1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que distribuição de linux aconselham para um fóssil?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Jv.Batista, 23 de Agosto de 2012. (Respostas: 7; Visualizações: 753)

1. Jv.Batista

Jv.Batista I fold therefore I AM

Pois bem, como está no titulo, tenho aqui um fóssil que gostava de voltar a meter a trabalhar minimamente, mas não faço mesmo ideia do que lhe meter. O pc é para tar num infantário pelo que se calhar uns joguinhos para os putos não era má ideia.

O hardware é:

board: old stuff com teias de aranha
    cpu: P3 a uns estonteantes 350mhz
    ram: 128Mb
    disco: um gigante de 4Gb
    resto: não faço a mais pequena ideia, sei que tem placa de rede e placa de som

neste momento tá com o xp home sp2.

2. RickPinto

RickPinto Power Member

Damn small linux...

3. Jv.Batista

não se arranja nada menos small? xD

eu tava a pensar no mint mas quando vi os requisitos assustei-me...

Última edição: 23 de Agosto de 2012
  4. nunol

nunol Power Member

O CPU é fraco e é uma limitação para muitos jogos. Com essa velocidade mais parece um PII que um PIII. De qualquer forma, é um i686 com pae. A RAM e o HDD também são curtos para correr uma distro Linux moderna. Tens de optar pelas distros mais leves.

Podes instalar o Lubuntu 12.04 (ISO Alternativa) e escolher as aplicações mais leves mas não o recomendo que faças pois com apenas 128MB de RAM corre o OS e pouco mais, vai ser sempre muito lento. Idem para a maioria das outras distros como Crunchbang, Bodhi, Debian, etc.

Das distros completas, a unica que recomendo é o AntiX. Saiu muito recentemente o AntiX M12 e não tive problema em instalar num computador com apenas 64MB de RAM usando o instalador grafico. Dá um pouco de trabalho porque tens depois de procurar, instalar e configurares os programas que queres. Outra opção é o Puppy ou um derivado do Puppy. O DSL não parece adequado para o objectivo.

Existem derivados do Puppy e Debian feitos a pensar em crianças. Os derivados do Debian devem ficar muito pesados nesse sistema por isso é melhor concentrar nos derivados do Puppy mas estes tem menos qualidade.

O Puppy Arcade 10 é mais a pensar em jogos (http://scottjarvis.com/page105.htm) e o Fat Games Puppy (http://puppylinuxnews.org/puplets/fatgamespup/) é antigo e segundo me recordo era só em Ingles.

Muito melhor (mas mesmo muito melhor) seria o DoudouLinux que embora funcione com 128MB de RAM seria preferivel 256MB (http://www.doudoulinux.org/web/english/). Outra alternativa é usar o DVD do Knoppix 6.x que estava cheio de jogos e funciona com 128MB de RAM mas tem de o correr de uma pen ou do proprio DVD porque precisa de >10GB de disco (usa o Plop para arrancar pela pen USB).

O ideal será testar todos e veres qual o melhor nesse hardware, não te esqueças de instalares um partição SWAP antes de arrancar o Linux. O ideal seria ter mais RAM e um CPU melhor, o upgrade para 256MB de RAM já faz muita diferença.

Outra alterntiva é meter FreeDOS com alguns jogos. Até um 386 com VGA e 1MB de RAM já serve para alguma coisa.

Se tiveres os varios liveCD é facil mudar de OS para não ser sempre a mesma coisa.

Devias pensar em trocar esse computador por um (ou mais) Raspberry Pi de 256MB de RAM (http://www.raspberrypi.org).

5. Jv.Batista

a ideia era aproveitar o hardware. no entanto chegaram agora mais 3 para ver se se faz alguma coisa deles e talvéz vá mas é um deles para lá em vez que aquela peça de museu...

não sei bem que hardware têm mas não têm 13 ou mais anos... xD

6. manipulo

manipulo Banido

Experimenta um puppy mais antigo.
    Se arranjares um processador um pouco mais potente, já podes experimentar um ubuntu talvez o 7 ou 8.
    Procura as alternative cd, corrijam-me se eu estiver errado, acho que algumas distros têm instalações para hardware mais fraco.

Última edição: 23 de Agosto de 2012
  7. Jv.Batista

thanks pelas dicas, como os 3 pcs que me vieram trazer estão todos operacionais vou acabar por formata-los e deixar tar com o windows, uma vez que têm licença para tal. Brigado pela ajuda pessoal...

8. tens o puppy como já referiram e o DamSmallLinux. tens ainda o #!. mas para correr sem problemas, mete xfce ou openbox. para correr mesmo bem.
    kudos

Partilhar esta Página