1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Que board recomendam para um Q9450

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Metro, 15 de Abril de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 2307)

1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Estou com imensos problemas em colocar o Q9450 a funcionar com uma P5B Dlx e caso a nova BIOS não funcione preciso de decidir que board compro.

A minha dúvida é entre uma P5K e uma P5E.

O OC que quero é 3,2, ou seja um FSB de 400. Nada de especial portanto para o que estes CPUs andam por ai a dar.

Além disso e como pode ser importante estou a pensar ter 4 X 2GB de RAM.
    Qual das duas boards é melhor em relação ao preço/proveito que vou tirar.

Não preciso dizer que vai ficar sempre em full load a fazer já sabem o quê. :D

2. Soltex

Soltex Suspenso

As p35 sao melhores porque ja estao mais desenvolvidas, o p35!As x38 ja tem chipset mais recente, andavam ai a dizer que as x48 e que iam tirar ao maximo desse cpu, mas visto que é muito caro eu apostaria na p5e!

3. Metro

Staff Member

A P5K tem o chipset P35 e a P5E o X38.
    A tua resposta acho que baralhou isto. Recomendas o P35 mas depois dizes para comprar a que tem o X38. Ou percebi mal?

4. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Ola

vai para a p5E é melhor..ou então a DFI LANPARTY DK X38-T2R SOCKET 775

Cumps

5. Metro

Staff Member

Mas vale a pena para o que eu preciso?
    É que a diferença de preço basicamente é:
    P5K + 4GB RAM = P5E em termos de preço.

6. Soltex

Soltex Suspenso

Basicamente aconselhei a x38=p5e por causa de ser mais recente e tornar-se uma aposta futuramente, visto que, apesar de as p35 estarem melohor a nivel de bios mas daqui a uns tempos acabará e passará para p45!
    Sendo assim força com a p5e!

7. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Na minha humilde opinião a questão do X38 só se põe por causa do PCI-E 2.0, mais nada... Como tens uma VGA que não usa essa arquitectura uma P35 era a indicada pelo nível de preços, e como esse Q9450 merece uma board de Qualidade uma DFI DK P35 por 125€ ou uma Blood Iron por 95€ é a escolha indicada!

8. Metro

Staff Member

A questão é que não sei se vale a pena pensar em termos futuros porque se duvidas tivesse esta questão do CPU com a P5B Deluxe vem mostrar que quando se troca de cpu mais vale é trocar tudo para componentes da mesma geração.

Confesso que desde que comecei a ter asus nunca mais olhei para as outras marcas. Da DFI recordo os inúmeros problemas que deram e a dificuldade de acertar todas as opções.
    Colamos certas etiquetas às marcas e depois é dificil de mudar isso.

9. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Então se estás mais familiarizado com a ASUS a P5K é uma boa aposta, ou então uma abit P35

10. philzx

philzx Power Member

Os X48 não são para os Quads vulgares... São para os Quad Extreme! E a Asus Rampage Formula anda aí na ordem dos 250 euritos...

11. Metro

Staff Member

Alguem conhece alguém com os 4 dimms ocupados nas P35 ou nas X38 que tenha algum problema?

Estou tb a colocar questões no xtreme e já arranjei uma BIOS que supostamente resolve algumas questões.
    Se não tiver estabilidade ai não tenho dúvidas e lá terei que comprar uma board. Mas isso é que não estava programado no orçamento :(

12. VoRtAn_MaDgE

VoRtAn_MaDgE A.S.Team performed

Boas amigo Metro.
    Finalmente achei aqui na techzone os teus posts acerca da p5b e do Q9450

Acerca dos probs que tens tido porque não consegues actualizar com a ultima bios?
    Que erros ou erro te dá a máquina a coorer assim como a tentar actualizar a bios...
    Testaste mema mem na p5b em diferentes bancos a ver se o problema persiste?

Que vga tens actualmente?

Quanto á questão p35/x38 a diferença é basicamente o pci-express 2.0 e o crossfire 15x que o x38 te permite...

No teu caso como tens um quad o p35 mt possivelmente irá ser mais amigável em termos de fsb se bem pelo valor de oc que referes não deverás ter problema tanto em p35 como com chipset x38.

Quanto á questão das mem's idem aspas..tanto com o p35 como o x38 não deves ter problemas com 2x2gb de memória!

Se a máquina é para trabalhar e foldar penso que justifica ficar com o dinheiro no bolso e adquirires uma board com chipset p35!

Tenta ver se efectivamente não há nada a fazer com a 965...

Abraço metro :)

13. Metro

Staff Member

Grande Vortan:

Preciso da tua ajuda numa coisa básica para ti :) para começar.

Tem a haver com as voltagens. A BIOS diz uma coisa, o OCCT (em load claro) diz outra.
    A minha fonte é das que dá para regular os pots (é uma OCZ 550W).
    Se bem me lembro nas fichas dos discos dá para ver os 12V e os 5V. No multimetro o vermelho toca na caixa e o preto é que se coloca na ficha?
    E a linha de 3,3V onde vejo isso?
    Tenho ideia que o ideal é seguir o multímetro.

