Que camara digital comprar

Olá a todos. Bom aquilo que eu pensava ser um topico meio morto, revelou-se de grande azáfama; o que desde já agradeço a todos os contributos que deram. Resolvi-me e comprei mesmo a Fujifilm 2800Z. Espero que venha a falar bem dela. Neste momento ainda não a tenho, mas já sonho com ela :009:
Obrigado as dicas que deram a respeito das pilhas, pois tinha-me escapado uma coisa muito importante (que não desconhecia, mas passava meio despercebido) o facto da diferença entre NI -MH E NI-CD. Irei logo que possa comprar as NH-MH pois neste momento tenho as outras.
Bom e visto isto, mais uma vez obrigado a todos e desejo a todos em geral.................................................................


FELIZ ANO 2004
 
Uma bateria é um conjunto de pilhas em série. Por isso
se chama *bateria*.
Cada pilha tem uma determinada capacidade a uma voltagem
que é característica da tecnologia electroquímica usada.
As alcalinas são de 1.5V , as Ni-MH são de 1.2V e as de iões
de lítio de +-3.6V por exemplo.

As baterias recarregáveis constroem-se juntando pilhas
ni-mh, iões de lítio, etc.
Em ni-mh temos baterias em múltiplos de 1.2V : 2.4 V, 3.6 V,
4.8, 6.0V, 7.2 V, etc

A energia armazenada numa bateria é a soma das energias
de cada pilha, já a capacidade expressa em Ah é dada
aproximadamente pela media da capacidade das pilhas
mas para uma voltagem que é a soma das voltagens das pilhas
uma vez que estão ligadas em série na bateria.

Três pilhas Ni-MH de 2000mAh ligadas em série formam
uma bateria Ni-MH de 3.6V com uma capacidade de 2000 mAh.
Este valor expressa a capacidade da bateira em manter
a corrente a fluir durante um período de tempo entre dois pontos
com uma diferença de potencial de 3.6V (energia).
(ver o post do Timber)


Posto isto, as pilhas recarregáveis com a melhor relação
capacidade/preço são as NI-MH, em particular as AA, AAA que
se encontram à venda por todo lado.
Há no entanto outros factores a considerar como sejam
as questões com a carga/descarga, tempo de vida útil,
número de carga/descargas que aguenta, etc,etc

As iões de lítio são obviamente as melhores mas ainda são
carotas (4x-10x mais caras).
Pode ser que com o tempo as ni-mh acabem por desaparecer
para dar lugar às li-ion.

Para finalizar o meu primeiro post de 2004 gostaria de
sublinhar o facto de serem necessárias 3 horas para carregar
uma célula (pilha) de lítio como deve ser. Os carregadores rápidos
funcionam mas diminuem o tempo de vida útil da pilha.

O conselho que dou a quem vai comprar uma máquina digital
é que opte pelas pilhas recarregáveis AAA ni-mh. É a solução
mais económica e acreditem que vai precisar de muitas pilhas/baterias quando vão de férias. É que com o tempo
as pilhas/baterias perdem capacidade. :D
 
Última edição:
Originally posted by iJFerreira

Para finalizar o meu primeiro post de 2004 gostaria de
sublinhar o facto de serem necessárias 3 horas para carregar
uma célula (pilha) de lítio como deve ser.

e 1 hora e 20 mins para carregar Pilhas de Ni-Cd de 2000mAh, com um carregador decente...
 
Originally posted by timber

Alem disso um zoom optico 10x sem tripe e completamente inutil.

Inútil é teres uma máquina dessas e não a saberes usar...
Para que pensas que existem velocidades acima das 1/500 ...?
Qualquer coisa acima das 1/250 é difícil que trema alguma coisa, embora isso envolva alguns compromissos em termos de aberturas, não te fale de nada aberturas grandes com esse nível de zoom.
 
é difícil é encontrar com esse zoom lentes com boas aberturas que permitam a utilização de velocidades elevadas (pelo menos a preços acessíveis)


E não sei se fique ou não desiludido ao ver a bateria da minha nikon 5400 - EN-EL1 Lithium Ion Battery 7.4V 680mAh
 
Originally posted by Chip
é difícil é encontrar com esse zoom lentes com boas aberturas que permitam a utilização de velocidades elevadas (pelo menos a preços acessíveis)

F2.8 e F2 chegam-te ou queres mais...?

F2.8 das HP 850 e 935 salvo o erro
e
F2 da Canon Coolpix 5800 (pena o ruído estúpido do sensor...)
 
isso chega-me :D


mas a abertura é variável ou fixa?

e coolpix n é da nikon? n encontrei nada com essa ref. na nomatica

edit: a HP 850 e 945 tem zoom óptico de 8x e aberturas de F2.8-3.1

dependendo da luminosidade, tiram-se perfeitamente fotos acima de 1/250
 
Última edição:
Originally posted by Chip
isso chega-me :D


mas a abertura é variável ou fixa?

e coolpix n é da nikon? n encontrei nada com essa ref. na nomatica

edit: a HP 850 e 945 tem zoom óptico de 8x e aberturas de F2.8-3.1

dependendo da luminosidade, tiram-se perfeitamente fotos acima de 1/250

Exato...
quanto à coolpix, deve ser Nikon... my mistake.

