Que cena!!! Urgente! (RESOLVIDO!)

andre.morao

Power Member
Hoje deu-me para por o meu 2º pc a funcionar e andei la a montar um segundo disco e a por um disipador novo no cpu.

Qual não é o meu espanto quando ligo o pc, o ecrã onde aparece o velocidade do proc, a mem, detectar os discos, etc.. tava todo marado! Tava tipo desfocado e parecia k tava em árabe! Aquilo tem uma imagem no canto superior direito que tava tipo cortada as fatias. Seguidamente desliguei, tirei a pilha da BIOS, voltei a colocar e deu a mesma coisa. Tentei de novo e desta vez ate consegui ir a BIOS onde pus tudo para default. O resultado foi o mesmo, ta tudo marado, de vez em qd o ecra ate muda de core, tipo rosa choque com riscas pelo meio. Será que é da gráfica? Não me parece poise se fosse da gráfica, mesmo com aquilo atrofiado penso que o boot continuaria e começava a carregar o win. Naquele pc já a usei 2/3x sem qq problema.
Será da board? . . .

Precisava imenso de ter este pc a funcionar para trabalhar.

Componentes:

- Mboard: Abit NF7-S 2.0
- Barton Mobile 2500+
- Geforce Mx400 64Mb
- 2*256Mb Twinmos@*****
- Disco 80GB Maxtor
- Disco 40GB Seagate
- Fonte Chieftec 360W

Agradeço a ajuda.
 
Última edição:
Esquecime de referir que tenho uma daquelas bios "hackadas" do Tic Tac Toe. Sempre funcionou bem.

Tks pela dica nemesis, é isso que vou tentar agora.
 
O prob de ter a imagem marada ficou resolvido mas apareceu outro prob...
É o seguinte, ligo o pc e ele faz o boot, detecta os discos e dps demora MTO MTO tempo até começar a fazer o load do XP. Ele nem xega a fazer o load do XP pois da erro, DISK BOOT FAILURE. Isso nem é prob de maior pois sei k isso se resolve com 1 format. Depois de me deparar com mais este problema decidi fazer o seguinte:
- flashar a BIOS. coloquei a seguinte - d26-mantarays-xt
- load fail-safe settings
- arrancar do CD, formatar e instalar o XP ingles

Os problemas mantiveram.se, dps de flashar a BIOS aquilo continuou uma lentidao, demorou IMENSO tempo a arrancar do CD e por fim deu erro, dizia k n podia fazer o load dos ficheiros de setup do XP. O CD está bom pois ja experimentei noutro PC.

Já não sei o que fazer mais, tentei tambem trocar os modulos da RAM de sitio, desmontar e montar o proc, tudo e mais alguma coisa...

Será que a MBoard deu o berro?
 
soulraver disse:
O prob de ter a imagem marada ficou resolvido mas apareceu outro prob...
É o seguinte, ligo o pc e ele faz o boot, detecta os discos e dps demora MTO MTO tempo até começar a fazer o load do XP. Ele nem xega a fazer o load do XP pois da erro, DISK BOOT FAILURE. Isso nem é prob de maior pois sei k isso se resolve com 1 format. Depois de me deparar com mais este problema decidi fazer o seguinte:
- flashar a BIOS. coloquei a seguinte - d26-mantarays-xt
- load fail-safe settings
- arrancar do CD, formatar e instalar o XP ingles

Os problemas mantiveram.se, dps de flashar a BIOS aquilo continuou uma lentidao, demorou IMENSO tempo a arrancar do CD e por fim deu erro, dizia k n podia fazer o load dos ficheiros de setup do XP. O CD está bom pois ja experimentei noutro PC.

Já não sei o que fazer mais, tentei tambem trocar os modulos da RAM de sitio, desmontar e montar o proc, tudo e mais alguma coisa...

Será que a MBoard deu o berro?

Corre o teste de diagnostico da marca desse disco.
Tenta outro leitor de cd.
Tenta uma bios "oficial".
 
tenta tb com outras memorias. se n tiveres hipotese de arranjar outras mems, tenta com um modulo de cada x... se alguma mem estiver marada, pode dar erros de escrita no disco e coisas assim durante a instalação do win xp.
 
Disco

Tira o disco de cima do outro... E' normalissimo os discos akecerem e acontecer isso... Ja' tivesse esse problema N vezes ate' me lembrar... Tenta sem o disco e vais ver isso na boa... Ou muda o disco de sitio...
 
Sei que é um bocado estranho, mas já experimentaste ver se tens o acesso aos discos e drives de cd a 32 bits na bios ?
Certas versões de BIOS AMI têm essa opção escondida (é preciso um enter enquanto a drive está selecionada) e o acesso a 16 bits torna tudo lento, tão lento q bloqueia.
Só uma possibilidade.
Cumps.
 