Coloquei a voltagem do CPU nos 1,2V com o OCCT a correr diz que está nos 1,18. O que te parece isso?

Respondendo às tuas questões:

Porque ela simplesmente não existia. Andei pelo xtreme e lá me ajudaram. Um gaijo mandou-ma por mail. A que eu tinha sacado não chegou inteira:D.
    É a 1230. A 1226 que é a oficial que eles têm no site aparecia-me sempre isto no boot:

Para quem estiver na minha situação via asus update não se consegue instalar. Eu como não ando sempre a brincar com isto nunca tinha instalado BIOS de outra forma.
    Desta vez tive que instalar usando o ez flash 2. Aquilo não tem nada que enganar.
    É só seguir estes passos.

Eu coloquei a BIOS nova depois de alterar o nome para apenas 8 caracteres numa pen USB e correu tudo bem.

A primeira alteração foi a de no boot não aparecer qualquer mensagem.
    Coloquei logo isto a 3,2Ghz:D Boot perfeito e está neste momento com o OCCT. Antes corri apenas um super pi. 14s a correr o 1M é absolutamente brutal. Ainda me lembro de ter 42s penso que com o P4 a 3750Ghz :D

Mantenho a minha 6600GT. Não preciso da VGA para nada. Não jogo. Contento-me por ela ter duas saidas DVI e não usar memória RAM.

Pela diferença de preço também estava a pensar nisso.

Tenho cá 3 KITS. Tive cá um marado de qualquer forma não me parece que o problema fossem as mems. Veremos se tenho razão.
    Entre hoje e amanha vou continuar a testar isto.

Quantidade de RAM?.... Eu queria colocar 4 X 2GB. Não penso actualizar o PC tão cedo até porque ele serve mais para foldar e vai servir para eu brincar com máquinas virtuais dai a RAM. O meu receio é ter problemas com isso mas por outro lado a memória vai estar a default. FSB de 400 é ter a mem a default.

Mais para foldar. para trabalhar tenho o MacBook (C2D 2.0 + 4GB RAM (3 efectivos por causa do chipset + disco 200GB a 7200 RPM). Vai chegando para as encomendas. O folding é que me mata:D A PS3 está em RMA.

É isso mesmo que estou a tentar fazer. Vejo uma luz ao fundo do túnel com esta BIOS. Vamos ver como se porta.

Para já bem. Mas ainda ontem consegui foldar 5 horas e depois foi ao charco :(

Com os settings que tenho se tiver BSOD depois de subir um pouco o Vcore (é só o que falta acertar melhor. Cheguei a ter 1,4V ontem) compro outra board porque já não sei mais que possa fazer. Não estou a ver uma nova BIOS tão cedoe ainda por cima que seja milagrosa.

Grande abraço amigo.

Última edição: 16 de Abril de 2008
  14. VoRtAn_MaDgE

Grande Metro

voltagens com multimetro

3.3v (podes usar outro ground obviamente)

5v e 12v
    preto do multimetro num ground á escolha (fios pretos na foto) e ponta vermelha (normalmente pode ter outra cor) no fio vermelho ou amarelo da ficha consoante o valor que queiras ler

Quanto a leituras por software de voltagens não sou a pessoa indicada para te ajudar...nc me regulei por software..nem em temps, nem volts , nada...só msm na velocidade do cpu pq não dá para ler com o multimetro:D!

Quanto á quantidade de ram...max que já testei numa máquian foi 4gb (tanto 4x1 como 2x2 em p35) e em qq um dos casos...como se diz na giria...com uma perna ás costas!

Como está a tua jornada com a p5bd com esse cpu...mantêm-se as dificuldades ?

Abraço Metro :)

15. Metro

Staff Member

Obrigado Vortan. Sempre a aprender contigo.
    Ver os 3,3 não sabia :)
    Comprei uma P5K-E e amanha vou ver o que consigo com ela.
    Para já a board parece-me excelente e o suporte do XP 64 bits tb está fenomenal.

Se 4X1 funciona tb não tem porque funcionar 4X2GB. Acho que vou ficar com as Gskill 8000 PQ por causa do OC.

16. rav3n

rav3n Power Member

em principio essa board funciona bem com 2*2GB

para fsb's nao muito altos o P35 dá bem conta do recado, mesmo com quad

das bios compativeis com 45nm que testei, a 1006 pareceu-me ser a que tem menos vdrop
    a 1012 nao testei

Última edição: 18 de Abril de 2008
  17. VoRtAn_MaDgE

Aprendemos todos os dias, todos sem excepção :)
    A gama p35 da asus está mt bem desenvolvida, tem bastante tempo no mercado, upgrades de bios e versões de drivers o que a fazem uma excelente escolha!

Ainda bem que tudo se resolveu.

Grande abraço amigo Metro ;)

18. Metro

Staff Member

Amigo Vortan:

3,6Ghz a foldar à umas boas horas. Não mexo mais nadinha.
    Só os dedinhos ... se vieres beber uma caiprinha que já não bebo á muito tempo :D

Partilhar esta Página