Que distro/versão *nix?

carrao1997

Power Member
Não sei se é o sitio indicado e se não for peço desculpa e peço que seja movido:

Que distro/versão recomendam a colocar num PC com 1 GB de ram e um Pentium 4? É para ficar na garagem só para ouvir uma música ou pesquisar umas referencias quando se trabalha nas motas/carros... Tentei o ubunto mas Ou a versão que tinha não estava optimizada ou algum problema havia... Depois tenho um adaptador wireless que precisava de configurar... À partida será compatível com linux...
 
Não sei se é o sitio indicado e se não for peço desculpa e peço que seja movido:

Que distro/versão recomendam a colocar num PC com 1 GB de ram e um Pentium 4? É para ficar na garagem só para ouvir uma música ou pesquisar umas referencias quando se trabalha nas motas/carros... Tentei o ubunto mas Ou a versão que tinha não estava optimizada ou algum problema havia... Depois tenho um adaptador wireless que precisava de configurar... À partida será compatível com linux...


Acho que vc pode tentar Lubuntu ou Xubunto neste caso.
 
Procura uma versão slackware ou algo como um puppy Linux, o Lubuntu actual e o Xubuntu não irão rodar bem na máquina em virtude das aplicações e do rescursos consumidos pelas X gráficas.

Poderias meter nessa máquina mais ou menos um kernel Ubuntu até à versão 14 a partir daí 2 GB Ram é o minimo pelos softwares e seu consumo.

Se puderes testa um slackware como o salix, ou slackel, o slackel eu recomendo ele irá rodar mas mesmo assim não esperes poder usar o pc com uma fluidez notória, mas dependendo do clock prcessador pode ser que rode decentemente.

Uma outra hipótese seria um Debian de base Devuan tens algumas distribições com base no Devuan aqui →https://www.devuan.org/os/devuan-distros
As quais poderiam funcionar bem por exemplo o crowz que tem openbox.
https://sourceforge.net/projects/crowz/files/

Podes testar a ver como se comporta.
 
Última edição:
Distros que ainda requerem 1GB ou menos

- Linux Lite

  • MINIMUM RECOMMENDED SPECIFICATIONS:
  • CPU: 1Ghz processor
  • RAM: 768mb ram
  • STORAGE: 8gb
  • RESOLUTION: VGA screen 1024x768 resolution
  • MEDIA: DVD drive or USB port for the ISO image
https://www.linuxliteos.com/download.php

- Zorin OS Lite
CPU: 700 MHz Single Core – Intel/AMD 64-bit or 32-bit processor
RAM : 512 MB
Storage: 8 GB
Display 640 × 480 resolution
https://zorinos.com/download/#lite

- Q4OS
The minimal hardware requirements:
Plasma desktop - 1GHz CPU / 1GB RAM / 5GB disk
Trinity desktop - 300MHz CPU / 128MB RAM / 3GB disk
https://q4os.org/downloads1.html
 
Linux lite, tiny core, gentoo, puppy linux, arch... mas tenta não usar um DE como gnome lol... Se conseguires usa um WM e tens uma coisa minima que funciona (digo eu) :) (i3, dwm, ...)
Esquece ubuntu... Demasiado bloat, a não ser que seja o mate, mas mesmo assim, consegues melhor com as opções acima.
Se escolheres gentoo vais precisar de ter alguma paciência x)
 
MXLinux, AntiX. Prefiro baseado em Debian. No MXLinux mudo para systemd. E uso porque o Debian stable (tem pacotes antigos de multimedia, firefox etc).
Mas também já usei Arch.
Em DE (desktops), eu uso o Xfce do MXLinux, e Openbox+tint2. Também Fluxbox, bem leve e customizavel.
 
Estive a testar o Zorin em 386, Pentium IV a 3 Ghz Clock com 2 Ram, depois retirei 1 para operar a 1 GB.

A distro funciona decentemente mas precisa de 2GB com 1 nota-se quebra de rendimento fluido alta mesmo tendo em conta o processador que tenho que é um tanque fiável.

Não podem usar o upgrade do gestor de actualizações ou mesmo terminal, tem um bug grave que quebra o sistema e entra num loop entre lightdm que não opera e tty em constante troca.

Para pcs com menos de 1 GB ou mesmo com 1.5 sugiro mais o fiável slakel, parece-me melhor a fluidez ainda qe com 2GB o Zorin seja muito rápido.
 
Tenho um netbook com 1 GB de RAM (partilhada com a placa gráfica) e em tempos corri a distro PC Linux OS com bom desempenho. Mais recentemente, mudei para Peppermint OS. Mas creio que a maior parte das distros com Openbox ou LXDE correm bem com 1 GB de RAM.
 
Tenho um netbook com 1 GB de RAM (partilhada com a placa gráfica) e em tempos corri a distro PC Linux OS com bom desempenho. Mais recentemente, mudei para Peppermint OS. Mas creio que a maior parte das distros com Openbox ou LXDE correm bem com 1 GB de RAM.

Isso depende muito eu por exemplo testei o Bunsenlabs que em teoria correria bem num pc com 4 GB Ram e não gostei nada do que, os Debian andam um pouco instáveis devido ao repack e movimento de pacotes e librarias, tem sido um pouco o que tenho visto para comparar tinha melhor desempenho um Emmabuntus carregado de aplicações que o próprio Bunsenlabs.

Tem tudo a ver com o Kernel e os programas que o cercam, o slackel é de longe o que melhor desempenho tem, mas tem uma explicação fácil é um sistema com base slackware e com pacotes mais antigos ao ter ciclo de desenvolvimento longo.

