Quanto tempo precisa ter um projeto de fibra?

hi71460

Power Member
A cerca de 9 anos vim morar para uma zona rural (mais o menos 1,5 km da cidade onde existe fibra) e de uns anos para ca venho tentado pedir informações sobre expansões e tal ate que descobri este sitea cerca de 1 ano, sinceramente nao sabia que haviam outras pessoas assim como eu porque aqui em casa so sabem reclamar da net e mais nada e este site ajudou me a entender muitas coisas tal como pdo e tais, por isso vim aqui pedir mais uma vez ajuda porque sinceramente dp de tudo o que fiz parece que nada mudou e ate achei que vou ter de mudar de casa porque internet de 2 megas ja nao da para nada hoje e acho que ja tou cansado de ver tudo em 360p tou triste porque sinceramente achei que um dia iria ser uma casa com fibra mas o maior problema aqui e que nao sou uma empresa e nao quero pagar 5mil euros para instalarem uma fibra onde eu nao ganharia nada com isso pior teria de pagar para a usar isso o que nao faz sentido nenhum.
E o que deixa mais revoltado e que existe uma caixa de cobre adsl cheia de cliente cerca de 15 e msm assim eles nao querem mudar e dar desculpa que sao empresas exteriores que fazer expansoes e apenas estupido porque eles poderiam pagar expandir na minha zona, tristeza saber que existem km km de fibra de 3 operadoras e outras zonas sem 1. E a minha pergunta e sera que o 5G ira resolver esta coisa toda ou as antenas vao ficar saturadas e iram cortar as velocidades como ja fazem porque e o que ira acontecer quase decerteza pais tao pequeno paga-se tanto por uma coisa por 2 megas voces nem imaginam sabendo que muito teem 200 e so estupido devia ser ate proibido fazer isso mas o que posso fazer so apenas uma pessoa revoltada tentando aliviar a raiva um pouco.
 
E é ainda mais frustrante saber que, ao mesmo tempo, há por aí tanta aldeia com fibra sem clientes nenhuns e outras zonas em que havia clientes, mas não colocam...
Só falaste com a MEO? Já abordaste a Vodafone ou a NOS?
 
Sinceramente o meu nome e a minha morada deve ser conhecida em todas as empresas de fibra (eu sou do algarve) e falei com dst telecom, fibra + e a resposta delas e sempre se as operadoras nao quiserem a gente nao faz ne e ate me disseram se eu arranjar 25 pessoas eles montariam pena que na zona onde vivo so existam 20 casas fica mal assim e depois comecei a pensar se um predio fosse inteligente compra 1 servico de uma operadora e dp pedia box para cada casa e ficava bem barato
 
E é ainda mais frustrante saber que, ao mesmo tempo, há por aí tanta aldeia com fibra sem clientes nenhuns e outras zonas em que havia clientes, mas não colocam...
Só falaste com a MEO? Já abordaste a Vodafone ou a NOS?
Falei mas como so existe infraestrutura da meo (adsl) eles nao podem usar e tambem nao querem.
 
Sinceramente o meu nome e a minha morada deve ser conhecida em todas as empresas de fibra (eu sou do algarve) e falei com dst telecom, fibra + e a resposta delas e sempre se as operadoras nao quiserem a gente nao faz ne e ate me disseram se eu arranjar 25 pessoas eles montariam pena que na zona onde vivo so existam 20 casas fica mal assim e depois comecei a pensar se um predio fosse inteligente compra 1 servico de uma operadora e dp pedia box para cada casa e ficava bem barato
Aqui também só havia MEO ADSL e a NOS fibrou na mesma... usou os postes da EDP
E 20 pessoas não chega? Tem mesmo de ser as 25? Quão longe estás da localidade mais próxima com fibra?
 
ja agora como conseguiste que nos fibrasse na tua zona pelo que dizes tambem vives numa zona meio rural certo?
Não sei se fui eu que consegui ou não ahahah
Sim, eu moro numa aldeia do litoral (zona Oeste) e, basicamente, a NOS andou a fibrar as aldeias e vilas da zona (Alfeizerão, São Martinho do Porto, Peniche...) e reforçou a sua cobertura na cintura exterior das Caldas da Rainha com FTTH (no centro é HFC). Há cerca de 1 ano e meio, nessa vaga, fibraram até à aldeia anterior à minha (que fica também a sensivelmente 1.5 kms) e pararam à entrada da minha localidade. Eu fui ligando algumas vezes tanto para a NOS como para a Vodafone que me confirmavam que a aldeia anterior tinha cobertura, mas que para a minha ainda não havia nada previsto. Mas diziam que iam deixar a indicação do interesse (inclusive perguntavam quantas pessoas é que havia por aqui, quantas casas e assim) e que iam transmitir a informação para o departamento responsável. Passados 7 ou 8 meses após a cobertura das zonas à volta, a NOS chegou aqui e fibrou a aldeia toda num dia (PDOs incluídos). Literalmente, saí de manhã sem nada e, à noite, quando cheguei a casa, já os postes da EDP tinham os cabos de fibra e PDOs da NOS montados.
Mas não fiz muito mais que isto... sinceramente até acho que os meus telefonemas não devem ter valido grande coisa. Estou convencido que eles já tinham previsto no plano inicial cobrir a minha aldeia (continuando a rede que ia até à localidade anterior), mas como já tinham fibrado tanto devem ter decidido suspender e adiar a cobertura de alguns sítios como aquele onde moro enquanto iam rentabilizando as zonas já cobertas
 
