Que baterias, controlador, e painel fotovoltaico comprar [cpu arrived, pics inside]

Bem, primeiro as más noticias. A entrega das lagartas foi atrasada. Razão: ''ADVERSE WEATHER CONDITIONS'' :'(

Agora vamos às boas noticias. Ontem não encontrei por aqui nenhuma pilha de 9V, mas depois lembrei-me de ir ver um comando de um carrito RC do meu irmão e voilá.

Usei o esquema com os condensadores de entrada e saida, e com algum improviso, e com umas mãos de ajuda, aqui está o resultado:
dsc03087i.jpg

A minha mãe segurava os fios na pilha, o meu irmão segurava o condensadorzito preto que como tem as ligações pequenas, saltava da breadboard, e eu segurava os fios do multimetro.

O que acham deste valor?
 
O que acham deste valor?

Está dentro da gama de valores expectável (4,8-5,2 V, segundo a datasheet), é uma variação de 0,8 % em relação ao valor nominal (5 V).

Portanto, supondo que a componente de ruído é insignificante ('boa' regulação do 7805 e 'boa' filtragem pelos condensadores), acho que está óptimo.
 
Bem, tenho novidades e muitas. Primeiro, as lagartas já chegaram ao destino (Newark). A ver se domingo já as tenho comigo.

Quanto ao resto. Quinta feira = greve da função publica = dia sem aulas :p

Fui para Lisboa com um colega meu, e fomos comprar várias coisas, entre elas, o suporte de 8 pilhas em série que o WindWalker falou.

Fomos à Dimofel, e à Robert ***** (ainda tivemos de andar um bom bocado e perguntar a 3 pessoas onde ficava a loja :lol:)

Aqui está o material:
dsc03091b.jpg

LED's (falta um azul que andava perdido na gaveta :P);
Snap's de 9V;
Um LDR maior;
Uma placa de cobre;
Suportes para LED's;
Desengordurante (isto foi cá para casa, mas foi tudo numa ronda);
2 Suportes de 8 pilhas em série.

À direita está a placa com o KA7805 que começamos a soldar na escola, e eu acabei em casa. Aqui está a placa mais em promenor:
dsc03092k.jpg

Depois de ligadas as pilhas no suporte (tive de tirar o cartão à volta para encaixar melhor), fui testar:
dsc03093o.jpg

Nada mau pois não?
Depois fui acabar de soldar a placa com o KA7805. Aproveitei o facto de o meu pai me ter pedido desengordurante, para acabar de soldar a placa, e a diferença foi da noite para o dia. De nabo, para pro a soldar num instante :D Usei uns snaps de 9V para tornar a coisa mais plug and play. Aqui está a parte de cima (para o dissipador assentar na placa, removi uns ''fixadores'' que ele tinha (HAMMERTIME :004:)
dsc03094ag.jpg

E aqui está a parte de baixo, com grandes borrões de solda, mas o que interessa é que ficou funcional:
dsc03095a.jpg

Depois fui testar a ver se ficou tudo bem, e mais uma vez, 5.04V!
dsc03097s.jpg

No fim peguei numa tesoura, e cortei, estando a placa assim:
dsc03098l.jpg


E prontos, para já é isto. Que acham? A ver se amanhã me chegam as lagartas. De referir, que no snap que liga ao picaxe, o vermelho é o negativo, e o preto é o positivo, porque ao ligar duas fichas iguais, troquei-lhes a polaridade.

Vão comentando.
 
Última edição:
Bem, primeiro de tudo desculpem ter estado muito tempo sem dar noticias. Mas agradeçam à PT por me mandarem ainda mais para a idade da pedra e colocarem-me a 256Kb/s. Levo montes de tempo a fazer o upload duma foto, quando não dá erro a meio.

Depois vieram as férias da páscoa, e pelas contas da steam, 4,5 dias das férias foram passadas a jogar :lol:

Mas já houve bastantos avanços no projecto, mas vamos recapitular.