Os Openbox e os ambientes leves ajudam muito mas depois depende também da estabilidade de um kernel numa determinada versão.
 
Não sei se é o sitio indicado e se não for peço desculpa e peço que seja movido:

Que distro/versão recomendam a colocar num PC com 1 GB de ram e um Pentium 4? É para ficar na garagem só para ouvir uma música ou pesquisar umas referencias quando se trabalha nas motas/carros... Tentei o ubunto mas Ou a versão que tinha não estava optimizada ou algum problema havia... Depois tenho um adaptador wireless que precisava de configurar... À partida será compatível com linux...

Diria Debian xfce: tem suporte 32 bits e mais cenas que precises. É relativamente leve e deve para o que queres. Problema são os drivers: vem com menos coisas na caixa que o Ubuntu.
Cumps
 
Estive a testar o Zorin em 386, Pentium IV a 3 Ghz Clock com 2 Ram, depois retirei 1 para operar a 1 GB.

A distro funciona decentemente mas precisa de 2GB com 1 nota-se quebra de rendimento fluido alta mesmo tendo em conta o processador que tenho que é um tanque fiável.

Não podem usar o upgrade do gestor de actualizações ou mesmo terminal, tem um bug grave que quebra o sistema e entra num loop entre lightdm que não opera e tty em constante troca.

Para pcs com menos de 1 GB ou mesmo com 1.5 sugiro mais o fiável slakel, parece-me melhor a fluidez ainda qe com 2GB o Zorin seja muito rápido.

Mas o Zorin normal ou a Lite?
 
A máquina é 32 bit exclusivo só podia usar o lite.

Olhem eu acabei por ganhar juízo e meter-lhe ao tal computador o meu fiel Flavitu feito por mim e já de 2014.
No fórum zorin a coisa dos 386 está a dar muitos problemas não redundantes e não está a ser fácil com a implementação dos kernel 5, das remodelações de software e bibliotecas que estão a ser profundas em alguns aspectos e que estão a dar algum problema mesmo em distros 64 e com bibliotecas em teoria estáveis.
Pensei que o problema de crash total e loop em depois de boot sequência estivesse relacionado com alguma falta de instrução tipo v86d e nada existem problemas em grub e lightdm e initramfs, para além disso estão a juntar-se métodos de escrita em USB boot que quebram a initramfs dos sistemas integros internos enfim uma catadupa de problemas.
Hoje tomei a decisão de pegar no tal Flavitu meter, instalei tudo o que precisava inclusive os drivers nativos nvidia-173 sem problema e acabei por fazer tudo numa tarde com o update upgrade geral tendo em conta que a versão última do Flavitu é 14.04-2 com kernel 3.
Foi o melhor que fiz, óbviamente ativei o suporte segurança dado pela Ubuntu extended support e nem precisei de meter o Liquorix, vai muito mais rápido que o zorin com muitos mais programas em uso e instalados, com a gráfica configurada blender e tudo o mais roda bem sem instrução LIBGL_ALWAYS_SOFTWARE=1, mesmo o googleearth e demais.
Comparado com o Zorin parece um foguetão ao é de um carro, tudo fluído.

Sem ovos não se pode fazer omeletes, nas máquinas mais antigas é adaptar como se puder e com o kernel mais optimizado e algumas vezes é o antigo.

Fica o aviso aos distro hoppers, porque eu experimentei o boot usb zorin e quando acabou o boot da partição e o init da distribuição instalada no tal pc com o sistema instalado no disco interno tinha ficado corrompido e não houve maneira de recuperar daquilo, como a usb do zorin era a que estava à mão instalei-o no disco mas o sistema não está tão ptimizado como um que use kernel mais antigo, se bem que se aceita a fluidez mesmo com todos os problemas continuar a usar o zorin era um caos ia ter de me preocupar em não fazer upgrade geral porque me ia quebrar o xorg e o grub nunca aparece, alé de que ficava sem otimização gráfica.

Ainda assim o zorin tem comportamento muito aceitável na fluidez de software e sistema e é portanto recomendável sempre e quando não toque num hardware similar ao meu (gráfica) além de um uso menos optimizado - multimédia e browser.

Não podemos comparar um LXDE 14 com um XFCE de um 18 por muitas razões desde o kernel até ao hardware suportado ou ambiente e seu peso.

Recomendo o Zorin ainda assim sempre e quando os problemas mais críticos sejam ultrapassados (loop em boot). Para ser um sistema tão recente com suporte x86 tem muito mérito.
 
Última edição:
Arch sem dúvida! Tambem tenho um portátil fraquito mas com muita vida ainda graças a este SO. Ja usei Linux Mint, Ubuntu, Manjaro mas nao ha nada como o controlo e pureza que tens no Arch Linux.

u6sUwji.png
 
Arch sem dúvida! Tambem tenho um portátil fraquito mas com muita vida ainda graças a este SO. Ja usei Linux Mint, Ubuntu, Manjaro mas nao ha nada como o controlo e pureza que tens no Arch Linux.

u6sUwji.png
Boa, escolha, muito aprendi quando rodei arch. E como escolhia os serviços / ambientes gráficos.
mas também o ambiente grafico que usava era fluxbox. Agr uso fluxbox.
Agora uso MXLinux, mas capaz de mudar para Mint, e usar openbox/fluxbox. Baseado no Ubuntu e assim tem libs e pacotes, mais recente do que debian stable
 
Back
Topo