1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que cartão comprar?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por hedera, 21 de Maio de 2008. (Respostas: 31; Visualizações: 1688)

1. hedera

hedera Power Member

Adquiri uma Panasonic FZ8.
    Preciso de comprar o cartão para começar a disparar, estou indecisa entre 2 e 4gb.
    Qual o tipo de cartão que devo comprar?
    Devo comprar online na pix ou a ***** anda pelos mesmos preços?

2. Angell'S

Angell'S Power Member

boas comprei também uma ma´quina dessas^^

Boa compra no meu ver :P

em relação aos cartoes, cartões d tamanho > ou = a 4gb têm d ser SDHC

eu comprei um de 2gb --> este <-- e tou contente com ele

mas também podes comprar um sandisk extreme III de 2gb (que tá na ***** por 22€ ou lá o que é), mas se não quiseres gastar muito, acho que é uma boa opção o da *****. Em relação à pix, kase todos os cartões k lá vi eram + caros. :P

lol

espero ter-t ajudado

e boa sorte com a FZ8 :P

3. cantara

cantara Power Member

As velocidades dos cartões, numa compacta, são irrelevantes. Será relevante quando passares as fotos para o computador, mas verdade seja dita, só começa a chatear se tiveres que passar 4gb quase todos os dias.
    Vai pelo preço!

4. Angell'S

Angell'S Power Member

cantara..que eu saiba uma fz8 não é uma compacta :P lol

fora isso concordo contigo..o preço manda muito :P

lol

P.S. : Também podes seguir a opinião de um tutor meu (LOL) que me disse para comprar dois cartões d 1gb (por exemplo) em vez d um de 2gb (lol) - mas nem tudo o que se diz têm de ser feito logo.. - a justificação para isto é.. teres mais um cartão.. e se algum deles pifar não perdes 600fotos (+ -) mas sim umas 300 (+ -), o que sempre algo a considerar..

Mas isto são opiniões :)

Abraço

5. cantara

cantara Power Member

Hmmm... é compacta comparada com uma Hasselblad!:tareon:

My mistake! Confundi os modelos.
    Epá, mesmo assim, duvido que as velocidades do cartão interfiram muito na rapidez de armazenagem das fotos e do modo burst.

6. Angell'S

Angell'S Power Member

sim..podem não influenciar muito..mas tendo em conta as velocidades dos cartões actualment (falando d 133x) e dos normais..acho que compensa uns + euros e ficar com algo melhorzito ^^

btw tas desculpado ^^ :lol:

7. atchhim

atchhim Power Member

Esta é também a minha política, prefiro ter 2 x 2gb que 1 x 4gb
    Compra dois de 2gb, ou se não quiseres gastar tudo agora compra só um, e se concluires que é limitado ou fores em viagem - não sei em que formato disparas, mas 2 gb dá para muita foto - compras outro, talvez até já mais barato...
    E sim, se tiveres disponibilidade financeira, a velocidade tb conta, 133x é bom para cartões deste tamanho.

8. Angell'S

Angell'S Power Member

mais uma vez..isso são opiniões :)

mas pondera nestas ideias (visto n ser o único a defende-as :) )

abraço

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Obviamente que interferem. A minha compacta não deve usar cartões que escrevam a menos de 10Mb/s (80x se não me engano). Isto porque ela tem disparo contínuo a 1,7fps ilimitado, o que significa que a escrita do buffer para o cartão tem que ser capaz de acompanhar.

A FZ8 é uma máquina com disparo contínuo muito mais rápido que o da a minha, logo nesse aspecto a velocidade do cartão vai ser ainda mais importante.

Mas é uma questão de googlarem e descobrirem qual a velocidade de escrita das vossas máquinas. Essa deverá ser a velocidade mínima de escrita do cartão.

Em relação à capacidade do cartão, os testes mostram que cartões de 1Gb têm melhor desempenho que cartões de 2 ou 4 Gb com velocidades iguais (vá-se lá saber porquê).

Tendo em conta que 1Gb dá para cerca de 300 fotos (muita gente não tira isto numa semana de férias), aquilo que eu vos recomendo é comprarem sempre cartões de 1Gb (ou 2Gb no máximo, mas prefiro 1Gb). Se precisarem de mais memória, compram mais cartões.
    Ficam a ganhar no desempenho e como já foi dito, se perderem, ou se estragar, um cartão, só perdem 300 fotos, em vez de perderem todas (600 num cartão de 2Gb, 1200 num cartão de 4Gb).

PS: Aliás, mesmo quando se vai de férias e isso, mesmo que se tenha um cartão de 4Gb, nunca se deve tirar as fotos todas com o mesmo cartão. Pode sempre haver um azar como estragar-se, cair à água, perder-se, até mesmo ser roubado. E sempre que possível, descarregar as fotos todas para um PC.

