Que é feito do Ugo Volt e da Move Interactive?

Fazer uma sequela de um jogo de alta qualidade é diferente de lançar um jogo para um público infantil num país com 10 milhoes de habitantes.
não foi só para portugal e considerando que não tinham jogos a que possam fazer sequelas nem tempo e dinheiro para fazer um jogo não infantil (ou seja baixa qualidade), acho que fizeram a melhor ou mesmo unica escolha.

Que aqui fique a correçao, alem de venture capital o financiamento tambem veio de dinheiros publicos: http://www.ideram.pt/default.asp?zone=madeiracapital&detalhe=projectosapoiados

Resumindo, só á custa dos bolsos dos contribuintes foram 250.000€, do feder outros 250.000€
só 500.000? isso não é lá muito para o projecto que estavam a fazer
 
Eles em vez de terem tentado fazer um motor de origem (que é algo muito dispendioso porque demora muito tempo para fazer algo de jeito, e tecnicamente é algo muito ambicioso) deviam era ter comprado a licença para um motor de jogo. Andam tantos por aí e tão bons.

Isto começou mal desde o início. Eu acompanhei as tentativas do criador do jogo (acho que se chama Varela) de fazer um jogo desde os tempos do forum Gamedev, há muitos aninhos, e aquilo era de rir. Começou como um projecto completamente amador de um só gajo, que não sabia bem se o jogo que estava a fazer era peixe ou carne, e depois foi gastar um dinheiro absurdo a comprar um sistema de motion capture quando era basicamente ainda um amador sem a mínima necessidade de tal aparato tecnológico.
 
Mesmo à tuga é virem praqui dizer que não vale a pena fazer projectos destes porque à partida caem todos em saco roto. Essa maneira de pensar é um dos principais motivos pelo qual caem sempre em saco roto. Tem tudo medo de investir. Cada português em teoria pagou 5 cêntimos para este projecto. Se vocês, que são quem está mais dentro dos jogos, não são capazes de aceitar a perda de 5 cêntimos uma vez na vida para um projecto como o Hugo Volt porque é deitar dinheiro fora para algo que acreditam que nunca ia funcionar, então acho muito bem que nunca mais se tente fazer uma coisa destas em Portugal. Simplesmente não vale a pena. Se não tem sucesso, queixam-se sobretudo que foram roubados nos impostos etc etc. Se tem sucesso, queixam-se sobretudo que o dinheiro teria sido mais bem gasto noutras coisas. Simplesmente não vale a pena. Fiquem-se pelos jogos básicos de servidor ou pelos didáticos para as crianças estilo o da Floribela, porque somos incapazes de fazer mais com os meios e apoios financeiros e morais que temos.
 
Sim é á tuga , era decente virem a público dizer o que é que se passou , se lhes foi parar dinheiro publico ás mãos para fazer o jogo isso até se torna um dever ético . Uma explicação era somente o que se pedia , é óbvio que se precisavam de mais apoios e não os tiveram o resultado só podia ser esse . Mas como estamos num país onde dar satisfações parece ser dificil , já começa a ser normal .
 
Sim é á tuga , era decente virem a público dizer o que é que se passou , se lhes foi parar dinheiro publico ás mãos para fazer o jogo isso até se torna um dever ético . Uma explicação era somente o que se pedia , é óbvio que se precisavam de mais apoios e não os tiveram o resultado só podia ser esse . Mas como estamos num país onde dar satisfações parece ser dificil , já começa a ser normal .

Se ninguém quase quis saber do jogo quando estava a ser feito, achas mesmo que iam querer saber se foi cancelado? Na melhor das hipóteses, uma revista qualquer de jogos faria um pequeno artigo sobre isso. A eplicação até deve ter sido dada, agora se não chegou a público por falta de interesse isso é outra conversa. Parece-me bastante evidente que se ficaram sem meios para continuar a produzir o jogo é porque até lá gastaram os recursos de que dispunham.
 
Se ninguém quase quis saber do jogo quando estava a ser feito, achas mesmo que iam querer saber se foi cancelado?

