Que distro instalar?

Bom sendo assim testa uma e vê qual é a que sentes mais á vontade. Para aprender talvez Debian ou o proprio Arch linux, atualmente existem formas bastante faceis de instalar o Arch, Antergos, ORevenge ou Feliz installer são apenas algumas. Já há muitos anos que sou utilizador somente de linux aqui por casa, só rolling releases, Manjaro, Arch e Debian Sid (ramo instável) e nunca tive problemas com as duas primeiras, no Debian um outro problema, mas nada que nao se resolva. Se optares pelo Arch, dou-te um conselho ao escolheres o kernel escolhe o kernel-lts, é o que oferece uma maior estabilidade. Segundo tenho lido e aconteceu-me quando era maçarico, dada a rápida atualização que existe no chamado kernel current, por vezes podes ter alguma incompatibilidade com o teu hardware, fruto de um kernel mais novo e nao tão abrangente com suporte para hardware mais antigo.
 
A melhor distribuição para iniciantes é o Ubuntu. É a mais simples de instalar, configurar e também usar.

(E, o ideal - por causa dos "bugs" e dos firmwares e softwares proprietários que o Ubuntu inclui, ou cujo uso incentiva) é depois migrar para o Debian - que é simplesmente uma das distribuições mais estáveis que existe, com a vantagem de ter o maior número de pacotes de software e de utilizadores, de entre o grupo muito restrito de distribuições mesmo muito estáveis.)

E, sendo o melhor ambiente de trabalho que conheço o Xfce (pelo muito bom equilíbrio que faz entre "leveza" e desempenho) o que mais especificamente recomendo, é a variante Xubuntu: http://xubuntu.org/

(Nota: Nas variantes do Ubuntu, convém sempre escolher as versões LTS, já algo "maduras" - i.e. alguns meses depois de terem sido lançadas, quando já têm um ".1", ".2" etc a mais - para evitar os "bugs" presentes nas versões de duração mais curta. Ou seja, neste caso, pode instalar a distribuição "Xubuntu 16.04.2 LTS" que, já tendo o ".2" no fim, quer dizer que é já a 2ª revisão que fazem da versão LTS mais recente.)
 
Após alguns meses a usar XFCE tenho a dizer que MATE é mais estável, leve e rápido...parece mentira mas é a verdade e comprovei-o em 2 computadores diferentes!
 
Após alguns meses a usar XFCE tenho a dizer que MATE é mais estável, leve e rápido...parece mentira mas é a verdade e comprovei-o em 2 computadores diferentes!

Sim também já constatei esse mesmo facto, o Mate aos poucos torna-se mais estável e mais leve. Mas depende das distribuições, por exemplo no Arch e Debian, concordo mas, no Fedora ou Opensuse gastam bem mais recursos. Falo no meu caso, claro.
 
Visto que tenho lá por casa um portatil parecido que vai ser usado para a familia navegar na net e para open office queria perguntar que distro recomendam que esteja bem traduzida em PT?
 
Visto que tenho lá por casa um portatil parecido que vai ser usado para a familia navegar na net e para open office queria perguntar que distro recomendam que esteja bem traduzida em PT?

LinuxMint, Manjaro ou Mageia.

Posta aqui as configurações da dita máquina.
 
Visto que tenho lá por casa um portatil parecido que vai ser usado para a familia navegar na net e para open office queria perguntar que distro recomendam que esteja bem traduzida em PT?

Se és português e queres ter pouco trabalho com configurações a língua então o AçorOS é uma hipótese ou a melhor já que é o único PT-PT Linux activo em PT.

Poupas com ele a instalção e update de muito , todo ou parte dos locales e assim não perdes tanto tempo com isso, para além disso tem o Office já per si.

Para jogos vale qualquer uma sendo que dependendo de quais jogos e com que drivers (privados / livres) e tendo em conta que o mercado jogos actual volta-se para Windows e ecosistemas Steam ou consolas, onde vais poder usufruir de maior compatibilidade é nos jogos livres, retro e certos jogos actuais respeitando a questão de requisitos e rendimento gráfico.
 
Back
Topo