Que distro usas?

Que distro usas?


  • Total voters
    530
Assusta-me, também, o facto de muitas das vezes que se fala em Linux nos mídia, referirem-se a Ubuntu em vez de Linux, o que nos leva ao que disse sobre o imperialismo/monopolismo.

Faço um apelo à comunidade e aos novos utilizadores para que não se deixem dominar por monopolismos. Porque atrás da maior parte das distribuições estão grandes empresas e muito dinheiro!

Percebes o conceito de Free software? A questão não está no dinheiro. Está sim na liberdade. E Ubuntu dá-te a liberdade que todas as outras distros dão assim como todas as outras te dão liberdade tal como ubuntu te dá.
 
Boas pessoal, pessoalmente sinto que ainda não sou das pessoas mais a vontade no linux, mas já me consigo desenrascar :)

1º - Começei com o Slackware (experiência traumatizante uma vez que não percebia nada daquilo mas queria instalá-lo e era o que se usava na faculdade, depois lá consegui com alguma ajuda).

2º - Passei para o Ubuntu, uma vez que reconhecia mais facilmente o hardware, era muito falado por ser user friendly e por ter uma grande comunidade.

3º - Depois veio o OpenSuse, ah e tal bastante seguro e estável mas nao o explorei tempo suficiente.

4º - Por último testei o Fedora Core 7 e 8 o qual me mantive desde há um ano e tal até hoje.

Verdade seja dita, ao instalar e configurar as coisas em linux não gosto de facilidade extrema pois não dá pica nem se aprende..., mas nem de dificuldade extrema....

Axo que o Fedora é o intermédio ( isto ao meu ver que ainda sou verde nisto... )

Um abraço!
 
CR_, não sei até que ponto o teu espírito crítico está activo, mas com essa afirmação parece-me estar. O que não acontece com muita gente, as massas deixam-se levar pelo marketing e pela persuasão enganosa (não será o caso no Ubuntu, mas no Windows) e depois de implementado não custa a manter, porque o humano comum é comodista e gosta pouco de mudanças. É disso que falo.
Eu mesmo estou a usar Ubuntu agora, tudo está a correr bem. E existe algo que o Ubuntu tem que mais nenhuma distro tem, que é o gestor de pacotes (perfeito!), mas não o devemos à equipa Ubuntu mas Debian que é base e a criadora do mesmo; contudo o ubuntu consegue reunir esse fantástico sistema de pacotes com uma relativa facilidade de configuração que o Debian não tem, aproxima-se de outras distribuições como openSUSE e Mandriva, nesse aspecto. Só falta ao Ubuntu mais consistência e estabilidade, e por isso é que vou insistir em usá-lo, para aprender um pouco mais sobre Linux e poder ajudar nesse campo; como já disse a dispersão de esforços não favorece em nada o desenvolvimento do Linux, existem demasiadas divergências, devemos concentrarmo-nos em determinadas ferramentas e melhorar as mesmas.​
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo