Quanto perco com a portabilidade ?!?

expresso

Power Member
Boas pessoal,

Surgiu-me a oportunidade comprar um portátil num mercado bastante mais acessível (Hong-kong) e sendo assim posso comprar melhor por menos.

Em primeiro lugar tenho duas dúvidas:

A placa Wide Area Network integrada nos Vaio serve para os serviços de banda larga móvel disponíveis em Portugal ( fornecida pela TMN, Vodafone, etc)? Ou tenho mesmo de comprar a placa vendida por esses operadores?

Um disco híbrido vale a pena?? Existe a seguinte opção para o SZ : 160 GB* (Hybrid with 256MB Flash memory). Existe alguma melhoria clara? Qual?

Estou num dilema: Sony TZ vs Sony SZ ( características no final do texto )!!

O portátil destina-se ao uso de uma aplicação cliente de gestão de frotas, navegar pela net, ver filmes qdo estou em viagem, editar uns documentos em word/powerpoint e os meus pc´s geralmente têm pouca tralha a correr (ex: spyware e outras tretas).
Ocasionalmente instalo um joguinho para passar o tempo mas 95% é um jogo de estratégia ( tipo Sim city, age of empires).

A portabilidade e autonomia são factores importantes ( tenho um Asus W3 de 14.3p e com autonomia de 3h e mesmo assim n estou totalmente satisfeito )

Embora esteja mais inclinado para o TZ por ter o tamanho e autonomia ideal, estou com receio que as suas performances não sejam grande coisa. Será uma máquina destas capaz de correr o XP ou até mesmo o vista sem dificuldades? Se tiver performances identicas a um "velhinho" Asus W1 ( Intel Dothan 1.73Ghz com 2GB Ram e uma ATI Mobility Radeon 9600 64MB) já me sinto satisfeito!!

O SZ3 já é mais pequeno e leve que o meu Asus, para além de que supostamente tem o dobro da autonomia ( escolhendo uma bateria maior )..não tão pequeno como o TZ, mas com performances substancialmente superiores, certo?



VAIO SZ680 : 2168 USD ( cerca de 1550 euros )

-13.3" WXGA
-Intel Core 2 Duo Processor T7300 (2.0GHz)
-1 GB DDR-SDRAM (DDR2-667, 1 GBx1)
-160 GB Hybrid Hard Disk Drive -SuperMulti DVD±R DL / DVD±RW / DVD-RAM Drive
-MOTION EYE Camera
-Wireless LAN (802.11a\b\g\n)
-Integrated Wireless Wide Area Network
-Large Capacity Lithium-ion Battery (BPL9)

VAIO TZ150NB( cerca de 1550 euros )


Intel*® Core™2 Duo Processor U7500 ( 1.06 GHz)
1 GB (DDR2- 533Mhz, 1 GBx1)
100GB ( U-ATA 4300RPM )
Wireless (802.11a/b/g/n)
Integrated Wireless Wide Area Network
ETC


Muito obrigado pela paxorra !!

Cumprimentos.
 
Última edição:
Supostamente para usar internet movel em portugal, precisas de uma placa 3g e essas os portáties não trazem de origem.

Não mencionaste as gráficas. Esse vaio de 13'' não está grande coisa de preço, a menos que tenha uma gráfica jeitosa. O XP correm a brincar. O vista não sei, eu até com 2 gb de ram acho que fica pesado.

Se calhar isto não te interessa para nada, mas na eventualidade de mudar de sistema operativo (não sei se precisas de aplicações especificas que apenas correm em windows) o portátil com mais autonomia que me passou pelas mãos até hoje foi o MacBook. A trabalhar com coisas leves e ouvir musica dura-me mais de 5 horas. Mas isto com o OSX, não com windows. O MacBook preto tem isso tudo que indicaste, tem é uma gráfica MUITO fraca, mas para os jogos que falaste deve dar perfeitamente. Mas mais uma vez, a autonomia que referi é um OSX, com o XP passa para 3 horas e tal.
 
Boas,

O Mac OSX não é muito viável porque algumas das aplicações que preciso só existem para a plataforma Windows! Sendo assim, o Mac como máquina já não ser porque é de 13p,tem uma gráfica tão pobre quanto à do TZ e uma autonomia inferior (qdo utilizado com o XP).

Quanto à placa WAN:
- A placa embutida no vaio não me serve de nada em Portugal? Nem mesmo para ligações como a da ZAPP ou Kanguro?


Relativamente às gráficas:
-A do TZ é fraquinha: integrada no Intel® 945GMS

-O Vaio SZ tem duas gráficas, o que permite utilizar no momento aquela for mais ajustada à necessidade ( mais consumo energético ou melhor performance ):
(NVIDIA® GeForce® 8400 GS) and 358MB Total Available Graphics (Mobile Intel® Graphics Media Accelerator X3100).


-Posso esperar do Asus TZ performances identicas a um "velhinho" Asus W1 ( Intel Dothan 1.73Ghz com 2GB Ram e uma ATI Mobility Radeon 9600 64MB)?? Se sim, já me sinto satisfeito!! Ainda tenho um desses em casa e corre o XP perfeitamente para as necessidades que tenho.
 
Última edição:
Quanto à placa WAN:
- A placa embutida no vaio não me serve de nada em Portugal? Nem mesmo para ligações como a da ZAPP ou Kanguro?

Sobre o resto não me vou meter a inventar. Nisto também não tenho a certeza, mas cá vai:

Essa placa julgo que servem apenas para acesso por wifi, ou seja, para usares com um router wireless. Internet móvel zapp, kanguru, tmn ou vodafone funciona com 3g e precisas sempre de uma placa (usb ou não) para aceder.


Dando a mnha opinião, o TZ já é um computador um bocado abaixo do que se vende actualmente como computador médio. Tem um processador um pouco abaixo do que é comum (não sei comparar com o teu asus), a tal gráfica fraquissima (que eu tenho e também não sei comparar com a do asus) que julgo que nem te permite utilizar o Vista em pleno e relativamente ao teu asus, estarias a passar para metade da memória ram. Acho que na globalidade estarias a passar para um computador com pior desempenho, indo para o TZ. Mas o XP, corre sem problemas de certeza! O Vista, já não sei bem se corre de forma fluida (se é que isso existe no vista:004:)...
 
Sobre o resto não me vou meter a inventar. Nisto também não tenho a certeza, mas cá vai:

Essa placa julgo que servem apenas para acesso por wifi, ou seja, para usares com um router wireless. Internet móvel zapp, kanguru, tmn ou vodafone funciona com 3g e precisas sempre de uma placa (usb ou não) para aceder.

Não essa não é uma placa para Wifi!! Essa é a Wireless LAN (802.11a\b\g\n)!!

No entanto o Vaio vem com uma segunda placa mas para WIDE area network!
 
Pois... Deve ser é isso, nunca percebi muito bem a diferença, mas é isso, para usar com um router wireless... Desculpa lá se dei uma info errada.
 
Cuidado que a placa Wi-Fi desse portátil para o mercado em questão pode não ser compatível com as normas Wi-Fi Europeias. É só um alerta.
 
Back
Topo