Que distro usas?

Que distro usas?


  • Total voters
    530
Viste? Não percebi, ou querias dizer vieste?

Yeps, isso mm...


Já que isto se tornou numa sessão de linuxeres identificados também vou deixar o meu bitaite.

Tudo começou quando entrei pra U.M. e lá os PCs tinham um prog qualquer no boot pra escolher entre prai 10 S.O.s diferentes e dava para fazer uma nova instalação a cada boot :) Ainda estou para implementar esse sistema aqui em casa LOL!

Por conselhos dos professores de programação e como não tinha sequer um PC só para mim lá ia experimentando os Red Hats na sala aberta de computadores do departamento.

Depois que arranjei um P4, mandei um P3 lá para braga e levou com o XP... uns tempos depois, com a pressão anti Windows, lá experimentei o Server 2003, mas não durou muito, assim que ouvi falar do Fedora Core 1, instalei e reinstalei muitas vezes (que querem que diga, sou um verdadeiro fan do anaconda LOL). Depois veio o FC2, com algumas mudanças para o XP pelo meio. Entretanto veio o FC3 logo a seguir e já andava a ouvir falar do Mandrake, slack, gentoo, debian, mas nunca tokei em nenhuma delas.
Na altura estava fascinado com o look do FC e estava mortinho que saisse a nova versão para ter um wallpaper novo. Quando me cansava ou ficava frustrado por ter feito maravilha, lá instalava o XP ou o 2003, mas acabava por voltar ao FC.

Parei no FC4... porque entretanto... portátil! :)
No inicio do portátil, porque ainda era "virgem" só levou XP e 2003, mas eram windows l33ts, tanto me dava para os por o mais leves e minimalistas como o enchia com maravilhas do stylexp e maravilhas do género, uma coisa era certa, não gostava de sentir a minha instalação "banal".
Alguns meses depois ganhei coragem e falei com os "gurus" lá da zona para me ajudarem a meter gentoo (na altura era o que está na moda por ser l33t).
Lá me ajudaram no que podia, mas volta e meia: "ok, já te ajudei nisto, agora RTFM e continua tu", até conseguir te-lo completamente funcional, formatei varias vezes e comecei de novo, por ter empancado e descoberto que tinha feito maravilha a "meio do caminho". Next step, imprimi o handbook do 2005.0 e foi sempre a dar-lhe! a ler com cuidado, com uma ajuda ocasional de um ou outro guru e pesquisando muito nos fóruns lá consegui por aquilo a funcionar.
É claro que tive ideias brilhantes como perder um dia inteiro a instalar o openoffice.org, sem ter o X, mas sobrevivi e consegui finalmente o gentoo com gnome a funcionar.
Foi nessa altura que descobri o GkrellM, o qual nunca mais o abandonei, e a partir desse dia passei a ser oficialmente l33t! xD
Passadas umas semanas e depois da malta mudar toda para o Arch, que era arraçado de gentoo mas que tinha piedade do disco e do processador e lá acabei por me cansar do trabalho que o gentoo dava e mudei para o Ubuntu 6.06.
6.06... 6.10... 7.04(alphas e betas)... e há uns meses, aborrecido depois de ter "devorado" tudo no Ubuntu que eu tinha precisado, lá decidi ir para o Arch, por influencia de alguns users (agora banidos) deste fórum.
Durou alguns mesitos, porque entretanto com a vaga de suspensões/bans, a quantidade de users com arch do fórum estava a baixar e eu tinha medo de ser o próximo... então pelo feedback actual aqui no fórum e pelo feedback dos antigos "gurus" do gentoo, lá decidi ir para debian.
E até agora tem-se aguentado.


Pah.. perspectivas para o futuro? Talvez volte para o Ubuntu 7.10 quando ficar aborrecido novamente, aquilo é basico de instalar e manter... devo de aguentar umas semanas com ele até o lixar e ter de formatar, aí devo de voltar a querer meter as maus na "massa", mas não me imagino a ter o trabalho de configurar um gentoo ou slack. Nessa altura deve de depender da opinião dos "gurus" e da malta aqui do fórum, para determinar o que é que é mais "geek" na altura para eu experimentar.