Indo para o dia em que chegaram as lagartas, estão aqui algumas fotos:
A embalagem que chegou da lynxmotion era esta coisa.
dsc03099t.jpg

Penso que veio tudo muito bem embaladinho como podem ver aqui:
dsc03100t.jpg

Agora aqui podem ver o que vinha lá dentro. As lagartas por montar, dois pares de rodas, e um hub para os motores:
dsc03101q.jpg

No fim de abrir as lagartas, fico com isto assim. Fez-me lembrar legos :D
dsc03102a.jpg

A montagem é simples. Unir dois gomos da lagarta com um daqueles coisitos brancos de plástico;
dsc03103r.jpg

E no fim por aquelas coisas pretas para fixar.
dsc03104h.jpg

Vai-se continuando o processo até obtermos isto:
dsc03106w.jpg

Aqui já tinha a roda montada, mas aqui está uma fotografia da roda e do hub em promenor:
dsc03108.jpg

dsc03107f.jpg

Concluindo esta parte, acho as lagartas muito boas! Tem uma excelente qualidade, e foram das melhores que vimos à venda (embora um pouco carotas). Supostamente, cada lagarta deveria ter 4 rodas (2 a frente, e duas atrás), mas optámos por apenas uma por eixo, e acho que não fizemos uma má escolha porque a lagarta ainda tem bastante estabilidade.

Quanto ao hub, o buraco é de 4mm, e o veio do motor é de 3mm. Nem que invenções funcionou muito bem, pelo que o meu pai encasquilhou aquilo no trabalho (foto mais à frente).

Queria aqui deixar apenas uma nota negativa à lynxmotion, o facto de não aceitarem VISA. Nesta brincadeira, paguei quase 15€ de taxas por causa da transferência internacional!

Continuando, durante o segundo período, tivemos de realizar um filme para um concurso chamado ''Faz Portugal Melhor'', e então viemos todos a minha casa durante a aula, para tratar do filme, e para tratar mais um pouco da programação. Como podem ver, a arrumação era o pão nosso de cada dia no meu escritório :lol:
dsc0062a.jpg

Depois iríamos também cortar as chapas de alumínio, mas o meu pai disse que aquilo não ficava nada de jeito e que cortava aquilo no trabalho com uma guilhotina.
dsc0063hw.jpg

Então, fomos continuar a trabalhar na alimentação e na programação. O regulador linear, tinha os fios dos snaps sempre a partirem-se, por isso houve um colega meu que trouxe uma pistola de cola (visto que a minha estava estragada), e lá arranjámos o regulador linear.
Aqui toca a re-soldar os fios, visto que se tinham partido (e vá-lá que não fiz precisei de acrescentar ainda mais solda)
dsc0064f.jpg

dsc0065ww.jpg

No fim de aplicada a cola, ficou assim (e nunca mais se partiu :D):
dsc0071fo.jpg

Aqui está ele a funcionar, e mais uma vez, 5.04V!
dsc0073n.jpg

Depois, também se tratou de soldar o LDR
dsc0069vr.jpg

Depois seguiram-se algumas experiências:
dsc0066a.jpg

dsc0076f.jpg

Por fim, fui buscar uns suportes para os motores, e uns fiozitos de ligação para facilitar as ligações:
dsc0083s.jpg

dsc0082v.jpg

E terminou assim este dia.

Na semana a seguir tivemos de voltar à minha casa. Afinal o meu pai não cortou o aluminio. Ele disse que isto ficava melhor em acrilico, então acabámos de tratar do filme, e continuar na programação. O hub já está encasquilhado, ficando bem fixo ao veio do motor.

Hoje já não tenho tempo, mas amanhã vou tentar colocar aqui as fotografias do segundo dia, e a ver se tiro umas ao chassis em acrilico que estive a fazer durante as férias da páscoa com o meu pai.

Cumps
 
O nosso trabalhinho... :D

Sem tirar nem pôr. Agora vamos lá ver é se conseguimos os paineis fotovoltaicos, porque só conseguimos encontrar no ebay...

O problema é que agora com a fumarada toda do vulcão, mesmo que venha, irá demorar muito... :S

E já temos finalmente o chassis feitos... :D Só falta mesmo pôr a funcionar. Amanhã deveremos testar os motores, para ver o desempenho deles, porque temos receio que eles não tenham força suficiente para subir as rampas da nossa pista.

Cumps
 
Só vi isto agora :P

Sim, há bastantes novidades, e houve bastantes mudanças (infelizmente).

