1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que distro Linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por ZenM, 10 de Novembro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 1163)

  1. ZenM

    ZenM Power Member

    Qual e o melhor sistema de linux?

    cumpz
     
    Última edição pelo moderador: 11 de Novembro de 2008
  2. silvino

    silvino Power Member

    Olá,

    Essa pergunta tem muitas respostas, todas possivelmente válidas.
    Laptop -> Ubunto
    Desktop -> Debian Lenny
    Servidor -> Debian Etch

    É tudo uma questão de aptitude.
     
  3. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Última edição: 10 de Novembro de 2008
  4. wild_oscar

    wild_oscar Power Member

    E depende também do gosto de cada um...
     
  5. tangram

    tangram Power Member

    Tenta ser mais especifico. Tipo.... o que pretendes do sistema, que background tens, em que computador pretendes usar, se vai ser usado por mais pessoas que tu, etc...

    E claro dá uma olhada no forum e nos stickies. Posta as tuas dúvidas na secção dedicada para o efeito e assim procura no google.

    Aconselho também a procurar na Wikipédia por Linux e afins. :)
     
  6. Inacio77

    Inacio77 Power Member

    O Ubuntu é o mais user friendly que possa existir. É de facil instalação (penso que seja mais facil de instalar que o windows); a sua configuração tambem não é muito complexa. E como uso o /home numa partiação separada e ja tenho um user para gnome e outro para KDE, é facil recuperar o Ubuntu depois de algum problema.

    No meu computador de trabalho (laptop) uso Ubuntu, Slackware e ArchLinux, todos com o /home partilhado e com um user para cada.
    Escolhi estes OS porque:

    Ubuntu - Simples, fácil configuração, perfeito para desenrascar numa emergência;
    Slackware - Muito estável e é o sistema que uso para trabalhar, pois também o uso no desktop de casa;
    ArchLinux - estável, óptimo para aprender coisas novas, muitas e frequentes actualizações e assim da para estar a par das novidades;

    Também tenho o Vista mas raramente o uso. O computador parece totalmente diferente de Linux para Vista. É como ter duas maquinas diferentes na mesma. Alem de que em Linux posso usar mais 4 de gigas de ram, sem precisar de um OS de 64 bits, precisando apenas de compilar um novo kernel com essa opçao seleccionada. E para esta tarefa o Slackware é perfeito para mim.
    No linux uso o windows XP no VirtualBox para as aplicações de windows que preciso, nomeadamente o Outlook que é a minha agenda pessoal.

    Mas reconheço que se precisa-se de aplicações tipo Photoshop, 3D Studio ou AutoCAD, teria que usar o Vista ou talvez o XP. Mas como uso MATLAB, Mathematica, programação em C/C++ estou perfeitamente bem em Linux.
     
    Última edição: 10 de Novembro de 2008
  7. ZenM

    ZenM Power Member

    Tipo queria o linux para aprender mais a mexer no sistema, para ensinar ao pessoal que pede computadores da e-escola como gameforce HD, eu ja tive o freebsd e tabem nao fazia la nada. mas o ubuntu eu ja o usei e gostei, gostava aprender mais sobre linux, agora o windows ja chateia demais, e virus e mais nao sei o que, o linux nao tem nada, queria o linux para ir a net, msn, irc e claro jogar. (:

    qual recomendas?

    cumpz
     
  8. petersaints

    petersaints Power Member

    Eu recomendo Ubuntu para começares. Depois mais tarde, se quiseres meter mais a mão na massa, podes meter Debian. E depois de Debian tens outros mais "interessantes" para explorar!
     
  9. ZenM

    ZenM Power Member

    mas tipo, onde e que posso aprender a mexer no triminal?
     
  10. hasta.g5

    hasta.g5 I quit My Job for Folding

    Na prática, todas as distribuições são iguais no que se refere ao terminal - podes fazer praticamente tudo lá. No caso do Ubuntu, simplesmente não há a necessidade de aceder muito ao terminal, daí as pessoas até se esquecerem que ele existe.

    Eu introduzi-me a sério no GNU/Linux quando veio a febre do Ubuntu, foi por ele que comecei. Entretanto fiz dum computador que tinha aqui um servidor em Debian, instalando apenas o sistema base e construindo daí o resto do sistema. Aprendi tanto e gostei tanto de andar a brincar debaixo do capo que decidi mudar o desktop para uma distro que instalasse apenas o básico e depois instalar apenas o que eu quisesse. Uso agora Arch Linux e não quero outra coisa. :)

    No fim, vais ter de ser tu a escolher a distribuição que mais te agrada. Já deves ter reparado que aqui cada um puxa a brasa para a sua sardinha. ;)

    P.S.: Desde o Ubuntu que tenho o VirtualBox instalado para brincar e experimentar diferentes distribuições como Gentoo e LFS (Linux From Scratch), uma excelente maneira de aprender a trabalhar com Linux.
     
    Última edição: 11 de Novembro de 2008
  11. ZenM

    ZenM Power Member

    como posso instalar o amsn? amule? etc...

    eu ja tenho o ubuntu instalado
     
  12. John Silva

    John Silva Power Member

    Perguntas desse género já estão respondidas imensas vezes neste e noutros fóruns do género.

    A pergunta está obviamente mal feita ! Não é nenhum escândalo e é perfeitamente normal cair nessa armadilha quando pouco ou nada se conhece do GNU/Linux.

    Melhor distro ? Não há ! Idependentemente do que te possam dizer as distribuições são como os gostos pelas mulheres, cada um é que sabe qual é que faz o seu género. No Linux é a mesma coisa.

    Tal como nas mulheres :007:, tens de saber que "virtudes" procuras no Linux. Estabilidade ? Fácil de instalar e usar ? Versatilidade ? Rapidez ? etc...

    Aconselho-te a ires à Distrowatch e leres a discrição das 10 ou 15 primeiras distribuições, depois disso poderás gravar os LiveCD's num CD ou CDRW e experimentar para ver se gostas e se todo o teu hardware é detectado. Experimentar várias distribuições é a melhor coisa que poderás fazer já que poderás criar a tua própria opinião sobre cada uma delas sem depender de terceiros.
    Qualquer distro nesse top é bem suportada e não será por falta de informação que não aprenderás a usar e abusar do Linux.

    No meu caso e apesar de ainda me considerar um novato, já tenho muitos aninhos de Linux mas só recentemente é que o uso a 100% como meu SO principal já que o Windows nem sequer "mora" no meu disco.
    Tem paciência e não desanimes ! A famosa frase "Linux é difícil" é um mito....
     
  13. Inacio77

    Inacio77 Power Member


    Começa pelo Ubuntu. Depois de o experimentares e usares, podes achar que queres experimentar outro e mudas. Mas é preciso primeiro experimentar e usar para o fazer, não percas muito tempo em decidir qual o Linux a usar, instala o Ubuntu e da lhe uma oportunidade.
     
  14. John Silva

    John Silva Power Member

    É uma ideia um bocadinho "à lá Microsoft" não achas ?
    Em primeiro lugar ele terá de saber qual Window manager que mais lhe agrada, KDE, Gnome Xfce etc.., e experimentar distribuições nunca fez mal a ninguém ! Além disso, os amantes do Ubuntu estão a cometer um erro crasso ao agarrarem na ideia que Ubuntu por ser popular é o melhor e esquecem-se dos pormenores que eu mencionei acima : Estabilidade ( não é seu ponto forte ), fiabilidade ( idem aspas ), rapidez ( leeeento ) etc...
    Não há distribuições perfeitas, todas elas têm os seus pontos fortes e fracos, daí a necessidade de saberem exactamente o que pretendem do SO.

    Independentemente da distribuiçãoa, o importante é usar Linux.
     
  15. Inacio77

    Inacio77 Power Member

    O que eu queria dizer era para experimentar, em vez de ficar na duvida de qual a melhor. E se começar por Ubuntu e depois não gostar não é nenhum drama. Também me aconteceu o mesmo e serviu para aprender umas coisas.
     
  16. ENIGMATIC18

    ENIGMATIC18 Power Member

    Boas!!

    Acho que devias experimentar algumas distros e ver qual delas que identificas melhor...

    Cumps
     

Partilhar esta Página