1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que camara bridge ou DSLR recomendam com estes parametros?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Quetzal, 1 de Maio de 2008. (Respostas: 43; Visualizações: 2208)

1. Quetzal

Quetzal Power Member

Boas, tenho presentemente uma fuji f50fd e é, para mim, a máquina compacta ideal para mim. No entanto estava a pensar investir numa camara melhor que teria outros fins que a minha maquina compacta. Pensei primeiro em comprar um DSLR mas olhando para os preços praticados creio que se calhar seria melhor pensar mais em bridges (tanto que nao planeava investir em várias lentes!).

Key issues:

foco manual (na lente mesmo)

**qualidade de sensor espectacular** (! - nao os megapixeis mas sim a
    relação entre os megapixeis e o grão e o detalhe obtido)

estabilização de imagem de jeito (sei que muitas não trazem)

modo manual - shutter speed, aperture, regulação dos brancos (o normal!)

no caso de ser bridge uma lente com uma macro de jeito ( 0cm ! ;) pronto ok 2~3cm)

financeiramente viável -> entre os 500-600 €

Que dizem? Arranjam DSLRs (lentes incluidas) ou uma bridjezita assim dentro desses parametros?

Obrigado :)

2. edumad

edumad I fold therefore I AM

Acho que a resposta em termos de bridges sera a Fujifilm.
    Provavelmente a 9600.

SIM - foco manual (na lente mesmo)

+/- **qualidade de sensor espectacular** (! - nao os megapixeis mas sim a
    relação entre os megapixeis e o grão e o detalhe obtido)

NAO - estabilização de imagem de jeito (sei que muitas não trazem)

SIM - modo manual - shutter speed, aperture, regulação dos brancos (o normal!)

SIM (1cm acho) - no caso de ser bridge uma lente com uma macro de jeito ( 0cm ! ;) pronto ok 2~3cm)

SIM - financeiramente viável -> entre os 500-600 €

Se comprares um DSLR de entrada (qq marca) tens tudo o que indicaste menos o preco...
    (Tirando talvez uma Pentax K100D com uma das Lentes macro M ou FA, mas perdes o focus mt proximo)

Se nao precisas de fazer grandes prints, ie, entao uma bridge vai ser mais que capaz de te satisfazer.
    Mas, claramente vais ter de fazer compromissos. Nenhuma bridge te oferece tudo, ve aquela que te da a maior parte das funcionalidades que te sao importantes.

3. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A minha escolha também seria a FZ50, principalmente pela qualidade muito superior da lente.

A Fuji S9600 é porreira, mas na questão dos ISOs elevados, tem um sensor completamente banal.

4. edumad

E pa, nem acredito k me esqueci da FZ50...
    Mas quanto a high ISOs, a Fuji nao era melhor que Panasonic em todas as gamas?

5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

As Panasonic têm sempre o problema do processamento, em relação a quase todas as marcas (actualmente a Ricoh é bem pior neste aspecto). O que não quer dizer que o sensor seja muito ruidoso, o tratamento é que é mau.

A Fuji era a melhor em High ISO com as máquinas que usavam os sensores de 1/1.6 e 6Mp, que não é o caso da S9600.

6. Marat

Marat Power Member

Bem não ha muito a dizer.
    Fz50 ou S9600.
    Penso que ja não econtrarás nem uma nem a outra á venda,no entanto no outro dia a dar uma pequena volta econtrei a S9600 aqui
    Não é má aposta,mas que sem duvida a FZ50 se porta melhor,talvez encontres alguma em segunda mão.
    Mas mesmo com esse orçamento consegues comprar uma boa Dslr de entrada,como por exemplo uma D40+lente de kit e mais lente 55-200 VR,que ja te da para muito e não foge desses 600€ que falaste,mas no entanto irias precisar de mais alguns acessorios.
    Cumps

7. Quetzal

Quetzal Power Member

Importante para mim é mesmo a qualidade, o modo manual tem todas (espero eu!). Gosto imenso de tirar fotos com aperturas minimas (focar mesmo no subject da foto ao máximo) e nesse aspecto tem mesmo que se ter uma lente copiosa (diga-se, maior que a das maquinas compactas) não é?
    Estive a ver a FZ50 e parece ter os parametros todos, mas não percebi uma coisa: Ela consegue levar várias lentes e mesmo assim ter estabilização de imagem a nível de optica? Pensava que tinha que se ter lentes que suportassem isso não?

E outro problema que tinha era que a minha compacta tirava fotos a 12 megapixeis mas depois quando tentava passar para print o tamanho "standart" era de 80 dpi, tentar manualmente aumenta-la era como aumentar pixeis - considerando que o standard/boa qualidade são 300 dpi... No final as fotos ficavam *quase* um A3 :S Vou esperar o mesmo pela FZ50?

8. Quetzal

Quetzal Power Member

Tive a ler o excelente guia que o Koncaman escreveu, a FZ50 não entra mais na categoria de superzoom?
    Outro parametro que pronto seria só um pequeno extra mas que tambem gostaria imenso de ter era um time lapse.

9. Quetzal

Quetzal Power Member

Já agora li outra coisa que me poem um bocado apreensivo. As Dslr não suportam previews nos LCDs? É que viewfinders para mim são o suicidio :S

Marat estive tambem a ver a Nikon D40 mas, e corrige-me se estiver errado, a camara só suporta 6 megapixeis? Gosto muito de fazer cropping e uma das finalidades da maquina era mesmo para fazer prints :S Isto outra vez vem relacionado com o meu post anterior, se conseguir posteriormente imprimir a 300 dpi (e ficar com tamanho decente!) sem perder qualidade não é um problema xD

Hmm e a nikon D60?
    http://www.*****.com/pt/pt/765755/art/nikon/d60-objectiva-af-s-dx-nik.html
    Não fica fora do price range - é a lente que nao é grande coisa?

