Quantos FPS são precisos para um jogo ser fluido? Vejam...

SilveRRIng

Power Member
Achei este texto interessante e serve para vir desmistificar certas crenças q temos quanto aos frames que um jogo deve ter para nós o considerarmos fluido.

Toda a gente acha que deve ser cerca dos 30 certo? É este o limite que nós conseguimos ter percepção? Será mais, será 60? Mais ainda? quem sabe...

Vejam isto e pasmem-se como eu fiquei pasmado.

PS - Eu jurava a pés juntos q era 30 e sempre tive bom hardware :P
 
eu qd jogava cs notava logo qd o framerate descia para menos de 60... mas tb acho q deve depender de jogo para jogo
 
Eu pessoalmente acho que depende do jogo...

Para mim FPS precisso de mais de 60-70 ou mais frames para jogar em condições... para me mover depressa, porque se for ao contrário não consigo ter a mesma perfomance.

Agora quantos aos outros tanto faz, embora deia mais ou menos 40fps para jogar bem.

Já notaram por exemplo no Tomb Raider que a frame rate está sempre nos 30fps e aquilo está sempre fluído?8o
 
o GTA 3 tambem ta sempre nos 30fps e nota-se bue bue bue a sensação de " televisão...." em que o scrolling horizontal e vertical andam aos soluços... só é fluido no que se aproxima ou afasta em profundidade.... por isso ter o dobro (60fps) é optimo pros Scrollings...
 
Há uns tempos, alguém postou uma msg sobre este assunto, em que a conclusão apontava para a barreira das 70 fps como o limite para qual o olho humano notava diferença.

Eu gosto de ter frames, mas tento sempre orientar-me pelas FPS mínimas. Não quero que ela baixe de determinado número.

No entanto, em jogos como o q3, convém ter sempre mais frames (limito as minhas a max 125 - valor que não baixa :)), porque há vantagens na física do jogo em tê-las assim.
 
Pois, qualquer fan hardcore de first person shooters (UT, UT, UT) sabe que o que interessa é que nunca baixe além dum determinado valor de FPS.

Para mim se dá 90 ou 300 FPS de média é indiferente, se durante meio segundo que seja baixa das 60/70 é que já começa a ser complicado.

Por isso o UT 2003 vai ser um sacrificio nos primeiros tempos :/




Já para outro estilo de jogos com menos acção, acho que a exigência é MUITO menor.
 
Back
Topo