[QUASE RESOLVIDO] Acho que a motherboard... morreu. Ajuda pra substitui-la?

Captomente

Power Member
Boas. Hoje de manhã, verifiquei que tinha o pc desligado (deixei-o ligado durante a noite).

Quando premi o botão para ligar, vi o led de uma ventoínha exterior a acender durante 2 segundos, a ventoinha da fonte a girar durante 1 segundo, mas não iniciou o pc. Desmontei o pc, liguei a fonte a um pentium 3 que tinha aqui arrumado e funcionou, por isso creio que não seja problema da fonte.

Sou leigo e auto-didacta nisto de informática, e por isso, julgo que o problema esteja na motherboard. Há alguma forma de eu ter a certeza de onde estará o problema (não tenho acesso a outros componentes, como por ex, uma motherboard emprestada)? Os sintomas são apenas este:

- Carrego no botão para iniciar, a ventoinha da fonte gira durante 1 segundo e não faz mais nada.

Na eventualidade de ser problema de motherboard, que aconselham para substituição (podem ver o modelo da actual no "My System", ali: <------------).

Não queria investir muito neste pc, pois estou a pensar em renová-lo, a sério, apenas daqui a uns 6 meses.

Obrigado e cumprimentos.
 
Última edição:
Boas. Hoje de manhã, verifiquei que tinha o pc desligado (deixei-o ligado durante a noite).

Quando premi o botão para ligar, vi o led de uma ventoínha exterior a acender durante 2 segundos, a ventoinha da fonte a girar durante 1 segundo, mas não iniciou o pc. Desmontei o pc, liguei a fonte a um pentium 3 que tinha aqui arrumado e funcionou, por isso creio que não seja problema da fonte.

Sou leigo e auto-didacta nisto de informática, e por isso, julgo que o problema esteja na motherboard. Há alguma forma de eu ter a certeza de onde estará o problema (não tenho acesso a outros componentes, como por ex, uma motherboard emprestada)? Os sintomas são apenas este:

- Carrego no botão para iniciar, a ventoinha da fonte gira durante 1 segundo e não faz mais nada.

Na eventualidade de ser problema de motherboard, que aconselham para substituição (podem ver o modelo da actual no "My System", ali: <------------).

Não queria investir muito neste pc, pois estou a pensar em renová-lo, a sério, apenas daqui a uns 6 meses.

Obrigado e cumprimentos.
boas.
ja foste por exclusao de partes?
desligando tudo da board deixando so o cpu ligado , para ver se a board apita.
depois vai colocando um a um , 1 ram , a seguir a outra , grafica...por ai.

cumps.
 
Eu tive o mesmo problema que tu ontem. E quem me montou o pc também o teve. E estou a trabalhar com a board de ontem! Quem me montou o pc disse que talvez seria de qualquer parte da board que fizesse contacto com a caixa e se desligasse. Tenta desligar a ficha da fonte durante cerca de 10 segundos e volta a meter. Tenta ligar e vê se volta a dar 'sinais de vida'.
 
Bom, passei esta manhã a desligar/ligar vários componentes do pc e, de momento, estou com o pc ligado e a funcionar (excepto 2 portas USB frontais e entradas de cartões).

No ínicio, desliguei (quase) tudo (excepto as portas USB frontais e entradas de cartões, porque nem me lembrei para que serviam aqueles 3 fios) e fui ligandos os componentes à vez. Liguei drives DVD, memórias, placa de rede, placa tv e o pc ligou sempre. Quando liguei a placa gráfica, não ligava. Dava apenas o sintoma que mencionei no 1º post.

Depois, reparei em 3 fios mais pequenos e lembrei-me que eram das tais 2 portas USB frontais e das entradas dos cartões (MMC, SD, etc). Desliguei-os, coloquei também a placa gráfica e liguei o pc, sem problemas. :| Como tinha uma certa urgência em ir ver as minhas contas de mail, não fiz mais qualquer tipo de teste, mas irei fazê-lo esta semana.
Será que o problema estará nas portas USB frontais e/ou nas entradas de cartões?

Obrigado pelas respostas. Cumps.
 
não sei se as portas usb terao problema mas o leitor de cartoes, neste caso, deve ser o que tem mais probabilidades de estar avariado...
 
Exactamente o mesmo problema. Levei a board à loja e testaram lá disseram que tava estragada vou buscar a nova amanhã era uma asus p5q-pro.
 
Back
Topo