Última edição: 21 de Maio de 2008
  10. Marat

Marat Power Member

Por acaso até comprei 2 cartões para mim de 2Gb de 80x para a D40,acham que foi boa compra ou foi dinheiro perdido,até porque estou a pensar em utilizar em burst muita vez,comprei estes até porque estavam a bom preço,mas segundo aquilo que ja li por aqui,acho que foi dinheiro deitado fora,ou não...???

11. Angell'S

Angell'S Power Member

não sou o melhor para falar disso

mas pelo que li em revistas e reviews..acho que sim..que foi dinheiro deitado fora (comparando com cartões idênticos e velocidades superiores)

12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A que velocidade é que as imagens passam do buffer para o cartão? (Googlando encontra-se)

Se limitaste a máquina, diria que sim, foi mesmo má compra. Até porque para cartões da mesma capacidade, com velocidades diferentes, o preço não varia muito.

Se não limitaste a máquina, se calhar podias ter feito uma compra melhor, mas não foi dinheiro deitado fora.

De qualquer forma, enquanto houver buffer, a máquina faz-te o burst à velocidade máxima. Os problemas começam é quando tens que esperar que o buffer descarregue para o cartão.

Imagina que lhe metes um cartão de 33x (lento, lento, lento... lol). Ela faz-te 3fps até encher o buffer, imaginemos que são 15 jpegs, mas depois demora-te 1 minuto a descarregar essas 15 fotos para o cartão. Ou seja, só passado 1 minuto é que podes tirar mais fotos.

13. Marat

Marat Power Member

Olha já tentei fazer pesquisa,mas não consegui encontrar tal informação,nem sequer no site da Silicon Power,mas penso que faz a leitura de 20 mb\s,isto segundo o "técnico" da *****.
    Que tal achas?Se isto não chega,que aconselham??? 133x up???
    Ah o cartão é este http://www.*****.pt/ProductDetail.aspx?pid=04052631&oid=9|22|230|&c=

14. Angell'S

Angell'S Power Member

olha comprei este cartão na ***** (SD) e vinha na caixa a dizer 133x e 20mb/s (escrita e leitura - se não me engano)

15. Marat

Marat Power Member

Vou continuar com estes e vou ver como se portam,se vir que estão abaixo das espectativas,faço upgrade aos poucos para cartões de 4Gb de 200x ...
    Acho que esta é uma boa opção :003:

16. Angell'S

Angell'S Power Member

epá..eu só aconselho sobre o que sei..

:)

tb sei..k cartões sd c + d 3gb têm d ser sdhc..e n sei até que ponto compensa o dinheiro que gastas para a memória que tens. Eu perferia (e é o k tenho) 2x cartões d 2gb a 133x

passando a explicar:

é que em vez d perder 1400 fotos (cartões d 4gb) no caso do cartão pifar..perco umas 700 (caso um dos dois d 2gb pifar)

para além..que se encheres um cartão d 4gb tb vais demorar mais a descarregá-lo

e dps..2x cartões d 2gb..mm k n enchas 1 deles.. podes smp trocar s pcisares

mas pronto..acho que o rui t poderá ajudar melhor que eu.. mas esta é a minha opinião ;)

abraço

17. Marat

Marat Power Member

Pois estes que eu comprei de 80x de 2Gb ele dizia na caixa que era SDHC,para ter em atenção á compatibilidade da máquina,se aceitava ou não este tipo de cartões...Agora se é verdade,já não sei,até porque no próprio site da Silicon Power nada faz referência a isto.
    Quanto aos cartões de 4Gb tens toda a razão,ainda vou ponderar essa hipotese,em vez de ter só um de 4Gb,optar como agora tenho neste momento 2x 2Gb,mas vou tentar então fazer upgrade para 2x de 2Gb de 200x,acho que por aqui é uma boa opção,mas pagar quase 35€ por um cartão,ainda custa :joker:,mas quem quer coisa tem que se sujeitar :joker: ...
    Obrigado pelas sujestões.

18. Angell'S

Angell'S Power Member

;)

19. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Atenção que o que interessa é a velocidade de escrita do cartão, não a de leitura! A máquina não precisa ler as fotos do cartão, precisa escrever...

20. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

Eu não sou muito apologista de marcas brancas em cartões de memoria, ao preço que eles estão penso que o ideal é comprar de marcas conhecidas.

Tens os Ultra II SD 2GB SANDISK a um preço engraçado (16.59€) na *****.

Que faz 10MB de leitura e 9MB de escrita segundo a sandisk mas não sei as velocidades do FZ8.

http://www.*****.pt/ProductDetail.aspx?pid=03906134&oid=9|22|230|&c=

Partilhar esta Página