Que distribuição de Linux usar?

O gentoo é acessivel para um user noob ? ou é mt diferente ? existe live cd do gentoo ? e ja agr do arch linux ?
Na vossa opiniao qual aquele q é mm linux, linux ! a nivel de rapidez, estabilidade etc ? queria experimentar essas distros em live.
 
Eu tive na mesma situação que tu há uns tempos. E fui para Debian.

Fizeste-te um homem portanto ... :205:

tL0z, se queres algo hardcore, vai para gentoo, mas digo-te já que vais precisar de paciência e de ler sobre o funcionamento da portage, definições de flags de compilação, etc, porque se não perceberes bem isso, para além de ser muito complicado manter a portage, corres sérios riscos de quinar o sistema todo.

Se quiseres algo igualmente bom, mas muito mais "seguro" de manter, vai para Debian. E aqui sou um pouco parcial, porque é a minha distro favorita ;)
 
O gentoo é acessivel para um user noob ? ou é mt diferente ? existe live cd do gentoo ? e ja agr do arch linux ?
Na vossa opiniao qual aquele q é mm linux, linux ! a nivel de rapidez, estabilidade etc ? queria experimentar essas distros em live.

Não inventes ...

Aprende primeiro com a instalação que tens. Para quem passou tão mal para instalar ubuntu há uns tempos atrás, meter-te em gentoo ou em arch é pouco inteligente.
 
Eu tinha deixado o Debian um pouco de parte porque tinha ficado com a ideia de que não era muito indicado para desktop, devido à pouca actualização da versão stable. Não há qualquer problema em usar a testing para o dia-a-dia?

A nível de drivers e suporte para hardware, todas as distros que indicaram são boas, certo? Não estou a falar necessariamente de algo out-of-the-box como o Ubuntu. Simplesmente que seja fácil de encontrar documentação e os drivers necessários para os mais variados periféricos (o tal factor dos pacotes e comunidade que referi inicialmente).

Se calhar opto mesmo pelo Debian. É tão rápido e leve como o Archlinux tem fama de ser?
Tenho andado a tentar fazer o download do netinstall mas parece que é sempre hora de ponta nos servidores deles. :D A ver se arranjo um tempinho para efectuar o download.

De qualquer das formas, e mesmo optando pelo Debian, vou ficando de olho no Gentoo. Por acaso nunca tinha pensado em usá-lo. Agora aguçaram-me o apetite. :D

A propósito, não há por aqui nenhum defensor do Slackware? :D
 
Fizeste-te um homem portanto ... :205:

:205:

Eu tinha deixado o Debian um pouco de parte porque tinha ficado com a ideia de que não era muito indicado para desktop, devido à pouca actualização da versão stable. Não há qualquer problema em usar a testing para o dia-a-dia?

A nível de drivers e suporte para hardware, todas as distros que indicaram são boas, certo? Não estou a falar necessariamente de algo out-of-the-box como o Ubuntu. Simplesmente que seja fácil de encontrar documentação e os drivers necessários para os mais variados periféricos (o tal factor dos pacotes e comunidade que referi inicialmente).

Se calhar opto mesmo pelo Debian. É tão rápido e leve como o Archlinux tem fama de ser?
Tenho andado a tentar fazer o download do netinstall mas parece que é sempre hora de ponta nos servidores deles. :D A ver se arranjo um tempinho para efectuar o download.

De qualquer das formas, e mesmo optando pelo Debian, vou ficando de olho no Gentoo. Por acaso nunca tinha pensado em usá-lo. Agora aguçaram-me o apetite. :D

A propósito, não há por aqui nenhum defensor do Slackware? :D

Pah, tas a ver Ubuntu? Ubuntu segue, +/-, os principios da unstable. Testing é bastante mais estavel que unstable, e portanto, que Ubuntu. Portanto, não, não há qualquer problema em usar testing no dia a dia (eu as vezes até me queixo do tempo que os pacotes demoram a chegar :P)

A nível de suporte de hardware, sim. Anda tudo ela por ela.