-Primeiro de tudo, o professsor que nos estava a ajudar com o picaxe tinha muita experiência blá blá, mas acabou por nos lixar. Tendo em conta o seu ''curriculo'' deixamos-nos ir na conversa dele porque eles nos ofereceu ajuda e que aquilo era muito simples. Mas na hora H falhou sempre.

-Olhe, professor estamos com dificuldades na programação, nomeadamente em configurar os sensores e os motores em conjunto, pode-nos dar umas luzes?
-OH, claro, isso é muito simples, venham comigo.

E a ajuda dele, em vez de explicar, era mandar-nos para o mail ou para uma pen programas que ele já tinha feito --', que de qualquer maneira não eram compatíveis com o nosso robot porque o professor usava sempre servos e nós usámos motores de CC.

Para além de a ajuda com o picaxe ser insuficiente, este já só funcionava quando lhe apetecia.

A gota de água foi quando queimámos um regulador linear apenas por desligar as pilhas e graças a isso perdemos 3 horas de trabalho num dia. Ainda arranjámos outro, mas voltou a estragar-se. Parece que aquilo foi devido a uma inversão qualquer no sentido da corrente.

Como estávamos extremamente atrasados, e em termos de programação não tínhamos nada feito praticamente, tivemos de tomar uma medida drástica. Mudar tudo a 2 semanas da apresentação.

E comprámos isto:
l_arduino.jpg

Um Arduino Duemilanove. A vantagem disto é a extensa comunidade que utiliza o arduino como base, por isso era muito fácil. Era ir ao google ''how to xxxxx in arduino'' e retirávamos exemplos facilmente, adaptando depois à nossa situação.

O próprio site do arduino fala lá das funções todas e o seu significado, por isso o trabalho foi muito mais rápido (também contámos com a ajuda de alguma pessoas como o dj_fifas aqui do fórum)

O nosso chassis também parecia estar uma maravilha até que na véspera da apresentação durante os testes finais uma das engrenagens do motor se partiu. Em vazio funcionava muito bem, mas depois quando fazíamos alguma carga, aquilo arranhava tudo.

Isto aqui foi por irmos na conversa do professor. Disseram-nos que o motor deveria ser colocado a rodar do género (0,25,75,100), ou seja progressivamente para não forçar demais as engrenagens. Com a sua grande experiência o professor disse que isso era treta e para não inventar-mos... Parvos fomos nós. Forçamos de tal modo as engrenagens com passagens de parado para a velocidade máxima que pufff...

A sorte foi um colega meu lhe ter dado na cabeça e ter comprado um chassis destes por prevenção
http://loja.lusorobotica.com/125-pololu-rp5-tracked-chassis-gray.html

Em menos de 24 horas conseguimos meter o robot a funcionar para a apresentação :D

No dia da apresentação chegou o painel fotovoltaico, ao qual se colocou o díodo e ficou a funcionar num instante :D

Agora o que interessa é fotografias.

Estão aqui umas no nosso site:
http://daahh.com/robots/index.php?option=com_content&view=article&id=28&Itemid=14

E um dos meus colegas de grupo fez uma conta no facebook para o projecto e estão lá umas fotos também:
http://www.facebook.com/group.php?gid=116924691661023#!/group.php?gid=116924691661023&v=photos

Foi um projecto interessante, ambicioso que de algumas dores de cabeça, mas conseguimos apresentar o projecto, e eu tive 20 :P

Isto de fazer robots é muito engraçado, já fiquei com o bixinho :D

Queria aqui deixar um feedback positivo para a loja lusorobotica (http://loja.lusorobotica.com/) onde foi adquirido grande parte dos componentes do robot, e à loja troque de energia (http://www.troquedeenergia.com/) onde foi adquirido o painel fotovoltaico.

Para concluir queria deixar aqui o meu muito obrigado a todas as pessoas que contribuíram para este projecto. Se não fosse vocês não tínhamos conseguido fazer nada.
 
Parabéns! está muito bom, é chato mas é assim, profs nem sempre sabem tudo, com uma pesquisa na net apendes mais que com um professor, inverter o sentido de um motor assim como falam também puxa o dobro da corrente em stall, o que é mau...
 
Já a muito tempo que não via uma thread informativa cá na techzone Zwame.

Parabéns!

P.S: e que foi feito do picaxe?
 
Última edição:
Back
Topo