nunca isto iria manchar a imagem deles. Quanto à visibilidade, não sei quanto me ajudaria caso eu decidisse seguir para tribunal, mas eu posso quase apostar que não seria lá muito positivo. Mas como não está em tribunal, até possa ser uma boa ideia.

No pior dos casos metem-me eles em tribunal. lol
 
No pior dos casos metem-me eles em tribunal. lol
Com que base? Por relatares a tua história tal como aconteceu? Ou por terem sido eles a roubarem a foto?
Não os estás a difamar, apenas a relatar a verdade.

Ontem falei sobre isso a um amigo meu,que trabalha em publicidade, e o comentário dele foi "Mesmo burros. Ou contactavam o dono da foto q até era capaz de a ceder por um valor razoável ou iam eles tirar a foto, agora roubar a foto e publica-la, foi burrice." Mas segundo ele, é muito usual algumas empresas fazer o mesmo.

A comunicação social serve sempre como um pequeno abre-olhos para algumas empresas que fazem o mesmo, nesta altura de crise, não convém nada má publicidade.
 
Estava a brincar.

Em relação à foto, mencionei na altura que se me tivessem pedido, eu cedia a foto sem qualquer problema, desde que me dessem os créditos.
 
Drekas, aquilo que escrevi da parte em te porem em tribunal é para ser lido em tom irónico ;) Era uma parvoíce por parte deles.

Essa tua maneira de pensar é o que grande parte dos fotógrafos amadores pensa. A malta tira fotos por gosto, ninguém se importa de ceder as fotos para serem usadas por empresas, desde que lhes sejam atribuídos os créditos da mesma. Sabendo isto, é uma parvoíce as empresas fazerem o que fazem. Mesmo que lhes fosse exigido um pequeno valor pela foto, acho que a má publicidade por parte do fotógrafo roubado, especialmente com os foruns ou mesmo em programas como o "nós por cá" e afins, esse valor compensava tudo isso.
Mas pronto, nós por cá temos a mania que há uns com mais direitos que outros...
 
tomassantos, provavelmente vendia, provavelmente ficava a pensar " fdx, é a remax!! posso esticar ! ", ou " mais vale 10€ do que nada ". Provavelmente... :)

Por acaso um SPA era mesmo porreiro. :p
Nunca os contactei, nem a Remax dos USA.
 
Sim, sim... A SPA vai-te mesmo ajudar.. A SPA só serve é para ir cobrar aos cafés e aos bares dinheiro para poderem passar musica..

Falando por experiencia própria....

Esta é a verdade..

Até passam nos cafés duas vezes: a primeira para avisar que está na altura de pagar e a segunda já depois do prazo obrigatório para conferir se pagaram ou não........
E não é nada pouco [tb depende a potencia instalada]..



Chulos que querem é tacho....
 
Back
Topo