1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

que distro me aconselham?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por ElvioNeto, 9 de Dezembro de 2005. (Respostas: 46; Visualizações: 2324)

1. ElvioNeto

ElvioNeto Power Member

estou a pensar testar mais distros linux

neste momento tenho instalado no disco o KANOTIX (exelente distro) o KURUMIN o BIGLINUX e o windows xp.

ja usei o MEPIS o KALANGO o FEDORA CORE 4 (pior distro que esperimentei) e as referidas em cima

estou mais inclinado para as distros baseadas em debian ate por haver repositorios de portugal

estou pensando testar:

suse

ubuntu

slackware

alguem me sabe dizer em que sao baseadas essas distros e se ha repositorios para apt-get nacionais?

obrigado

Última edição pelo moderador: 10 de Janeiro de 2006
  2. xtr3me

xtr3me Power Member

Ora bem, estás a fazer aqui umas confusões.
    Para já a única distro baseada em alguma coisa, das que falaste é ubuntu, que é baseada em debian e sim, tem repositórios nacionas.
    Todas as outras foram feitas de raíz, se bem que o Suse se tenha inspirado no red hat.

Quanto ao apt-get, é o gestor de pacotes do debian e derivados pelo que distros não baseadas nela, não a vão ter (portanto não vais poder usar apt-get caso instales slack, suse, mandriva, gentoo, etc).

3. HecKel

HecKel The WORM

Boas, experimenta este link http://www.zegeniestudios.net/ldc/ não é nada "concreto", mas sempre serve para te orientares ;)

Podes sempre dar uma vista de olhos na thread que está em sticky, tens lá várias distros mencionadas tal como algumas threads de discussão sobre as mesmas.

abraços, HecKel

4. kidloco

kidloco Power Member

Eu aconselhava-te a Caixa Mágica...é uma dist portuguesa...

...talvez assim, aprendesses a escrever a palavra "aconselham" :)

5. ElvioNeto

ElvioNeto Power Member

talvez nao tenhas percebido bem... eu disse que as que uso sao baseadas em debian e estou mais inclinado para distros baseadas em debian

kanotix,mepis,kalango,kurumin,biglinux etc

eu perguntei é em que se baseam o suse o ubuntu e o slackware e se havia repositorios nacionais.

obrigado pela ajuda vou esperimentar o ubuntu entao

6. redalert

redalert Folding Member

tù nâh t dexgraçes h´m! :D Experimenta debian puro-e-duro. ;)

Saca o cd netinstall. Permite instalar a partir da net os pacotes que queres. ;)

[[]]

7. ElvioNeto

ElvioNeto Power Member

nao sei se deva seguir o teu conselho de instalar debian puro

dizem que é lixado de instalar e so uso linux ha cerca de 5 meses +/-

mas aprendo rapido e ja uso computadores ha dezenas de anos começei com o ms-dos 4.02... windows 3.1...

talvez teste a debian sarge faço mais uma partiçao LOL ja tenho 3 linux instalados + windows xp

tou a aprender rapido isto do linux ainda nao fiquei encalhado com a instalaçao de modems adsl ou placas ati e nvidia e tenho conseguido personalizar as distros ha minha medida

so nao esperimentei ubuntu porque dizem que vem com o gnome de origem... da pa instalar o synaptic no gnome? as aplicaçoes do kde funcionao em gnome?

8. da Fohz

da Fohz Power Member

Boas.
    O synaptic já vem no ubuntu de origem.
    Se queres baseada em kde, usa o kubuntu.
    Quanto a distros, só experimentando mesmo várias é que poderás escolher o melhor tipo.
    Eu pessoalmente prefiro slackware, se é para aprender, ao menos aprende-se a sério.
    Também gosto de ubuntu e suse.
    Cumps

9. greven

greven Folding Artist

Pela facilidade (principalemente se tiveres modem eth) Suse 10 ou Ubuntu 5.10. :)

10. xtr3me

xtr3me Power Member

Quem diz isso parou no tempo.
    Nenhuma distro de linux é muito difícil de instalar hj em dia (mm gentoo - ou gheto como gosto de lhe chamar :D - tem um tutorial passo a passo). Configurar talvez ...
    Mas então debian, desde que saiu o installer, está facílimo.
    Nada como experimentar...

11. redalert

redalert Folding Member

Como aqui já foi dito; Quem disse tal barbaridade parou no tempo!

E Debian Sarge é o quê?! (debian "puro"... -.-)

Podes. Kubuntu (KDE) também existe embora possas instalar o KDE em Ubuntu.

Mas Ubuntu é pa meninas. :p

[[]]

12. DarTaKaum

DarTaKaum Power Member

já agora, é "aconselham". :)

13. ElvioNeto

ElvioNeto Power Member

ja vi bues people a bater nessa tecla LOL

desculpem la os erros mas eu nao andei na escola, aprendi a escrever com uma avo

mas falo e escrevo ingles e outras linguas correctamente

14. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Subscrevo a sugestao do redalert, vai para debian :D

Uma pequena correccao: nao e so o apt-get e o debian que tem repositorios nacionais. Por exemplo, o portage do gentoo tb tem ;)

As rpms do suse/fedora/etc e que ja nao tenho a certeza mas deve haver...

15. DarTaKaum

DarTaKaum Power Member

acontece, pro futuro já sabes! :)

eu tb troco os "ss" e "s" e "z" por causa da minha mãe ter nacido na venezuela. :\

16. ElvioNeto

ElvioNeto Power Member

a minha familia da parte do meu pai nasceu la toda

engraçado como o mundo é pequeno

17. falco

falco Power Member

Para quem tem experiênia em GNU/Linux: Debian, para quem não tem Ubuntu.

18. guxo

guxo Guest

tenho ubunto a pouco tempo... e a unica coisa que tenho a dizer como primeira reação a utilizacao do linux e o factor "WIFI"... so nao consigo, nao ha onde buscar cenas... enfim... LINUX so mesmo ensinado... nada e logico... mas pronto.. o factos virus e graficos tb me cativa =) LOL

19. ElvioNeto

ElvioNeto Power Member

epa ubuntu é estranho e complicado usei a versao 5.10 e nao gostei nem um pouco

prefiro outras distros baseadas em debian live cd um gajo pode ver e testar antes de instalar no disco e mais ja vem tudo configurado ate os drivers para as placas graficas mais usadas codecs audio e video etc é mesmo instalar e usar em 6 minutos pa tudo instalado e configurado
    kanotix e mepis ou kurumin sao algumas dessas distros

20. falco

falco Power Member

É tudo menos estranho e complicado.
    Ubuntu também tem um live cd.
    Que raio achaste estranho e complicado???

Partilhar esta Página