Última edição: 1 de Maio de 2008
  10. ruimoura

ruimoura Power Member

A não ser que vás imprimir cartazes A1 ou superiores a D40 chega e sobra.

Como foi dito acima, a FZ50 é uma boa escolha, depois tens várias DSLR de entrada nessa gama de preços. Depois depende das lentes que queiras comprar. Uma D40 com a lente de kit mais uma 55-200VR à parte fica em pouco mais de 600 euros. Não tens é liveview, mas se estás numa de depender disso, não te aconselho uma DSLR, de todo ... As Canon 450D e as novas da Sony já têm isso, assim com as olympus, mas é mais como uma ajuda extra do que para usar no dia a dia ...

11. michael c

michael c Power Member

Eu tenho uma D70s que tambem tem 6MP e faço outdoors com 9 metros por 3 com fotos da máquina. A sério. Esquece isso dos MP porque não tem nada a ver mesmo. Eu optava pela D40...quanto ao liveview se queres levar a fotografia a sério, esquece essa parte tambem.

Cumps,
    michael c

12. Quetzal

Quetzal Power Member

Mas vocês não preferem ter um lcd? eu sempre que tive que usar um viewfinder estive sempre um pouco "às cegas" sobre como o resultado final seria.

13. Quetzal

Quetzal Power Member

Então alguem que tenha a paciência de me explicar como é que relaciono megapixeis (que ja tinha ideia de serem irrelevantes) com qualidade e com dpis "possiveis"? Sempre tive ideia que os megapixeis determinavam o tamanho máximo para o sensor sem perder qualidade (qualidade sendo um setting de fotografia que possibilitaria impressão de tamanhos razoáveis a 300 dpis )

14. ruimoura

ruimoura Power Member

Isso é porque os viewfinder de uma máquina não DSLR são uma treta, são só para "inglês ver" ... Aconselho-te a ires a uma loja onde possas pegar e experimentar uma DSLR, para olhares pelo viewfinder e veres o que se passa :)

15. Quetzal

Quetzal Power Member

E para alem do mais um LCD que sai para fora sempre ajuda a tirar fotos de vários angulos nao possiveis de outra maneira. Estive a ver aquelas dslrs que ja tinham o liveview e estão todas fora do price range fora a sony alpha 300. Que acham dela?
    Pessoalmente não sei se o lcd vale o dinheiro e se não invisto numa mais barata ou numa bridge - nunca tive nenhuma (so mm compactas) por isso nao sei se bridge chega ou se DSLR é um overkill, como disse queria uma que desse para ter o DoF absurdo (desfocar/focar o máximo possível) e uma macro linda.

16. edumad

Definitivamente acho que so uma DSLR te dara completamente os resultados que queres obter...
    Mas, sejamos razoaveis, que nivel de fotografia queres ter? Que qualidade de retratos e macros queres ter?
    A FZ50 e muito mais versatil do que a D40 ou outra DSLR de entrada (mesmo com mais uma lente barata).
    A FZ50 comeca a F2.8 enquanto por exemplo a D40 vais ter F3.5 ou F4 (na 50-200mm). Numeros F mais baixos ajudam-te a teres o efeito de pequeno DOF.
    Claro que o macro tambem sera mais flexivel.

O live-view ajuda-te no focus manual e talvez no macro, mas nao sei se sera essencial...

Atencao, que entre um LCD e o viewfinder de algumas DSLR de entrada... nao sei qual sera melhor. Honestamente, nao sei, alguem tem ideias acerca disto?

17. ruimoura

ruimoura Power Member

Em relação ao viewfinder posso dar bem o exemplo da FZ50, que em comparação com o viewfinder da D40 é uma anedota ...

18. Quetzal

Quetzal Power Member

Uma outra pequena duvida que tinha, a minha fuji f50 tem um f min de 2.8 creio, isto não seria suficiente para ter um DoF notório? Ou é uma relação com a próprio da lente?

O objectivo seria (idealmente, sei que esta se calhar já é pedir muito) algo do genero:

http://cweeks.deviantart.com/art/even-more-mischa-29769317

EDIT: já vi mais fotos com aperturas muito maiores mas que são satisfatórias e que no entanto a fuji f50 nao faz :S

http://www.dpreview.com/gallery/photo.aspx?gallery=canoneos400d_samples&photo=35

19. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

O efeito que pretendes depende também da distância do motivo à lente.
    Podes perfeitamente usar F4.0 e aproximando-te do motivo, com zoom ou fisicamente e teres um efeito de focagem selectiva maior.

20. ruimoura

ruimoura Power Member

Pois, parece que tens que ler primeiro umas coisas antes de te aventurares em coisas mais manuais ... É um "erro" comum, que vejo aqui repetido muitas vezes, não estou a dizer isto por mal ...

Um exemplo de uma foto minha, tirada a f/5.6 (até podia ser mais), a 200mm
    http://farm3.static.flickr.com/2205/2448160979_da74afcffd_b.jpg

Como podes ver, isso da abertura varia muito com a distância de focagem. Neste caso, mesmo que tirasse a f/8 ou algo do género o resultado ia ser praticamente o mesmo.

Partilhar esta Página