à partes:

- para além do meu pc pessoal, já andei a mexer com Ubuntu Server, Knopix, Fedoras, DSL e assim... noutros pcs para funcionar como router, gamar a net ao vizinho ou só mesmo para a brincadeira. :)

- "gnu/linux é tudo a mesma maravilha" quem sabe mexer bem num Ubuntu, com um bocado de curiosidade adapta-se a um debian num piscar de olhos e com um bocado de esforço "come" um gentoo. Arch é praticamente um debian com mania das optimizações para i686 e com um cheirinho de gentoo. As que não experimentei, não tenho experiência para testemunhar, mas não hesito minimamente ao dizer que "são a mesma maravilha".

- maravilha neste caso não é pejorativo... é puro calão.

PS: ando mt produtivo cof cof :D ganda testamento, foi um sermão do tamanho da biblia ontem para a cabovisão e agora este LOL way to go!
:lol:

PS2: fdx, n devia ter carregado no "ver antes", o raio do post tá enorme, dava para por 2 animais de cada espécie aqui dentro e sobreviver a um diluvio (eheh sim tive vi o evan almighty) :P buah que se lixe, a canalha do cs já deve de ter spammado mais a o fórum durante o tempo todo que estive a escrever isto e ninguém lhes liga.. por isso, que se lixe!
 
Comecei com Debian durante 4 meses, depois o monitor estourou, e quando arranjei outro, aproveitei e dei uso ao CD do Ubuntu que estava a ganhar pó na prateleira (LTS 6.06), depois acabei por instalar o 6.10, que mantive até à uma ou duas semanas, em que estava aborrecido e mandei o Ubuntu com os porcos e voltei a instalar Debian, fazendo uma visitinha ao Arch Linux, que detectava o modem na instalação, mas depois de instalar já não detectava :D (precisava de configurar o rc.conf pelos vistos).

Por isso agora estou com Debian (e desta vez até aproveitei, e fiz um base install, e fui configurando o gnome, X, gdm) e tentei fazer um sistema mais leve na RAM possível, e consegui cerca de 90 mg de RAM com Gnome, irc, rss reader, music player, file browser, programa para ver as ligações de rede e penso que mais umas tralhas.

Só é pena quando abro o Iceweasel, o consumo de RAM dispara para aí para 160 mg e tal. Oh well...

Da próxima vez que estiver aborrecido, provavelmente vou dar uma voltinha no Gentoo, ou então no Arch Linux...

...

E depois, Lesbian

:D
 
Ubuntu....

Não há muito a dizer, o pc é bom, portanto aguenta e depois é a mais "amiga"... Lol
Tb tenho um pc com Arch Linux e outro com DSL (Dawn Small Linux). Este último tem 50mb! É o ideal para um pc velho. Funciona às mil maravilhas agora.

Cumpz jpsfs
 
Ubuntu....


"e outro com DSL (Dawn Small Linux). Este último tem 50mb! É o ideal para um pc velho. Funciona às mil maravilhas agora."

Eu acho que o DSL ainda tem algumas arestas por limar. Mas não deixa de ser compreensível: 50mb :)!

Gostava era de ouvir algumas pessoas que supostamente "tiraram um ano sabático e fizeram a sua própria distro"........... :wow::boredo::boredo:
 
Ubuntu.

Foi a distro com a qual me iniciei no mundo do GNU/Linux e nunca precisei de experimentar outras (apesar de já o ter feito) pois sempre encontrei tudo o que precisei nesta.
 
Estou a usar Debian porque foi o que me aconselharam aqui para me estrear em Linux... :P
Como só uso há 3/4 dias não tenho muito a dizer: estou a gostar e ainda só tive um problema grande, que já sei resolver...