Como vais para 64 bits, a questão do Arch ser i686 e Debian, por defeito, i386, deixa de ser relevante. Apesar de que Debian não é uma distro puramente 64 bits :)

Quanto ao Slack, pah, para isso, mais vale Gentoo.
 
Eu tinha deixado o Debian um pouco de parte porque tinha ficado com a ideia de que não era muito indicado para desktop, devido à pouca actualização da versão stable. Não há qualquer problema em usar a testing para o dia-a-dia?

A nível de drivers e suporte para hardware, todas as distros que indicaram são boas, certo? Não estou a falar necessariamente de algo out-of-the-box como o Ubuntu. Simplesmente que seja fácil de encontrar documentação e os drivers necessários para os mais variados periféricos (o tal factor dos pacotes e comunidade que referi inicialmente).

Se calhar opto mesmo pelo Debian. É tão rápido e leve como o Archlinux tem fama de ser?
Tenho andado a tentar fazer o download do netinstall mas parece que é sempre hora de ponta nos servidores deles. :D A ver se arranjo um tempinho para efectuar o download.

De qualquer das formas, e mesmo optando pelo Debian, vou ficando de olho no Gentoo. Por acaso nunca tinha pensado em usá-lo. Agora aguçaram-me o apetite. :D

A propósito, não há por aqui nenhum defensor do Slackware? :D

Como o esquiso já disse, não há qualquer problema em usar a testing. Aliás, para um desktop caseiro acho o ideal. E caso querias mesmo aquele pacote a queimar o recente, até podes usar o unstable. Não convém é abusar.

Gentoo é forte. Mas para compensar é penoso. Ou seja, gentoo é óptimo para quem é performance freak e quem é performance freak sofre um pouco. Compilar as sources todas? OpenOffice, demorei 12 horas, X, demorei 3 horas, Gnome, demorei 8 horas, etc, etc.

É agressivo. E parti duma stage 3. Se tivesse partido de stage 1, eram para aí mais umas 8 horas só pó bootstrap. Não é para qualquer 1.

E digo-te, tenho gentoo, uso, mas gosto muito mais de debian.

Em relação a slack. Era uma das minhas distros preferidas, mas deixei de me sentir identificado com os ideias do Patrick (o maintainer). Ele prefere descontinuar pacotes da tree oficial (como o Gnome) do que arranjar gente para o auxiliar nas tarefas de manuntenção. Depois usa desculpas de que não põe porque X e porque Y, quando toda a gente sabe que a dificuldade é controlar a tree.
 
Sinceramente acho que os responsáveis pelo Ubuntu dão bastante importância à estabilidade. Os pacotes que costumam estar nos repositórios não são propriamente os mais recentes.

Mas voltando ao Debian, eu posso usar o Testing e, se quiser, instalar um software recém lançado "à parte", quer através de um pacote .deb, quero compilando-o, não posso?
Como é que funcionam as actualizações no Debian? Isto é, no Ubuntu sou notificado sempre que há alguma actualização para algum software que eu tenho instalado. Como é que vocês que usam Debian fazem para se manterem actualizados? :)
 
Sinceramente acho que os responsáveis pelo Ubuntu dão bastante importância à estabilidade. Os pacotes que costumam estar nos repositórios não são propriamente os mais recentes.

Mas voltando ao Debian, eu posso usar o Testing e, se quiser, instalar um software recém lançado "à parte", quer através de um pacote .deb, quero compilando-o, não posso?
Como é que funcionam as actualizações no Debian? Isto é, no Ubuntu sou notificado sempre que há alguma actualização para algum software que eu tenho instalado. Como é que vocês que usam Debian fazem para se manterem actualizados? :)

Claro que podes. Podes utilizar repositórios com pacotes unstable (que são os mais bleeding edge) ...

