Que cluster size para um .avi HD Archive?

SamuHell

Power Member
Vou comprar um Disco Sata Seagate de 200G só para bloco estácionário dos episódios das séries incompletas.

Que tamanho de cluster ponho naquilo?

O tamanho minimo dos ficheiros deve ser prái uns 175Mb.

O tamanho máximo de cluster não é exagerado?

Obrigado em Sueco.
 
SamuHell disse:
Vou comprar um Disco Sata Seagate de 200G só para bloco estácionário dos episódios das séries incompletas.

Que tamanho de cluster ponho naquilo?

O tamanho minimo dos ficheiros deve ser prái uns 175Mb.

O tamanho máximo de cluster não é exagerado?

Obrigado em Sueco.

episodios de 175 MB... Animes?

Cluster n percebo nada mas mete isso em secundário com 1a partição, um disco de 200 GB deve ter na realidade uns 185 GB, se fôr para secundario escolhe o mais rapido k puderes... para video ajuda :)

espero ter ajudado
 
Heyas all...

Se eu bem me lembro..como vais ter ficheiros grandes...usa clusters maiores, vai-te aumentar a performance (ligeiramente) [e tb vais aproveitar melhor o espaço...(alguém me confirma esta ultíma parte?? Já na me lembro bem..)]

Se não estou em erro é isto mesmo...

Hasta all e espero ter ajudado [[]]

EDIT: A parte em chavetas está errada....mas muito errada mesmo...
 
Última edição:
Os de 175mbs são normalmente episódios de 20mins aprox. (neste caso o Seinfeld).

No disco que tem o eMule o cluster está em default (32?), mas neste como é sala de espera para os meninos que vão morar nos DVD+DL, queria optimizar o desempenho e diminuir a fragmentação.

A minha ideia é por o cluster ao máximo, mas algo me diz que isso também terá o seu revés. (perda de espaço???)

Alguém tem alguma experiência neste assunto?
 
SamuHell disse:
A minha ideia é por o cluster ao máximo, mas algo me diz que isso também terá o seu revés. (perda de espaço???)

Pois..acho que vais perder bastante espaço entretanto...acho que o cluster máximo é 4096 (é o que me aparece no explorer quandd vou formatar...)

Se formos a ver..se um avi ocupa 175 Mb, vai-te ocupar 42,74 clusters (não sei se as contas são estas, mas server para exemplificar o que eu quero..) ou seja, vais ficar com 43 clusters cheios, e um com 0,74...ou 74% cheio... Sobra-te um bocado de espaço...claro que se usares os 32 o espaço que te rouba é menor...mas a velocidade é menor tb, porque tem mais clusters para ler...

Espero ter-me feito entender..

Hasta all [[]]
 
Lancaster disse:
Pois..acho que vais perder bastante espaço entretanto...acho que o cluster máximo é 4096 (é o que me aparece no explorer quandd vou formatar...)

Se formos a ver..se um avi ocupa 175 Mb, vai-te ocupar 42,74 clusters (não sei se as contas são estas, mas server para exemplificar o que eu quero..) ou seja, vais ficar com 43 clusters cheios, e um com 0,74...ou 74% cheio... Sobra-te um bocado de espaço...claro que se usares os 32 o espaço que te rouba é menor...mas a velocidade é menor tb, porque tem mais clusters para ler...

Espero ter-me feito entender..

Hasta all [[]]
então dá pra esperemer os 300 GB do meu disco? em vez de 275 GB?
 
Então se percebi bem, quanto maior o cluster mais desperdício de espaço com ficheiros pequenos (ou secções que não preencham o cluster por completo). Os temporários devem fazer um estrago bonito...
...e os mailing lists do Babes Forum tb :x2:

Então:
O cluster é como vais arrumar a "mercearia". Só podes por um artigo por gaveta, mas podes dividir cada artigo por várias gavetas. Se a última ainda tiver espaço, azar, é desperdiçado. Dividido por muitas gavetas, demora mais a aceder.

