Que distro?

Queria saber que distro devia utilizar entre as seguintes:

Ubuntu 8.10
Gentoo 2008.0
openSUSE 11.1
Sabayon 3.5

Para jogar forte e feio, power using (até agora usei o Fedora, mas "aborreci-me" dele)

Também dava jeito o folding...

Khartaras

EDIT: Instalei o openSUSE 11.1 e tou a adorar. Khartaras
 
Última edição:
Não percebi ! Jogar ?
O que pretendes ? Estabilidade? Rapidez ? ....
Tudo depende da máquina que tenhas e do objectivo pretendido.
Todas as que enumeraste têm vantagens e desvantagens.
 
Já agora aproveito esta thread para postar as minhas duvidas também sem ser necessário spammar o forum com mais uma thread,
Eu tenho um portatil do qual vos estou a escrever neste momento em que tenho o windows instalado, mas sendo um fã do open source e do linux em particular adorava saber qual seria a distro ideal para ser usada aqui, de notar que uso o portatil para trabalhos da faculdade, ver uns filmes e séries, talvez jogar um joguito ou outro. Tudo a volta disso.
O portatil está longe de ser uma máquinha.

Gostaria então de saber qual a distro mais aconselhada ao meu caso.

Cumprimentos
 
miguelgg esta resposta já foi dada várias vezes aqui no fórum.
Para o que tu pretendes qualquer distro serve. Deves ser tu a escolher. Algumas distros têm Live Cd que te permite explorar o SO sem instalar. Podes começar por essas. Quanto a "jogar um joguito ou outro" terás que averiguar se o jogo corre no Wine ou Cedega. Podes consultar se conseguirás correr os teus jogos aqui.
Na escolha de uma distro, deves aínda ter em conta o teu grau de conhecimentos. Se estás a começar aconselho-te Ubuntu pois é friendly-user e tem uma comunidade enorme.

Ficam outras sugestões: Fedora, OpenSuse, PCLinuxOS, ArchLinux.
Procura um pouco aqui no fórum e vais encontrar muita informação. O distrowatch também é um bom ponto de partida
 
Ok, irei experimentar o ubuntu juntamente com a distribuição do wine e vamos ver como corre.

Só mais uma dúvida, em termos de drivers para o pórtatil, onde as arranjo para o linux em particular o ubuntu?
Se ajudar o portatil em questão é um acer extensa 5220.

obrigado desde já pela ajuda dada
 
A minha esposa tem esse modelo mas com uns extras "especiais de corrida" e já correu muitas distros através de LiveCD's ! Até agora, não encontrei nenhum problema em nenhuma delas embora a placa Wireless possa, em certos casos, ser a parte mais complicada de configurar. Na minha experiência pessoal, mesmo com o Wireless não tive até agora algum problema.
Nesse portátil, gosto particularmente de correr o Live DVD do Sabayon com todos os extras ligados ! Fica-te com o Compiz Fuzion e podes jogar uns joguitos tipo FPS online para além do Google Earth e outros extras interessantes para quem está a entrar no mundo Linux.
Quanto à tua escolha, só experimentando é que poderás ver o que mais gostas.
 
A minha esposa tem esse modelo mas com uns extras "especiais de corrida" e já correu muitas distros através de LiveCD's ! Até agora, não encontrei nenhum problema em nenhuma delas embora a placa Wireless possa, em certos casos, ser a parte mais complicada de configurar. Na minha experiência pessoal, mesmo com o Wireless não tive até agora algum problema.
Nesse portátil, gosto particularmente de correr o Live DVD do Sabayon com todos os extras ligados ! Fica-te com o Compiz Fuzion e podes jogar uns joguitos tipo FPS online para além do Google Earth e outros extras interessantes para quem está a entrar no mundo Linux.
Quanto à tua escolha, só experimentando é que poderás ver o que mais gostas.

humm obrigado pelas respostas.
exacto, eu sou um iniciante nisto do mundo linux e não sei como funciona em termos de drivers, será que alguém me consegue dar uma ajudinha?
estilo o linux traz as drivers? ou há algum site próprio para isso?

mais uma x obrigado

EDIT: já estou a fazer o download do ubuntu 8.10 do site, fico então à espera de um esclarecimento em relação às drivers. :)
 
Última edição:
O linux consegue detectar praticamente tudo e instala-te os drivers. Em alguns casos, poderá não instalar de raiz e seremos obrigados a instalá-los mas o método usado para o fazer é muito diferente do Windows.
Se houver algum problema, basta pesquisar no fórum da distro que estás a usar e encontrarás com toda a certeza a resposta.

Por exº, em relação aos Codecs, quando corres um ficheiros que requer um específico que ainda não esteja instalado pergunta-te se o desejas instalar, respondendo que sim, instala-te automaticamente. Sem espinhas ! Claro que dependerá da distro que estejas a usar....
 
Última edição:
O linux consegue detectar praticamente tudo e instala-te os drivers. Em alguns casos, poderá não instalar de raiz e seremos obrigados a instalá-los mas o método usado para o fazer é muito diferente do Windows.
Se houver algum problema, basta pesquisar no fórum da distro que estás a usar e encontrarás com toda a certeza a resposta.

Por exº, em relação aos Codecs, quando corres um ficheiros que requer um específico que ainda não esteja instalado pergunta-te se o desejas instalar, respondendo que sim, instala-te automaticamente. Sem espinhas ! Claro que dependerá da distro que estejas a usar....

humm ok, é bastante user friendly então :P
vou então instalar no portatil e ver como me adapto :)

obrigado pela ajuda e esclarecimentos
 
Back
Topo