Sinceramente o meu nome e a minha morada deve ser conhecida em todas as empresas de fibra (eu sou do algarve) e falei com dst telecom, fibra + e a resposta delas e sempre se as operadoras nao quiserem a gente nao faz ne e ate me disseram se eu arranjar 25 pessoas eles montariam pena que na zona onde vivo so existam 20 casas fica mal assim e depois comecei a pensar se um predio fosse inteligente compra 1 servico de uma operadora e dp pedia box para cada casa e ficava bem barato

Possivelmente será uma zona onde existem mais casas de férias/2ªs habitações que casas de residência permanente, pode ser por aí.
Mas tendo em conta que é a MEO, pode também ser simplesmente uma questão de desculpas esfarapadas com um misto de má vontade.
Na minha zona a MEO diz que não é viavél, os técnicos dizem que é uma "zona de maus pagadores", mas entretanto a Nos em partilha com a Vodafone, já fibrou o meu prédio, e neste momento estão a fibrar os prédios aqui ao lado.

Como é que os concorrentes vem potencial nest zona e a MEO não vê ?
Além disso se é uma zona de maus pagadores, então já seria no tempo do adsl tanto para Meo como para os outros operadores, não ?
Não se percebe.
 
Partilho a mesma dor q tu apesar de andar com 4g a 60mb recentemente a espera q venham por postes de madeira para passar o cabo da fibra para a minha casa (ja fiz o contracto).
 
Última edição:
és de que zona do algarve? isto é como tudo, imagina que és tu a operadora, achas que compensava investir uns 10 ou 15 mil euros para nao ter retorno, só porque sim, eles sao privados, querem é lucro.
 
Essa conversa do lucro faria todo o sentido e era uma forma simples de quem não tem fibra compreender o motivo, o problema é que essa afirmação é falsa. Como já disseram existem n casos de sitios com fibra e 0 clientes, PDOs espalhados por aldeias apenas com população envelhecida que não têm interesse nenhum em fibra, eu ando muito pelo interior e sei do que falo. Entre Tarouca, Moimenta da beira, Tabuaço, castro daire, Resende, não falta fibra da DST, Meo e outras e tens PDOs no meio do monte para 0 casas. Diz-me então onde está o lucro.
 
Essa conversa do lucro faria todo o sentido e era uma forma simples de quem não tem fibra compreender o motivo, o problema é que essa afirmação é falsa. Como já disseram existem n casos de sitios com fibra e 0 clientes, PDOs espalhados por aldeias apenas com população envelhecida que não têm interesse nenhum em fibra, eu ando muito pelo interior e sei do que falo. Entre Tarouca, Moimenta da beira, Tabuaço, castro daire, Resende, não falta fibra da DST, Meo e outras e tens PDOs no meio do monte para 0 casas. Diz-me então onde está o lucro.

Então qual o motivo real?
 
Essa conversa do lucro faria todo o sentido e era uma forma simples de quem não tem fibra compreender o motivo, o problema é que essa afirmação é falsa. Como já disseram existem n casos de sitios com fibra e 0 clientes, PDOs espalhados por aldeias apenas com população envelhecida que não têm interesse nenhum em fibra, eu ando muito pelo interior e sei do que falo. Entre Tarouca, Moimenta da beira, Tabuaço, castro daire, Resende, não falta fibra da DST, Meo e outras e tens PDOs no meio do monte para 0 casas. Diz-me então onde está o lucro.
Muitas zonas do interior foram fibradas por dinheiros europeus, porque senão jamais iriam ver a cor da fibra.
 
Então qual o motivo real?

Já disseram, fundos comunitários da UE. Esses fundos que deviam ser usados para quem precisa em zonas onde não dá muito lucro mas onde é realmente necessário foram usados em zonas onde não há clientes e onde a manutenção custa zero. Há as zonas onde realmente compensa às operadoras investir em fibra, há essas onde compensa investir o dinheiro que não é deles, e as outras que só têm fibra se morar lá alguém importante.
 
Mas há uma coisa que não nos podemos esquecer também, cada vez mais a população dita mais envelhecida, já se vai safando no uso destas novas tecnologias. Portanto também faz ( de certa forma) algum sentido fibrar zonas teoricamente menos lucrativas.
Além de que o Interior do país embora desertificado, também não é o deserto que muitos pintam, há malta mais nova nestas zonas, que são tão cidadãos como os que vivem no Litoral, logo o acesso a estas tecnologias deve ser igual.
Claro que os fundos comunitários também dão uma grande ajuda nesta questão.
 
Back
Topo