Ou então podes ir buscar os .deb ou as sources à net e instalar normalmente. No biggie.
 
apt-get upgrade

soluções diferentes:

aptitude upgrade / aptitude safe-upgrade (o uso do 1º é desaconselhado por alguma razão que eu desconheço)

E para tudo o resto, eu aconselho o aptitude em vez do apt-get :)

Hm, é pena não haver um notificador, pelo menos quando se trata de actualizações de segurança. Basicamente a solução é estar atento aos sites da especialidade, ou fazer o upgrade a cada dia, certo?

Já estou a acabar de fazer o download do netinstall (parece que de manhã cedo não é hora de ponta :D).

Colocarei as minhas dúvidas relativas ao Debian aqui, para manter o fórum arrumadinho. A ver se me dou bem com o Debian. :D
 
Hm, é pena não haver um notificador, pelo menos quando se trata de actualizações de segurança. Basicamente a solução é estar atento aos sites da especialidade, ou fazer o upgrade a cada dia, certo?

É uma questão de hábito. Eu todos os dias quando ligo o pc a primeira coisa que faço é o update do sistema.
 
Bem já que estamos a falar de que distro usar venho então pedir vos opinião.

Este ano vou dar o Fedora em TI. Mas eu queria indo experimentar uma distro aqui em casa, qual é que me recomendam ? Qual a que tem mais qualidade/acessibilidade ?

Estive a ponderar três opções:

  • Ubuntu
  • Fedora
  • Caixa Mágica
Qual recomendam ?

Cumps....
 
Dessas três escolheria sem dúvida Ubuntu. Nunca experimentei Fedora Core, mas tenho a certeza que ficarás satisfeito com o Ubuntu pela qualidade da distribuição e pela documentação e software disponíveis. Além disso, já vais usar o Fedora na escola, porquê usar o mesmo em casa? :)
Quanto ao Caixa Mágica, a minha experiência resume-se à das aulas de Aplicações Informáticas no 10º, portanto não tenho uma opinião muito bem formada sobre a distribuição. Fiquei com uma boa impressão relativamente à qualidade da distribuição. No entanto, não tem, certamente, uma comunidade com a dimensão da do Ubuntu, nem tão pouco é baseada em Debian. :P
 
Bem já que estamos a falar de que distro usar venho então pedir vos opinião.

Este ano vou dar o Fedora em TI. Mas eu queria indo experimentar uma distro aqui em casa, qual é que me recomendam ? Qual a que tem mais qualidade/acessibilidade ?

Estive a ponderar três opções:
  • Ubuntu
  • Fedora
  • Caixa Mágica
Qual recomendam ?

Cumps....

Boas


Fedora não é distro para usar. É para brincar. Para usar tens a um nível médio Debian e seus derivados (Ubuntu, Mint, etc) e tens as super-extra tipo gentoo ou slack. Eu de slack não gosto é demasiado antiquada e puritana, gentoo é fixe mas basta leres uns posts mais atrás para perceberes como é lixado.

Caixa M. é a distro do governo... tá tudo dito :p.

Cumps
 
Para quem usa ou já usou Gentoo, acham que é boa ideia instalá-lo em um portátil (um core duo 1.83GHz),
já que é uma distro em que se tem que compilar quase tudo e durante várias horas por vezes, como disse o xtr3me?
Isto por causa do aquecimento.
 
Para quem usa ou já usou Gentoo, acham que é boa ideia instalá-lo em um portátil (um core duo 1.83GHz),
já que é uma distro em que se tem que compilar quase tudo e durante várias horas por vezes, como disse o xtr3me?
Isto por causa do aquecimento.

Eu uso Gento num laptop (core duo 1.66GHz) e não tenho qualquer problema de sobreaquecimento.
E só as packages realmente grandes (Gnome, OpenOffice, etc) é que demoram horas a compilar.
 
Para quem usa ou já usou Gentoo, acham que é boa ideia instalá-lo em um portátil (um core duo 1.83GHz),
já que é uma distro em que se tem que compilar quase tudo e durante várias horas por vezes, como disse o xtr3me?
Isto por causa do aquecimento.

Eu tenho gentoo no laptop. Sem problemas.
 
Back
Topo