Que calculadora escolher ?

sempracurtir

Power Member
Pessoal, precisava que me ajudassem a escolher uma calculadora para o secundário. Já estive a ver e agora estou indeciso entre algumas (Casio FX-9860 G SD; Ti-Nspire; Ti-84 Plus ou SE).

Além disso gostava de saber qual das 3 tem uma maior disponibilidade de programas e aplicações:x2: disponiveis e que receba actualização ao sistema operativo frequentemente.

Deêm a vossa opimiao e se souberem digam onde e que posso comprar esse modelo, o mais barato possível.
 
Última edição:
Última edição:
Eu acho que em termos de aplicações a texas é melhor, mas as casio também sao muito boas mas os profs costumam nao saber resolver algumas situações nas casio, eu tenho a ti 84.plus e estou bem servido =)
Em relação à Nispire nao conheco, mas pelas imagens que vi parece bastante boa
NISPIRE :http://www.ticalc.org/basics/calculators/ti-nspire.html
84 PLUS :http://www.ticalc.org/basics/calculators/ti-84plus.html

A minha professora sabe explicar com as duas de modo que isso nao sera um problema.
Por acaso não sabes o preço dessas texas?
 
nspire. da para a teres no modo ti-84 e no modo nspire, que é muito melhor. Eu tinha o ano passado a ti 84 plus SE e troquei este ano para a nspire, é muito melhor
 
nspire. da para a teres no modo ti-84 e no modo nspire, que é muito melhor. Eu tinha o ano passado a ti 84 plus SE e troquei este ano para a nspire, é muito melhor

Eu fiz o secundario com uma Ti 84 plus que me serviu perfeitamente, aconselho, porque acho que é mesmo uma boa maquina de calcular, mas tenho ouvido falar muito bem da Nspire (embora ainda não estive a ver as caracteristicas desta maquina).
 
A texas ti 84 é muito boa, mas vê se podes usar nos exames nacionais... senão é um problema...

A casio cfx 9850 g era bastante utilizada no meu tempo de secundário e bastante competente, até hoje num curso de engenharia fazes quase tudo com ela.

As outras não conheço, mas em primeiro lugar vê quais é que podes usar.

Cumps
 
A texas ti 84 é muito boa, mas vê se podes usar nos exames nacionais... senão é um problema...

A casio cfx 9850 g era bastante utilizada no meu tempo de secundário e bastante competente, até hoje num curso de engenharia fazes quase tudo com ela.

Cumps

A ti 84 podes usar de certeza, porque foi a que usei.
A Nspire acho que também podes, mas digo isto sem certezas, li isto algures aqui pelo forum.


As outras não conheço, mas em primeiro lugar vê quais é que podes usar.

Exatamente, não compres uma maquina que não podes usar nos exames, era o pior erro que podias fazer.
 
Um outro aspecto... O que vais precisar de fazer no secundário com a máquina, todas essas chegam e sobram para fazer "cálculos", logo não precisas de actualizações de softwares para nada.

A máquina irá servir para te ajudar nas aulas e não para te entreteres a jogar nessas mesmas aulas. :P

Mas um conselho que te dou, não sei em que ano estás (suponho 10º ano), mas vê que calculadoras têm os teus colegas, na minha opinião acho que é o aspecto mais importante, visto que há sempre quem descubra uma coisa, outro outra, etc...

No meu caso usei Casio no secundário, por duas razões:

1ª os professores de matemática estavam dentro do software da casio, logo muito mais fácil para nós e para eles (já disseste que a tua professora sabe mexer em ambas)

2ª quase toda a minha turma tinha Casio e sempre que havia alguma dificuldade eram 17 ou 18 cabeças a tentar resolver, enquanto que apenas 5 ou 6 tinham Texas e em certas alturas viam-se "lixados", mas era mesmo lixados para conseguir resolver certas situações.
Não estou a dizer que as TExas são más, acho que até são superiores à casio, mas lá está é preciso saber trabalhar com elas.

Eu acho que na escolha de uma calculadora temos de adaptar nos ao meio e não o meio a nós.

Escolhe bem a máquina e depois diz o que decidiste.

Cumprimentos
 
Neste link tens as máquinas que são autorizadas:

http://www.exames.org/enes/calculadoras.php

Logo nas tuas escolhas ficam válidas a Texas TI 84 Plus SE e a Casio FX 9860 G SD.

A Texas não conheço, mas conheço algumas pessoas com a TI 83 Plus e é uma grande máquina, logo deduzo que a TI 84 seja ainda melhor.

