Que acham do meu jogo?

wrproject

Power Member
Boas pessoal,quero mostrar-vos o meu primeiro jogo 2D que ando a desenvolver em c++ e SDL.
O jogo é muito parecido com o space invaders mas com algumas diferenças.
Este jogo criado de RAIZ sem engines nem seus derivados.
Uma vez que sou muito noob em gamedev,não esperem algo muito profissional ou elaborado.

Uma vez que de momento não disponibilizo as instruções para jogar o jogo,irei explica-las aqui:

-Espaço para disparar

-"Escape" para pausar o jogo

-"S" para sair

-"R" para sair quando for gameover

SCRRENSHOT:

jpgpwrprojectnp6ja6.jpg




MIRROR 1


MIRROR 2

MIRROR 3


Espero por criticas/sugestões do jogo.
 
Última edição:
Não consigo executar o meu, carrego no icone e não acontece nada.

(Nota estou a carregar no icone da aplicação, e não no ficheiro .ico, lol)
 
Isso não é parecido, é igual, existem melhoria em relação aos gráficos da nave...

De qualquer forma foi um bom desenvolvimento...
 
Funciona no vista :D

Há um problema com os controlos em que não podes andar e disparar, e após disparar ficas 1 ou 2 segundos sem poder mover a nave.

Se os bichinhos fossem mudar de cor com o passar de nível também ficava mais catita, e em vez de ires adicionando inimigos, podias mudar a velocidade/quantidade de tiros, claro, só funcionaria depois de se resolver o problema dos controlos.

Acho que depois de resolvido estes dois problemas até se pode tornar um jogo para ter no portátil para jogar de vez em quando, no estado em que está agora não passa de um treino para ti, um bocado aborrecido e repetitivo para as outras pessoas, se bem que ainda está a tempo de se tornar bem melhor :D
 
sim, funca na boa no windows vista :D
Ou autofire, ou então deixar disparar vários tiros de seguida... até o tiro desaparecer do ecra não podes disparar mais, isso não pode ser :P
 
boas. eu também ando a desenvolver um jogo em C++/SDL.:x2:


quanto ao teu jogo, para já parabéns, se é uma primeira experiencia está muito bom. agora criticas

1- porque é que ao disparar a nave para? não percebo mesmo porque é que tiveste que fazer assim, visto que no SDL podes gerir cada evento individualmente, ou seja, um evento pode acontecer sem afectar os outros eventos
@ xuxaki, no space invaders clássico também só podes disparar quando o tiro anterioro desaparecer, por isso compreende-se que seja assim

3- dá-me a impressão que a metade de baixo do jogo é moderna, e a metade de cima é muito antiga. porque é não pões também as naves inimigas a mover-se com fluidez, e com um aspecto melhor?

2- muito grave. tens um memory leak. a memória usada pelo processo não para de crescer, quando uma coisa destas não deveria ocupar mais de 10MB de memória
aposto que o problema é o mesmo que eu tive no inicio. não usas estas duas funções: TTF_CloseFont, e SDL_FreeSurface
basicamente a cada frame que é processada, estás a criar uma nova superficie com aqueles texto do score e assim. só que essas superficies vão ser guardadas em memória nova, e as antigas vão permanecendo lá.
por isso é que tens que ir "limpando" estas superficies antigas


sugestões:
1- resolver esse problema dos movimentos da nave. além daquilo que já referi dos tiros, seria bom que se pudesse estar a andar para a esquerda, e de repente mudar de direcção rapidamente, o que não é possivel (tinha que largar a tecla, esperar um bocadinho e depois carregar na outra)

2- por esta porcaria em janela, e pequenina (algo como 640x480) :007:
um jogo destes é para se levar para o trabalho/escola e ficar entretido enquanto o chefe/professor não está a ver. estando em ecrã inteiro fica mais dificil

3- uma tecla para ligar/desligar o som também dava jeito (talvez até começar já com ele desligado, para o chefe não nos apanhar?)



já agora, fica aqui aquilo que para já é o meu jogo. espero que não te importes de estar a usar esta thread (se não diz que eu tiro o link). também gostava de algum feedback do pouco que tenho para já
DOWNLOAD
 
eiei quanto ao jogo inicial do tópico acho que os melhoramentos que já podiam ser feitos já foram ditos.
Especialmente reduzir isso para formato janela (eu sei que depois tens de te preocupar com os refresh aos gráficos de outra forma) mas realmente dá mesmo mais jeito para o debug.

Quanto ao segundo jogo o do MPalhas acho um bom principio para um 2.5D. Já tens ai umas colisões implementadas, sinceramente não percebo porque daquelas setas variarem e com que lógica. Já que estás no inicio podias tentar definir um eixo de coordenadas para o teu map e brincar um bocado com o caça ao tesouro, definires um ponto com o tesouro e a seta fica sempre a apontar para o tesouro até o apanhares.

Também ando interessado em brincar um pouco mais com uns jogos só fiz ainda uns quantos de teste para a faculdade (um clone de loderunner por exemplo com o algoritmo de dijkstra a funcionar como IA dos inimigos). Se o conseguir encontrar ainda o ponho ai.

E já agora uma questão já alguem aqui brincou com o XNA da Microsoft ou tem opinião sobre om esmo? Estou a ver se começo a investigar melhor aquilo que tem os starter kits e source code para algumas cenas já bastante bons.


Cheers
 
Última edição:
Especialmente reduzir isso para formato janela (eu sei que depois tens de te preocupar com os refresh aos gráficos de outra forma) mas realmente dá mesmo mais jeito para o debug.
é quase isso. para mudar de full-screen para window basta mudar um parametro de uma função e mais nada.
o que sem tem que preocupar é com a framerate, mas isso dá problemas tanto em janela como em ful-screen. é que se não se prevenir, em computadores mais rápidos o jogo acaba por ser mais rápido, e vice-versa

Quanto ao segundo jogo o do MPalhas acho um bom principio para um 2.5D. Já tens ai umas colisões implementadas, sinceramente não percebo porque daquelas setas variarem e com que lógica. Já que estás no inicio podias tentar definir um eixo de coordenadas para o teu map e brincar um bocado com o caça ao tesouro, definires um ponto com o tesouro e a seta fica sempre a apontar para o tesouro até o apanhares.
isso de por a seta a apontar para um sitio era complicado, porque caso não tenhas reparado, cada seta é um pedaço de uma imagem :P
o motivo das setas é muito simples: é apenas temporário porque queria implementar o sistema de sprites (ou seja a imagem do jogador mudar conforme o movimento) e para isso precisava de algumas imagens para testar. essas setinhas reflectem as minhas capacidades artisticas :lol:
quem vai tratar da parte gráfica é uma pessoa que conheci noutro forum. aliás foi ele mesmo que fez a imagem de fundo desse nivel

Já agora que ferramentas/linguagens?
ferramentas: eu uso o Visual Studio 2008 para programar, mas quando é para enviar o resultado a alguém compilo com o Dev-C++ por causa da compatibilidade

basta usar um compilador de C/C++, instalar as bibliotecas de development do SDL, juntamente com as extensões SDL que se queira usar (SDL_image, SDL_ttf, e SDL_mixer são as principais) definir os parametros do linker para o projecto e está a andar :P

claro que convém ler uns tutoriais de SDL primeiro
 
Back
Topo