1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que distro usas?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por esquiso, 1 de Agosto de 2007. (Respostas: 125; Visualizações: 11236)

?

Que distro usas?

1. Ubuntu & Amigos

67,9%
  2. Debian

8,3%
  3. Suse/OpenSuse

8,9%
  4. Fedora/Red Hat

7,4%
  5. Arch Linux

5,1%
  6. Gentoo

6,4%
  7. Slackware

4,2%
  8. Mandriva

4,3%
  9. Outra

5,7%
  10. Tirei um ano sabático e fiz a minha própria distro

4,5%
Escolha múltipla é permitida.
  1. esquiso

esquiso Power Member

É preciso explicar para que serve o tópico? :D

Vamos lá, que distro usam? Votem, e agradeço também um comentário do vosso background, como conheceram a distro, porque a usam, o que gostam, o que melhoravam, como a conheceram, enfim, deixem a imaginação voar (mas não muito...)

Depois de entrar em contacto com o moderador do forum, gostava de deixar bem claro que isto não é uma discução "a minha é maior/melhor que a tua", sob o risco de a thread ser prontamente fechada. Sejam civicos ;)

Ah, de relembrar. Qualquer errozito/falha na pool, é chatear o moderador com o uso do report. E que a pool é de escolha multipla, não se sitam restringidos por usarem mais que uma distro e não poderem votar. Sempre a pensar no vosso bem :D

Última edição pelo moderador: 23 de Agosto de 2007
  2. Heron

Heron Power Member

Neste momento estou a usar Gentoo Linux, mudei depois de usar Ubuntu durante montes de tempo e querer variar.

O que mais gosto desta distro é saber exactamente tudo o que está instalado e ter o poder de configurar tudo mesmo ao nivel da compilação.

O que não gosto é o tempo que demora a instalar programas através do portage, porque tudo tem de ser compilado. Por exemplo, demorei 6h a compilar/instalar o gnome e suas dependencias, mas é um caso excepcional. Mas acho que é apenas um pequeno preço a pagar.

EDIT: Esqueci-me de mencionar que o repositório do portage é ENORME. E tem tanto as versões estáveis como as mais recentes (e ainda instáveis) dos programas.

Última edição: 1 de Agosto de 2007
  3. JKL22

JKL22 Power Member

Ubuntu, começou por causa do envio de CD's gratuitamente numa altura em que os tráfegos mensais eram escassos (1/2Gb) e não davam para andar a fazer download de distros. Depois foi ficando.

4. xtr3me

xtr3me Power Member

Uso debian e gentoo, mas debian sempre foi e continua a ser a minha distro preferida.

É segura, tem um óptimo gesto de pacotes e acima de tudo, a parte filosófica da distro agrada-me.
    Comecou por ser o que me chamou a atenção (quando a usei a primeira vez ... há uns quantos anos).

Depois ficou.

5. madskaddie

madskaddie Power Member

Tudo começou no tempo em que não havia Ubuntu nem Fedora. As distros mais amigáveis eram Mandrake e Red Hat (era pre Enterprise Ed). Ambas tinham um problema de nome RPM . A isto junta-se a minha predisposição a estar juntodos trabalhos como o Debian (é díficil começar mas eles sabem mesmo como fazer as coisas e com filosofia!). Depois de muito tempo tentar instalar/configurar, ainda fresquinho no linux, conheci o poder do APT. A partir de aí, fiquei "APT-dependente". Já passei por várias distros e as originais que me faltam na experiência são o Slackware e o Arch. Mas estou tão contente que dúvido que venha a mudar. Se mudar, só se for Debian Based e como ainda vou experimentar o Alinex, este deve ser o último potencial candidato ;) Para além do Desktop, administro um par de servidores (debian).

6. lealoureiro13

lealoureiro13 Power Member

4 Servidores com Debian 4.0
    e Ubuntu studio no portatil

7. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

Eu uso 3, uma em cada PC, Debian (testing), Fedora e Slackware. Começei a usar Linux há coisa de 1 ano, na altura optei pelo Ubuntu, depois fui experimentando umas distros e de momento estas são as minhas 3 de eleição. Entre as 3 não consigo optar apenas por uma, cada uma tem os seus pontos fortes e fracos, também já usei durante algum tempo Ubuntu, como já disse, Mandriva e PCLinuxOS e claro já rodei tudo quanto é LiveCD :P

Este mês pretendo entrar no mundo BSD e quiça testar o Belenix.

8. flsantos

flsantos Power Member

Tou a usar Debian neste momento.
    Começei com o Mandriva, passei pelo Ubuntu, e tenho andado para a frente e para trás entre o Ubuntu e o Debian (uso o KDE, que tem algumas diferenças entre as distros).
    Tirei o Archlinux para experimentar mas falta-me tempo.

9. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

Debian e Gentoo.

Debian no pc, sobretudo pela estabilidade.
    Gentoo no powerbook, porque foi a que me lembrei de instalar :D e pelo desempenho, mas ainda não lhe dei grande uso.

10. loster

loster I'm cool cuz I Fold

Uso Ubuntu.

Não me lembro como conheci a distro, mas penso que pelo fórum. Uso esta distro, pois queria-me iniciar em GNU/Linux e achei esta distro ideal para tal, não ia ter problemas com o hardware, e tinha todo o software que preciso/precisava.

Estou a pensar em passar para outra distro (tenho em mira ArchLinux) agora que começaram as férias.

11. Eu uso ubuntu..

O primeiro contacto que tive com uma distro GNU/Linux foi nas escola e passado algum tempo decidi aprofundar um pouco os meus conhecimentos, por isso tentei instalar na altura o ubuntu 6.10 o que nao consegui, mas agora com a saida do feisty fawn optei por instala lo na minha maquina.. optei pelo ubuntu porque acho que é uma das distros mais simples, faceis de usar e que menos problemas trazem.. por isso tou satisfeito..

parece que tou no anuncio do detergente pra roupa :-D

12. timber

timber Zwame Advisor

Também uso ubuntu principalmente por 3 motivos

1-gosto do GNOME
    2-gosto dos pacotes do debian
    3-não tenho paciência para perder muito tempo a por a coisa a funcionar

13. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Ubuntu mas se nao resolver o problema da thread do lado axo q vou deixar de usar linux pois o trabalho fica semp em 1º lugar e se nao o posso usar fica de lado... :(

14. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Uso Gentoo. Gosto muito da total liberdade da distro e da documentação bastante completa. Exige alguma paciência ao início mas compensa :P

15. tangram

tangram Power Member

Actualmente Debian (desktop), Gentoo (desktop e portátil 1) e PClinuOS (portátil 2).

Adoro Debian pela estabilidade, agilidade, filosofia e pelo apt. Saca-se do netinstall e temos um mundo à escolha. Simples de configurar e nada de bugs estúpidos ou performance flutuante como outras distros.

Gentoo estou a adorar e vou continuar a aposta. Aprendi imenso com a distro e sua qualidade de documentação. Hiper modular, agil, configurável e permite uma liberdade de escolha sem paralelo. Não me importo com o tempo de compilação desde que veja os resultados ou aprenda mais de linux pelo meio, e a verdade que cumpri este 2 objectivos com Gentoo.

Debian e Gentoo são, na minha opinião, muito semelhantes: configuráveis, ágeis, packages intermináveis com package managers excelentes. Tanto num caso como no outro podemos partir do minimal CD e construir um sistema à medida, aprendo-se montes pelo caminho.

PClinuxOS estou a testar. Funciona com o apt mas com pacotes RPM. Detecta tudo a nível de hardware e em termos de out-of-the-box é excelente. Contudo não se aprende nada no processo... quando se acaba de instalar fica com um sistema atraente mas em poucas foram as opções que tiveste de tomar. É um pouco à imagem de Ubuntu mas com KDE e, no meu entender, superior. Mas acho que não é o meu cup of tea.

Experimentei montes de distros e vou continuar mas quase garantidamente que vou assentar com Debian e Gentoo. :007:

16. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Slackware no portátil
    ArchLinux e OpenBSD no Desktop

17. cgomes

cgomes Power Member

Mandriva,pois la esta :)

18. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Ubuntu 7.04 @ tátil :D

é simples, tem óptimo suporte, muito soft e fácil de instalar e tal e o GNOME é do best!

o caramelo que votou na ultima opção que desenvolva melhor o assunto :x2:

19. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Gentoo, a liberdade é quase total e é onde desenvolvi/tenho vindo a desenvolver/ e desenvolverei conhecimentos mais aprofundados de linux...

20. Bem, aqui vai a minha 1ª posta.

Eu acho que as distros são como o tabaco, uns fumam marlboro, outros camel, outros old-school como eu fumam ventil.

Eu pessoalmente já usei dezenas de distros:

Em servidores - *bsd, Suse, opensuse, red hat, centos, etc.
    Em desktops - fedora, suse, ubuntu, etc.

Actualmente, já há alguns anos, nos servidores uso CentOS, visto que andei a tirar umas certificações da red hat e tinha que me habituar àquilo. Embora ainda tenha uns quantos com BSD's, red hat's e afins.

No desktop.... Uso ubuntu. e windows.

Partilhar esta Página