Que distro usas?

Que distro usas?


  • Total voters
    530

esquiso

Power Member
É preciso explicar para que serve o tópico? :D

Vamos lá, que distro usam? Votem, e agradeço também um comentário do vosso background, como conheceram a distro, porque a usam, o que gostam, o que melhoravam, como a conheceram, enfim, deixem a imaginação voar (mas não muito...)

Depois de entrar em contacto com o moderador do forum, gostava de deixar bem claro que isto não é uma discução "a minha é maior/melhor que a tua", sob o risco de a thread ser prontamente fechada. Sejam civicos ;)

Ah, de relembrar. Qualquer errozito/falha na pool, é chatear o moderador com o uso do report. E que a pool é de escolha multipla, não se sitam restringidos por usarem mais que uma distro e não poderem votar. Sempre a pensar no vosso bem :D
 
Última edição pelo moderador:
Neste momento estou a usar Gentoo Linux, mudei depois de usar Ubuntu durante montes de tempo e querer variar.

O que mais gosto desta distro é saber exactamente tudo o que está instalado e ter o poder de configurar tudo mesmo ao nivel da compilação.

O que não gosto é o tempo que demora a instalar programas através do portage, porque tudo tem de ser compilado. Por exemplo, demorei 6h a compilar/instalar o gnome e suas dependencias, mas é um caso excepcional. Mas acho que é apenas um pequeno preço a pagar.

EDIT: Esqueci-me de mencionar que o repositório do portage é ENORME. E tem tanto as versões estáveis como as mais recentes (e ainda instáveis) dos programas.
 
Última edição:
Ubuntu, começou por causa do envio de CD's gratuitamente numa altura em que os tráfegos mensais eram escassos (1/2Gb) e não davam para andar a fazer download de distros. Depois foi ficando.
 
Uso debian e gentoo, mas debian sempre foi e continua a ser a minha distro preferida.

É segura, tem um óptimo gesto de pacotes e acima de tudo, a parte filosófica da distro agrada-me.
Comecou por ser o que me chamou a atenção (quando a usei a primeira vez ... há uns quantos anos).

Depois ficou.
 
Tudo começou no tempo em que não havia Ubuntu nem Fedora. As distros mais amigáveis eram Mandrake e Red Hat (era pre Enterprise Ed). Ambas tinham um problema de nome RPM . A isto junta-se a minha predisposição a estar juntodos trabalhos como o Debian (é díficil começar mas eles sabem mesmo como fazer as coisas e com filosofia!). Depois de muito tempo tentar instalar/configurar, ainda fresquinho no linux, conheci o poder do APT. A partir de aí, fiquei "APT-dependente". Já passei por várias distros e as originais que me faltam na experiência são o Slackware e o Arch. Mas estou tão contente que dúvido que venha a mudar. Se mudar, só se for Debian Based e como ainda vou experimentar o Alinex, este deve ser o último potencial candidato ;) Para além do Desktop, administro um par de servidores (debian).
 
Última edição:
Eu uso 3, uma em cada PC, Debian (testing), Fedora e Slackware. Começei a usar Linux há coisa de 1 ano, na altura optei pelo Ubuntu, depois fui experimentando umas distros e de momento estas são as minhas 3 de eleição. Entre as 3 não consigo optar apenas por uma, cada uma tem os seus pontos fortes e fracos, também já usei durante algum tempo Ubuntu, como já disse, Mandriva e PCLinuxOS e claro já rodei tudo quanto é LiveCD :P

Este mês pretendo entrar no mundo BSD e quiça testar o Belenix.
 
Tou a usar Debian neste momento.
Começei com o Mandriva, passei pelo Ubuntu, e tenho andado para a frente e para trás entre o Ubuntu e o Debian (uso o KDE, que tem algumas diferenças entre as distros).
Tirei o Archlinux para experimentar mas falta-me tempo.
 
Debian e Gentoo.

Debian no pc, sobretudo pela estabilidade.
Gentoo no powerbook, porque foi a que me lembrei de instalar :D e pelo desempenho, mas ainda não lhe dei grande uso.
 
