que comprar? 802.11g ou 802.11n

mike_stu

Membro
boas malta,

pretendo adquirir hardware para montar uma rede wireless ca em casa só que estou com um dilema em relação ao tipo de hardware que poderei comprar.

li alguns topicos neste forum em que o malta aconselha a compra de material, mas o meu dilema é em relação ao protocolo a utilizar, i.e, fui aos sites de algumas marcas conhecidas que vendem material wireless, ASUS, BELKIN, BUFFALO, D-LINK, LINKSYS, e deparei-me com um novo protocolo 802.11n.

A ajuda que peço é um conselho sobre que protocolo utilizar se este novo, 802.11n, se o MIMO se o 802.11g?


ad augusta per angusta
 
re:

Ok...

O Standart 802.11n ainda não foi autorizado e não se encontra em vigor, uma vez que as industrias ainda não conseguiram cumprir com os requezitos minimos deste standart.
O que poderás já ter ouvido falar é do chamado draft 802.11n que é uma aproximação do 802.11n.
O mau do draft 802.11n é que está a servir de beta test para a industrias chegarem ao 802.11n e terem algum encaxe financeiro através da venda de produtos. Outro problema é que este "beta test" apresenta varios pontos negativos, um deles é a forma como estes produtos lidam com a vinhança da rede. Na presença de outras redes draf 802.11n ou 802.11g a velocidade torna-se bastante instavel... assim como as redes vizinhas são afectadas, perdendo por vezes o seu sinal por completo.
Portanto um dos conselhos que a maior parte das pessoas dão, é não se aventurarem com o draf 802.11n. Mas quem quiser avançar, acabará por conseguir algumas vantagens como em cobertura de sinal e velocidade com o MIMO ( multiple out, multiple in ).

Já agora... é possivel encontra vários produtos 802.11g que usem o MIMO. Só que as suas velocidades são inferiores as do draf 802.11n. Já agora a norma "N" vai trazer mais do que estabilidade e velocidade, também irá trazer para o stantard a possibilidade de ter QoS decente nesta tecnologia, pois tem sido um dos grandes problemas nas redes wireless.

Mesmo assim.. eu recomendaria a comprarem produtos 802.11g... se desejarem comprar com MIMO tem que ter atenção em ter equipamento da mesma marca e que usufrui da mesma teconologia.
Se por outro lado desejarem avançar para o draft n força! Agora não se admirem de serem supreendidos com os problemas que estes problemas tem com a vizinhança.
Já agora muitos dos fabricandes garantem que estes produtos podem ser actualizados através de firmware para a versão 802.11n. Agora a realidade é que isso nunca é garantido.

Nota: Se a intenção é montar uma rede caseira e num espaço fisico fixo, talvez a soluçao de montar uma rede de cabo seja economicamente mais fiàvel. Como a nivel de estabilidade, segurança e velocidade sejam melhores.
Nos dias de hoje montar uma rede cat6 fica mais barato do que comprar placas e routers 802.11n ou 802.11g with MIMO.
 
Back
Topo