Quase tenho vergonha, mas tenho de perguntar. Energia nas portas USB com PC desligado

pedrom2

Power Member
Será normal ter energia nas portas USB, tendo o PC desligado (está ligado à corrente, e não "cortei" a energia na fonte. A luz da MB está acesa, indicando que o sistema está ligado. No entanto é normal que ligando uma pen esta acende ainda que o PC esteja desligado, ou terei montado alguma coisa mal?

Obrigado e desculpem, mas por engano hoje deparei-me com algo que nunca tinha visto ou pensado.
 
Isso depende de sistema para sistema, no meu anterior PC, ao desligar, as portas USB deixavam de receber energia, neste que tenho agora, mesmo com ele desligado, tudo o que esteja ligado às portas USB fica a receber energia na mesma, como por exemplo ratos, discos rígidos externos, etc, só desliga mesmo tudo, se desligar o botão na fonte de alimentação.
 
Acredito. Mas o que quis dizer, é que a possibilidade de ter alimentação nas fichas USB com o PC desligado não é por falha no design, mas sim para se ter a possibilidade de o fazer.

Era impossivel acontecer só porque "olha ficou assim"
 
Acredito. Mas o que quis dizer, é que a possibilidade de ter alimentação nas fichas USB com o PC desligado não é por falha no design, mas sim para se ter a possibilidade de o fazer.

Era impossivel acontecer só porque "olha ficou assim"

A motherboard recebe obrigatoriamente energia com o switch ON na fonte.
O que é passível de ser opcional é que essa mesma corrente seja distribuída para as ligações USB.
Ou seja, mudando o jumper na board a ligação de USB é desligada.
 
Também já tinha reparado nisso e acontece pelo facto da fonte da alimentação ser ATX.
Com as fontes antigas AT a energia era cortada completamente porque o botão de ligar/desligar o PC estava ligado directamente á fonte de alimentação.

Agora os botóes de ligar/desligar o PC estão ligados á board, o que permite aquelas opções da BIOS do Wake-on-ring, Wake-on-Lan, Alarm, etc. e o 'soft-shutdown' por software, não é como antigamente que o windows metia o ecrã a dizer "Agora já pode desligar o computador" :)

Mas como já disseram aqui pode não ser igual em todas as boards, podem existir jumpers para deixar os USBs receber ou não energia quando o PC está desligado.
 
Acho que há uma opção nos jumpers para o usb, que estão localizados na board, mas no meu também acontece o mesmo e já experimentei desligar vários jumpers, sem sucesso.
 
no meu portatil nao tenho corrente nos usb's com o pc desligado..pelo menos eu ponho o ipod a carregar e nao da sinal...nao começa a carregar...so mesmo com o pc ligado..
 
A minha faz o mesmo. Tens o botão para desligares a fonte de alimentação, se não a desligares, a luz da motherboard fica ligada.

Tenho um exemplo também: tenho o teclado, que tem uma luz Verde das teclas atalho para o Office, que se acende sempre que ligas a fonte de alimentação, quer ligues o PC ou não.

PS:
Só que o rato ainda é do tipo PS2 (Acho que é assim o nome da porta) (das antigas):)
Portanto, é normalíssimo.
 
Será normal ter energia nas portas USB, tendo o PC desligado (está ligado à corrente, e não "cortei" a energia na fonte. A luz da MB está acesa, indicando que o sistema está ligado. No entanto é normal que ligando uma pen esta acende ainda que o PC esteja desligado, ou terei montado alguma coisa mal?

Obrigado e desculpem, mas por engano hoje deparei-me com algo que nunca tinha visto ou pensado.

Pelo menos eu desligo o computador desligado com o mp3 a carregar...e ele fica...mas isso gasta alguma energia quando não precisares é melhor desligares a fonte
 
Será normal ter energia nas portas USB, tendo o PC desligado (está ligado à corrente, e não "cortei" a energia na fonte. A luz da MB está acesa, indicando que o sistema está ligado. No entanto é normal que ligando uma pen esta acende ainda que o PC esteja desligado, ou terei montado alguma coisa mal?

Obrigado e desculpem, mas por engano hoje deparei-me com algo que nunca tinha visto ou pensado.

Se a board for Asus é normal acontecer com todas.
Não sei qual a razão mas é mesmo assim.
 
Será normal ter energia nas portas USB, tendo o PC desligado (está ligado à corrente, e não "cortei" a energia na fonte. A luz da MB está acesa, indicando que o sistema está ligado. No entanto é normal que ligando uma pen esta acende ainda que o PC esteja desligado, ou terei montado alguma coisa mal?

Obrigado e desculpem, mas por engano hoje deparei-me com algo que nunca tinha visto ou pensado.

Espero não dizer grande barbaridade lol mas penso que isso será pelas funções de rede da mainboard - wake on lan, entre outros...

Ainda nao cheguei a esta parte da matéria, nem vou chegar :x LOL Mas deve ser isso, porque não é só as USB que têm energia. as Gigabit (no meu caso, 680i SLI) também têm energia...

Cumprimentos
 
Back
Topo