Uso Ubuntu.

Não me lembro como conheci a distro, mas penso que pelo fórum. Uso esta distro, pois queria-me iniciar em GNU/Linux e achei esta distro ideal para tal, não ia ter problemas com o hardware, e tinha todo o software que preciso/precisava.

Estou a pensar em passar para outra distro (tenho em mira ArchLinux) agora que começaram as férias.
 
Eu uso ubuntu..

O primeiro contacto que tive com uma distro GNU/Linux foi nas escola e passado algum tempo decidi aprofundar um pouco os meus conhecimentos, por isso tentei instalar na altura o ubuntu 6.10 o que nao consegui, mas agora com a saida do feisty fawn optei por instala lo na minha maquina.. optei pelo ubuntu porque acho que é uma das distros mais simples, faceis de usar e que menos problemas trazem.. por isso tou satisfeito..

parece que tou no anuncio do detergente pra roupa :-D
 
Também uso ubuntu principalmente por 3 motivos

1-gosto do GNOME
2-gosto dos pacotes do debian
3-não tenho paciência para perder muito tempo a por a coisa a funcionar
 
Ubuntu mas se nao resolver o problema da thread do lado axo q vou deixar de usar linux pois o trabalho fica semp em 1º lugar e se nao o posso usar fica de lado... :(
 
Uso Gentoo. Gosto muito da total liberdade da distro e da documentação bastante completa. Exige alguma paciência ao início mas compensa :P
 
Actualmente Debian (desktop), Gentoo (desktop e portátil 1) e PClinuOS (portátil 2).

Adoro Debian pela estabilidade, agilidade, filosofia e pelo apt. Saca-se do netinstall e temos um mundo à escolha. Simples de configurar e nada de bugs estúpidos ou performance flutuante como outras distros.

Gentoo estou a adorar e vou continuar a aposta. Aprendi imenso com a distro e sua qualidade de documentação. Hiper modular, agil, configurável e permite uma liberdade de escolha sem paralelo. Não me importo com o tempo de compilação desde que veja os resultados ou aprenda mais de linux pelo meio, e a verdade que cumpri este 2 objectivos com Gentoo.

Debian e Gentoo são, na minha opinião, muito semelhantes: configuráveis, ágeis, packages intermináveis com package managers excelentes. Tanto num caso como no outro podemos partir do minimal CD e construir um sistema à medida, aprendo-se montes pelo caminho.

PClinuxOS estou a testar. Funciona com o apt mas com pacotes RPM. Detecta tudo a nível de hardware e em termos de out-of-the-box é excelente. Contudo não se aprende nada no processo... quando se acaba de instalar fica com um sistema atraente mas em poucas foram as opções que tiveste de tomar. É um pouco à imagem de Ubuntu mas com KDE e, no meu entender, superior. Mas acho que não é o meu cup of tea.

Experimentei montes de distros e vou continuar mas quase garantidamente que vou assentar com Debian e Gentoo. :007:
 
Última edição:
Ubuntu 7.04 @ tátil :D

é simples, tem óptimo suporte, muito soft e fácil de instalar e tal e o GNOME é do best!

o caramelo que votou na ultima opção que desenvolva melhor o assunto :x2:
 
Gentoo, a liberdade é quase total e é onde desenvolvi/tenho vindo a desenvolver/ e desenvolverei conhecimentos mais aprofundados de linux...
 
Bem, aqui vai a minha 1ª posta.

Eu acho que as distros são como o tabaco, uns fumam marlboro, outros camel, outros old-school como eu fumam ventil.

Eu pessoalmente já usei dezenas de distros:

Em servidores - *bsd, Suse, opensuse, red hat, centos, etc.
Em desktops - fedora, suse, ubuntu, etc.

Actualmente, já há alguns anos, nos servidores uso CentOS, visto que andei a tirar umas certificações da red hat e tinha que me habituar àquilo. Embora ainda tenha uns quantos com BSD's, red hat's e afins.

No desktop.... Uso ubuntu. e windows.
 
Back
Topo