Entretanto fiz bosta e formatei isto pra instalar Mandriva One 2007, mas como era pesado demais (acho eu, pois o pc desligou-se 2 ou 3 vezes quando puxei mais por ele) voltei a instalar o debian
:D
 
Comecei com o linux ha uns mesitos..mais propriamente com o kubuntu..era todo bonitinho e talz,havia o guia ubuntu para ajudar..mas depois decidi mudar para o ubuntu,achei mais fácil,muitos dos pacotes esenciais já vinham instalados,tal como aplicações,etc etc etc..
O meu "azar" foi ainda não ter conseguido configurar o rato (intellimouse 1.1a optical) e a webcam (creative vista im ) a 100% porque senão a partição do windows secalhar já tinha ido a vida..abc
 
Ubuntu e amigos, neste caso Mint

porque?
muito user friendly já de OOB (Out-of-box), repositorios completos, pelo que o trabalho ai é mínimo.
Porque é Gnome (:p) para mim Linux é sinónimo de Gnome.. não me safo noutro gestor de janelas..

depois porque gosto do Ubuntu.. mas como este precisa de ser trabalhado ao nivel de repositorios, o Mint é a escolha obvia..

além que tinha para aqui o CD do Mint "antigo" e foi sempre a andar

apesar de ter recebido dois CDs do Ubuntu por correio...

cumps
 
Votei em tudo aquilo que é distribuição que eu use. Algumas tenho mesmo em simultâneo outras não, mas habituei-me há ideia de ir mudando. Algumas distros passam por fazes más sem ser más. Isto faz com que convém ter alguma atenção a "como é que estamos de alternativas".

Uso Ubuntu como distro principal. Inicie-me ao GNU/Linux nesta e acho que lhe devo muito. Tentei usar Gentoo para começar mas não deu grande resultado. As minhas dúvidas foram dando lugar à aprendizagem. Mas tarde descobri o recurso de GNU/Linux deste fórum.

Comecei a ter vontade de usar algo mais a sério e tive a tendência natural de mudar para Debian. Não gostei pela razão que noto que tem uma comunidade pequena e, portanto, foi difícil arranjar apoio. Mais tarde passei para Gentoo e confesso que é aquilo que considero a distro perfeita do ponto de vista ideal. Infelizmente descobri que não era distro para mim pela simples razão que não posso depender de compilações. Finalmente tenho estado numa de Arch mas odeio o suporte a 64 bits desta, no entanto acho que é uma distro que ainda vai melhorar muito e ainda vou voltar a brincar mais uns tempos.

Pronto, e esta é a minha aborrecida história de escolhas de distro.

P.S.: cheguei a tentar o Suse mas achei que me escondia muito as coisas de modo que nem me fiquei por lá, e o Slack, embora já tenha sido há muuuuito tempo e os meus conhecimentos tenham tido um enormíssimo improvement desde então, não consigo fazer-me à ideia de não ter um gestor de repositórios.

Abraço :)
 
Desde a última participação nesta thread já mudei 2, das minhas 3 distros :P

Infelizmente, ando com alguma falta de tempo, não tenho portanto a disponibilidade que gostaria para andar à volta de distros :(

Neste momento tenho nos portáteis Ubuntu 7.10 e o Mint e no desktop mantenho o grande Slackware :D
 
a "outra" em que votei é, obviamente, pclinuxos!!!
e estou a postar da versão minimalista - minime - que serve de teste para o futuro lançamento do pclinuxos 2008....
 
Este ano começou mesmo bem ^^ nunca tinha conseguido configurar o meu portatil com Linux.... este ano comecei com OpenSuse, e dps com o Ubuntu, acho ambos formidaveis!!
Cumps:004:
 
Este ano começou mesmo bem ^^ nunca tinha conseguido configurar o meu portatil com Linux.... este ano comecei com OpenSuse, e dps com o Ubuntu, acho ambos formidaveis!!
Cumps:004:

Já para não falar no lançamento do KDE4 :P Ainda tenho que o testar ;) Parece-me ser aquilo que eu precisava de DE... quer dizer perfeito só se fosse idealizado por mim e seria um mix do GNOME com algumas cenas do KDE 3.x... Agora tenho que ver o KDE4 e avaliar a mundança ;) Mas bem só vou ter tempo para isso em Fevereiro, mais precisamente a partir de dia 12 :P
 
Por aqui usa-se o Linux Mint 4.0, simplesmente porque não tenho paciência para configurar o Debian e porque no Ubuntu tenho de instalar muita coisa que uso e que o Mint já trás no Live-CD.
 
Uso Ubuntu. Foi a distribuição com a qual me iniciei no GNU/Linux e é a que tenho mantido até hoje. Já me aventurei por outras mas sempre preferi mais esta.
 
Back
Topo