A partir do momento que gastaram 5 cêntimos do meu bolso para se traduzir em... nada, sim, deviam no mínimo vir dar explicações.

A naturalidade com que dizes "Parece-me bastante evidente que se ficaram sem meios para continuar a produzir o jogo é porque até lá gastaram os recursos de que dispunham." complica-me imenso com o sistema nervoso.

Temos medo de investir? Tu chamas a isto investir? Investir e gastar x para reaver x+y. Isto é gastar! Até me podiam tirar 50 Euros dos impostos que não me importava... desde que isso levasse a que o estado viesse a ganhar 75 com isso. Estou farto de ver o estado desperdiçar dinheiro, sendo eu a financiar isso. E o problema é esse... o estado não pensa em investimento, mas sim naquela de "ahh e tal vamos lá ver no que isto vai dar"...
 
Eu por mim era mesmo só dizerem qualquer coisa , o projecto já se sabia que ia ser complicado . Mas tambem não era assim algo tão desconhecido do publico em geral quanto isso , eu posso tar mal da minha memória mas acho que no noticiario da sic , naquele segmento de um tipo de oculos que costuma mostrar gadgets e jogos e por ai a fora uma vez fizeram referencia ao jogo e mostraram umas imagens...alguém se lembra disto ?? Eu penso que isso aconteceu mas tambem não tenho a certeza :confused:
 
A partir do momento que gastaram 5 cêntimos do meu bolso para se traduzir em... nada, sim, deviam no mínimo vir dar explicações.

A naturalidade com que dizes "Parece-me bastante evidente que se ficaram sem meios para continuar a produzir o jogo é porque até lá gastaram os recursos de que dispunham." complica-me imenso com o sistema nervoso.

Temos medo de investir? Tu chamas a isto investir? Investir e gastar x para reaver x+y. Isto é gastar! Até me podiam tirar 50 Euros dos impostos que não me importava... desde que isso levasse a que o estado viesse a ganhar 75 com isso. Estou farto de ver o estado desperdiçar dinheiro, sendo eu a financiar isso. E o problema é esse... o estado não pensa em investimento, mas sim naquela de "ahh e tal vamos lá ver no que isto vai dar"...

Não é só o Estado que pensa assim, é quase toda a gente e acabaste de comprovar que não pensas de maneira diferente. Se o que eu disse te complica o sistema nervoso, há muita coisa que também a mim me complica bem mais o sistema nervoso, mas esta está longe de ser uma das que mais me incomoda. Se o estado tivesse financiado mais o projecto ao ponto de se tornar um sucesso, certamente que muita gente iria criticar que andou a gastar dinheiro dos impostos em futilidades. Ora deu mal porque investiu pouco, chora-se na mesma e aponta-se os dedos aos produtores do ditocujo por mesmo assim terem tentado. Em Portugal resume-se a isso, não vale a pena fazer nada porque tudo o que meta risco ou envolva perda de dinheiro dá porcaria. Por isso, quando tiverem um projecto inovador e ambicioso, não arrisquem, ou então vão para fora que lá é que é bom.
 
Eu por mim era mesmo só dizerem qualquer coisa , o projecto já se sabia que ia ser complicado . Mas tambem não era assim algo tão desconhecido do publico em geral quanto isso , eu posso tar mal da minha memória mas acho que no noticiario da sic , naquele segmento de um tipo de oculos que costuma mostrar gadgets e jogos e por ai a fora uma vez fizeram referencia ao jogo e mostraram umas imagens...alguém se lembra disto ?? Eu penso que isso aconteceu mas tambem não tenho a certeza :confused:
Houve sim uma reportagem na sic sobre o jogo.
 
o dinheiro foi mal gasto, é verdade. compraram o sistema de motion capture que não souberam usar, arrranjaram o development kit para a xbox 360, foram à E3 onde ficaram perdidos no meio de jogos de maior renome, e compraram(ou alugaram? não me lembro) para a empresa uma vivenda no estoril (não faço ideia se é caro, mas parece-me que haveria alternativas mais baratas), e provavelmente tiveram de pagar para poderem usar a musica da amalia naquela cutscene que eles tinham. A ambição foi grande, o suporte pequeno.

