Quase, quase quase a ter net!

| Blasted |

Portugal@Home Member
Olá!

Ando com um pequeno (grande) problema.
Tenho Ubuntu e quero ligá-lo a uma rede wireless. A minha placa de rede é uma das tramadas (Realtek RTL8187B), mas esse não é o problema.
Instalei o ndiswrapper e depois o driver da placa.
Assim se for a Sistema > Administração > Windows Wireless Drivers aparece-me o driver da placa e diz que o hardware está presente.
O problema vem agora. Como procurar por redes wireless?
No icone de rede ao lado do relógio no canto superior direito, ele insiste em procurar por redes com fios e não por redes sem fios.
Será por a placa estar desligada ou algo do género? Se sim, como a ligo?
Já tentei algumas coisas que vi na net (google :D) e algumas dicas que também já vi aqui no fórum, mas não há meio de conseguir por isto a detectar redes wireless para me puder ligar.

A vossa ajuda pf.

Cumprimentos,
 

Já estive a ver e realmente parece-me uma boa opção.

Mas eu acho que isto talvez tenha uma solução sem ter que andar a instalar outro gestor de redes.
Fui á consola e fiz
Código:
iwlist scan

E na parte de wlan0 aparece-me todos os detalhes da rede wireless a que me quero conectar. Isto indica que o computador encontrou a rede, certo? E agora como me conectar?
 
Bem, instalei o wicd e realmente é bem mais apelativo e funcional que o vinha de origem com o ubuntu.
No entanto ainda estou com um problema.
Ele detecta a minha rede, já configurei nas advanced settings com a chave wep, mas agora fazendo "Ligar", fica em baixo a dizer:

[Validating authentication]

Até que alguns segundos depois para, e diz que não está ligado. A chave WEP está certa.
O que poderá ser?

EDIT: Sorry pelo double post
 
Experimenta outra versão do ndiswrapper, ou outros drivers.
Confirmaste no site oficial se a tua placa / chipset está suportada em alguma versão em especial? (bem, mudaram de site, já não encontro a lista).
 
Experimenta outra versão do ndiswrapper, ou outros drivers.
Confirmaste no site oficial se a tua placa / chipset está suportada em alguma versão em especial? (bem, mudaram de site, já não encontro a lista).

O site de onde tirei os drivers é este : AQUI
Na parte referente à RTL8187B
O que queres dizer com estar suportada em alguma versão em especial?
 
pode funcionar na versao x.52 por ex e na x.53 já não. Acontece-me isso com a pen que tenho noutro pc.
Experimenta tb outra versao dos drivers (+ antiga por ex )
 
pode funcionar na versao x.52 por ex e na x.53 já não. Acontece-me isso com a pen que tenho noutro pc.
Experimenta tb outra versao dos drivers (+ antiga por ex )

Desculpa, mas continuo a não perceber essa coisa das versões. Versões dos drivers? Da placa? Do Ubuntu?

Quanto à versão mais antiga, já tentei e continua a não funcionar..
Aquilo reconhece a minha rede e tudo, mas quando ponho ligar, fica em "Validating Authentication" e não liga.

cumprimentos,
 
Vai até ao menu e penso que lá está um programa com o nome rede. depois tenta ver as definições da placa... mete em dhcp ou automático... Já não uso o ubuntu a algum tempo por isso estou a dizer isto mas sem muitas certezas... tenta ajuda no forum do ubuntu e pesquisa lá pelo nome da tua placa (RTL8187).
 
Confirma primeiro se tens WEP ou WPA/WPA2. Até pode ser esse o erro. Talvez não, porque o wicd deverá detectar o tipo automaticamente. :P

Como não uso o wicd andei pelo site deles e vi num dos screenshots um "Enable Debug Mode". Tenta activar isso, pode ser que ajude. Não sei para onde vai o output disso portanto terás que investigar.

No terminal experimenta executar o "iwevent" e faz nova tentativa de ligação. Pode ser que dê alguma dica do que acontece.

Outra coisa que podes tentar é retirar (temporariamente) a encriptação do router, isto é, tornar a rede aberta e fazer nova tentativa de ligação. Se der então é porque pelo menos já dá pela ligar o que indicará algum problema a tentar ligar-se a uma rede encriptada. Nesse caso até podes tentar outros modos de encriptação.
 
Confirma primeiro se tens WEP ou WPA/WPA2. Até pode ser esse o erro. Talvez não, porque o wicd deverá detectar o tipo automaticamente. :P

Como não uso o wicd andei pelo site deles e vi num dos screenshots um "Enable Debug Mode". Tenta activar isso, pode ser que ajude. Não sei para onde vai o output disso portanto terás que investigar.

No terminal experimenta executar o "iwevent" e faz nova tentativa de ligação. Pode ser que dê alguma dica do que acontece.

Outra coisa que podes tentar é retirar (temporariamente) a encriptação do router, isto é, tornar a rede aberta e fazer nova tentativa de ligação. Se der então é porque pelo menos já dá pela ligar o que indicará algum problema a tentar ligar-se a uma rede encriptada. Nesse caso até podes tentar outros modos de encriptação.

Como é que faço para retirar a encriptação do router?
Tenho MEO cá em casa. Não tenho muita experiência nisto de redes, e portanto não faço a minima ideia de como trabalhar com o router.
 
Como é que faço para retirar a encriptação do router?
Tenho MEO cá em casa. Não tenho muita experiência nisto de redes, e portanto não faço a minima ideia de como trabalhar com o router.

Bem, antes de mais estou solidário contigo no problema porque a minha placa que é igual á tua, também não funciona...

Agora em relação á Meo, a segurança se ainda tiveres de origem vem em WPA, e nesse sistema parece-me que ainda não há solução para a nossa placa. Existem registos dela a funcionar mas com WEP.

No router vais a Rede Doméstica, Interfaces e deves ter lá Ethernet e Wireless, selecionas a Wireless e em cima tens Configurar. Aí é que mudas tudo.

Boa sorte!
 
Então se aceder ao router, posso alterar e mudar de WPA para WEP?

Ao tentar aceder ao router, ele pede-me a password de sistema. Esta é diferente da chave WPA, certo?
É que se for, o técnico que cá veio, não me deixou a password de sistema.
 
Então se aceder ao router, posso alterar e mudar de WPA para WEP?

Ao tentar aceder ao router, ele pede-me a password de sistema. Esta é diferente da chave WPA, certo?
É que se for, o técnico que cá veio, não me deixou a password de sistema.

Que router é? É um THOMSON TG787? Se for o O IP é o 192.168.1.254, Login Administrator ea pass é 3!play
 
Back
Topo