Deve ser a 945. nunca decorei o número daquilo, e sim são variáveis entre o F2.8 e F3.1
 
Essas aberturas altas sao boas e para fazer retratos (ou outra coisa qq em que se queira pouca profundidade de campo)
Para quem nao gosta de usar flash (como eu) tb e porreiro
Mas para isso uso sempre a 50mm f1.8
E uma lente excelente e muito barata tb
Para que pensas que existem velocidades acima das 1/500 ...?
por isso e que comprei uma maquina que da 1/4000
tb ha sempre o ISO para aumentar se for preciso
Nao sei porque e que os fabricantes continuam nessa mania de dizer que o zoom e de X vezes. E muito mais honesto dizer simplesmente que e 28-280 mm (equivalente 35 mmm) por exemplo em vez de dizer 10 vezes. Uma lente 300-75 e um zoom 4x mas e uma telephoto mais potente que o tal zoom 10 x.
 
estas a misturar conceitos
um zoom 75-300 na posiçao 300 tem um aumento de 4 x em relaçao ao que o olho humano esta a ver (que sao os 50 mmm em 35 mm). A 75 mm e 1,5 em relaçao ao olho.
Mas por exemplo para a Fuji 5000 que tem um zoom de 10x isso refere-se a ter um zoom (eq 35mm) 37-370mm
ou para a 7000 (6x) 35-210mm
essas maquinas tb so conseguem esses valores equivalente a custa de sensores minisculos
 
Originally posted by timber
Essas aberturas altas sao boas e para fazer retratos (ou outra coisa qq em que se queira pouca profundidade de campo)
Para quem nao gosta de usar flash (como eu) tb e porreiro
Mas para isso uso sempre a 50mm f1.8
E uma lente excelente e muito barata tb

por isso e que comprei uma maquina que da 1/4000
tb ha sempre o ISO para aumentar se for preciso
Nao sei porque e que os fabricantes continuam nessa mania de dizer que o zoom e de X vezes. E muito mais honesto dizer simplesmente que e 28-280 mm (equivalente 35 mmm) por exemplo em vez de dizer 10 vezes. Uma lente 300-75 e um zoom 4x mas e uma telephoto mais potente que o tal zoom 10 x.


timber, a abertura e boa não só para a pouca profundidade de campo (se assim quiseres) mas também/sobretudo para tirar fotos em pouca luz :D

uma 50mm f1.4 rula (a que tenho na minha Nikon FM2 - grande máquina - é uma 1.8 como a tua.


as velocidade altas são boas não apenas para não tremer a imagem quando se fotografam objectos parados mas sobretudo para tirar a coisas em movimento, onde se queira "congelar" a imagem

combinando as duas fazem a fotografia um mundo apaixonante :)
 
timber, a abertura e boa não só para a pouca profundidade de campo (se assim quiseres) mas também/sobretudo para tirar fotos em pouca luz

tens toda a razao. tb foi por causa disso que disse que e porreira para quem nao gosta muito de flash
brincar com as velocidades e um espetaculo. eu entao adoro carros e isso faz deles um dos meus "modelos" preferidos. mas e preciso ter meio termo. fotografar um carro numa pista com uma velocidade muito pequena "para" as rodas por exemplo e o carro parece que esta estacionado que estraga completamente a fotografia.
fazem a fotografia um mundo apaixonante
isto e mais que um mundo apaixonante e mas e um vicio ***** chupador de dinheiro :D
 
Originally posted by timber

Mas por exemplo para a Fuji 5000 que tem um zoom de 10x isso refere-se a ter um zoom (eq 35mm) 37-370mm
ou para a 7000 (6x) 35-210mm
essas maquinas tb so conseguem esses valores equivalente a custa de sensores minisculos

O sensor tem muito pouco a haver com a capacidade de ampliação...
Aliás, esses efeitos de ampliação são um efeito indesejado de sensores pequenos...
 
O sensor tem muito pouco a haver com a capacidade de ampliação...

Sem duvida mas se esses sensores pequenos nao tivessem um factor de corte tao grande (em rel a 35mm) queria ver os gajos a porem zoom com telephoto de 370 mm. Esses "370 mm" devem ser provavelmente uns 90 mm reais. ate podia ir fazer as contas mas ... nao me apetece
 
Pá compra uma Pentax S4! A máquina perfeita! :D Pequena, IQ muito boa (para o tamanho), 4 Mpx... O preço é que pronto...
Eu quero ver se compro uma, para Fevereiro já devo ter uma (faço anos! :D ) .
 
Back
Topo