Como é que fez a gente do STALKER por exemplo? não estavam tambem numa situação semelhante? pioneiros da industria no proprio pais?
 
Não é só o Estado que pensa assim, é quase toda a gente e acabaste de comprovar que não pensas de maneira diferente. Se o que eu disse te complica o sistema nervoso, há muita coisa que também a mim me complica bem mais o sistema nervoso, mas esta está longe de ser uma das que mais me incomoda.
Pois, mas a mim é. O dinheiro custa-me a ganhar e, como cidadão deste país, realmente o seu estado preocupa-me.

Se o estado tivesse financiado mais o projecto ao ponto de se tornar um sucesso, certamente que muita gente iria criticar que andou a gastar dinheiro dos impostos em futilidades. Ora deu mal porque investiu pouco, chora-se na mesma e aponta-se os dedos aos produtores do ditocujo por mesmo assim terem tentado.
Mas o que é que chamas "sucesso"? O jogo acabado? O único sucesso que devia interessar ao estado aquando da concessão de financiamento seria o "lucro". E atenção que o lucro pode não ser inteiramente monetário (de forma directa), mas também de interesse público, dinamização do país e de industria, propagação e propaganda ao país.

Isso do tentar não é nada. Alguma vez participaste num pedido de financiamento deste género? Existem duas coisas muito importantes: a descrição do projecto e um business plan para a empresa. E isso devia ter toda a descrição de custos, etapas, de onde vinha o financiamento, etc. O problema é que em Portugal isso é visto como algo apenas para obter fundos. Não se segue. Mais: aldrabam-se esses relatórios, já que é mais fácil obter 250k€ do que 1M€, e depois quando for preciso pede-se mais (como o estado já investiu 250k€, não vai querer perder isso e vai dar mais para ver algo acabado).

Em Portugal resume-se a isso, não vale a pena fazer nada porque tudo o que meta risco ou envolva perda de dinheiro dá porcaria. Por isso, quando tiverem um projecto inovador e ambicioso, não arrisquem, ou então vão para fora que lá é que é bom.
Lá fora podes crer que te asseguram que o completas. Não dão o dinheiro género "toma lá", tens o plano, tens o necessário a cada uma das fases, e só te dão mais se até aí estiver tudo according to plan (e respectiva margem de manobra).

Casos como este e como a NetCall (ainda pior que este, pois foram três financiamentos - baseado no que descrevi atrás ) estou eu farto! Ser empreendedor sim. O problema é que em Portugal a palavra de ordem é ser trafulha, meter dinheiro ao bolso, e o resto logo se vê.
 
Como é que fez a gente do STALKER por exemplo? não estavam tambem numa situação semelhante? pioneiros da industria no proprio pais?

A GSC Game World já era bastante conhecida antes do STALKER, já existiam desde 1995. Tinham trabalhado na série Cossacks (só o primeiro jogo vendeu mais de 4 milhões) e outros jogos como American Conquest, portanto já eram uma produtora estável de sucesso bem antes do STALKER ser lançado. Foram de facto os pioneiros da indústria de videojogos na Ucrânia, só que tinham muito mais financiamento e suporte do que a Move alguma vez sonhou vir a ter.

O problema da Move foi a má gestão do projecto e demasiada ambição sem o orçamento para a suportar. Deviam ter seguido a via das equipas indie, cortar ao máximo nos custos até terem uma build do jogo para apresentar e só depois tentarem arranjar mais financiamento por parte doutras empresas ou garantirem um contrato com uma editora. Não há falta de talento em Portugal para trabalhar na indústria, mas tendo em conta a falta de investimento já deviam saber que iria ser uma tarefa difícil. É essa a razão pela qual muitos portugueses interessados nesta indústria têm de ir trabalhar para o estrangeiro. Estúdios como a RTS ou a Seed Studios começaram com jogos casuais, e foi assim que conseguiram entrar no mercado. Quererem fazer um shooter para se destacar num mercado tão competitivo já é muito difícil, e colocar a ambição à frente dos fundos e suporte real que tinham para o desenvolvimento do jogo certamente que não ajudou.
 
