1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que disco para o PowerBook?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por abc, 2 de Maio de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 1435)

  1. abc

    abc [email protected] Member

    Vou preparar o meu velho PowerBook para a recta final da sua vida útil e para isso já lhe comprei uma bateria nova e agora quero trocar também o disco. Actualmente tenho o disco original de 80GB, um Fujitsu e as opções de substituição são o Seagate Momentus 5400.3 ou o Hitachi Travelstar 5k160, ambos de 160GB e únicas drives desta dimensão que encontrei em IDE.

    As especificações são vagamente similares em todos os aspectos. Depois cada um lança truques de propaganda a dizer que tem a tecnologia tal e método de fabrico não sei quantas.

    Queria a vossa opinião em relação a qual das marcas escolher. Há muitos anos, os discos Deskstar e Travelstar eram referências de mercado, depois a IBM vendeu a divisão de discos à Hitachi e tornaram-se conhecidos como Deathstar e agora não sei como andam as coisas.

    A Seagate por sua vez, lembro-me de ter uma imagem mais de preços baixos que propriamente de qualidade mas pelo pouco que pesquisei isso parece ter mudado nem que seja por aparentemente serem os únicos (não pesquisei muito) a oferecerem 5 anos de garantia.

    De qualquer forma, opiniões são benvindas e tenho uma certa urgência porque ando afogado em trabalho e o espaço começa a faltar.
     
  2. timber

    timber Zwame Advisor

    Foi ainda como IBM que os Deskstar passaram a Deathstars. Actualmente a Hitachi já ultrapassou isso.

    Algum desses dois tem cabeça de gravação perpendicular (aumenta a densidade de dados o que é também porreira para os tempos de acesso)?
     
  3. abc

    abc [email protected] Member

    O Hitachi supostamente tem cabeça de gravação perpendicular, o Seagate não faço ideia. Quando googlei, lembro-me de ler numa notícia de lançamento do Hitachi, a referência a essa característica.

    EDIT: Aparentemente o Seagate não tem essa característica mas não estou certo.
     
    Última edição: 2 de Maio de 2007
  4. ajax

    ajax Banido

    Há a lenga-lenga de que que os Seagates são mais frescos, consomem menos, são mais silenciosos, etc, etc e que os Hitachi são mais rápidos, mais ruidosos etc, etc.

    A Seagate, infelizmente, anda a desleixar-se um pouco. Tem havido inúmeros problemas com os seus discos e um exemplo é a elevada taxa de avarias nos Seagates que equipam dos Macbooks. Actualmente uso Hitachi porque as restantes marcas não me inspiram confiança. A única coisa chata dos Hitachi são os famosos tick-tick-tick. Então não é que o gajo de tantos em tantos segundos faz tick, tick. Parece uma bomba relógio. Ainda não percebi se recolhe as cabeças o que seria estúpido ou se anda a dançar o samba. Deve ser para marcar o ritmo.
     
  5. timber

    timber Zwame Advisor

    A Seagate foi pioneira nessa tecnologia nos discos de desktop (nos barracuda 7200.10) e procurando vê-se que o 5400.3 também tem.

    O que faz todo o sentido visto que são discos de portátil com elevada capacidade.

    Pessoalmente... comprava o mais barato.
     
  6. abc

    abc [email protected] Member

    Sinceramente foi o critério que me veio à cabeça mas como por vezes há histórias negras com certas marcas de discos em dados períodos ou modelos, achei melhor perguntar.

    Mas os preços andam muito ela por ela.
     
  7. souto

    souto To fold or to FOLD?

    Ahaha!! Também tenho um Hitachi e faz isso... Tudo muito silencioso ao longo da noite, até que... TAC TAC :lol:
    Um disco tao silencioso... Se não fossem estes estalidos irritantes era perfeito...


    cumprimentos.

    PS: deixar uma pequena contribuição para a thread:

    discos com 160GB de 2.5" têm que ter cabeças de gravação perpendiculares. é a única forma de terem tanta capacidade de armazenamento em tão pouco espaço físico.
    eu pessoalmente ia para os hitachi.
     
    Última edição: 2 de Maio de 2007
  8. zoidberg

    zoidberg Folding Member

    Mais 1 caso desses aqui num hitashi 60GB 7200rpm .. RMA com ele, e veio outro exactamente do mm modelo.. vamos ver qt tempo dura até começar a voltar a estalar...
    fora isso, é um disco realmente muito rápido, notei grande aumento de performance em relação a um de 5400rpm
    hitashi para mim , nunca mais...
     
    Última edição: 2 de Maio de 2007
  9. souto

    souto To fold or to FOLD?


    mas este barulho é mesmo normal; várias reviews avisavam. o disco em si faz 20dB, em uso extremo, o que não acho muito (deve ter sido o mais silencioso que me passou pelas mãos).
    o que irrita é o barulho que ele faz de x em x tempo a fazer sei lá o quê, deve ser a fazer parking das cabeças de leitura/gravação.

    cumprimentos.
     
  10. timber

    timber Zwame Advisor

    Bem se o preço é igual é complicado

    No meu caso pessoal tneho 4 discos. 2 Hitachi e 2 Seagate e todos tem uma folha de serviços exemplar portanto por aí...

    Segue o conselho do ajax. Se tem sido monitorizada uma taxa de falhas superior em discos portáteis da Seagate talvez neste momento a Hitachi esteja melhor.
     
  11. ajax

    ajax Banido

    Eu não ligaria muito ao preço porque a diferença são peanuts. Prefiro ter um disco "seguro". Como já foi dito aqui, estes discos de grande capacidade usam a tecnologia de gravação perpendicular e como guardam os dados usando densidades maiores, os de 5400 rpm passaram a ter uma boa relação desempenho/consumo.
     
  12. abc

    abc [email protected] Member

    Encomendei o Hitachi até porque foi o único que encontrei e fiquei satisfeito porque era aquele que tinha em mente. Aparentemente a Samsung também já os faz de 160GB mas além de ser mais caro que o Hitachi não confio muito na Samsung em relação a discos pelo menos.
     
  13. ajax

    ajax Banido


    Depois diz-nos se esse também faz tick-clack, tac, tick. :D
     
  14. abc

    abc [email protected] Member

    O Hitachi é formidável, não faz barulho nenhum, a performance parece excelente (eu tinha 4200 RPM). :D
     
  15. ajax

    ajax Banido

    e os tick-tacks ? :002:
     
  16. bsod

    bsod Power Member

    Eu tenho um Toshiba de 40 GB no meu PowerBook (que substituiu o disco stock de 6 GB), que faz algum barulho. Está por vezes a não fazer nada e faz barulho na mesma :P

    Por outro lado, o Western Digital que tenho no iMac funciona lindamente... mal se ouve. Aliás, o computador inteiro é perfeitamente silencioso. O barulho que ele faz é abafado pela monstra da fonte de alimentação do meu [email protected] GHz, que parece um avião a levantar voo... jeez :P
     
  17. abc

    abc [email protected] Member

    Até agora nada... ;)
     
  18. abc

    abc [email protected] Member

    3 colegas meus com 3 portáteis HP com 3 discos da Toshiba sofreram a morte prematura e súbita dos discos. Toshiba para mim, nunca.
     

Partilhar esta Página