Falei em 175Mb por ser o tamanho dito minimo (com qualidade para mim para +-20mins.) para um ep. de série.
A maioria é 350Mb (até +-45mins.), havendo tb o valor de 233MB(até +-30mins.) no mesmo cesto.

Como é um arquivo de transição, tira-põe-grava-etc., de ficheiros grandes vou por no máximo para ver melhor como a coisa funcemina

I_Eat_All
Esse valor de 300 para 275 tem a ver com a formatação do disco e a necessidade de haver uma localização hieráquica de ficheiros e directorias.
"um guest book so to speak..." Não há nada a fazer. Mas se quiseres que tenha menos espaço, já se arranja :)


Obrigado a todos numa lingua intelegível :p
 
Última edição:
O que o SamuHell disse está correcto , bom exemplo das gavetas :D

O cluster maior é para armazenamento alongo prazo/files GRANDES

O pequeno para quem mexe muito no disco/files pequenos (ja viram o que era por o cluster ao máximo e enchê-lo de cookies? :D )

em relação aos 300GB não dá , por culpa do fabricante... eles dizem que 300GB são 300 * 10^6 , ou seja 300 000 000 , quando na realidade nos pcs não usamos o sistema decimal , mas o binário. Para passares o espaço que os fabricantes te anunciam para o real é assim:

2^10=1024
logo 300 000 000 bytes / 2^10 = 292968,75 MB
292968,75MB / 2^10 = 286,10 GB

tirando uns pozinhos para a formatacao e info que o user nao ve e espaco desperdicao por clusters bla bla , deve dar o que tu dispoes
 
SamuHell disse:
Então se percebi bem, quanto maior o cluster mais desperdício de espaço com ficheiros pequenos (ou secções que não preencham o cluster por completo). Os temporários devem fazer um estrago bonito...
...e os mailing lists do Babes Forum tb :x2:

Então:
O cluster é como vais arrumar a "mercearia". Só podes por um artigo por gaveta, mas podes dividir cada artigo por várias gavetas. Se a última ainda tiver espaço, azar, é desperdiçado. Dividido por muitas gavetas, demora mais a aceder.

Exactamente 100% certo....nem eu o conseguiria explicar melhor...bom exemplo esse das compras...

Hasta all [[]]
 
banid0 disse:
hmmm estes calculos nao me parecem estar 100% correctos... lol

mas ja da para dar uma ideia :lol:

yah calculei k fosse isso, assim cmo aconteçe com os DVD's de 4,7 GB (cof cof)
mas com isto das "gavetas fikei em duvida, brigadão por me exclareçerem :D
 
sim o "problema" dos dvds de 4.7 -> 4.38 é exactamente esse da conversao decimmal para binario , tal como acontece nos discos , pen drives , memory cards...XULOS :(
 
banid0 disse:
sim o "problema" dos dvds de 4.7 -> 4.38 é exactamente esse da conversao decimmal para binario , tal como acontece nos discos , pen drives , memory cards...XULOS :(

yah, mas tb... os sacanas tão todos combinados, não à marcas k dão o espaço real em disco k prometem, tornou-se standard enganar o consumidor

bom existem dvd's de 4,7 GB reais... os de tokyo, mas de qq maneira é uma porra k é dificil d os arranjar
 
I_Eat_All disse:
yah, mas tb... os sacanas tão todos combinados, não à marcas k dão o espaço real em disco k prometem, tornou-se standard enganar o consumidor

http://en.wikipedia.org/wiki/Gigabyte

To clarify the distinction between decimal and binary prefixes, the International Electrotechnical Commission (IEC), a standards body, in 1997 proposed short unions of the International System of Units (SI) prefixes with the word "binary". Thus meaning (2) would be called a gibibyte (GiB). This naming convention has not yet been widely accepted.


Na minha opinião pessoal não faz muito sentido haver a discrepância
kbyte = 1024 bytes
kbit/s = 1000 bits/s
Por isso acho bem que comecem todos a usar o sistema 10^3 e não o 2^10
 
Back
Topo