1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que cluster size para um .avi HD Archive?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por SamuHell, 28 de Janeiro de 2005. (Respostas: 14; Visualizações: 1119)

1. SamuHell

SamuHell Power Member

Vou comprar um Disco Sata Seagate de 200G só para bloco estácionário dos episódios das séries incompletas.

Que tamanho de cluster ponho naquilo?

O tamanho minimo dos ficheiros deve ser prái uns 175Mb.

O tamanho máximo de cluster não é exagerado?

Obrigado em Sueco.

2. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

episodios de 175 MB... Animes?

Cluster n percebo nada mas mete isso em secundário com 1a partição, um disco de 200 GB deve ter na realidade uns 185 GB, se fôr para secundario escolhe o mais rapido k puderes... para video ajuda :)

espero ter ajudado

3. Lancaster

Lancaster To fold or to FOLD?

Heyas all...

Se eu bem me lembro..como vais ter ficheiros grandes...usa clusters maiores, vai-te aumentar a performance (ligeiramente) [e tb vais aproveitar melhor o espaço...(alguém me confirma esta ultíma parte?? Já na me lembro bem..)]

Se não estou em erro é isto mesmo...

Hasta all e espero ter ajudado [[]]

EDIT: A parte em chavetas está errada....mas muito errada mesmo...

Última edição: 29 de Janeiro de 2005
  4. SamuHell

SamuHell Power Member

Os de 175mbs são normalmente episódios de 20mins aprox. (neste caso o Seinfeld).

No disco que tem o eMule o cluster está em default (32?), mas neste como é sala de espera para os meninos que vão morar nos DVD+DL, queria optimizar o desempenho e diminuir a fragmentação.

A minha ideia é por o cluster ao máximo, mas algo me diz que isso também terá o seu revés. (perda de espaço???)

Alguém tem alguma experiência neste assunto?

5. Lancaster

Pois..acho que vais perder bastante espaço entretanto...acho que o cluster máximo é 4096 (é o que me aparece no explorer quandd vou formatar...)

Se formos a ver..se um avi ocupa 175 Mb, vai-te ocupar 42,74 clusters (não sei se as contas são estas, mas server para exemplificar o que eu quero..) ou seja, vais ficar com 43 clusters cheios, e um com 0,74...ou 74% cheio... Sobra-te um bocado de espaço...claro que se usares os 32 o espaço que te rouba é menor...mas a velocidade é menor tb, porque tem mais clusters para ler...

Espero ter-me feito entender..

Hasta all [[]]

6. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

então dá pra esperemer os 300 GB do meu disco? em vez de 275 GB?

7. SamuHell

SamuHell Power Member

Então se percebi bem, quanto maior o cluster mais desperdício de espaço com ficheiros pequenos (ou secções que não preencham o cluster por completo). Os temporários devem fazer um estrago bonito...
    ...e os mailing lists do Babes Forum tb :x2:

Então:
    O cluster é como vais arrumar a "mercearia". Só podes por um artigo por gaveta, mas podes dividir cada artigo por várias gavetas. Se a última ainda tiver espaço, azar, é desperdiçado. Dividido por muitas gavetas, demora mais a aceder.

Falei em 175Mb por ser o tamanho dito minimo (com qualidade para mim para +-20mins.) para um ep. de série.
    A maioria é 350Mb (até +-45mins.), havendo tb o valor de 233MB(até +-30mins.) no mesmo cesto.

Como é um arquivo de transição, tira-põe-grava-etc., de ficheiros grandes vou por no máximo para ver melhor como a coisa funcemina

I_Eat_All
    Esse valor de 300 para 275 tem a ver com a formatação do disco e a necessidade de haver uma localização hieráquica de ficheiros e directorias.
    "um guest book so to speak..." Não há nada a fazer. Mas se quiseres que tenha menos espaço, já se arranja :)

Obrigado a todos numa lingua intelegível :p

Última edição: 29 de Janeiro de 2005
  8. banid0

banid0 Power Member

O que o SamuHell disse está correcto , bom exemplo das gavetas :D

O cluster maior é para armazenamento alongo prazo/files GRANDES

O pequeno para quem mexe muito no disco/files pequenos (ja viram o que era por o cluster ao máximo e enchê-lo de cookies? :D )

em relação aos 300GB não dá , por culpa do fabricante... eles dizem que 300GB são 300 * 10^6 , ou seja 300 000 000 , quando na realidade nos pcs não usamos o sistema decimal , mas o binário. Para passares o espaço que os fabricantes te anunciam para o real é assim:

2^10=1024
    logo 300 000 000 bytes / 2^10 = 292968,75 MB
    292968,75MB / 2^10 = 286,10 GB

tirando uns pozinhos para a formatacao e info que o user nao ve e espaco desperdicao por clusters bla bla , deve dar o que tu dispoes

9. Lancaster

Exactamente 100% certo....nem eu o conseguiria explicar melhor...bom exemplo esse das compras...

Hasta all [[]]

10. banid0

banid0 Power Member

hmmm estes calculos nao me parecem estar 100% correctos... lol

mas ja da para dar uma ideia :lol:

11. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

yah calculei k fosse isso, assim cmo aconteçe com os DVD's de 4,7 GB (cof cof)
    mas com isto das "gavetas fikei em duvida, brigadão por me exclareçerem :D

12. banid0

banid0 Power Member

sim o "problema" dos dvds de 4.7 -> 4.38 é exactamente esse da conversao decimmal para binario , tal como acontece nos discos , pen drives , memory cards...XULOS :(

13. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

yah, mas tb... os sacanas tão todos combinados, não à marcas k dão o espaço real em disco k prometem, tornou-se standard enganar o consumidor

bom existem dvd's de 4,7 GB reais... os de tokyo, mas de qq maneira é uma porra k é dificil d os arranjar

14. Anubis

Anubis Power Member

http://en.wikipedia.org/wiki/Gigabyte

To clarify the distinction between decimal and binary prefixes, the International Electrotechnical Commission (IEC), a standards body, in 1997 proposed short unions of the International System of Units (SI) prefixes with the word "binary". Thus meaning (2) would be called a gibibyte (GiB). This naming convention has not yet been widely accepted.

Na minha opinião pessoal não faz muito sentido haver a discrepância
    kbyte = 1024 bytes
    kbit/s = 1000 bits/s
    Por isso acho bem que comecem todos a usar o sistema 10^3 e não o 2^10

15. SamuHell

SamuHell Power Member

Se a ***** ainda estiver aberta, compro hoje o disco.

Partilhar esta Página