Rapaziada que ajudou, agradeço imenso. Tive algum tempo "inactivo" e só agora posso voltar a tentar raparar o pc. Vamos por partes:

- correr o teste de diagonostico do disco: ainda n fiz
- trocar a ram de sitio: ja fiz e o prob continua
- experimentar com outra ram: ainda n fiz
- bios oficial: ainda n tentei
- tirar os discos de cima um do outro: ja fiz e o prob continua
- ver se tenho acesso as drivers a 16 ou 32 bits: n encontro essa opçao na bios
- boot por usb e por lan desactivados

O prob é o mesmo, lentidao do cara... e qd tento arrancar do cd e iniciar a instalaçao do xp, ta prai 10min e dps diz k n consegue fazer o load do setup e da erro...

Se algum hardware estiver marado quais sao as hipoteses mais provaveis? Disco? Ram? Board?

Amanha vou tentar algumas das vossas soluções.

Mias uma vez, tks to all :)
 
Disco tá podre!

A mim cheira-me a disco marado...
Tenta com outro disco que tenho quase a certeza que é disso.

Eu aqui há uns meses tive +/- o mesmo problema (o [bob]marley sabe desse caso), mas o que acontecia era que o seagate barracuda de 60Gb não deixava ser detectado pela BIOS caso ficasse desligado por mais de 5 minutos, e só após dezenas ou centenas de reboots repetidos (kids, don't try this at home) é que o gajo acordava prá vida...
Solução: enviei-o para RMA e na volta do correio surpreenderam-me com um Western Digital de 10000rpm
biggrin.gif
de 80Gb (tenho quase a certeza que é de 10k porque no nTune a perfomance aumentou brutalmente. Está quase no dobro da baseline, tanto em read como em write!
Com o meu outro de 120Gb (também Seagate como o antigo de 60) nunca chega á baseline. Fica sempre uns 10 ou 15 pontos abaixo...
zangado.gif


Tenta ver se isso é do disco, se fôr, RMA com ele!

[offtopic] já procurei por uma inscrição no disco a dizer as rotações, mas não encontro nada...
confused.gif

Nos Seagate tá bem explicito no autocolante
bigcry.gif
 
Última edição:
Ya, tb me parece que seja do disco.
Tenta montar aí outro disco a ver como é que a board responde.

OFFTOPIC:

caeiro, mandaste um seagate para rma e deram-te um WD inda por cima de 10000???
fonix, grande rma digo-te já ... (olha, rimei :P)
 
A WD não tem discos de 80GB a 10k rmp :P tem de 74GB, os Raptor.

Podes é ter recebido um disco com 8MB de cache, quando o teu antigo teria 2MB eventualmente, e daí o teu aumento de performance. Verdade seja dita que na maioria dos casos os WD têm uma performance superior aos Seagate, principalmente os IDE (suponho que sejam os teus).

Cumps!
 
Sim são IDE (ainda não tive paciência pra comprar uma controladora SATA RAID 0, 1, 0+1)...
Mas quando eu me referi á diferença de perfomance entre o Seagate e o WD, tava-me a referir ao meu Sea actual (o secundário de 120Gb) e não o antigo (de 60Gb que tava em primário).
Esse nem sequer chegou a entrar neste sistema actual que tenho agora.
Era do Fujitsu-Siemens que tinha antes deste :s

Já tive a ver no site da WD e realmente não têm de 10k, e o meu modelo não tem 8MB de cache, por isso não percebo a diferença brutal entre o sea de 120 (que tive como primário enquanto não me chegava o substituto para o sea de 60) e este WD de 80...

Nas specs do site diz que tem 2Mb de cache e 7200rpm, mas os gráficos não mentem...

Entre as baselines do nTune e o WD, ele dá quase o dobro de avanço; e entre o WD e o sea a diferença é abismal!

Será que o sea de 120 também já vai precisando de RMA? Ou é assim lento de natureza?!
:rolleyes:

Estranho...

Tá a fazer por esta altura um ano de compra (e de vida quase non-stop), por isso ainda tem mais outro de garantia, o que me descansa :P

Cumps
 
Já tentaste ver se tens os discos bem configurados?
1 como master o outro como slave de um canal?

O problema da lentidão pode na verdade ser um conflito de DMA em que tu tenhas 2 drives configuradas como Master ou como Slave no mesmo canal.
 
Pois mas se fosse disso, acho que o master também ficava lento...
Em vez disso, está mais rápido que nunca!
Estranho...
Mas enquanto o sea fôr funcionando bem, não me preocupo muito...
:P
 
Back
Topo