Pois, mas a mim é. O dinheiro custa-me a ganhar e, como cidadão deste país, realmente o seu estado preocupa-me.


Mas o que é que chamas "sucesso"? O jogo acabado? O único sucesso que devia interessar ao estado aquando da concessão de financiamento seria o "lucro". E atenção que o lucro pode não ser inteiramente monetário (de forma directa), mas também de interesse público, dinamização do país e de industria, propagação e propaganda ao país.

Isso do tentar não é nada. Alguma vez participaste num pedido de financiamento deste género? Existem duas coisas muito importantes: a descrição do projecto e um business plan para a empresa. E isso devia ter toda a descrição de custos, etapas, de onde vinha o financiamento, etc. O problema é que em Portugal isso é visto como algo apenas para obter fundos. Não se segue. Mais: aldrabam-se esses relatórios, já que é mais fácil obter 250k€ do que 1M€, e depois quando for preciso pede-se mais (como o estado já investiu 250k€, não vai querer perder isso e vai dar mais para ver algo acabado).


Lá fora podes crer que te asseguram que o completas. Não dão o dinheiro género "toma lá", tens o plano, tens o necessário a cada uma das fases, e só te dão mais se até aí estiver tudo according to plan (e respectiva margem de manobra).

Casos como este e como a NetCall (ainda pior que este, pois foram três financiamentos - baseado no que descrevi atrás ) estou eu farto! Ser empreendedor sim. O problema é que em Portugal a palavra de ordem é ser trafulha, meter dinheiro ao bolso, e o resto logo se vê.

Quanto ao dinheiro custar a ganhar :pah: nunca ouvi essa frase em lado nenhum ainda :rolleyes:. Qualquer iniciativa que não se transmita em dinheiro para os bolsos dos contribuintes resulta nisso. Pronto, com isto que já disse já podes interpretar da forma incorrecta e dizer que sou a favor das trafilhices políticas que o governo faz ;)

Lucro? Sim sem dúvida. Mas antes de criticar quem tentou fazer um jogo, deviam olhar um bocado mais para outros sítios, como por exemplo, a EDP onde o Lucro deixou de ser esses bens que referes...

Quanto ao pedido de financiamento, fiz parte de uma associação sem fins lucrativos que para pedir financiamento tinha de apresentar respectivos relatórios de contas e de actividades assim como plano orçamental e de actividades para o ano seguinte e o financiamento tinha de ser aprovado e foi. Será que tinha cunha? Se tinha, não a conheço. Também já dei uns passos a pedir micro-crédito e apoio na elaboração de um negócio que não cheguei a acabar de pedir, mas isso é pouco ou nada relevante para o que está em discussão

Achas que cá em todos os casos é assim tão diferente, pegam no dinheiro e toma lá faz o que queres dele? E que as empresas lá fora têm tudo o que interessa assegurado só assim e são todos santinhos? Se acreditas nisso, espero que não estejas ainda cá em Portugal, porque faria pouco sentido estares a perder tais oportunidades.

O que eu quis dizer desde o início é que basta as coisas correrem mal com alguma iniciativa deste género e fica tudo a fazer um drama nem que para isso mude drasticamente de opinião porque pronto... e vão logo pegar nos impostos que andam a pagar. E que se por acaso não vieram a público explicar o porquê de aquilo ir abaixo é porque está bem longe de ser uma questão que interesse ao público em geral, porque obrigação disso ela existe mas não há obrigação dos jornais aparecerem com a notícia. A reportagem da sic passa ao lado como uma notícia de mera curiosidade para muita gente.
 
Bem, tudo o resto estou de certa forma de acordo e estamos na mesma onda em tudo, embora não ache que um erro justifique outro.