A Casio conheço relativamente bem e é uma excelente calculadora, com um largo visor, slot para cartões (não vejo grande vantagem nisso, mas pronto), visor amplo e a facilidade de interface, que a meu ver a Casio leva grande vantagem sobre a Texas, exceptuando as TI 89 e Voyage 200.

Vê quem possa dar mais opiniões.

Se eventualmente pudesses aconselhava-te uma ClassPad 300 (porque será :P).

Dá uma olhada nestes preços. Não sei se são os mais baixos mas já comprei aqui calculadoras há 3 anos e foi onde encontrei mais barato:

TExas:
http://*****.pt/catalogo/index.php?...cao_ranking=TRUE&enviar=+ok+&select_marcas=60


Casio:
http://*****.pt/catalogo/index.php?...cao_ranking=TRUE&enviar=+ok+&select_marcas=57


Espero ter ajudado
 
Sempre usei casio e foi sempracurtir sem stress's.
xD

Alguém sabe se existe algum programa tipo notefolio, e tabela periodica para as casio ?
E jogos, outro tipo de aplicações e actualizações do sistema ( para que tenha sempre a melhor performance possivel e sem bugs) há muitos ? Eu sei que uma calculadora e para fazer contas estes programas e jogos as vezes tambem dao bastante jeito. :x2:
 
Para a casio nao sei mas para as texas ha muita variedade, eu proprio tenho a tabela periodica e outras cenas, mas na ti 84 é complicado pores muita coisa devido à memória que é muito reduzida
 
xD

Alguém sabe se existe algum programa tipo notefolio, e tabela periodica para as casio ?
E jogos, outro tipo de aplicações e actualizações do sistema ( para que tenha sempre a melhor performance possivel e sem bugs) há muitos ? Eu sei que uma calculadora e para fazer contas estes programas e jogos as vezes tambem dao bastante jeito. :x2:

Alguém sabe? Especialmente se existe algum programa tipo notefolio que de para passar o que escrevemos no pc para a calculadora e que se fizerem reset à maquina aquilo nao apague.
 
O quê que queres dizer com fazer reset á maquina e não apagar o programa?
Se fizeres reset á memoria acho que isso deve apagar logo.

Quanto a haver notefolio para casio ou não, não te posso dizer, nunca usei casio.
 
O quê que queres dizer com fazer reset á maquina e não apagar o programa?
Se fizeres reset á memoria acho que isso deve apagar logo.

Quanto a haver notefolio para casio ou não, não te posso dizer, nunca usei casio.

Por exemplo as texas têm um programa, o notefolio, que se fizeres reset ( apagar todas as formulas calculos, ficheiros) à maquina aquilo nao apaga os ficheiros desse programa.
 
Isso é porque só fazes reset á ram. Se fizeres um reset totalapaga isso também.
Se pensares bem, se fosse como tu dizias rapidamente a maquina ficava com a memoria cheia e deixava de ser util.

Quanto ás formulas, eu nos testes quando precisava fazia programas para fazer calculos especificos (nunca usei notefolio) e depois arquivava-os. Depois era só apagá-los da lista de programas e ninguém imagina que estão na máquina. Qunado precisares fazes backup e eles voltam a aparecer.

Acho que é isto que queres dizer.
Penso que com programas feitos por ti no editor dá para fazer isso, agora ficheiros do notefolio já não te sei dizer.


Se o que eu disse no 2º paragrafo não estiver de acordo com as regras do foeum agradecia que alguém apagasse, mas acho que não disse nada de mal, até porque quem usa o notefolio e para os mesmos fins que eu usava o backup.



Cumps
 
Isso é porque só fazes reset á ram. Se fizeres um reset totalapaga isso também.
Se pensares bem, se fosse como tu dizias rapidamente a maquina ficava com a memoria cheia e deixava de ser util.

Quanto ás formulas, eu nos testes quando precisava fazia programas para fazer calculos especificos (nunca usei notefolio) e depois arquivava-os. Depois era só apagá-los da lista de programas e ninguém imagina que estão na máquina. Qunado precisares fazes backup e eles voltam a aparecer.

Acho que é isto que queres dizer.
Penso que com programas feitos por ti no editor dá para fazer isso, agora ficheiros do notefolio já não te sei dizer.


Se o que eu disse no 2º paragrafo não estiver de acordo com as regras do foeum agradecia que alguém apagasse, mas acho que não disse nada de mal, até porque quem usa o notefolio e para os mesmos fins que eu usava o backup.



Cumps

Mas o que eu estou a perguntar e se há algum programa que faça com que a maquina reconheça e abra os ficheiro que faço no pc. Por exemplo escrevo umas cenas no pc passo pelo cabo usb para a maquina e depois consigo le-los na maquina.
 
Back
Topo