Vou só comentar isto:
Achas que cá em todos os casos é assim tão diferente, pegam no dinheiro e toma lá faz o que queres dele? E que as empresas lá fora têm tudo o que interessa assegurado só assim e são todos santinhos? Se acreditas nisso, espero que não estejas ainda cá em Portugal, porque faria pouco sentido estares a perder tais oportunidades.
De facto, generalizei. No entanto, pelo menos no Reino Unido já estive um projecto desses, assim como em Espanha foi um colega meu com quem obviamente trocava bastantes impressões, e podes ter a certeza que o controle e fiscalização é muito, mas muito maior. E não de uma forma destrutiva e burocrática como é feita cá.

Mas mesmo assim, estás a desviar-te do ponto principal que é: este gajo recebeu imenso dinheiro nosso e, ou não percebia disto e nunca devia ter recebido, ou fingiu que não percebia, lançou uns vídeos, comprou uma câmara e meteu o resto ao bolso (pode ainda ser daqueles visionários que têm muita visão mas não conhecimento real ou do necessário para o concretizar).

E a questão está aqui: ninguém pode fazer perguntas que é acusado de estar a travar o desenvolvimento. (Obviamente que os meus comentários vão um pouco além deste caso e se baseiam em todos os outros que vejo diariamente)
 
Mas mesmo assim, estás a desviar-te do ponto principal que é: este gajo recebeu imenso dinheiro nosso e, ou não percebia disto e nunca devia ter recebido, ou fingiu que não percebia, lançou uns vídeos, comprou uma câmara e meteu o resto ao bolso (pode ainda ser daqueles visionários que têm muita visão mas não conhecimento real ou do necessário para o concretizar).

O problema é as suposições que se estão a fazer. O projecto era ambicioso e não teve financiamento que o suportasse, mas isso não implica que não tenham esgotado os recursos que foram disponibilizados acreditando que o projecto poderia avançar. O gajo não recebeu imenso dinheiro nosso asim por acaso, e nada te diz que simplesmente o meteu no bolso e foi-se embora. Nenhum projecto começa com um financiamento desses se não tiver pernas para andar, agora quem atribui o financiamento é que precisa de ter conhecimento quanto custa fazer uma coisa dessas para o aprovar ou não.

Discussões aparte, de qualquer forma já temos o Toy Shop Tycoon >_>
 
tinha 1 amigo a trabalhar na Move, e resumindo e concluindo, há cerca de 1 ano que a move já não existe e o projecto morreu por completo.

de início ainda tentaram criar o próprio motor de jogo. mas dado que se estava a tornar um fardo pesado, mudaram-se o Unreal Engine, cuja licença custou a módica quantia de 200 mil euros. até tinham ppl com talento a trabalhar lá, faltou foi tvz a experiência, e o saber vender o projecto às editoras.
 
Boas, desculpem lá desenterrar este tópico mas agora ao ver a página da Wikipédia dis lá:

... Depois de um tempo longo sem notícias, a Move Interactive está a trabalhar a todo o vapor na finalização do Ugo Volt. Depois de trabalhar no revolucionário jogo da Floribella, a equipa decidiu transmitir toda essa inovação e criatividade para Ugo Volt. A versão Ps3 ainda é um mistério, visto ser muito caro desenvolver para esta consola e extremamente difícil programar para a CELL. "O CELL é excelente para quem quiser lançar misseis, mas para jogos é muito mais preferível desenvolver para PC" - Rogério Varela, em relação à versão PS3 do jogo. Estes Comentários recentes de Varela despertaram a ira de Hideo Kojima que prontamente forçou a equipa a retirar a sua voz e cameo no jogo.

noticias novas ou já é antigo?
 
ou é algo falso :P

lol "revolucionário jogo da Floribella"? "Estes Comentários recentes de Varela despertaram a ira de Hideo Kojima que prontamente forçou a equipa a retirar a sua voz e cameo no jogo."

...
 
Back
Topo